Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Tasmanianos

Diário de cultivo completo.
Um belo dia, fui premiado, então recebi dois carimbos de tasmanianos (Obrigado!).
Logo, com a mesma generosidade na qual os recebi, compartilhei um desses carimbos com um amigo que também vai fazer um cultivo. Nosso primeiro cultivo (ficou fluflu, não?).

Pois bem, vamos aos detalhes...

Sábado deixei o trigo para kibe de molho, coloquei certa quantidade de água (filtrada por um daqueles filtros que prometem filtrar até antraz) até cobri-lo, adicionei uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogema nessa água e misturei bem... O sedento bebeu toda a água e inchou, adicionei mais um pouco e deixei repousar no escuro e coberto.

Sábado à noite eu peguei o carimbo, raspei 1/4 do mesmo para um copinho e suguei-o com uma seringa com água geladinha, previamente esterilizada (um copo de água fervida até se reduzir a quantidade de uma seringa).

Não sei se fiz o correto, coloquei uma folha branquinha de base, e outro pedaço de folha em branco no centro... Raspei esses esporos para o pedaço menor de papel e em seguida joguei-os dentro do copinho (daqueles de pinga, também previamente esterilizado com água sanitária e depois álcool 92.8) ai então que com a seringa eu joguei a água de dentro dela e fiquei sugando. Até que praticamente todos os esporos fossem para dentro da seringa...

Nisso ficaram duas bocas de fogão acesas. Trabalhei o tempo todo perto delas.

Lacrei a seringa envolta em papel alumínio e depois em filme plástico e guardei na parte de baixo da geladeira. (Tinha um pouco mais de 4 ml)

Domingo, no inicio da tarde eu peguei o trigo que estava de molho joguei em uma bacia e adicionei a vermiculita, na proporção de uma parte de trigo encharcado de água cafeínada e cremogenada para duas partes de vermiculita seca, digo isso em volumes... Não coei o trigo, eu misturei com água de lá mesmo... Então adicionei mais uma generosa colher de chá de café mais outra de cremogema, e uma singela de gesso, para equilibrar o pH. Misturei tudo e fui adicionando pouquinho de água e um pouquinho de vermiculita até encontrar um ponto ideal, areado, nem seco nem molhado, em um tanto que eu pegava uma porção com as mãos e apertando bem, molhava bem mão, mas não chegava nem ao ponto de pingar uma gota. Pensaram que estava brincando com a carne moída.

Deixei essa mistura descansar um pouco. Então no fim da tarde eu limpei bem 5 potinhos de nutella, forrei o fundo com vermiculita seca, coloquei de forma muito bem soltinha o substrato, e fiz um selo de vermiculita de meio dedo. Fechei os potes com três folhas de papel alumínio, entre elas, duas folhas de filtro de papel para coar café. Mas não lacrei com nada, deixei-os solto.

Coloquei um pano no fundo da panela de pressão, os 5 copinhos, preenchi até a metade da altura dos copos de água e fechei para começar a esterilizar em fogo alto. Depois que começou apitar, abaixei um pouco o fogo e deixei por uma hora e 10 minutos.

Ficou esfriando por umas 3 horas, de noite, quando já estava temperatura ambiente, temendo que os copinhos ainda estivessem quentes e matasse os esporos, coloquei a panela de pressão em cima de uma bacia com água gelada e esperei mais uns minutos.

Com velocidade eu abri a panela de pressão, retirava um copo, fechava a panela de pressão e com uma fita durex muito bem limpa (digo a parte de fora), fechava de vez o papel alumínio nos copos. Fiz com os cinco, obvio.

Já com os copinhos fechados, limpei bem um trecho da pia com uma solução de álcool 92.8 e água sanitária. E deixei 8 pedacinhos de fita durex prontas para uso, eu fiz o seguinte, prendi uma parte do durex próximo a borda do copo, lateralmente, ficava capengando um pedaço pra fora, a idéia é que assim era só inocular e ao tirar a agulha da seringa, no mesmo momento, já fixar o durex para tampar o furo e com o outro pedaço, fixa-lo em cima. Fiz quatro furos no copo, distantes, um do outro e assim inoculei todos. Sempre fazendo bem rápido, e ao tirar a agulha, limpava a mesma com algodão com álcool e água sanitária. E também agitava bem a seringa para os esporos ficassem bem distribuídos na água. (na verdade queria apenas dar mais emoção a eles). Repeti esse procedimento para cada copo.

Feito isso, sobrou na seringa certa quantidade... O que fiz então foi preparar mais dois durex para cada copo e em uma atitude de muita velocidade inoculei bem no centro de cada copo e ia vedando.

Vale lembrar que dava uma esfregada no papel alumínio, com um chumaço de algodão com álcool e água sanitária, antes de perfurá-lo.

Vale lembrar também, que todos os procedimentos começando com o preparo da seringa, foram feitos, acredito que com uma boa assepsia, esfreguei bem os braços e mãos, rosto, pescoço, estava utilizando uma touca de culinária no cabelo, luvas para mãos (onde mais estariam elas) e mascara para o rosto, para não respirar em cima de nada.

Depois de inoculado todos os copos, guardei-os em potes plásticos de sorvete, bem limpos, fechados e guardados em lugar bem escuro.

Resumo do cultivo:
(Protocolos de cultivo)​

Raça: Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média: Sudeste, Primavera. Variação de 20°C a 32ºC
Substrato: CMTEK-Cremofé, minhas conclusões baseada sobre esse post
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 70 minutos
Origem dos esporos: Cristalizaram no plano físico, dentro de um envelope
Tipo de inoculação: Seringa com os esporos, quatro pontos eqüidistantes e um central
Data da inoculação: 15/10/2006 23:10
Data da germinação: 17/10/2006
Temperatura de incubação: Variação de 26°C a 32ºC
Data da colonização total: 01/11/2006
Data do aniversário: 08/11/2006
Bomba: Injeção de água no centro do micélio junto a choque térmico.
Parâmetros do terrário: Caixa de 68 litros vedada placas de isopor. Luz fornecida por quatro leds de luz branca de alta intensidade ligadas durante o dia. Argila expandida no fundo. Umidade e troca de ar fornecidas por uma bomba de ar (borbulhador de aquário, foram dispostos quatro pontos). Refrigeração através da circulação de água gelada pelo interior do terrário.
Tipo de frutificação: Bolo convencional com uma camada em cima e em baixo do bolo, feita a partir da mistura de pó de coco e vermiculita (ambos esterilizados em forno).
Data da formação de primórdias: 14/11/2006 (Acho).
Data do aparecimento de pins: 16/11/2006
Observações: A água utilizada na bomba foi uma solução com meia colher de café de cremogema e meia de pó de café diluídos em 400 ml de água destilada. A bomba de água que fornece a refrigeração se encontra em isolada em uma outra caixa de isopor, contendo aproximadamente 6 litros de água gelada. Os tubos que ligam uma caixa a outra se encontra revestido com acrilon (fibra para forrar edredom).

Os outros campos do resumo vou preenchendo assim que tiver as informações.

Se alguém tiver algum conselho, critica sugestão, sermão, ou apenas alguma pergunta, ou alguma dica para me passar e melhorar os procedimentos vou receber com muito agrado. Opinem!

Acredito não ter errado muito ao fazer tudo isso, senão que alguém me aponte os erros!

Não poderia deixar de esquecer de agradecer novamente ao companheiro que me enviou os esporos, muita luz em seu caminho! :p:

E é claro, à todos do fórum que direta ou indiretamente contribuíram com suas experiências e relatos, aprendi muito e foi com todos. Muita luz para todos.

Agora só me resta torcer para que tudo de certo com meu primeiro cultivo. :)
 
Fala Kliphos!! tudo na paz aí Mermão??? Bom... acho q estou retornando agora, após uma semana off...

Tô dando uma olhada no seu diário, tá profi mesmo kara. Mas, pode me informar em que flush o cultivo se encontra?? Já acabou o primeiro??

Qual o intervalo de tempo entre um FLush e outro?

Kliphos, pode passar maiores informações sobre sua aquisição de sílica gel??

Irmão, tá tudo muito bom por aqui, seu fórum enriquece e muito o conteúdo, principalmente pra quem está querendo iniciar no mundo dos cogus! Parabéns mesmo kara!

Paz e luz!!!!!!!
 
Bem, MuiLok, ontem, segunda-feira deu-se por finalizado o primeiro e desorganizado flush do meu cultivo. Havia dois bolos que ficaram para trás. Então poderia dizer que durou quase duas semanas.

Ontem retirei todos os abortos e alguns pins para depois injetar água nos bolos dando assim uma revitalizada nos mesmos.

Como podem ver pelas fotos, os bolos ainda estão branquinhos e úmidos e o aroma ainda continua levemente adocicado (assim como da para ver pelas imagens :confused:).

Peguei os pins e abortos (obviamente não iria descartá-los) e dei uma tritubarada neles para depois desidrata-los. Não ficou nem um pouco azul... Acho que isso indica baixíssimo nível de psilocibina! :eek::D:cool:

:)
terrario.jpgabortos.jpgantes.jpgdepois.jpg
 
B
Como podem ver pelas fotos, os bolos ainda estão branquinhos e úmidos e o aroma ainda continua levemente adocicado (assim como da para ver pelas imagens :confused:).

Otimos resultados, bem além do esperado certo?
Espero que esteja usando mascara pra cheirar isso. ;):pos:
 
Azul? isso ai tá é preto, acho que se comer isso você vai é ficar muito loko! auahauha
 
nossa.. show de bola...... li o topico todo.. nunca aprendi tanto...


muito sucesso e muitas trips pra vc!
 
Bom pessoal, não sei se me expressei certo, ou se estou enganado, mas vou para o segundo flush agora! O primeiro foi muito desregulado (cada bolo frutificou na hora que quis, zombaram de mim) e durou quase duas semanas, segunda-feira limpei os bolos e injetei água e agora estou esperando o segundo flush. :D

Valeu dmtnaveia! Acho que já escrevi algumas vezes, mas é importante relembrar: Se obtive sucesso, foi conseqüência da ajuda direta ou indireta de todos do fórum. :p:

Atualizando: hoje retirarei uns abortos malucos (1.2 gramas que já estão secando) e aproveitei e passei rapidamente um algodão com álcool e água sanitária nas paredes do terrário, deixei as paredes secas e deixei ligado o borbulhador. :pos:

:luz:
 
Fala Kliphos

Já pode ir encaminhando a colonização de novos bolos.

Quando esses estiverem esgotados os novos já tomam o lugar no terrário.

Como está a vontade de experimentar ?
 
Mauricio, nem me fale! :p::eek:

Três amigos e eu estamos esperando uma oportunidade propícia para uma sabia utilização dos cogumelos.

Não queremos ficar chapado e sair vendo as coisas senão tentar atingir alguns objetivos internos particulares. Vamos preparar o ambiente e tudo mais, então estamos aguardando a volta de um amigo e utilizar da chácara que possui. E obviamente compartilhar um pouco dessa felicidade com ele, pois ainda não é cultivador.

:)

O que vocês acham de aplicar essa técnica do 'Dunk and Roll' nos meus bolos, em meio a esse cultivo, poderia dar certo?
 
Fala Irmão Kliphos!! Kara, tá indo muito bem!! apesar da falta de tempo...sempre que posso acompanho seu diário.....

Kara, ótima idéia essa: chácara de um amigo, preparação de ambiente, interno e externo...objetivos..isso é muito bom.

Só então:::
Tenha total certeza que quando vcs forem ocupar o sítio do seu amigo, não avisem muita galera que estarão lá...vai que começa a pintar loko de tudo que é lado, como acontece no meu sítio???

tenha total certeza que os pais/familiares do amigo não vão dar uma voltinha lá...seria uma correria...bad tripp!!!

Bom...acho interessante, além de uma boa conversa antes (enquanto se prepara o chá), já q vc estudou tanto, transmita algo para seus amigos, que julgo aqui "leigos". Imprima algum conteúdo, tem umas entrevistas com Terence Mcknenna interessantes pra ler...enfim, desde o momento que pegou os cogus e acendeu o fogo... paz e harmonia devem reinar. Julgo essa troca de idéias importante...vcs conseguirão entrar numa maior sintonia.

Bom...o resto é por tua conta irmão!!!!
paz e luz!!!!!!!
 
MuiLok, tudo tranqüilo, não serão levadas outras pessoas senão aquelas que vão participar. E os familiares terão uma noção do que vai ocorrer para que não haja, obviamente, distúrbios familiares.


Pessoal, acho que meu cultivo esta chegando ao fim (espero que não). Estou postando algumas fotos para que identifiquem o que apareceu de ontem para hoje, acredito ser uma contaminação por cobweb.

É uma espécie de espuma que esta cobrindo os bolos. Se for mesmo uma contaminação, haveria algo que eu possa fazer?

:mad:
fotos (1).jpgfotos (2).jpgfotos (3).jpgfotos (4).jpgfotos (5).jpgfotos (6).jpg
 
Fala Kliphos


A espuma parece cobweb.

Uma tentativa para retomar a saúde seria um mergulho do bolo em água mineral + 10 % água oxigenada.

Num pote, onde o bolo fique totalmente imerso, coloque água mineral fervida.

Deixe esfriar completamente.

Adicione 10 ml de H2O2 para 90 ml de água.

Espere uns 3 minutos, para o O2 livre eliminar microorganismos e mergulhe o bolo.

Você vai notar a efervecência na água, deixe apenas 10 segundos.

O terrário deve ser limpo antes de introduzir os bolos novamente.


Um cultivo com alternativas interessantes.

Aproveita para testar com seus bolos exauridos

https://teonanacatl.org/threads/cultivo-cogumelo-selvagem.1079/
 
tenta levar esse flush adiante, colha os cogummelos, seque-os e guarde separado dos outros.
o terceiro flush toma MUITAS energias do bolo, portanto as resistencias dele caem absurdamente.
por isso os cuidados com assepssia devem ser extremos até o 3o flush. esse é o flush com maior potencia/peso em cogumelos.

depois do flush, se os bbolos contaminaddos sobreviverem:

banho de descarrego EXPERIMENTAL NAO COMPROVADO by boca:

tecnica assimilada e utilizada pelo meu antigo dono:
banho 1 -
2 litros de agua gelada(5 graus)
10 gotas cloro (agua sanitaria)
uma pitada de sal

duraçao: 2 horas em geladeira

banho 2 -
1 litro de agua temperatura ambiente(20-25 graus)
10 gotas agua oxigenada 10 volumes
duraçao 4 horas em temp ambiente


depois disso tudo se tiver contaminaçao viva, reze um pai nosso e 7 aves-mariass, enquanto recita HARE - KRISHNA 700 vezes ouvindo simpathy for the devil dos rolling stones, na ponta dos pés numa encruzilhada na sexta feira a noite.

a tek do mauricio é otima, e de repente apresenta até menos risco que essa minha, eu faço com concentraçoes menores, porem com mais tempo de imersao, se jogar na balança dá na mesma.
 
Duas técnicas ninjas para descontaminação... Da até medo arriscar coisas dramáticas como essas.

Vou tentar fazer uma mescla dessas duas técnicas e depois mostrarei o resultado a vocês.

Mas enfim, ainda tenho algumas perguntas:

Para dunkar, devo retirar a vermiculita que esta presa em baixo e em cima do bolo? (Acredito que sim)

Devo retirar o cobweb, dar uma raspada no local da contaminação?

Bem, havia comentado em um posts atrás sobre fazer o 'dunk and roll'. Depois de realizar essa operação de salvação, posso fazer, não? Estava pensando em rolar os bolos em uma mistura de 50/50 de coco em pó e vermiculita (obviamente estarão completamente esterilizados)

:pos:
 
Back
Top