Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Lá Vai!!! 1º cultivo cogumelístico do Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Bom pessoal, é com imenso prazer que inicio neste abençoado momento, um diário de meu 1º cultivo de Psilocibe Cubensis. Todo diário e material por aqui encontrado serve para aprendizado, e está a disposição de todos os usuários do CM, para aprendermos juntos e desenvolver-nos, seja tecnicamente e espiritualmente. Algumas técnicas foram adaptadas a minha realidade, outras ainda estão em estudo. Mas, de alguma forma, somente com um 1º cultivo pra dominar-mos um pouco sobre o ciclo de vida do fungo.

To ainda aprendendo a postar por aqui... qq coisa mal feita ou que passar desapercebido por mim, podem xingar a vontade. Vale salientar q no momento em q decidi partir para um cultivo, me preparei muito, li, reli, estudei, continuo me aprimorando, e me preparando mentalmente para poder absorver coisas q só esse mundo mágico e infinito pode nos mostrar... A todos, muita paz e luz!!!

Foto teste - material básico pra início de conversa.....

Vermiculita - encontrei por aqui, só vendia em saco.... comprei um de 20Kg por r$ 14,90, acessível, não???
Material Básico 1.jpgsaco vermiculita.jpg
 
Colheitas

Então, como citei, estou fazendo colheitas fracionadas, quando chega a hora, eu colho o chapeludo....


Estou postando umas fotos, que mostram o aspecto dos cogus nos bolos e nos casing, e tb o último bolo que aniversariei, que espero muitos frutos. Praticamente , o flush está durando já uma semana. Quanto tempo ainda será que dura?


segue fotos...

paz e luz!
colheita 1.jpgcolheita 2.jpgultimo aniver.jpg
 
Fala MuiLok

Na 1ª foto é possível ver que os cogumelos estão " brotando" na lateral do bolo.

O micélio que envolve o bolo está fofo, saudabilíssimo.

É comum ver os cogumelos surgirem: no topo ou no fundo

Essas são áreas protegidas por vermiculita.

O micélio fica umedecido e não resseca.

Seu terrário deu ao bolos e casing condições perfeitas.

A umidade e circulação de ar estão equilibradas.

Tanto que as áreas que estão expostas estão saudáveis.

Pelo controle perfeito das condições de frutificação esse é um padrão de terrário.

Parabéns !!!!
 
Fala MuiLok

Na 1ª foto é possível ver que os cogumelos estão " brotando" na lateral do bolo.

O micélio que envolve o bolo está fofo, saudabilíssimo.

É comum ver os cogumelos surgirem: no topo ou no fundo

Essas são áreas protegidas por vermiculita.

O micélio fica umedecido e não resseca.

Seu terrário deu ao bolos e casing condições perfeitas.

A umidade e circulação de ar estão equilibradas.

Tanto que as áreas que estão expostas estão saudáveis.

Pelo controle perfeito das condições de frutificação esse é um padrão de terrário.

Parabéns !!!!

Ohhhhh!!!! Sinto-me mui honrado com esses elogios , ainda mais sendo de onde está partindo...:D :D :D

Pois é Maurício, estou tendo, além de tudo, um pouco de sorte, pois sou marinheiro de primeira viagem... mas com muita vontade, e criatividade!

Bom...segue o baile, paz e luz!!!

Então... Continuo com minha colheita, ontem na parte da noite, fiz duas, uma as 21:00, a segunda as 01:30 AM, e outra hoje, pela manhã. Ao meio dia, colho o resto, e vamo simbora!!!!!:eek:

Nas fotos, detalhes de alguns cogus colhidos.:cool:

Maurício, repara o que aconteceu com o bolo que frutificava pela lateral (com assepsia, vermiculita). Depois da colheita de hoje meio dia, ele volta à sua posição inicial.

Uma das fotos, detalha os cogus se estabelecendo no último bolo a ser aniversariado....

Paz, luz e um feliz natal a todos os seres aqui do CM:pos: :pos: :pos:
bolo de lado 1.jpgbolo de lado 2.jpgbolo de lado.jpg
 
Última edição por um moderador:
Lindas fotos lindo terrario muilok!
está lembrando de tirar MUITOS carimbos?
O melhor metodo de conservaçao de culturas é o compartilhamento de carimbos.
tendo um "banco" de cultivadores proximo a voc~e sempre terá carimbos frescos e ainda a possibilidade de ter mais tempo pros seus estudos com clonagem e isolamento de micelio.
nunca é tarde pra tirar aquela plaquinha de papelao de um cogumelo mais bonitão.
no mais, otimos resultados, um dos melhores entre iniciantes até agora.
uma duvida que sempre fica: e o azulamento como está?
estão ficando potentes?
 
Meus parabéns MuiLok, e que set é esse rapaz, que lugar fabuloso onde você vive, lindo demais!!!

Frequentava esse forum há uns 3 anos, na época do Spectrum, do Amanita's, Druida, marcosbj, gldtn, e só agora volto a frequentá-lo. Fiquei impressionado com a parafernália tecnológica que os novos users estão usando, logo nas primeiras tentativas. Eu cultivo sem nenhum apetrecho desse tipo, e usando PF-Tek clássica, às vezes incrementando-a com linhaça e níger, nem estava por dentro sobre o uso de cremogema... mas enfim, pelo menos vejo que o fórum cumpriu a sua parte, temos usuários que realmente levam a coisa a sério, parabéns mais uma vez, belíssima safra a sua!

Ah, se eu tivesse um lugar lindo como esse pra aproveitar as trips...
 
Lindas fotos lindo terrario muilok!
está lembrando de tirar MUITOS carimbos?
O melhor metodo de conservaçao de culturas é o compartilhamento de carimbos.
tendo um "banco" de cultivadores proximo a voc~e sempre terá carimbos frescos e ainda a possibilidade de ter mais tempo pros seus estudos com clonagem e isolamento de micelio.
nunca é tarde pra tirar aquela plaquinha de papelao de um cogumelo mais bonitão.
no mais, otimos resultados, um dos melhores entre iniciantes até agora.
uma duvida que sempre fica: e o azulamento como está?
estão ficando potentes?


Mermão!! Potência????? Kara, acho que é turbo + nitro!!! Passa dos 700CV, o pensamento deu 8 voltas no planeta em apenas 3.4 segundos!
Falando Sério! Logo, um lindo post MuiLok relatando experiência! estou editando fotos!

Bom...carimbos, não era meu 1º objetivo, mas agora no 2º flush, vou tirar alguns. Farei tb clonagens em meio líquido.

Resultados? kara, vc e mais alguns bruxos aqui do CM me ensinaram tudo, com os melhores professores, apenas fui um aluno esforçado e um pouco ousado... Sempre muito obrigado né galera!

Paz e luz...
 
Bruxos nao, somo irmaos que como você eram cegos até ONTEM, as cortinas estão se abrindo bem... pra todos nós.
agora cabe a nós asssistir o show e tirar suas proprias conclusoes.
o natal foi maravilhos pra muitos, que mereceram essa maravilha.:pos:
 
O Natal Mais Mágico da minha vida...

è.. realmente foi maravilhoso Irmão Boca! Muito colorido!

Então, como eu estava fazendo colheitas fracionadas, aí vai um mini-relatório do que colhi na semana passada...

20/12/06 10:30PM 3,0G
2cogus medios

21/12/16 12:30PM 3,5G
01 cogu perfeito

21/12/16 11:40PM 20,0G
03 cogu perfeito
04 cogu médios
02 abortos

22/12/06 12:50PM 19,0G
03 cogu perfeito
03 cogu medios
03 abortos

22/12/06 09:00PM 12,0G
02 cogu perfeito
01 cogu medio
04 abortos

22/12/06 23:45PM 10,0G
01 cogu perfeito
02 cogu medio
04 abortos

23/12/06 7:45AM 6,0G
01 cogu perfeito
02 pequenos

73,5gramas total

Este foi o total de cogus que colhi até sábado, ao meio dia. Mais 15 gramas haviam sido colhidas na semana passada.

Estas 73,5g, conforme fui colhendo, desde quarta, à noite, foram sendo limpas de vermiculita, pesadas, e colocadas em pote com fechamento, e dentro de um plástico vedado, colocado na geladeira. Acredito que pelo pouco tempo de exposição ao ar, e a baixa temperatura de conservação, não causaram quase ou nada de perda de potência.

Os colhidos essa semana estão sendo submetidos a secagem em túnel de vento.

Paz e luz....
 
Fala Muilok

Excelentes resultados.

Muito se deve a sua dedicação e criatividade.

Parabéns !!!

Lindas fotos lindo terrario muilok!
está lembrando de tirar MUITOS carimbos?
O melhor metodo de conservaçao de culturas é o compartilhamento de carimbos.
tendo um "banco" de cultivadores proximo a voc~e sempre terá carimbos frescos
e ainda a possibilidade de ter mais tempo pros seus estudos com clonagem e isolamento de micelio.
nunca é tarde pra tirar aquela plaquinha de papelao de um cogumelo mais bonitão.
no mais, otimos resultados, um dos melhores entre iniciantes até agora.
uma duvida que sempre fica: e o azulamento como está?
estão ficando potentes?


É também a minha opinião.
 
Última edição por um moderador:
Meus parabéns MuiLok, e que set é esse rapaz, que lugar fabuloso onde você vive, lindo demais!!!

Frequentava esse forum há uns 3 anos, na época do Spectrum, do Amanita's, Druida, marcosbj, gldtn, e só agora volto a frequentá-lo. Fiquei impressionado com a parafernália tecnológica que os novos users estão usando, logo nas primeiras tentativas. Eu cultivo sem nenhum apetrecho desse tipo, e usando PF-Tek clássica, às vezes incrementando-a com linhaça e níger, nem estava por dentro sobre o uso de cremogema... mas enfim, pelo menos vejo que o fórum cumpriu a sua parte, temos usuários que realmente levam a coisa a sério, parabéns mais uma vez, belíssima safra a sua!

Ah, se eu tivesse um lugar lindo como esse pra aproveitar as trips...


Olá colega, tudo ok? antes de tudo, muito obrigado pelos elogios, vlw mesmo.!

Bom... com essa bagagem, acredito que vc tb é um mago no cultivo de cogumelos,,, que tal voltar a ativa então???
Minha condição climática aqui fez com que eu me adaptasse a ela, foi assim que surgiu o controlador de temperatura... que, ainda em testes, se mostra um bom apetrecho pra quem quer levar a sério mesmo...

Mais uma vez, obrigado, e fica na ativa, podemo aprender muito juntos!!!

paz e luz!!!
 
Beleza, estou me interando ainda com o fórum, dando uma navegada nos posts, a coisa mudou bastante nesses últimos 3 anos, tudo está muito mais organizado, há uma estruturação muito boa do conteúdo, e uma padronização, que ajuda na coleta de informações. Mas o melhor mesmo é verificar que tem muita gente cultivando e trocando informações!

Depois de uma zanzada pelos diários de cultivo, penso em postar o mais breve possível um guia/diário sobre como cultivar utilizando-se do mínimo de estrutura possível, sem borbulhadores, sem perlita, uma espécie de "extremely poor man's tek", acho que os novatos no cultivo ficam um pouco assustados ao se depararem com tamanha parafernália usada por vocês, isso acaba desestimulando algumas pessoas que não têm muita grana pra comprar esses apetrechos...

Mas é isso, é bom estar de volta, e boas vibrações pra você, uma vez iniciada a jornada, não há como voltar atrás...
 
Claro amigo!

acho muito válido essa sua idéia, mostra pra todos como é simples conseguir cultivar os cogus!! E concordo que o pessoal se assusta, se um iniciante for direto no meu diário, pode se assustar sim, caso não esteja interado com todo conteúdo aqui do fórum.

No mais, vai seguindo, não desiste...

o que precisar, não exite em perguntar, o que estiver a meu alcançe, estou a disposição. Grande abraço!

paz e luz!!
 
Claro amigo!

acho muito válido essa sua idéia, mostra pra todos como é simples conseguir cultivar os cogus!! E concordo que o pessoal se assusta, se um iniciante for direto no meu diário, pode se assustar sim, caso não esteja interado com todo conteúdo aqui do fórum.

No mais, vai seguindo, não desiste...

o que precisar, não exite em perguntar, o que estiver a meu alcançe, estou a disposição. Grande abraço!
paz e luz!!


Fala MuiLok

Agora você fechou o ciclo.
 
:pos: Parabens Muilok, belo diario e BELO 1° CULTIVO

FELIZ 2007

Peace
 
Fala MuiLok

Agora você fechou o ciclo.

Fala Profeta!!! tudo ok amigo? Vamo lá né, entrando de sola em 2007!!!

Bom Irmão, o ensinamento daqui é sim um ciclo. Sempre que preciso, vcs estão aí pra dar aquela força toda especial, nada mais certo, que eu repasse o pouco que aprendi até agora, a alguém que tinha as mesmas dúvidas e dificuldades que eu. Essa é a essência do CM, não??? Bom, como sempre falei, aqui não é apenas um fórum, considero uma família. A particularidade de cada um aqui torna isso mais belo ainda. Eu não me sentiria bem se não conseguisse transmitir algo do que aprendi a quem precisa. Mas mesmo assim, a cada post meu, peço a vcs que se falo alguma besteira, corrijam. Assim, tudo fica mais claro, e eu, aprendendo, sempre.

Mind, brigado pelo elogio irmão, vamos entrar com novidades pra 2007, to chegando na área agora, depois de alguns dias off.... espero postar logo algo sobre meus novos projetos..... Já achou algum controlador por aí?

Bom... então, retornando , antes de tudo quero desejar um ótimo ano pra todos, que a gente, continue sempre muito "unido" por aqui.

Ontem, quando cheguei de viagem, perguntei a meu Pai, que ficou responsável de verificar o Gelo do meu trocador de temperatura...segundo ele, tá tudo ok, colocou gelo todos os dias, disse que sempre operou em 25ºC, conforme eu havia programado. Aí, a boa notícia.... quando saí de viagem (5º feira na noite), percebi que haviam diversos pins e cogus pequeninos... ele me disse que estão grandões!!!:D :D :D

Hoje ao meio dia, mato o rango e vou lá pro sítio verificar isso. Se achar um resultado satisfatório, posto como fiz pra "tentar" induzir rapidamente o 2º flush....(isso se eu perceber que funcionou).

Irmãos, amigos, e leitores aqui do fórum: um ótimo 2007, saúde pra todos, paz interior, harmonia no lar. Vamo entrá de sola, vamo botá pra quebrá!!!

Desespero !!!!

Bom Irmãos, fui agora ver como tinha ficado meu cultivo, após 4 dias em viagem... foi aí que me desesperei, pois eu, como marinheiro de primeira viagem, nunca passei por uma situação dessas... preciso uma ajuda aí pessoal... :(

Então, os cogus que eram apenas filhotes 6º feira, a 1 hora da matina, cresceram muito rápido... todos ou quase todos abriram o chapéu, um deles soltou os esporos (uma cor muito escura e intensa, linda) em cima da vermiculita do casing, outro na lateral do terrário...e por aí vai....

Como procedo agora?

Posso, em caráter emergencial, limpar os bolos, tirá-los do casing, talvez cortá-los em pedaços menores, mandar prum bulk? tava pensando em um bulk com esterco, pó de pinus + vermiculita, em uma bacia grande quadrada...depois cobrir com vermiculita, tipo casing...????:confused:

Os exemplares que colhi, sem o chapéu pesaram 40g... servem para experiências??? no caso, lavar e ferver bemmmmm?

Como limpo o terrário, melhor desativá-lo e lavar tudo???

é irmãos..., preciso de muita luz agora:luz:

Procederei da melhor maneira possível, no final da tarde.
desespero 1.jpgdesespero 2.jpgdesespero 3.jpgdesespero 4.jpg
 
E ai MuiLok! Parabéns pelo cultivo! Feliz 2007!

Sempre li para não deixar o cogumelo esporular sobre o bolo, pois aonde caem os esporos, não pina mais...

Acredito que possa resolver isso tirando uma camada de onde caíram os esporos e cobrindo com vermiculita ou pó de coco, previamente MUITO esterilizados. Pode até fazer uma experiência, tentar inocular algum pote/copo com pedaços desse substrato com esporos, afinal de contas já estão maduros para comer o micélio.

A idéia do bulk também é boa, mas eu arriscaria dar continuidade nos bolos...

Enfim, melhor esperar a palavra dos mais experientes do fórum. :)
 
é... parece qeu esporulou um pouco neh...
viu eu tava olhando os cogus.. parecem flores violetas, de tao virados no avesso que ficaram.
Acho lindo esse esforço dos bixinhos em se levantar o MAXIMO possivel acima da bosta e soltar seus esporos ao ar - Arremessando vida por onde passam.
muito lindos
quem assistia Popeye - os talinhos parecem as pernas daqueles bichos-monstro que viviam dentro do vulcão no havaí.
bem lokas as fotos viu Sir.
esporulou=ferrou :)
faz o que o kliphos falou e vira o casing, cobre a parte de cima novamente, faz uma "cama nova" de vermiculita... esse lugar onde esporulou nao vai pinar, e se pinar vai abortar.
colhe esses cogus todos primeiro ..2 ou 3 dias nao via fazer difereça no final das contas. CARIMBE! poxa tem vários cogus NO PONTO pra tirar ainda 2 ou 3 carimbos cada... entao nao perca a chance.

(tirada do topico: Cultivo da strain PES Amazonica do nosso Grande Mauricio)
 
Fala MuiLok

Os bolos não foram atingidos com esporos. Deixe como estão.

Quanto aos casing a camada de cobertura ficou muito negra, mas é melhor deixar assim, do que raspar colocar outra e arriscar contaminar.

Seu terrário faz a diferença é muito cogumelos virão ainda.

Se não for consumir de imediato seque no vento frio, depois sílica e guarde.
 
a colheita maldita

Kliphos, Boca e Maurício...... eu sabia né, sempre. Isso eu costumo chamar de um ÓTIMO TRABALHO EM EQUIPE !!! Obrigado pela luz!!!

Bom, então, vou postar algumas fotos da colheita que fiz hoje, no desespero...

Estou com uma dúvida.... acreditei ter colhido todos os cogus do 1º flush, que durou cerca de 10 dias, e foram destinados exclusivamente a experiência. Sexta, quando saí de viagem (1h da matina), estes novos cogus eram ainda pins, somente. Esses que colhi agora, em meu retorno, são do 1º ou do 2º flush??? sendo que fiz uma experiência, com choques térmicos no início da semana passada, vendo se talvez conseguisse adiantar o flush.

Será q consegui? Li que o intervalo entre um flush e outro, chega a até 15 dias? bom.... esse intervalo, foi assim. Apliquei choques na segunda feira, hoje, terça feira, uma semana depois, me deparo com essa surpresa.... alguém sabe falar algo sobre???

Bom, segue fotos....

paz e luz a todos!!
colheita maldita 1.jpgcolheita maldita 2.jpgcolheita maldita 3.jpg
 
Bem, não tenho experiência de cultivo com essa strain, mas o que posso dizer em relação ao cultivo de bolos em terrário é o seguinte:

- Se você fez dunk dos bolos (ou então essa técnica que eu nunca usei de injetar água nos bolos antes de aniversariar), os "flushes" iniciais costumam ser contínuos, ou seja... você tem cogumelos atingindo a fase de esporulação ao mesmo tempo que novos cogumelos estão a atingir a fase jovem...

O que eu faço é monitorar diariamente o cultivo, fazendo colheitas diárias. Dá mais trabalho, mas você aproveita bem melhor todo o potencial dos seus cakes!!

Depois de cerca de 25 dias (o que nos meus cultivos significa fim do "segundo flush") eu volto a fazer dunk nos bolos, aproveito o procedimento pra dar uma limpeza total no terrário, troca de água, etc...

Agora o seu caso é mais grave, eles esporularam nos bolos... Analisando as fotos enviadas, eu recomendaria, no caso dos cakes, que você fizesse a retirada da vermiculita em volta dos bolos, com uma colher esterilizada, e fizesse um dunk com água mineral+água oxigenada (na proporção de 1/15)... 24 horas na geladeira... depois colocá-los de novo no terrário.

Sobre os casings, eu sinceramente não tenho experiência suficiente pra te recomendar algo, creio que o melhor é fazer um bunk mesmo, por que o casing não vai vingar mais pra frutificar, provavelmente...
 
Back
Top