Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Tasmanianos

Diário de cultivo completo.
Um belo dia, fui premiado, então recebi dois carimbos de tasmanianos (Obrigado!).
Logo, com a mesma generosidade na qual os recebi, compartilhei um desses carimbos com um amigo que também vai fazer um cultivo. Nosso primeiro cultivo (ficou fluflu, não?).

Pois bem, vamos aos detalhes...

Sábado deixei o trigo para kibe de molho, coloquei certa quantidade de água (filtrada por um daqueles filtros que prometem filtrar até antraz) até cobri-lo, adicionei uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogema nessa água e misturei bem... O sedento bebeu toda a água e inchou, adicionei mais um pouco e deixei repousar no escuro e coberto.

Sábado à noite eu peguei o carimbo, raspei 1/4 do mesmo para um copinho e suguei-o com uma seringa com água geladinha, previamente esterilizada (um copo de água fervida até se reduzir a quantidade de uma seringa).

Não sei se fiz o correto, coloquei uma folha branquinha de base, e outro pedaço de folha em branco no centro... Raspei esses esporos para o pedaço menor de papel e em seguida joguei-os dentro do copinho (daqueles de pinga, também previamente esterilizado com água sanitária e depois álcool 92.8) ai então que com a seringa eu joguei a água de dentro dela e fiquei sugando. Até que praticamente todos os esporos fossem para dentro da seringa...

Nisso ficaram duas bocas de fogão acesas. Trabalhei o tempo todo perto delas.

Lacrei a seringa envolta em papel alumínio e depois em filme plástico e guardei na parte de baixo da geladeira. (Tinha um pouco mais de 4 ml)

Domingo, no inicio da tarde eu peguei o trigo que estava de molho joguei em uma bacia e adicionei a vermiculita, na proporção de uma parte de trigo encharcado de água cafeínada e cremogenada para duas partes de vermiculita seca, digo isso em volumes... Não coei o trigo, eu misturei com água de lá mesmo... Então adicionei mais uma generosa colher de chá de café mais outra de cremogema, e uma singela de gesso, para equilibrar o pH. Misturei tudo e fui adicionando pouquinho de água e um pouquinho de vermiculita até encontrar um ponto ideal, areado, nem seco nem molhado, em um tanto que eu pegava uma porção com as mãos e apertando bem, molhava bem mão, mas não chegava nem ao ponto de pingar uma gota. Pensaram que estava brincando com a carne moída.

Deixei essa mistura descansar um pouco. Então no fim da tarde eu limpei bem 5 potinhos de nutella, forrei o fundo com vermiculita seca, coloquei de forma muito bem soltinha o substrato, e fiz um selo de vermiculita de meio dedo. Fechei os potes com três folhas de papel alumínio, entre elas, duas folhas de filtro de papel para coar café. Mas não lacrei com nada, deixei-os solto.

Coloquei um pano no fundo da panela de pressão, os 5 copinhos, preenchi até a metade da altura dos copos de água e fechei para começar a esterilizar em fogo alto. Depois que começou apitar, abaixei um pouco o fogo e deixei por uma hora e 10 minutos.

Ficou esfriando por umas 3 horas, de noite, quando já estava temperatura ambiente, temendo que os copinhos ainda estivessem quentes e matasse os esporos, coloquei a panela de pressão em cima de uma bacia com água gelada e esperei mais uns minutos.

Com velocidade eu abri a panela de pressão, retirava um copo, fechava a panela de pressão e com uma fita durex muito bem limpa (digo a parte de fora), fechava de vez o papel alumínio nos copos. Fiz com os cinco, obvio.

Já com os copinhos fechados, limpei bem um trecho da pia com uma solução de álcool 92.8 e água sanitária. E deixei 8 pedacinhos de fita durex prontas para uso, eu fiz o seguinte, prendi uma parte do durex próximo a borda do copo, lateralmente, ficava capengando um pedaço pra fora, a idéia é que assim era só inocular e ao tirar a agulha da seringa, no mesmo momento, já fixar o durex para tampar o furo e com o outro pedaço, fixa-lo em cima. Fiz quatro furos no copo, distantes, um do outro e assim inoculei todos. Sempre fazendo bem rápido, e ao tirar a agulha, limpava a mesma com algodão com álcool e água sanitária. E também agitava bem a seringa para os esporos ficassem bem distribuídos na água. (na verdade queria apenas dar mais emoção a eles). Repeti esse procedimento para cada copo.

Feito isso, sobrou na seringa certa quantidade... O que fiz então foi preparar mais dois durex para cada copo e em uma atitude de muita velocidade inoculei bem no centro de cada copo e ia vedando.

Vale lembrar que dava uma esfregada no papel alumínio, com um chumaço de algodão com álcool e água sanitária, antes de perfurá-lo.

Vale lembrar também, que todos os procedimentos começando com o preparo da seringa, foram feitos, acredito que com uma boa assepsia, esfreguei bem os braços e mãos, rosto, pescoço, estava utilizando uma touca de culinária no cabelo, luvas para mãos (onde mais estariam elas) e mascara para o rosto, para não respirar em cima de nada.

Depois de inoculado todos os copos, guardei-os em potes plásticos de sorvete, bem limpos, fechados e guardados em lugar bem escuro.

Resumo do cultivo:
(Protocolos de cultivo)​

Raça: Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média: Sudeste, Primavera. Variação de 20°C a 32ºC
Substrato: CMTEK-Cremofé, minhas conclusões baseada sobre esse post
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 70 minutos
Origem dos esporos: Cristalizaram no plano físico, dentro de um envelope
Tipo de inoculação: Seringa com os esporos, quatro pontos eqüidistantes e um central
Data da inoculação: 15/10/2006 23:10
Data da germinação: 17/10/2006
Temperatura de incubação: Variação de 26°C a 32ºC
Data da colonização total: 01/11/2006
Data do aniversário: 08/11/2006
Bomba: Injeção de água no centro do micélio junto a choque térmico.
Parâmetros do terrário: Caixa de 68 litros vedada placas de isopor. Luz fornecida por quatro leds de luz branca de alta intensidade ligadas durante o dia. Argila expandida no fundo. Umidade e troca de ar fornecidas por uma bomba de ar (borbulhador de aquário, foram dispostos quatro pontos). Refrigeração através da circulação de água gelada pelo interior do terrário.
Tipo de frutificação: Bolo convencional com uma camada em cima e em baixo do bolo, feita a partir da mistura de pó de coco e vermiculita (ambos esterilizados em forno).
Data da formação de primórdias: 14/11/2006 (Acho).
Data do aparecimento de pins: 16/11/2006
Observações: A água utilizada na bomba foi uma solução com meia colher de café de cremogema e meia de pó de café diluídos em 400 ml de água destilada. A bomba de água que fornece a refrigeração se encontra em isolada em uma outra caixa de isopor, contendo aproximadamente 6 litros de água gelada. Os tubos que ligam uma caixa a outra se encontra revestido com acrilon (fibra para forrar edredom).

Os outros campos do resumo vou preenchendo assim que tiver as informações.

Se alguém tiver algum conselho, critica sugestão, sermão, ou apenas alguma pergunta, ou alguma dica para me passar e melhorar os procedimentos vou receber com muito agrado. Opinem!

Acredito não ter errado muito ao fazer tudo isso, senão que alguém me aponte os erros!

Não poderia deixar de esquecer de agradecer novamente ao companheiro que me enviou os esporos, muita luz em seu caminho! :p:

E é claro, à todos do fórum que direta ou indiretamente contribuíram com suas experiências e relatos, aprendi muito e foi com todos. Muita luz para todos.

Agora só me resta torcer para que tudo de certo com meu primeiro cultivo. :)
 
Bom, mais fotos para todos verem.

Foi da mini-colheita de hoje de madrugada.

Descrição:

A foto 1 mostra todos os meus filhos dessa colheita, atingindo dessa vez, 19 gramas.

A foto 2 mostra que um dos meus filhos, ele é um centauro e pesa 5.1 gramas. Esse monstrinho foi clonado.

Da foto 3 até a 5 mostram detalhes do centauro.

A foto 6 é para mostrar o leve azulamento que os filhotes tiveram no processo.


Bom, resumindo o terrário agora esta uma solidão só... Tem apenas um pin em desenvolvimento. Obtive um total de 34.8 gramas de cogumelos frescos.

Novamente, muito obrigado a todos pela energia positiva!

Depois eu posto detalhes de como eu clonei o centauro.
MiniColheita (1).jpgMiniColheita (2).jpgMiniColheita (3).jpgMiniColheita (4).jpgMiniColheita (5).jpgMiniColheita (6).jpg
 
Mais uma vez parabéns nobre colega!!!

Essas suas duas colheitas, foram feitas em q intervalos, uma ontem outra hoje??

Sabe me dizer quanto dura o flush, em dias?

Tá secando eles né amigo? pode passar maiores detalhes de como faz e como ficam quando secos?

Tô numa dúvida crucial... preciso ter meu terrário perto, ou somente à noite poder acompanhá-lo é suficiente? tu sentiu q precisava estar mais presente?

vlw, paz e luz!
 
Fala Kliphos

Então está encerrado o flush.

Limpeza minunciosa nos bolos, para esperar o próximo flush.

Não deixe nenhuma luzinha entrar, a não ser por cima.

Se tomar essa medida os próximos ficaram retos.

Diminua o tempo de exposição a luz.

Os cogumelos ficaram maiores e mais robustos.

Injete água destilada nos bolos para manter a produção no nível.
 
Parabenz kliphos, foi um excelentíssimo fluxo! eu nao consegui isso no meu primeiro pf! parabénz mesmo!

Abraço!
 
:pos:pois bem MuiLok, iniciou-se domingo à noite e finalizou-se ontem à noite, terça.

As primórdias começaram a surgir quinta-feira à noite. Logo, poderia dizer, pelo menos em meu cultivo, que o flush levou cinco dias.

Estou secando sim. Estou usando uma garrafa pet com dois ventiladores de fontes. Foi 'fabricado' pelo Zalinsk. Tem algumas fotos dele em algum post ai pra cima. Leva em média um dia e meio para ficar quase chocante então eu guardo em um saquinho plástico de cozinha, com quatro ou cinco saches de sílica gel, que pretendo trocar hoje ou amanha, até chegar minha sílica gel por granel.

Vou fazer um dissecador semelhante e postarei com detalhes sobre sua construção, que é muito, muito simples. E ainda por cima, é simples! :confused:

Quando ficam mais finos ainda e muito mais leves... Dispensa comentários.

Olha... Adoraria acompanhar o dia todo. Mas trabalho em período integral e ainda por cima estudo a noite. O que quero dizer que é inevitável, tem que se perda umas madrugadas até pegar o jeito (muitas). Entende? Seria muito melhor monitorar mais vezes, porem deu tudo certo.



Fala Maurício! Vou dar uma revisada geral na vedação do terrário e na iluminação. Quanto a injetar água destilada acho que vou esperar para depois do próximo flush. O que acha?



Valeu TioDena! Foi conseqüência do alto nível de vibrações positivas!
 
Olá pessoal, depois de uma folga no diário, volto pra atualizar um pouco.

O cultivo se encontra estabilizado, passado o primeiro flush e esperando por novas primórdias, a temperatura volta a 20º graus.

Tirei alguns carimbos e clones dos dois tops de linha.

Quanto ao dissecador, ele funciona perfeitamente. Deixei os cogumelos nele por dois dias e ficaram praticamente crocantes então embalei com vários saches de sílica gel. Mas ainda não pesei todos secos.

Estava com uma idéia, passado mais um flush, pensei em fazer um casing gigante, semelhante ao marmitão do cultivo do Zalinsk, utilizando aquela técnica que o Morta e o OCoisa traduziram de fazer vales/bordas no casing... O que acham? Poderia dar certo? Daria uma rejuvenescida no micélio? Traria mais frutos?

;)
 
Fala Kliphos

Acho que a melhor coisa a fazer é levar esses bolos até o último flush.

Você aprenderá muito sobre bolos PF.

Inicie outro cultivo para trabalhar com casing.

Inocule milho é melhor para casing.
 
Atualizando...

O cultivo continua vivo e forte...

Cada bolinho segue seu rumo e destino. Parece que o bolo que tinha ficado de escanteio resolveu soltar suas flores (assim como os répteis).

Esses dois cogumelinhos deram 6.4 gramas, totalizando agora em um total de 41.2 gramas de frescos.

Você tem razão Maurício, vou levar esse cultivo até o fim. Quanto tempo leva em média?

Pretendo iniciar outro cultivo com casing utilizando de um clone desse primeiro.

:rolleyes:

filhos (1).jpgfilhos (2).jpg
 
Fala Kliphos


Injetando água destilada você aumenta a produtividade.

Cuidando da segurança interna do terrário também.

Quanto ao tempo, não dá para ser preciso.
 
...Injetando água destilada você aumenta a produtividade...

Apenas injeto água destilada com eles no terrário? Não seria melhor dunkar de novo?

Mais 3.8 gramas frescos e algumas fotos de uns carimbos. Não, não sei tirar fotos de carimbos! Ficou horrível.

:confused:
Outros (1).jpgOutros (2).jpgOutros (3).jpg
 
otima colheita, lindos carimbos. só fico pensando em vc manipulando eles ABERTOS pra fotografar... teve que ser NINJA mesmo né??
 
Q beleza heim kliphos, agora começe a colocar em pratica as dicas do papa Mauriçoca que vc nao vai se arrepender!

O sucesso dos meus ultimos cultivos eu devo ao Morta e a ele!


Abraços!
 
Com certeza! Se não fossem as dicas e conselhos desses pilares que sustentam nosso fórum, meu cultivo não existiria.

Mais 5.1 gramas... Totalizando até agora em 50.10 gramas de cogumelos frescos, logo, presume-se uma média de 5 gramas em estado seco.

E mais algumas primórdias e mais alguns pins! Espero poder dunka-los nesse final de semana ao tempo que faço uma faxina no terrário.

:eek:
denovo.jpg
 
Gostei desses cogumelos. Lembra que eu te dei um toque no começo do diário pra vc tampar as laterais né. então, aproveite o intervalo entre os flushs e tampe, vao nascer mais retos. Um abraço do calangão.

Entre no meu diário de pesa e de uma olhada depois, essa semana eu coloco foto dos pins pra vcs verem. um abraço.
 
Porque diz isso, TioDena? Achei tão pouco... Quanto você tirou em média na sua primeira vez?

Calango, acho que a luz dos leds estão refletindo no saquinho plástico que deixei em baixo das bandejinhas... Digo isso porque o terrário encontra-se completamente hermético, absolutamente nenhuma luz exterior penetra na terrário. Mas na próxima faxina revisarei os métodos, afim de que isso não se repita. Valeu pela dica.

;)
 
Fala Kliphos Belezza?

Cara dá uma olhada na tortura dos meus cogus, https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-tasmanianos-pipoca-e-esterco-bovino.951/ eles estavam buscando ar fresco e Luz por um furo que tinha na tampa do meu terrário (que é toda branca isopor fino 1,5cm), na minha opnião eles precisam de ar fresco, pois a tampa tinha dois furos um furo tampado com plástico, justamente pra passar a luz pra dentro do terrário e outro furo tampado com uma caixa de isopor cheia de gelo, caixa essa que deixava passar o ar frio pra dentro do terrário, note que os cogus foram todos em direção ao furo que soltava ar gelado, e nem ligaram para a luz direta que vinha do furo tampado com plástico.

Conclusão, os tazmanianos que criei gostaram mais do ar fresco do que da luz direta. portando uma solução boa será fazer vários furos na tampa da caixa para a entrada de ar fresco. isso fará eles crescerem retos presumo eu.

Até mais e boa sorte com seus filhotes, cuidado com as contaminações auhauhau.
 
To vendo que as coisas vão indo bem! Que cresçam e faça vc feliz!!

E se quiser compatilhar um pouco eu aceito.. hahahaha!!! Zuera!
mas se quiaser eu aceito!!

Boa sorte kliphosss!!!!
 
Fala kliphos, então velho, no meu primeiro cultivo em 2 fluxos de 2 cases, foram uns 30/40 cogus, depois contaminou. no total foram umas 50 e poucas gramas frescos!

Monte cases vc tb nos próximos cultivos! vc nao vai se arrepender!


Abraço!
 
Back
Top