Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
09.04.2016
Oi pessoal, antes de qualquer coisa, obrigado, pois sem esse fórum eu não teria adentrado ao mundo dos cogumelos. Gostaria de lembrar que cheguei até aqui por causa dos vídeos do youtube, no canal Esporos no Ar, o qual venho seguindo o passo a passo.

Fazem duas semanas que eu estava juntando os materiais, e ontem chegou o carimbo dos correios. Parecia que eu tinha recebido um presente quando o carteiro chegou, fazia tempo que não ficava assim =D

Fiz a preparação de tudo e a limpeza do ambiente. Foram quatro copos inoculados com a variedade Puerto Rican em 09/04. Vou aguardar 20 dias para a primeira abertura do isopor. Vou postar uma foto da mesa pra vocês verem os materiais antes da inoculação.

Durante o processo da criação do micélio e o cultivo estarei preparando minha mente para a minha primeira experiência com os cogumelos mágicos, sendo muito provavelmente logo após a colheita =D Estou lendo muito sobre a psilocibina e assistindo muitos documentários reveladores sobre o assunto, e confesso estar animado demais.

Vocês não me conhecem, mas sou desde já grato por vocês terem feito este canal de comunicação. Pretendo permanecer cuidando do meu cultivo e manter contato com vocês por aqui, tentando sempre ser discreto e atento às suas dicas. Um abração e até a próxima novidade aqui do meu cultivo.
4Med8Xl.jpg KMbN5nH.jpg JVua5zh.jpg
 
Última edição:
04.06.2016
Finalizando a colheita do segundo flush e começando o cultivo do terceiro flush


Meus amigos, com muita alegria compartilho um pouco do dia de hoje:

Colheita do bolo nr. 1 DSCF2372.JPG DSCF2373.JPG DSCF2374.JPG

Resultados do segundo flush:
  • 69,8g frescos
  • 1 CarimboDSCF2371.JPG

No momento, todos os bolos já fizeram o dunk e estão começando o terceiro flush.






____________________________________________________
:!:Atenção:!:
As próximas linhas são frutos de uma trip recente, considere isto ao ler HAHA.

___________________________________________

Relatos dos bastidores deste post:
Estou retornando de mais uma ótima trip. Fazem sete horas que consumi com iogurte os cogus da colheita de hoje. Foram 19g frescos. Passadas umas quatro horas do passeio resolvi fazer uns registros doidos hahaha.

Local correto para o filtro dos sonhos DSCF2370.JPG

Usando a luz que passava pela persiana com um pvc para acessar memórias, cara!! Pensa num troxo loco foi isso!!! HAHAHA
Isso aqui foi depois da trip, eu ainda estava muito contemplativo.

DSCF2381.JPG DSCF2375.JPG DSCF2379.JPG

Não amigo, isso é apenas sua imaginação, são apenas duas velas pelo ponto de vista de um cano pvc HAHADSCF2380.JPG
 
Última edição:
jowker, parabéns e sempre boas colheitas por ai

Do aquecedor e borbulhador junto: não vira.
o aquecedor tem que estar em um recipiente fechado para o vapor não estagnar o cultivo elevando muito a umidade. blzok
 
09.06.2016
E ai galera, passando aqui no diário pra deixar o registro que foram avistados os primeiros pins do terceiro flush.

Com essa onda de massa polar no RS, que está muito forte essa semana, a temperatura no terrário tem sido um desafio nos últimos dias. Mas os valentes cogus estão vindo mesmo assim.
Assim que tiverem mais e maiores, eu tiro umas fotos deles.:fotos:

Abração pra todos ai. :)
 
essa massa tá chegando por aqui no interior de sampa tbm.
o que eu pretendo fazer assim que possível é em uma garrafa de refri de 3,3litros ,colocar o aquecedor por um furo na garrafa deitada e fechar com fita durex.
a proposta é aumentar a temperatura conforme aumenta-se a quantidade de água aquecida.
 
Que tal tentar envolver seu terrário com a
essa massa tá chegando por aqui no interior de sampa tbm.
o que eu pretendo fazer assim que possível é em uma garrafa de refri de 3,3litros ,colocar o aquecedor por um furo na garrafa deitada e fechar com fita durex.
a proposta é aumentar a temperatura conforme aumenta-se a quantidade de água aquecida.
Que tal isolar seu terrário com objetivo de manter a temperatura interna "segura", sofrendo menor influencia da temperatura externa? Os cogumelos nessa fase de pinagem precisam da luz apenas para se localizar em qual direção deve crescer.
 
11.06.2016
FRIO, muito frio aqui pelas bandas HAHA. Previsão para amanhã de manhã 0 grau HUHUHU, no momento já está 6.


Queridos amigos, está difícil o desenvolvimento deste terceiro flush, a última semana tem sido modo hard na temperatura, está sendo um aprendizado para os próximos cultivos, caso eu venha ter um futuro cultivo em outros invernos, terei que preparar melhor o terreno. Muito bom de ver na prática como a temperatura tem atrasado o aparecimento dos pins.
Não arrisquei nem tirar foto hoje, só abro a tampa para rápidas abanadas. Mas posso dizer que apenas um dos três bolos possui pins, são apenas quatro pins, um já está ficando bonito.

O mapa meteorológico apresenta uma melhora muito boa na temperatura lá pra quarta feira, até lá, vou seguir protegendo os cogus do jeito que eu conseguir.

Segue uma foto do terrário na cobertinha :pefrio:DSCF2398.JPG
 
Segue uma foto do terrário na cobertinha :pefrio:

:LOL:

Legal. :)

Agora, será que a coberta ajuda mesmo? Porque acho que cobertores funcionam porque o corpo humano produz calor e ele retém. Se o bolo não produz calor, o cobertor apenas atrasa a transferência de calor da casa pro terrário, mas não impede a redução da temperatura depois de algum tempo. :coffee:
 
:LOL:

Legal. :)

Agora, será que a coberta ajuda mesmo? Porque acho que cobertores funcionam porque o corpo humano produz calor e ele retém. Se o bolo não produz calor, o cobertor apenas atrasa a transferência de calor da casa pro terrário, mas não impede a redução da temperatura depois de algum tempo. :coffee:
Mas o bolo também não produz calor na sua respiração e processos metabólicos?
 
Mas o bolo também não produz calor na sua respiração e processos metabólicos?

Acho que pouco... Por isso a opinião teórica... :geek: :p

Mas conta mesmo a sua medição. Tem medido a temperatura e dado certo depois que colocou o cobertor? :bigode:
 
Acho que pouco... Por isso a opinião teórica... :geek: :p

Mas conta mesmo a sua medição. Tem medido a temperatura e dado certo depois que colocou o cobertor? :bigode:
Com ele estou conseguindo manter 19 graus em media, sem ele, fica 16. Nesses dias que a temperatura tem sido muito baixa, uma da tarde estava 10 graus hoje, a noite tem sido em torno de 5 a 3 graus. O termostato está nos 34 graus (no máximo dele). Minha esperança é terça feira, quando tem expectativa da massa polar ir embora.
 
Para aumentar a temperatura coloca um recipiente maior, com maior capacidade de água.
Em alternativa usa o sistema de caixa dentro de caixa (tube on tube) . Basicamente é colocar a caixa do terrário dentro de outra igual sendo que a de baixo tem 4 copos a fazer de apoio, o aquecedor no fundo submergido e água até ao limite dos copos. Eu usei esse método no meu primeiro cultivo no início do ano. Sou iniciante, para mais detalhes vê as fotografias dos meus tópicos de cultivo.
Deixo aqui as fotografias, são da fase da incubação mas com o terrário foi igual. Apenas tirei a caixa de cima e coloquei a caixa de terrário que é igual mas tem buracos com micropore e tal.
Visualizar item de mídia 3382Visualizar item de mídia 3378
 
Última edição:
Estive focado nos estudos ultimamente. Vejo que seu cultivo frutificou vigorosamente, Jowker. Parabéns!:):):)

Queria tirar uma dúvida, comprarei os itens restantes hoje, porém só encontrei vermiculita de 100L, é válido ou exagero?
Obrigado!
 
Estive focado nos estudos ultimamente. Vejo que seu cultivo frutificou vigorosamente, Jowker. Parabéns!:):):)

Queria tirar uma dúvida, comprarei os itens restantes hoje, porém só encontrei vermiculita de 100L, é válido ou exagero?
Obrigado!
Poxa vida, é coisa pra caramba hehehe, acredito que é muita coisa isso. Eu não saberia nem guardar tanta vermiculita, eu comprei em uma pecuária de Porto Alegre apenas 2kg. E terminou no terceiro flush.

14.06.2016
Queridos amigos, parece que está dando certo, os outros bolos começaram a mandar seus pins. Creio que essa semana terei como tirar fotos. Os micélios se mostraram valentes nessa friaca hahahaha.
 
Última edição por um moderador:
Não estou encontrando aqui pela região :/
Normalmente se encontra em loga de jardinagem, em vez de procurar por "vermiculita e o nome da cidade", procure por logas de Agricutura ou jardinagem em sua região, embora sejá muito importante para o micélio, não acho que você ira gastar mais de um killo, por que já da MUITOS cultivos, por isso é bom evitar pagar caro para o correio por algo que tem em sua cidade. ;)
 
Obrigado pela contribuição de todos.
Faltam poucos itens, para enfim poder iniciar meu cultivo, estou ansioso mas o mais esperado já está a caminho!
Em breve espero poder contribuir também!
 
15.06.2016
Caros amigos, após longos dez dias de frio intenso, tentando de tudo pra manter o micélio com temperatura em torno dos 19 graus. Eis que o dia de hoje está um pouco mais favorável, com 19 graus na região e assim provavelmente será pelos próximos dias.


O terceiro flush tem sido o mais lento, e que possivelmente será a menor produção, mas a qualidade de experiência que esse cultivo está proporcionando é imbatível. Devido aos dias congelantes, tentei cobrir o terrário com coberta, conseguindo manter a temperatura perto dos 20 graus, porém, mesmo com as abanadas, ficou visível que a troca de ar pelos furos de micropore foi comprometida.

Por favor, olhem as fotos e opinem sobre como estão os micélios hoje, os pins começaram a aparecer nos outros dois bolos, o bolo com o cogu maior é de um pin que surgiu há cinco dias, ele cresceu muito devagar, creio que devido ao frio, e o véu está se rompendo hoje.

Se eu ajudar o terrário com mais abanadas eu consigo normalizar os bolos? Pergunto isso pelo visual destes micélios, que estão com essa aparência de sorvete :oque:
DSCF2399.JPG DSCF2400.JPG DSCF2401.JPG DSCF2402.JPG


E o balde, então, esse aqui é guerreiro HAHA:brincalhao:, tá tentando mandar seus pins, já vi quatro hoje, sobre o cogu que está no meio (o mais gordinho) ele apareceu uns 5 dias atrás, revolvi não colher ele porque ele parecia um anão, abriu o chapéu com 1cm de altura, então resolvi não colher, porém algo está chamando a minha atenção, em volta dele surgiu 2 pins e ele continua engrossando. Alguma ideia do por que da estirpe continuar evoluindo?
DSCF2403.JPG

Atualizando
Cheguei em casa agora fim da tarde, e o cogu maior abriu o véu. fiz a colheita dele, e dos seus dois irmãos menores.
DSCF2405.JPG
Abraços.
 
Última edição:
Back
Top