Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
09.04.2016
Oi pessoal, antes de qualquer coisa, obrigado, pois sem esse fórum eu não teria adentrado ao mundo dos cogumelos. Gostaria de lembrar que cheguei até aqui por causa dos vídeos do youtube, no canal Esporos no Ar, o qual venho seguindo o passo a passo.

Fazem duas semanas que eu estava juntando os materiais, e ontem chegou o carimbo dos correios. Parecia que eu tinha recebido um presente quando o carteiro chegou, fazia tempo que não ficava assim =D

Fiz a preparação de tudo e a limpeza do ambiente. Foram quatro copos inoculados com a variedade Puerto Rican em 09/04. Vou aguardar 20 dias para a primeira abertura do isopor. Vou postar uma foto da mesa pra vocês verem os materiais antes da inoculação.

Durante o processo da criação do micélio e o cultivo estarei preparando minha mente para a minha primeira experiência com os cogumelos mágicos, sendo muito provavelmente logo após a colheita =D Estou lendo muito sobre a psilocibina e assistindo muitos documentários reveladores sobre o assunto, e confesso estar animado demais.

Vocês não me conhecem, mas sou desde já grato por vocês terem feito este canal de comunicação. Pretendo permanecer cuidando do meu cultivo e manter contato com vocês por aqui, tentando sempre ser discreto e atento às suas dicas. Um abração e até a próxima novidade aqui do meu cultivo.
4Med8Xl.jpg KMbN5nH.jpg JVua5zh.jpg

Última edição:
16.06.2016
Mais um belo tópico estudado:ler::
https://teonanacatl.org/threads/ciclo-de-vida-dos-cogumelos-parte-2.6212/

E ai galera, olhando um pouco para o cogumelo maior do balde, reparei que ele já estava lá parado há muitos dias, como coloquei no post de ontem, o chapéu já estava aberto há alguns dias, e resolvi não colher, devido a ele ter parado de crescer com uns 2cm de altura (eu suspeito que foram os dias extremamente frios, pois no balde não há aquecimento, apenas a temperatura ambiente que girava em torno dos 10 a 13 graus).

Ai eu pensei, poxa, já que é tão pequeno, vou deixar ele aí e ver o que acontece sem colher, só que uma coisa chamou a atenção, já de chapéu aberto e véu rompido, ele continuou a engrossar a estirpe. A cada dia um pouco mais grossa.

Enfim, como eu nunca cultivei antes, achei interessante observar este exemplar nanico:roflmao:. Mas como o seu papel foi cumprido, de espalhar seus esporos no próprio balde, resolvi colher ele e tirar estas fotos.

Acho que o balde vai mandar alguns cogus legais, estão vindo os pins essa semana.:brincalhao:

Sobre os bolos do terrário
Os bolos melhoraram seu aspecto hoje, mais pins chegando também.

Gostei muito do tópico sobre o ciclo de vida dos cogumelos.

Abraços.;)

DSCF2407.JPG DSCF2413.JPG DSCF2414.JPG DSCF2415.JPG DSCF2416.JPG

Última edição:
18.06.2016
Colheita do terceiro flush finalizada

Queridos amigos, com alegria dobrada compartilho o resultado do terceiro flush. Dobrada pelo fato de que este cultivo superou uma semana extremamente desfavorável, com temperaturas muito baixas devido à massa polar que estacionou por dias na região.

Foi um flush com início no dia 04.06.2016. Nos primeiros dias a temperatura estava favorável. Com o terrário atingindo os 21 graus com facilidade. Um dos bolos até mandou três pins de cara. Porém os mesmos tiveram que encarar longos 11 dias gelados para finalmente serem colhidos no dia 15.

Nesta semana, com a saída da massa polar, foi muito legal observar os outros dois micélios mandando seus frutos. A natureza foi muito generosa comigo neste flush. Digo isto não pelos frutos, até porque foi um flush menor que os outros dois, mas a carga de treinamento prático que pude colher foi muito boa.

Um dia cheguei a ficar preocupado, os bolos criando um aspecto de sorvete, com aquele micélio aéreo tomando conta, devido à troca de ar comprometida com o cobertor do lado de fora. Mas com a temperatura melhorando, a coberta removida, e os micélios mandando seus frutos, foi como se eles dissessem para mim, aprende que a gente vai te mostrar nossa mágica.

Fiz estas fotos para registrar a colheita do terceiro flush. Espero que gostem. Os frutos que aparecem nelas são o resultado de micélios valentes, estou muito feliz de ter feito carimbo deste cultivo. Porque certamente quero mais frutos deste querido Puerto Rico.
DSCF2417.JPG DSCF2420.JPG DSCF2421.JPG DSCF2422.JPG DSCF2424.JPG DSCF2425.JPG DSCF2426.JPG DSCF2427.JPG DSCF2429.JPG

Situação atual dos três bolos
: Dunk de 24 horas, acabei ficando sem vermiculita, vou tentar usar fibra de coco na base dos bolos e desta vez colocar eles de cabeça pra baixo.
DSCF2432.JPG

Terrário
: algumas gotinhas de água sanitária no terrário e uma borrifada de bactericida para preparar a casa e tentar o quarto flush.
DSCF2433.JPG DSCF2434.JPG
Boa expectativa no mapa meteorológico para a semana:
mapa da semana.jpg

Ah, o balde, não posso esquecer-me do querido balde, aqui vai um registro dos seus pins hehe.
DSCF2430.JPG DSCF2431.JPG

Por hora é isso, se tudo der certo, trago novidades nos próximos dias sobre o quarto flush.

Desejo a todos um excelente final de semana, paz e felicidade.

DSCF2428.JPG

Trilha sonora pro dia:

Última edição:
19.06.2016
Início do quarto flush

Depois de um pouco mais de 24 horas os bolos saíram do dunk para o terrário. Como acabou a vermiculita, tentei usar um pouco de fibra de coco no prato. Coloquei esses palitinhos nos bolos, porque inverti eles. Não iriam ficar muito estáveis na fibra, porque usei uns copos com a boca muito maior que o fundo na incubação.

Os palitinhos e a fibra foram para o micro-ondas dentro de um refratário com água durante 5min. Parei na metade do tempo para virar a fibra.

Agora é aguardar e torcer hehe. :unhas:

Abraços.

DSCF2435.JPG DSCF2436.JPG DSCF2437.JPG DSCF2442.JPG

21.06.2016
Mais dois cogus do balde :brincalhao:

Pois é pessoal, o balde não está sendo aquela maravilha, porém ele segue na luta. Hoje colhi esses dois cogus e removi um muito pequeno que considerei um aborto, por já estar dando sinal de abrir o chapéu sem nem 1cm de altura. Tem mais 3 pins no balde. Os cogus não estão conseguindo desenvolver como eu gostaria, mas eles estão expostos à temperatura ambiente, que está horrível, durante o dia 14 graus, nas noites nem se fala então :unhas:.

Resolvi deixar de propósito assim. Para observar o que acontece na prática com temperaturas desfavoráveis.:deolho:

DSCF2443.JPG DSCF2444.JPG DSCF2446.JPG DSCF2447.JPG DSCF2448.JPG

No terrário parece estar indo tudo ok para seu segundo dia após o dunk.
DSCF2449.JPG

Abraços.

Resolvi deixar de propósito assim. Para observar o que acontece na prática com temperaturas desfavoráveis.:deolho:
Creio eu, que só vai conseguir reduzir a velocidade de frutificação de uma strain que já tem a caracteristica de ser mais devagar...:geek:

https://www.shroomer.org/forums/showflat.php/Number/20800554#20800554
https://www.shroomer.org/forums/showflat.php/Number/2334753
Pergunta feita no shoomer. De acordo com eles, os bolos continuam frutificando com baixas temperaturas, porém mais devagar. Um ponto positivo levantado por eles é que os cogumelos por crescerem mais lentamente acabam se tornando mais espessos e mais pesados no final. :)

https://www.shroomer.org/forums/showflat.php/Number/20800554#20800554
https://www.shroomer.org/forums/showflat.php/Number/2334753
Pergunta feita no shoomer. De acordo com eles, os bolos continuam frutificando com baixas temperaturas, porém mais devagar. Um ponto positivo levantado por eles é que os cogumelos por crescerem mais lentamente acabam se tornando mais espessos e mais pesados no final. :)
Em temperaturas mais quentes, o que poderia ocorrer?(...)

Pergunta feita no shoomery.
Meu post preferido no shoomery sobre o assunto é esse, do RogerRabbit, dono do fórum: https://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/6455464#6455464.
"Let me tell you guys a story. My fellow moderator Roadkill and I were filming a video segment on pf jars over at my brother's house a month or two ago. Later that day, my non-mycologist brother moved everything we left behind out to his garage, jars included, just to get them out of the way. I told him it didn't really matter as I just wanted to film the process of making/inoculating the jars. Three weeks later, I went over there and guess what? All of the jars were fully colonized. The temperature of his garage during this time varied from the mid 30's to the low 50's.(He lives about 50 miles from the Canadian border)
So, if properly made pf jars can colonize in three weeks at those low temps, why bother with silly incubators?
"

Traduzindo:
"Deixe-me contar uma história a vocês. Eu e meu colega moderador Roadkill estavamos filmando em vídeo um seguimento sobre frascos PF na casa do meu irmão um ou dois meses atrás. Mais tarde naquele dia, meu irmão não-micologista colocou tudo o que deixamos para trás em sua garagem, incluindo os frascos, apenas parar tirá-los do caminho. Eu disse a ele que não importava já que eu só queria filmar o processo de fazer e inocular os frascos. Três semanas depois, eu fui até lá e adivinhem? Todos os frascos estavam completamente colonizados. A temperatura na garagem durante o período variou de 1,5° a 10°. (Ele vive a 50 milhas da divisa com o Canadá). Então, se feitos corretamente frascos PF podem colonizar em três semanas àquelas baixas temperaturas, por que se importar com incubadoras idiotas?"

Em temperaturas mais quentes, o que poderia ocorrer?(...)
Lentidão, maior proliferação bacteriana (se houver), maior proliferação de fungos de contaminantes (se houver) e morte :).

Última edição:
Meu post preferido no shoomery sobre o assunto é esse, do RogerRabbit, dono do fórum: https://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/6455464#6455464.
"Let me tell you guys a story. My fellow moderator Roadkill and I were filming a video segment on pf jars over at my brother's house a month or two ago. Later that day, my non-mycologist brother moved everything we left behind out to his garage, jars included, just to get them out of the way. I told him it didn't really matter as I just wanted to film the process of making/inoculating the jars. Three weeks later, I went over there and guess what? All of the jars were fully colonized. The temperature of his garage during this time varied from the mid 30's to the low 50's.(He lives about 50 miles from the Canadian border)
So, if properly made pf jars can colonize in three weeks at those low temps, why bother with silly incubators?
"

Traduzindo:
"Deixe-me contar uma história a vocês. Eu e meu colega moderador Roadkill estavamos filmando em vídeo um seguimento sobre frascos PF na casa do meu irmão um ou dois meses atrás. Mais tarde naquele dia, meu irmão não-micologista colocou tudo o que deixamos para trás em sua garagem, incluindo os frascos, apenas parar tirá-los do caminho. Eu disse a ele que não importava já que eu só queria filmar o processo de fazer e inocular os frascos. Três semanas depois, eu fui até lá e adivinhem? Todos os frascos estavam completamente colonizados. A temperatura na garagem durante o período variou de 1,5° a 10°. (Ele vive a 50 milhas da divisa com o Canadá). Então, se feitos corretamente frascos PF podem colonizar em três semanas àquelas baixas temperaturas, por que se importar com incubadoras idiotas?"

Lentidão, maior proliferação bacteriana (se houver), maior proliferação de fungos de contaminantes (se houver) e morte :).

Muito bom mesmo o tópico, da próxima vez que cultivar vou deixar um copo na temperatura ambiente para testar isso.

27.06.2016
Fechando uma semana no cultivo do 4º flush

E ai pessoal, fiz um vídeo do terrário pra compartilhar com vocês a chegada dos primeiros pins, espero que essa semana seja boa. A previsão das temperaturas está boa para toda a semana.
Paz.

30.06.2016
Colheita do primeiro bolo no 4º flush

E ai pessoal, seguem as fotos:

DSCF2453.JPG DSCF2454.JPG DSCF2455.JPG DSCF2456.JPG

Eu já estou separando o material para uma nova inoculação. Pensei em descartar o bolo hoje :unsure:, mas como ainda preciso esperar os frutos dos outros dois, resolvi colocar ele de novo no terrário pra fazer companhia aos amigos e vai que ele resolve mandar mais alguma coisa ainda né:D. Nem tirei os palitos e a fibra, só virei o bolo e ficou com essa cabeleira nele:hilario:.
DSCF2457.JPG

Sobre o balde:
Resolvi tirar o micélio do balde, não sei explicar bem, mas não deu muito certo aquele plástico sobre ele, parecia estar abafando, os pins que apareciam não desenvolviam, abortos, removi quatro abortos (até li na biblioteca, e bateu a definição na prática) um já estava ficando podre. Então aproveitando a umidade do ambiente e algumas borrifadas durante o dia, experimentei colocar nesse protetor de pão (imagino que não servirá pra nada, apenas pra bonito:LOL:).
Mas depois de dois dias que tirei do balde, aparecerem esses 2 pins. Tomara que esses cresçam.
DSCF2458.JPG DSCF2463.JPG DSCF2461.JPG

Abraços.

Atualizando...

01.07.2016

Rolou uma paralisada no crescimento destes pins do bolo que estava no terrário, e como o outro bolo ainda também não havia pinado, resolvi remover estes e dar o capote nos dois bolos e deixei todos cabeludos e loiros haha.

É mais uma brincadeira, prevendo que o cultivo destes bolos está próximo do fim, resolvi deixar essa fibra de coco desse jeito.
DSCF2465.JPG DSCF2466.JPG DSCF2467.JPG DSCF2468.JPG DSCF2469.JPG

Sobre os 2 pins do pote externo. eles cresceram um pouco hoje, e tem mais dois chegando perto deles, não dá pra ver na foto, são muito miúdos ainda e a terra ainda está cobrindo eles.DSCF2464.JPG

02.07.2016
Mais um pouquinho dos pins que estão no pote externo:

Os 2 maiores cresceram, e os outros 2 resolveram se mostrar mais um pouco hoje.
DSCF2474.JPG DSCF2473.JPG

Última edição:
Companheiro @Jowker ...
Este foi o primeiro diário que acompanhei ... Novelístico ... Quase Dostoievskiano ...
Parabéns ! Creio que a ênfase destes acompanhamentos e relatos é o incentivo e a orientação quanto as técnicas, dúvidas, erros, acertos ... Muito incentivador ! Estou pra receber meu primeiro lote de esporos ... Creio que até já chegou lá por casa ( estou fora de casa por duas semanas ), e encontro-me muito ansioso por abrir o pacote e iniciar minha senda !
A via crucis torna - se menos severa e espinhosa com as orientações contidas no grupo ... valeu a vc e à todos estes loucos Micólogos - Micolátras - Psiconautas e Agricultores Celestes aqui encontrados !
Terei eu oportunidade de reportar minha caminhada ???? Quiçá !

@CasaDeMato Irmão.
Fiquei muito feliz com suas palavras, obrigado mesmo.
Também sou iniciante nesta caminhada, é verdade, o fórum é um local fantástico e gratidão por quem o criou e cuida dele sempre se manterá.
Claro que vai sim, e estarei aqui com a galera, pra observar teu cultivo e torcer pelos seus cogus da carne azul mágica.
No meio do processo comecei a perceber que cultivar eles tem sua parcela de magia.
Que teu cultivo seja mágico!

04.07.2016
Gratidão à mãe natureza pelos dias que se passaram e que ainda estão favoráveis aos cogus.

Pois bem pessoal, esse será um daqueles posts no meu diário com os registros dos cogus e seu desenvolvimento e um pouco do que eles fazem comigo.
O mapa meteorológico já apontava dias com temperaturas de primavera em pleno inverno. E assim aconteceu. Quatro dias constantes com temperatura de 27 a 29 graus na rua, o que permitiu manter na sacada de casa dos 22 aos 23. Como eu havia postado dias antes, retirei o micélio que estava estagnado no balde, com aquele plástico que coloquei em cima, pois a massa polar que estacionou semanas antes aqui foi cruel com ele.
Quando ela finalmente foi embora, mantive o plástico ali, e o que eu vi foram vários abortos no pote. O que fez eu tentar essa nova mudança no pote externo. Deixando ele direto na mesa. E por sorte os 2 pins que logo vieram 2 dias após isto, foram agraciados por condições muito boas. Então consegui fazer o registro dos últimos cinco dias do desenvolvimento deles.

A condição da temperatura tem sido esta ultimamente:
1.JPG

Aqui segue a sequencia que fiz dos dois pins, foi muito bom para observar o ciclo do cogu, ainda mais que eu ficava ali, a 10cm deles, sem palavras, como valeu a pena lutar junto com este micélio.

DSCF2461.JPG DSCF2464.JPG DSCF2474.JPG DSCF2484.JPG DSCF2485.JPG DSCF2489.JPG DSCF2490.JPG DSCF2491.JPG DSCF2492.JPG DSCF2493.JPG DSCF2494.JPG

Após colher os cogus, registrei esta foto, com os novos pins se apresentando no pote externo:
novos pins.JPG

Sobre o terrário dos cabeludos :LOL:: Como disse antes, trata-se de um flush da despedida dos bolos, então virei eles de cabeça para baixo com aquela fibra de coco do jeito que estava.
Os micélios não querem nem saber, estão pintando a fibra de branco
DSCF2497.JPG
Atualizando
Depois de ver eles agora de noite, fiquei imaginando os futuros cogus passando trabalho com aquela fibra molhada, dei uma podada nela com uma tesoura estéril

DSCF2506.JPG

Um assunto que eu queria relatar aqui sobre este micélio em especial, são duas coisas, uma é um tanto quanto passível de interpretação. Era sábado, eu já tinha voltado do meu passeio interno com 1,5g. Faziam mais de sete horas que eu tinha ingerido meu delicioso e único iogurte com "algo mágico". Sentei na frente deste micélio, e ali fiquei a observá-lo como de costume. Deixo para vocês a missão de fixar sua atenção sobre a foto do dia 30.06 (pois algo existe naquela parede do pote, sim, se trata do adubo) mas aqueles olhos me prenderam por mais de 1 hora ali sentado, sentia como se alguém me observava. :alien:
DSCF2461.JPG

Outro assunto, como os bolos do terrário estão sempre fechados na caixa, eu nunca havia sentido este aroma, quando eu cheiro este micélio da mesa, sinto um aroma muito gostoso, como se estivesse cheirando lápis de cera. É um cheiro que eu nunca havia percebido e tirei uma foto de um dos cantos deste micélio para vocês verem, achei que era água acumulada das borrifadas, mas eu inclinei um pouco o pote, e parece uma seiva. Acho que é o micélio que fez aquela poça ali. Enfim galera, uma semana mágica rolou e ainda tem mais pins vindo deste valente e agora cheiroso micélio.
Atualizando
Ao dar uma limpada na mesa agora denoite, levantei o porta pão, e senti da onde vem o cheiro bom, é da palha do porta pão que está molhada na parte debaixo. :roflmao::roflmao::roflmao:

micelio.JPG

Abraços.

05.07.2016
Mais 2 pins se apresentando para a batalha

DSCF2507.JPG

Última edição:
07.07.2016

Olá amigos, compartilhando como anda o cultivo aqui essa semana:

No terrário os bolos seguem se preparando, sem sinal de pins ainda. Tirei duas fotos deles para vocês verem.
Em especial, no bolo mais da direita, onde apareceu secreção em cima da fibra de coco, são dois pontos onde ela está bem viscosa, parece seiva de árvore.
DSCF2514.JPG
Foto mais de perto da secreção:
DSCF2515.JPG
:teo_ninja:Atualizando, fora fibra de coco :teo_ninja:
Pelo sim, pelo não, limpei bem a mão e tirei fora aquela touceira de fibra de coco que eu tinha deixado em cima do bolo:
DSCF2516.JPG
Tudo peladinho como era antes da fibra de coco, não farei mais isso de novo :LOL:

DSCF2517.JPG

No pote externo, duas coisas interessantes que tentei marcar na foto:
O pin do circulo vermelho é novo, apareceu fazem 24 horas, talvez já estivesse lá, mas o micélio aéreo encolheu ontem permitindo a visão do pin, notem que ele apareceu dentro da secreção que o micélio mandou.
E o pin do circulo preto estacionou, fazem 3 dias que ele continua do mesmo tamanho, enquanto os outros se desenvolveram, ele ainda não conseguiu.
novo pin.jpg

Abraços aí galera.

08.07.2016
Atualizando

E ai pessoal, resolvi mexer mais uma vez nos coitados dos bolos:LOL:. Fui na Leroy Merlin pra comprar vermiculita, mas só chegará semana que vem. Então vi esse tijolo de pó de fibra de coco lá. Eu fui comprar vermiculita porque quero começar um novo cultivo assim que der, estou aguardando estes bolos mandarem mais alguma coisa:ler:.
Resolvi retirar os palitos e aquela fibra de coco que no final, creio que não foi uma boa experiência, mas estamos ai pra errar mesmo. Errando também se aprende.
Como não tenho vermiculita hoje, vamos de pó de coco então.

Coloquei um pouco do pó misturado com água no micro. Deixei 3min, retirei pra uma mexida e mais 3min no micro. Deixei esfriar e esfreguei o pó úmido nos bolos. Ficaram com esse aspecto de terem rolado na terra:atrapalhado:
DSCF2520.JPG DSCF2521.JPG

Sobre o pó de coco, eu nunca tinha lidado com ele, rende muito, um pouquinho que tirei misturado com água expandiu demais, talvez eu tente fazer uns copos com ele pra experimentar no próximo cultivo. Mas a maioria será de vermiculita, porque gostei de trabalhar com ela.
DSCF2519.JPG DSCF2522.JPG

No pote externo, mais um pin foi revelado hoje, o micélio continua reduzindo aquela parte aérea, acho que foi devido ao abafamento das semanas que o pote ficou no balde com aquele plástico em cima. Agora ele está ao ar livre.
DSCF2518.JPG

Bom final de semana.

Última edição:
09.07.2016
Novo pin no baldinho e outro no terrário.

O ponto de ? é porque falta alguém ali, o garoto foi precoce, amanheceu de chapéu aberto, foi colhido e absorvido :fome: com mais alguns parentes bem crocantes, fechando 1g com chocolate branco :)
DSCF2525.JPG

DSCF2529.JPG Desculpem a falta de foco aqui
. :LOL:

12.07.2016
Como estão os pins no terrário.

E ai
pessoal, após alguns dias, os pins chegaram, apenas 2 bolos com pins, um sem nem sinal deles.
DSCF2537.JPG

Mais duas fotos dos bolos, estou com a impressão dos bolos estarem com algum problema, abaixo da camada de pó de coco, que é marrom, dá pra perceber que a aparência dos bolos não é mais a mesma, estão ficando escurecidos, com aspecto de velhos. Creio que o final deles se aproxima :sick::arghh:

DSCF2541.JPG DSCF2538.JPG

No baldinho da mesa, segue o registro dos 7 anões :LOL::LOL::LOL: Com o frio que está fazendo, foi até aqui que eles conseguiram crescer, 2 estão com o chapéu aberto, estou aguardando os outros que podem rasgar o véu a qualquer momento.

DSCF2532.JPG

Abração ai galera.

13.07.2016
O terrário está desenvolvendo bem seus últimos pins.

Cresceram consideravelmente nas últimas 24 horas.
DSCF2544.JPG

Homenagem aos anões :LOL:

Após a colheita, o baldinho foi descartado. Foi uma boa experiência tentar cultivar no balde, porém creio que foi na época errada, vou tentar de novo na primavera ou verão.

Amanhã é dia de buscar os materiais para o próximo cultivo, provavelmente serão dois terrários, com bolos PF tek, acho que ainda não estou preparado para outra técnica.

Back