Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Tasmanianos

Diário de cultivo completo.
Um belo dia, fui premiado, então recebi dois carimbos de tasmanianos (Obrigado!).
Logo, com a mesma generosidade na qual os recebi, compartilhei um desses carimbos com um amigo que também vai fazer um cultivo. Nosso primeiro cultivo (ficou fluflu, não?).

Pois bem, vamos aos detalhes...

Sábado deixei o trigo para kibe de molho, coloquei certa quantidade de água (filtrada por um daqueles filtros que prometem filtrar até antraz) até cobri-lo, adicionei uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogema nessa água e misturei bem... O sedento bebeu toda a água e inchou, adicionei mais um pouco e deixei repousar no escuro e coberto.

Sábado à noite eu peguei o carimbo, raspei 1/4 do mesmo para um copinho e suguei-o com uma seringa com água geladinha, previamente esterilizada (um copo de água fervida até se reduzir a quantidade de uma seringa).

Não sei se fiz o correto, coloquei uma folha branquinha de base, e outro pedaço de folha em branco no centro... Raspei esses esporos para o pedaço menor de papel e em seguida joguei-os dentro do copinho (daqueles de pinga, também previamente esterilizado com água sanitária e depois álcool 92.8) ai então que com a seringa eu joguei a água de dentro dela e fiquei sugando. Até que praticamente todos os esporos fossem para dentro da seringa...

Nisso ficaram duas bocas de fogão acesas. Trabalhei o tempo todo perto delas.

Lacrei a seringa envolta em papel alumínio e depois em filme plástico e guardei na parte de baixo da geladeira. (Tinha um pouco mais de 4 ml)

Domingo, no inicio da tarde eu peguei o trigo que estava de molho joguei em uma bacia e adicionei a vermiculita, na proporção de uma parte de trigo encharcado de água cafeínada e cremogenada para duas partes de vermiculita seca, digo isso em volumes... Não coei o trigo, eu misturei com água de lá mesmo... Então adicionei mais uma generosa colher de chá de café mais outra de cremogema, e uma singela de gesso, para equilibrar o pH. Misturei tudo e fui adicionando pouquinho de água e um pouquinho de vermiculita até encontrar um ponto ideal, areado, nem seco nem molhado, em um tanto que eu pegava uma porção com as mãos e apertando bem, molhava bem mão, mas não chegava nem ao ponto de pingar uma gota. Pensaram que estava brincando com a carne moída.

Deixei essa mistura descansar um pouco. Então no fim da tarde eu limpei bem 5 potinhos de nutella, forrei o fundo com vermiculita seca, coloquei de forma muito bem soltinha o substrato, e fiz um selo de vermiculita de meio dedo. Fechei os potes com três folhas de papel alumínio, entre elas, duas folhas de filtro de papel para coar café. Mas não lacrei com nada, deixei-os solto.

Coloquei um pano no fundo da panela de pressão, os 5 copinhos, preenchi até a metade da altura dos copos de água e fechei para começar a esterilizar em fogo alto. Depois que começou apitar, abaixei um pouco o fogo e deixei por uma hora e 10 minutos.

Ficou esfriando por umas 3 horas, de noite, quando já estava temperatura ambiente, temendo que os copinhos ainda estivessem quentes e matasse os esporos, coloquei a panela de pressão em cima de uma bacia com água gelada e esperei mais uns minutos.

Com velocidade eu abri a panela de pressão, retirava um copo, fechava a panela de pressão e com uma fita durex muito bem limpa (digo a parte de fora), fechava de vez o papel alumínio nos copos. Fiz com os cinco, obvio.

Já com os copinhos fechados, limpei bem um trecho da pia com uma solução de álcool 92.8 e água sanitária. E deixei 8 pedacinhos de fita durex prontas para uso, eu fiz o seguinte, prendi uma parte do durex próximo a borda do copo, lateralmente, ficava capengando um pedaço pra fora, a idéia é que assim era só inocular e ao tirar a agulha da seringa, no mesmo momento, já fixar o durex para tampar o furo e com o outro pedaço, fixa-lo em cima. Fiz quatro furos no copo, distantes, um do outro e assim inoculei todos. Sempre fazendo bem rápido, e ao tirar a agulha, limpava a mesma com algodão com álcool e água sanitária. E também agitava bem a seringa para os esporos ficassem bem distribuídos na água. (na verdade queria apenas dar mais emoção a eles). Repeti esse procedimento para cada copo.

Feito isso, sobrou na seringa certa quantidade... O que fiz então foi preparar mais dois durex para cada copo e em uma atitude de muita velocidade inoculei bem no centro de cada copo e ia vedando.

Vale lembrar que dava uma esfregada no papel alumínio, com um chumaço de algodão com álcool e água sanitária, antes de perfurá-lo.

Vale lembrar também, que todos os procedimentos começando com o preparo da seringa, foram feitos, acredito que com uma boa assepsia, esfreguei bem os braços e mãos, rosto, pescoço, estava utilizando uma touca de culinária no cabelo, luvas para mãos (onde mais estariam elas) e mascara para o rosto, para não respirar em cima de nada.

Depois de inoculado todos os copos, guardei-os em potes plásticos de sorvete, bem limpos, fechados e guardados em lugar bem escuro.

Resumo do cultivo:
(Protocolos de cultivo)​

Raça: Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média: Sudeste, Primavera. Variação de 20°C a 32ºC
Substrato: CMTEK-Cremofé, minhas conclusões baseada sobre esse post
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 70 minutos
Origem dos esporos: Cristalizaram no plano físico, dentro de um envelope
Tipo de inoculação: Seringa com os esporos, quatro pontos eqüidistantes e um central
Data da inoculação: 15/10/2006 23:10
Data da germinação: 17/10/2006
Temperatura de incubação: Variação de 26°C a 32ºC
Data da colonização total: 01/11/2006
Data do aniversário: 08/11/2006
Bomba: Injeção de água no centro do micélio junto a choque térmico.
Parâmetros do terrário: Caixa de 68 litros vedada placas de isopor. Luz fornecida por quatro leds de luz branca de alta intensidade ligadas durante o dia. Argila expandida no fundo. Umidade e troca de ar fornecidas por uma bomba de ar (borbulhador de aquário, foram dispostos quatro pontos). Refrigeração através da circulação de água gelada pelo interior do terrário.
Tipo de frutificação: Bolo convencional com uma camada em cima e em baixo do bolo, feita a partir da mistura de pó de coco e vermiculita (ambos esterilizados em forno).
Data da formação de primórdias: 14/11/2006 (Acho).
Data do aparecimento de pins: 16/11/2006
Observações: A água utilizada na bomba foi uma solução com meia colher de café de cremogema e meia de pó de café diluídos em 400 ml de água destilada. A bomba de água que fornece a refrigeração se encontra em isolada em uma outra caixa de isopor, contendo aproximadamente 6 litros de água gelada. Os tubos que ligam uma caixa a outra se encontra revestido com acrilon (fibra para forrar edredom).

Os outros campos do resumo vou preenchendo assim que tiver as informações.

Se alguém tiver algum conselho, critica sugestão, sermão, ou apenas alguma pergunta, ou alguma dica para me passar e melhorar os procedimentos vou receber com muito agrado. Opinem!

Acredito não ter errado muito ao fazer tudo isso, senão que alguém me aponte os erros!

Não poderia deixar de esquecer de agradecer novamente ao companheiro que me enviou os esporos, muita luz em seu caminho! :p:

E é claro, à todos do fórum que direta ou indiretamente contribuíram com suas experiências e relatos, aprendi muito e foi com todos. Muita luz para todos.

Agora só me resta torcer para que tudo de certo com meu primeiro cultivo. :)
 
Olá pessoal!

Estou anunciando que meu primeiro mini-cultivo foi realizado.

Vejam os anexos, falarão por si!

A foto 1 mostra o berçário momentos antes de ser violado.

As fotos 2, 3 e 4 mostram o terrário por dentro.

As fotos 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 mostram detalhes do meu filho, recém colhido.

As fotos 12 e 13 mostram a balança que utilizei para pesar o cogumelo (pesou 3.8 gramas).

As fotos 14 mostram um aparato secador de cogumelos.

Tirei um carimbo, que dará origem aos meus netos.

Quanto aos demais cogumelos, pretendo colhe-los hoje à noite!

O aparelho para secagem foi montado pelo usuário Zalinsk.

Em breve vou montar o meu.
Colheita (1).jpgColheita (2).jpgColheita (3).jpgColheita (4).jpgColheita (5).jpgColheita (6).jpgColheita (7).jpgColheita (8).jpgColheita (9).jpgColheita (10).jpgColheita (11).jpgColheita (12).jpgColheita (13).jpgColheita (14).jpg
 
Fala Kliphos

Muito bom, muito bom !!!!!!!

Agora que a curiosidade foi satisfeita é hora de cobrir toda a lateral do terrário com contact preto ou outro material que não deixe a luz atravessar.

A luz deve vir somente numa direção (de cima).

Dessa forma os cogumelos ficarão retilíneos.

Após collher todos os cogumelos, limpe os bolos, ou seja não deixe vestígios, retire os cogumelos que não cresceram (abortos).

Coloque os bolos em quentinhas de alumínio, para não cair nada sobre a argila.

Alterne períodos luz/escuro, os cogumelos ficarão mais robusto e farão carimbos maiores.
 
Última edição por um moderador:
Nossaaaaa!!

é impressionante a rapidez dos chapeludos, né Kliphos?!?!!!! Mandou bem cara!!!

E agora... quando demora pro segundo flush? to ainda mandando vibrations...ma to ansioso pacas!!! huahuahuaaa

Parabéns colega!! Parabéns pra todo pessoal ai!!

paz e luz
 
Não se preocupe Maurício, as placas de isopor isolam a caixa completamente, não entra nenhuma luz senão as dos leds que se encontram lá dentro. Acho que o deixou eles tortinhos foi que eu demorei um pouco para colocar a luz.

Ainda tem muitos cogumelos no terrário, só tirei esse (o que abriu eu chamo de Alex Kidd, o seu irmão, Ted) porque ele abriu ontem à noite. Vou esperar os outros ficarem mais robustos para retirá-los. Por isso MuiLok, ainda não acabou o primeiro flush. Senão hoje à noite ou amanha, vou esperar porque tem muitos pequenos em desenvolvimento.

Como identifico um aborto? Veja se estou correto, são cogumelos que não cresceram, a pontinha do chapéu fica preta e dão uma leve murchada? Se for isso, tem apenas dois abortos... Acho que o cultivo deu certo até demais...

Outra coisa... 3,8 gramas para esses dois coguzinhos é um peso bom?
O fato de ele ter aberto e rachado (deveria ter passado um creme hidratante nele), influência em algo no carimbo?
 
um trevo de 4 folhas...
pra te dar sorte amigo.

lindos frutos!!
Aquele caixo(cluster) grande do bolo na direita merece um clone da base hein? tenta tirar um clone BEM DA BASE deles depois de maduros... promete muito um isolamento dali hein?.
NAO foi fácil.
TOME cuidado agoora com carimbos e tudo, e dê preferencia pra consumir eles frescos, é bem mais legal .
ademais... tu mereces foi MUITO trabalho pra chegar até ae!
parabens!
em breve sua vida vai mudar... tudo terá valido a pena depois desse momento.
cuidado PRA NAO PERDER A CABEÇA no caminho, e se a onda vier bem forte e nenhuma prancha tiver nas maos... pega um jacaré.:pos:


.... mas tome o suficiente pra sair dessa merda de realidade hipocrita e exibicionnista que vivemos no nosso dia a dia."e se eu pudesse voltar, mesmo por um segundo praquele lugar mesmo perdendo minha lucidez pra sempre, minah vida meus amigos meu cachorro e namorada...esse segundo seria INFINITO e tudo teria valido a pena".
 
Como identifico um aborto? Veja se estou correto, são cogumelos que não cresceram, a pontinha do chapéu fica preta e dão uma leve murchada? Se for isso, tem apenas dois abortos... Acho que o cultivo deu certo até demais...

Descrição perfeita, sem retoques

Outra coisa... 3,8 gramas para esses dois coguzinhos é um peso bom?
O fato de ele ter aberto e rachado (deveria ter passado um creme hidratante nele), influência em algo no carimbo?



Não vai pensar que o carimbo é cacá e jogar fora
 
já pensou a felicidade ao abrir um print em formato de TREVO de quatro folhas, que ja vem devidamente SEPARADO em 4 partes ....
 
Aê Mortan, parece mesmo um trevo, não tinha notado isso. :p: Já vem separado para raspar!


Minha vida, em muitos pontos já mudou. Nesse ultimo mês, todo esse trabalho já me deu certo choque, certa revalorização em muitos aspectos.

Fica tranqüilo Maurício, depois de tirar as impressões digitais eu desidratarei o chapéu também...

E fazer igual à mitologia grega... Cronos... E devorar meus próprios filhos!
 
Hey kliphos tá na hora de fechar esse diario já hein!
tá quase passando o meu diario coletivo em pageviews. qdo eu olhei já tava 1957 views... o meu teve 2.400 ... fecha logo ! dá como diário encerrado! ehehehhehehe
 
Hey kliphos tá na hora de fechar esse diario já hein!
tá quase passando o meu diario coletivo em pageviews. qdo eu olhei já tava 1957 views... o meu teve 2.400 ... fecha logo ! dá como diário encerrado! ehehehhehehe

:D Esse diário ainda vai levar um tempo viu! Agora ele esta com 1957 views, contando com 181 posts! Ainda tenho um monte de dúvidas para sanar e muita coisa para mostrar! Muitas fotos para postar... Muitos flushs para comentar... Estou apenas no primeiro!

Não se esqueça que o seu fechou com 186 posts no dia 23 de outubro... Hoje tem 2432 views devido ele estar apenas para visualização.

:D:D:D
 
bom..é pra comparar entao...eu levei os meus bolos iniciais pra 15 flushs :)
foram mais de 4 kgs de cogumelosfrescos que passaram pelo meu primeiro diário! e numa epoca MUITO mais esparsa de gente do que hoje em dia :)
hehehehe
 
Raios! 4 quilos? Meus cinco copinhos de nutella nem tem metade disso em peso (mesmo se fosse incluído o peso do vidro).

Seus cogumelos defloraram o substrato!

Só para notificar, passei depois do almoço em casa, o Alex Kidd e o Ted são quase que desidratados, só estão meio borrachudinhos.
 
Ai Klliphos beleza!

Cara tá legal os cogus, mais clona o mais grande, pega um pedaço desses bolos e faz um bulk gigante, segue a técnica de fazer sulcos no bulk, acho que vou fazer no meu bulk pra render mais.

Boas vibrações, esses copinhos de nutela vão dar muitos frutos ainda.
 
Raios! 4 quilos? Meus cinco copinhos de nutella nem tem metade disso em peso (mesmo se fosse incluído o peso do vidro).

Seus cogumelos defloraram o substrato!

Esqueceu que cogumelos são 90% agua? 5 copos dá umas 800 g de substrato no MÍNIMO! Sendo 4 quilos de cogu fresco tira 90% deste peso em água sobra 400g de subtrato consumidos em 15 fluxos! então seguindo essa essa linha de raciocínio teríamos substrato pra mais uns 15 fluxos :D ! mas eu sei que não éh bem assim.. só to brincando! :)

Abraçoss!
 
Quantos cogumelos você colheu no primeiro flush? Quantos dias demoraram pra abrirem o chapéu? Já comeu eles?
 
Então Calango, estou fazendo uma 'colheita fracionada'.

Como os cogumelos nasceram em tempos diferentes, não gostaria de colhê-los sem estar formado, por isso colhi 2 cogumelos segunda-feira de manha (3.8 gramas) e segunda-feira à noite colhi 6 cogumelos, sem contar os 6 pequeninos que vieram juntos (12 gramas). Sobre essa ultima 'mini-colheita' irei postar umas imagens ainda hoje, quando conseguir organizar minhas coisas.

Espero colher terminar de colher todos hoje à noite, tempo suficiente para os pequeninos se desenvolverem mais.

Pretendo reler (embora tenha lido dezenas de vezes) sobre o processo de clonagem, existe um cogumelo lindo que é grosso, grande e crescendo bastante (Ui-ui... sou hetero heim...). Obviamente postarei todos os detalhes.

Não custa lembrar que esta sendo feito uma grande assepsia para todo esse processo.

Do pin até a colheita para o carimbo (6~8 horas depois que o chapéu se abriu), deram exatos 3 dias e 14 horas. Essa é a média, 3 dias.

Quanto a consumi-los, ai... Que vontade... Mas estou desidratando todos (depois notifico quantos gramas deu) para uma oportunidade impar.

Sei muito bem que o ato ideal seria consumi-los in natura, frescos e com o coração ainda batendo. Mas dentro do meu contexto é complicado, pois trabalho o dia todo e estudo a noite.

Poderia ter feito, mas depois chegar ao final do dia com um monte de cenas na cabeça, cheio de porcarias mundanas e ainda tomar a carne de deus, não me parece interessante. Pretendo me preparar para isso, passar dois ou três dias completamente tranqüilos, introspectivos, meditativos e reflexivos... Quem sabe um dia antes, fazer jejum... No dia, só comer frutas... Procurar um ambiente ideal, uma chácara, um rancho, ainda estou estudando isso. Mas com certeza teremos posts na sessão de experiências.

Até mais!
 
Pretendo me preparar para isso, passar dois ou três dias completamente tranqüilos, introspectivos, meditativos e reflexivos... Quem sabe um dia antes, fazer jejum... No dia, só comer frutas... Procurar um ambiente ideal, uma chácara, um rancho, ainda estou estudando isso. Mas com certeza teremos posts na sessão de experiências.

Até mais!




Fala kliphos


Antes de tudo estar tranquilo, sem compromissos urgentes e num local favorável.
 
Bom, então...

As fotos de ontem à noite:

A foto 1 é o terrário por fora.
As fotos 2 e 3 são do terrário por dentro.
A foto 4 mostra os meus filhos recém colhidos.
Da foto 5 até a 11 mostra com detalhes alguns dos cogumelos.
A foto 12 mostra o detalhe de como ficou azulado.
A foto 13 mostra que deu um total de 12 gramas.
E a foto 14 mostra todos meus filhos tomando banho de ar.
Cultivo (1).jpgCultivo (2).jpgCultivo (3).jpgCultivo (4).jpgCultivo (5).jpgCultivo (6).jpgCultivo (7).jpgCultivo (8).jpgCultivo (9).jpgCultivo (10).jpgCultivo (11).jpgCultivo (12).jpgCultivo (13).jpgCultivo (14).jpg
 
Nossa!! isso aí tá muito bonito mesmo... hoje de noite vou sonhar com meu terrário povoado como o seu!!! heheheee

Bom... tenho preferência por aquela foto em q mostra o detalhe do cogu q ficou azul... d+ !!!

Kliphos, o caminho pode ter sido árduo, mas aí está a recompensa!!!!! Muito bom!
 
Back
Top