Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Tasmanianos

Diário de cultivo completo.
Um belo dia, fui premiado, então recebi dois carimbos de tasmanianos (Obrigado!).
Logo, com a mesma generosidade na qual os recebi, compartilhei um desses carimbos com um amigo que também vai fazer um cultivo. Nosso primeiro cultivo (ficou fluflu, não?).

Pois bem, vamos aos detalhes...

Sábado deixei o trigo para kibe de molho, coloquei certa quantidade de água (filtrada por um daqueles filtros que prometem filtrar até antraz) até cobri-lo, adicionei uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogema nessa água e misturei bem... O sedento bebeu toda a água e inchou, adicionei mais um pouco e deixei repousar no escuro e coberto.

Sábado à noite eu peguei o carimbo, raspei 1/4 do mesmo para um copinho e suguei-o com uma seringa com água geladinha, previamente esterilizada (um copo de água fervida até se reduzir a quantidade de uma seringa).

Não sei se fiz o correto, coloquei uma folha branquinha de base, e outro pedaço de folha em branco no centro... Raspei esses esporos para o pedaço menor de papel e em seguida joguei-os dentro do copinho (daqueles de pinga, também previamente esterilizado com água sanitária e depois álcool 92.8) ai então que com a seringa eu joguei a água de dentro dela e fiquei sugando. Até que praticamente todos os esporos fossem para dentro da seringa...

Nisso ficaram duas bocas de fogão acesas. Trabalhei o tempo todo perto delas.

Lacrei a seringa envolta em papel alumínio e depois em filme plástico e guardei na parte de baixo da geladeira. (Tinha um pouco mais de 4 ml)

Domingo, no inicio da tarde eu peguei o trigo que estava de molho joguei em uma bacia e adicionei a vermiculita, na proporção de uma parte de trigo encharcado de água cafeínada e cremogenada para duas partes de vermiculita seca, digo isso em volumes... Não coei o trigo, eu misturei com água de lá mesmo... Então adicionei mais uma generosa colher de chá de café mais outra de cremogema, e uma singela de gesso, para equilibrar o pH. Misturei tudo e fui adicionando pouquinho de água e um pouquinho de vermiculita até encontrar um ponto ideal, areado, nem seco nem molhado, em um tanto que eu pegava uma porção com as mãos e apertando bem, molhava bem mão, mas não chegava nem ao ponto de pingar uma gota. Pensaram que estava brincando com a carne moída.

Deixei essa mistura descansar um pouco. Então no fim da tarde eu limpei bem 5 potinhos de nutella, forrei o fundo com vermiculita seca, coloquei de forma muito bem soltinha o substrato, e fiz um selo de vermiculita de meio dedo. Fechei os potes com três folhas de papel alumínio, entre elas, duas folhas de filtro de papel para coar café. Mas não lacrei com nada, deixei-os solto.

Coloquei um pano no fundo da panela de pressão, os 5 copinhos, preenchi até a metade da altura dos copos de água e fechei para começar a esterilizar em fogo alto. Depois que começou apitar, abaixei um pouco o fogo e deixei por uma hora e 10 minutos.

Ficou esfriando por umas 3 horas, de noite, quando já estava temperatura ambiente, temendo que os copinhos ainda estivessem quentes e matasse os esporos, coloquei a panela de pressão em cima de uma bacia com água gelada e esperei mais uns minutos.

Com velocidade eu abri a panela de pressão, retirava um copo, fechava a panela de pressão e com uma fita durex muito bem limpa (digo a parte de fora), fechava de vez o papel alumínio nos copos. Fiz com os cinco, obvio.

Já com os copinhos fechados, limpei bem um trecho da pia com uma solução de álcool 92.8 e água sanitária. E deixei 8 pedacinhos de fita durex prontas para uso, eu fiz o seguinte, prendi uma parte do durex próximo a borda do copo, lateralmente, ficava capengando um pedaço pra fora, a idéia é que assim era só inocular e ao tirar a agulha da seringa, no mesmo momento, já fixar o durex para tampar o furo e com o outro pedaço, fixa-lo em cima. Fiz quatro furos no copo, distantes, um do outro e assim inoculei todos. Sempre fazendo bem rápido, e ao tirar a agulha, limpava a mesma com algodão com álcool e água sanitária. E também agitava bem a seringa para os esporos ficassem bem distribuídos na água. (na verdade queria apenas dar mais emoção a eles). Repeti esse procedimento para cada copo.

Feito isso, sobrou na seringa certa quantidade... O que fiz então foi preparar mais dois durex para cada copo e em uma atitude de muita velocidade inoculei bem no centro de cada copo e ia vedando.

Vale lembrar que dava uma esfregada no papel alumínio, com um chumaço de algodão com álcool e água sanitária, antes de perfurá-lo.

Vale lembrar também, que todos os procedimentos começando com o preparo da seringa, foram feitos, acredito que com uma boa assepsia, esfreguei bem os braços e mãos, rosto, pescoço, estava utilizando uma touca de culinária no cabelo, luvas para mãos (onde mais estariam elas) e mascara para o rosto, para não respirar em cima de nada.

Depois de inoculado todos os copos, guardei-os em potes plásticos de sorvete, bem limpos, fechados e guardados em lugar bem escuro.

Resumo do cultivo:
(Protocolos de cultivo)​

Raça: Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média: Sudeste, Primavera. Variação de 20°C a 32ºC
Substrato: CMTEK-Cremofé, minhas conclusões baseada sobre esse post
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 70 minutos
Origem dos esporos: Cristalizaram no plano físico, dentro de um envelope
Tipo de inoculação: Seringa com os esporos, quatro pontos eqüidistantes e um central
Data da inoculação: 15/10/2006 23:10
Data da germinação: 17/10/2006
Temperatura de incubação: Variação de 26°C a 32ºC
Data da colonização total: 01/11/2006
Data do aniversário: 08/11/2006
Bomba: Injeção de água no centro do micélio junto a choque térmico.
Parâmetros do terrário: Caixa de 68 litros vedada placas de isopor. Luz fornecida por quatro leds de luz branca de alta intensidade ligadas durante o dia. Argila expandida no fundo. Umidade e troca de ar fornecidas por uma bomba de ar (borbulhador de aquário, foram dispostos quatro pontos). Refrigeração através da circulação de água gelada pelo interior do terrário.
Tipo de frutificação: Bolo convencional com uma camada em cima e em baixo do bolo, feita a partir da mistura de pó de coco e vermiculita (ambos esterilizados em forno).
Data da formação de primórdias: 14/11/2006 (Acho).
Data do aparecimento de pins: 16/11/2006
Observações: A água utilizada na bomba foi uma solução com meia colher de café de cremogema e meia de pó de café diluídos em 400 ml de água destilada. A bomba de água que fornece a refrigeração se encontra em isolada em uma outra caixa de isopor, contendo aproximadamente 6 litros de água gelada. Os tubos que ligam uma caixa a outra se encontra revestido com acrilon (fibra para forrar edredom).

Os outros campos do resumo vou preenchendo assim que tiver as informações.

Se alguém tiver algum conselho, critica sugestão, sermão, ou apenas alguma pergunta, ou alguma dica para me passar e melhorar os procedimentos vou receber com muito agrado. Opinem!

Acredito não ter errado muito ao fazer tudo isso, senão que alguém me aponte os erros!

Não poderia deixar de esquecer de agradecer novamente ao companheiro que me enviou os esporos, muita luz em seu caminho! :p:

E é claro, à todos do fórum que direta ou indiretamente contribuíram com suas experiências e relatos, aprendi muito e foi com todos. Muita luz para todos.

Agora só me resta torcer para que tudo de certo com meu primeiro cultivo. :)
 
Pois bem pessoal, os bolos estão agora em recuperação, desde já desejem melhoras para eles! :p:

Então vou explicar a operação cirúrgica que foi realizada... :eek:

Meia noite eu retirei os bolos do terrário, tirei o excesso de vermiculita/pó de coco que havia em cima e em baixo e jogando água neles (vale lembrar que toda água utilizada nesses procedimentos foi esterilizada ao fogo e esfriada) eu dei uma esfregada nos locais aonde havia a contaminação. Em certos pontos o micélio esfarelava. :(

Cada um dos bolos foi colocado em seus copos de origem, e cobri com água. O liquido que utilizei para cobrir era uma concentração de 1 litro de água para umas 20 gotas de água sanitária. :cool:

Fechei os copos com papel alumínio e colocados sobre uma bandeja, guardei-os no congelador da geladeira. :pos:

Nesse meio tempo eu deixei no forno, sobre uma bacia de alumínio, uma mistura de água, um copo e meio de pó de coco e mais dois copos de vermiculita, ficou esterilizando por mais de duas horas, na verdade ficou lá até eu lembrar que tinha algo tostando no forno. :rolleyes:

Depois peguei o terrário, tirei toda água do fundo (da argila expandida) e com um pano molhado de água sanitária, limpei todo terrário por dentro, esfreguei tudo. Fervi água, joguei uma tampinha de água sanitária e passei de novo, nas paredes, nos tubos de refrigeração ao mesmo tempo em que ia preenchendo a argila expandida. Dei mais uma mão com pano e água sanitária, na tampa, nos tubos, em tudo e fechei o terrário para ele esfriar. Maldita contaminação! :mad:

Por volta das 3 horas da manha retirei os copos do congelador e em uma operação ninja tirei os bolos dos copos ao mesmo tempo em que limpava os copos, dei mais uma lavada nos bolos. :p:

Voltei os bolinhos para os copos e preenchi com água, uma concentração de 1 litro de água para umas trinta gotas de água oxigenada (derramei sem querer, estava com muito sono).

Notei que os copos aonde havia o provável cobweb, água ficou meio efervescente.

As 06h30min começaram os preparativos para a ultima fase do processo.

Peguei a mistura que estava no forno, os bolos e os potinhos de suporte e deixei tudo junto para facilitar. Retirei os bolos e com as mãos fui colocando a mistura sobre ele, cobrindo completamente. Feito isso com todos os bolos, voltei-os para o terrário estão lá... Descansando. :p::eek:

Grande falha minha! Grande erro! Que ninguém cometa o mesmo, bem como o Boca havia me alertado e como o Mauricio bem relatou no ultimo post, cobweb = troca de ar insuficiente! A cobweb se desenvolve quando o ar está rico em CO2. Isso foi algo que esculachei bastante nas ultimas semanas, visto que a temperatura e umidade se estabilizaram, fui deixando de ligar a bombinha de ar, nos últimos dia nem havia ligado. E deu no que deu. Espero que ninguém tenha que passar por essa contaminação para aprender a lição. :(;)

É gente... Quem quer ter um cultivo tem que cuidar. E como foi dito em outros posts e outros tópicos, é possível sim, ter um cultivo, mesmo trabalhando durante e o dia e estudando no período da noite, basta querer, basta se esforçar, é inevitável que quem realmente quiser, terá que se disponibilizar de algumas madrugadas! :)

:!: Sempre é bom lembrar que sempre que o cultivo for manipulado, estar de luvas, mascara e touca e obviamente tudo muito limpo e todos os materiais devidamente esterilizados. :pos:

Postei duas fotos dos meus bolinhos, digo bolinhos porque eles estão com metade do tamanho que estavam no aniversario. Enviem boas vibrações para que se curem e não fiquem mais enfermos.

Boas vibrações para todos os cultivos e seus cultivadores! Viva Teonanácatl!
sujeira (1).jpgsujeira (2).jpg
 
Kliphos, meu amigão!! não desespera não!!! hehehe

Primeiramente, quero dar os parabéns por um trabalho tão bem feito e datalhado, a riqueza de informações que vc apresenta, ajuda e muito quem lê seu diário... muito bom mesmo kara!!! Pra quem achava que ficava algo vago quando estudava alguma técnica...não tem mais do que reclamar agora irmão.. tá tudo explicadinho aí!!!

Mais um parabéns, pela sua força de vontade e amor com a micologia... tem que ser ninja pra fazer o que vc faz, sei bem como é ficar madrugada adentro, deixando seu descanso de lado... para estudar, experimentar, e seguir com seu cultivo. 10 pra ti kara.

Bom...agora... uma notícia que considero boa: Sei que vc visualizou o sistema de controle de temperatura que construi (vlw),... acredito que com um sistema assim, cobweb está descartado!!! Quando a temperatura que foi parametrizada no controlador digital é percebida pelo sensor (que está dentro do terrário), o mesmo faz acionamento de 2 relés, um deles NA e outro NF (normalmente aberto, normalmente fechado)

O lance é simples. A bomba de circulação de solução gelada, entra em funcionamento...baixando assim a temp. interna do terrário. Quando essa temperatura for atingida e estabilizar... abre o relé da bomba (desliga a bomba) e automaticamente, aciona o outro relé, ligando-o.... essa é a grande sacada... quando a temp é satisfatória (conforme programado), o sistema desliga a bomba, e liga o borbulhador, com 2 pontos de oxigenação. Assim, a troca de ar é efetuada, posso dizer que 75% de tempo , a bomba de ar fica ligada, fazendo assim, uma quase que permanente troca de ar.

Se por um acaso, um dia ocorrer de essa bomba ficar ligada e sua temperatura subir muito (já li isso no seu diário, lá atrás), o ar injetado por ela, automaticamente, será quente. Se não engano, vc disse que atingiu 30º... Bom.. se isso ocorrer, quando a temperatura passar 1º da temp programada...desliga o borbulhador (dá tempo de ele esfriar) e liga circulação de água.... Monitorando isso, posso dizer que o ambiente de frutificação fica com temperatura 100% confiável... acho que elimina esse problema de surgimento de cobweb por falta de troca de ar.

Irmão, desculpa ser tão extenso em palavras... quis detalhar o funcionamento do Meketréfi... escrevi o manual dele...ehehehe

flw aí Kliphos, grande abraço... good vibes, and goooodddd trriiipsss!!

paz e luzzz
 
Grande falha minha! Grande erro! Que ninguém cometa o mesmo, bem como o Boca havia me alertado e como o Mauricio bem relatou no ultimo post, cobweb = troca de ar insuficiente! A cobweb se desenvolve quando o ar está rico em CO2. Isso foi algo que esculachei bastante nas ultimas semanas, visto que a temperatura e umidade se estabilizaram, fui deixando de ligar a bombinha de ar, nos últimos dia nem havia ligado. E deu no que deu. Espero que ninguém tenha que passar por essa contaminação para aprender a lição. :(;)


Kliphos parabéns, belo post, como sempre bem explicado e tudo mais, o Fórum agradeçe.:pos:

Irmão desejo com todas a forças positivas que todo esse trabalho seja recompensado com novos pins e sem contaminação. Estou tbm iniciando meu cultivo e to aprendendo o trabalho que isso dá, realmente é como cuidar de bebês. Mas vale muito a pena:)

Lendo seu post (trecho acima) é que agora caiu a ficha.
To entendendo o porque da bomba de ar e todos os apetrechos utlizados num terrario. Acho que agora vou configurar melhor o meu;)

E é claro cara:

***SUPER HYPER ULTRA COMBO GOOD VIBES to your growth***
 
Com MUITO pesar digo: este é o topico com mais visualizaçoes dos ultimos tempos.pesar porque a marca anterior era do meu antigo dono :( miaw
Parabens kliphos, um grande diário é composto de:
1- lindos copos (ok )
2- explanaçao das tecnicas(ok)
3- fotos da montagem do terrario(ok)
4- fotos do aniversario(ok)
5- frutos (ok)
6-carimbos(ok)
7- contaminaçao(ok)
8- GENTE PERGUNTANDO (ok!)

eheheh mais um diario COMPLETO, pois tem tudo que pode acontecer a um cultivo.
pronto gente agora fecha isso queeu tenho esperança de passar a marca dele,
mauricio, neuro alguem por favor fecha logo esse topico q eu to com ciumes!:pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos:
 
Tranqüilo MuiLok! Sua explicação sobre o termostato não poderia ser melhor! Só faltam os esquemas para podermos montar um! Cadê você TioDena? Cadê o projeto completo da construção do seu termostato? :confused::)

Valeu MindStates e MuiLok... como sempre gosto de repetir, se algo deu certo é conseqüência do esforço de cada um de nós, que contribuiu direta ou indiretamente para que chegássemos ao fim da maneira que chegou! :eek:

Boca! Tenha paciência! Nos cultivos de seu mestre Morta, relatava todos os flush! Ainda não cheguei ao terceiro! Muitos problemas ainda podem acontecer, consequentemente muito para todos nós aprendermos! Falta mostrar as conseqüências desse processo de cura, do 'dunk and roll' e vai saber mais o que vai virar! Como o Mauricio disse, pode ainda até virar um outdoor! Um diário recebe esse nome e não é à toa, vai até o fim do cultivo! :eek: (Nossa, empolguei)

Ah, e faltou um item importante de um diário! Não se encaixa muito bem no diário, e sim em outra pasta, mas se relaciona muito com o diário, é a experiência! :cool:

Ainda não tomei nenhum chapéu ou talo! Sou virgem! :p:

Me-Ow! Mauricio e Neuro podem fica sossegados que esse diário ainda tem assunto! :D:D:D

Vamos ver no que esse 'dunk água-sanitária/água-oxigenada and roll' vai resultar!

Novamente:

Boas vibrações para todos os cultivos e seus cultivadores!
Viva Teonanácatl! Viva Teonanácatl! Viva Teonanácatl!

:luz:
 
Ainda não tomei nenhum chapéu ou talo! Sou virgem! :p:

Mas como vc consegue essa proeza, esperar tanto, trabalhar tanto e as vezes se estressar tanto e vc ainda nao experimentou nenhum:eek:

Confesso que sou meio cabeção, eu ja teria comido tudo em alguma chacara perto de casa ou sei la..............:cool:

E seus carimbos, nao quer ja arriscar fazer uns bolinhos novos?

Peace
 
Eh isso ai Kliphos!
Eu vi de perto seu terrário e me apaixonei!!!
Espero poder compartilhar minhas experiencias com vc tb, assim como tem feito com a galera do fórum!
 
Mas como vc consegue essa proeza, esperar tanto, trabalhar tanto e as vezes se estressar tanto e vc ainda nao experimentou nenhum:eek:

Confesso que sou meio cabeção, eu ja teria comido tudo em alguma chacara perto de casa ou sei la..............:cool:

E seus carimbos, nao quer ja arriscar fazer uns bolinhos novos?

Peace

to contigo e nao abro..
verdade kliphos jpa é hora de isolar algum micelio ae dos cogus mais bonitos e começar a inocular!
pensa em casing, que como eu te disse dá bem menos trabalho pra manter que os bolos. os casing aceitam parametros mais amplos de humidade, só necessitam mais troca de ar. dispensam uso de umidificador ou até de bombinha de troca de ar. produzem menos flushs porem com muito mais cogumelos.
se eu pudesse dar um bom conselho diria : CLONE CLONE CLONE
 
Quetzal! Que bom em vê-lo aqui ;). Gostou mesmo do terrário? Até que ficou bacaninha!

MindStates, o que dizer...? É complicado... Eu to mordendo as paredes de tanta vontade, mas acredito que o ideal é esperar o momento certo e que o certo é esperar o momento ideal. E vice-versa. :D

Fazer tudo tranqüilo e harmônico, pelo menos da primeira vez! Afinal, como diz o nome do nosso fórum, Cogumelos são mágicos! :)

Tenho poucos carimbos, um pouco para reserva pessoal e alguns para meus amigos 'não-virtuais' que estão querendo iniciar um cultivo. :eek:

Com certeza Boca, o próximo será um casing, se bem que os bolos parecem ser bem mais emocionantes devido aos cuidados que necessita. :cool:

Bom conselho, já estou com potinhos de cultura liquida o primeiro como um teste de clonagem e os outros dois, clones de um mesmo cogumelo.

Estou postando fotos para que vejam o micélio vivo aprendendo a nadar. Provavelmente o futuro casing será de um desses clones.

Fiz como manda o figurino, clonagem usando a técnica de procedimentos simplificados de clonagem com Karo. Técnica que dispensa comentários de tão simples que é. Basta ser ninja!

A temperatura do terrário esta estabilizada a 23~25 graus, a umidade está sempre acima de 90 e a bombinha de ar quase sempre ligada! Os bolos estão tímidos atrás do escudo que receberam, espero que percam a vergonha e frutifiquem novamente!

:)
Clone (1).jpgClone (2).jpgClone (3).jpg
 
só pra constar:
eu nao desligo minahs bombinahs NUNCA viu kiplhord jones.
 
Fala Kliphos

Iniciar um cultivo com seringa de multi-esporos é apenas o 1º passo.

A partir do momento que o micélio está disponível esse salto poupa muito tempo.

Temos no fórum muitas técnicas que utilizam cultura de micélio.

Os carimbos, no entanto, continuam tendo muita importancia.

Como uma reserva pessoal e também para fomentar novos cultivos.

Vá em frente que atras vem gente.
 
Pessoal, faz uma semana que os bolinhos não apresentam nenhum sinal de vida.

Devo esperar mais quantos dias? Ainda há esperanças?

Sou bem inexperiente e não sei exatamente como fica o micélio depois de tantos flushs, mas acho que um bulk seria uma boa idéia! Mas só se não existir mais esperanças de os bolos darem frutos, é claro.

Eu faria o seguinte, colocaria os bolos num saco ziplock, quebraria eles até ficarem em pedaços bem pequenos.
Depois eu pegaria o dobro do volume dos bolos em pó de coco e humus e vermiculita, na proporção, respectivamente, de 40%, 40%, 20%, misturaria bem, acrescentaria água até quando você apertar e cair umas gostas, colocaria tudo no microondas, deixaria uns minuots, o suficiente para a água começar a evaporar e mais uns minutos para matar pequenos insetos que podem estar no pó de coco ou humus (vi uma aranha branca minúscula dentro do pacote), o tempo exato eu não sei, pois depende do volume do material.
Quando tudo estiver frio, eu joguaria num balde, ou tupperware grande, ou numa caixa de isopor (seria necessário usar uma sacola no fundo para não estragar a caixa) e misturaria com os bolos quebrados, tamparia e deixaria uns quatro ou cinco dias na escuridão, e sem ventilação.

Nossa, me empolguei, descupe se falei demais. :)

Eu esperaria para ver o que o Maurício ou o Shroower fariam, eles são os cultivadores que parecem entender melhor aqui.

Eu estava conversando com o Shroower e ele disse que existem dois possíveis motivos para seu bolo não estar mais dando frutos, ou ele está contaminado ou ele já está sem nutrientes, as outras opções podem ser descartadas pois como seu bolo deu varios flushs sabemos que todas as condições do terrário estão ok.

O Shroower disse o seguinte:
(02:00:00) Shroower: se está sem nutrientes não nasce cogus.
(02:00:00) Shroower: se está contaminado fede.
(02:00:00) Shroower: uma semana não é nada.

Eu esperaria mais uns dias, se não nascer nada e o bolo não estiver com chulé, então eu faria um bulk :D
 
Última edição por um moderador:
Fala Kliphos

Se não houve crescimento de micélio na superfície do bolo até agora,

pode dar por encerrado.

Utilize um balde para guardar esses bolos.

Mesmo exauridos podem ser aproveitados num cultivo outdoor.

Aguardamos o próximo diário.
 
Pessoal, faz uma semana que os bolinhos não apresentam nenhum sinal de vida.

Devo esperar mais quantos dias? Ainda há esperanças?

:(
Outra coisa, pode tentar acelerar o processo com injeçoes dde café. nao há mais nada a perder, jpa garantiu seus carimbos pra um prooxio cultivo.
nao esquece do que eu te falei pra adiantar os processos, tenta algum meio de clonagem, coloca um pedaço de papelao ou um fiapo de fibra de coco em cima de um bolo e espera o micelio subir pra utilizá-lo em clonagem.
outra coisa OUça o mauricio :)
como tenho lhe falado desdo começo.
 
Pois bem amigos!

Passei quase dois meses sem postar nesse diário!

Informo a todos que o cultivo deu-se por encerrado e assim como aconselharam vários irmãos do fórum, resolvi enterrar os bolos exauridos para que tenham um fim mais nobre.

Mais tarde postarei as fotos do funeral mas desde já, agradeço a todos do fórum pela ajuda! não chegaria aonde cheguei!

:pos:
 
Fala irmão Kliphos!!!

Tudo ok meu velho?

Então, este diário vai agora para um espaço mais nobre, assim como os bolos.

Muitos iniciantes vão utilizá-lo para estudo, comparações, enfim, assim como nós fizemos no início. Hoje, estamos um passo a frente do que a gente foi, porém, a caminhada não termina nunca. As mudanças acontecem, as escolhas têm que ser feitas...hora correndo, hora desacelerando, seguindo novos caminhos....mas retroceder nunca, render-se jamais!!! Isso foi só pra lembrar, pois sei que o irmão utiliza-se desta filosofia em seu ciclo terrestre.

Quanto ao funeral... talvez isso já não virou um out-door? somente enterrou, ou com algum substrato junto???

Bem meu amigo, ainda naquela de equipe, sabes que pode contar comigo e com a gente, pra qualquer empreitada!!! E, sempre conto com sua ajuda, eficiência e conhecimento. Nós é que temos que agradecer por nos apresentar tão belo diário, técnicas, e por tê-lo conosco. És um ser muito evoluído, e ainda vamos dar boas risadas ao redor daquela fogueira, curtindo um som de viola!!!! Podicrê!!!:)

vlw irmão, qq coisa grita, e segue sua jornada com muita paz e luz!!!:pos:
 
Valeu MuiLok!

Os bolinhos foram apenas enterrados!

Ficaram ao lado do hortelã, aos pés de uma planta desconhecida!

Ali descansarão em paz, viverão sem pressão até aonde tiverem que viver! E se algum fruto aparecer... Vou agradecer! (?!?!)
Imagem 001.jpgImagem 002.jpgImagem 003.jpgImagem 004.jpg
 
Back
Top