Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Lá Vai!!! 1º cultivo cogumelístico do Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Bom pessoal, é com imenso prazer que inicio neste abençoado momento, um diário de meu 1º cultivo de Psilocibe Cubensis. Todo diário e material por aqui encontrado serve para aprendizado, e está a disposição de todos os usuários do CM, para aprendermos juntos e desenvolver-nos, seja tecnicamente e espiritualmente. Algumas técnicas foram adaptadas a minha realidade, outras ainda estão em estudo. Mas, de alguma forma, somente com um 1º cultivo pra dominar-mos um pouco sobre o ciclo de vida do fungo.

To ainda aprendendo a postar por aqui... qq coisa mal feita ou que passar desapercebido por mim, podem xingar a vontade. Vale salientar q no momento em q decidi partir para um cultivo, me preparei muito, li, reli, estudei, continuo me aprimorando, e me preparando mentalmente para poder absorver coisas q só esse mundo mágico e infinito pode nos mostrar... A todos, muita paz e luz!!!

Foto teste - material básico pra início de conversa.....

Vermiculita - encontrei por aqui, só vendia em saco.... comprei um de 20Kg por r$ 14,90, acessível, não???
Material Básico 1.jpgsaco vermiculita.jpg
 
Mutcho Loko!!!

Fala Galera!!!

Pois é, o carimbo q usei era muito forte mesmo, como citei no fornecedor...coisa de um mestre aqui do forum.

Grande Maurício, obrigado pelas vibes, SoBoRo e Kiqstar, da mesma forma! Acho q agora preciso muito dessa energia!!!


Estamos conectados no seu cultivo, enviando boas vibrações.


Bom, segundo estudos, na incubação, seria ideal manter uma temperatura próxima a 29º, durante todo esse período, facilitando assim o crescimento do micélio...quanto mais forte este se instalar, menor o risco de contaminantes.



A temperatura pode oscilar, não é necessário fixar em 28º, 29º C.

Não pode é está muito baixa (23º C) ou muito alta (31º C).



Parti então em busca de um meio a estabilizar a temperatura no ambiente em que ficariam depositados os bolos durante a incubação...



Enrole os potes em um cobertor limpo.

Guarde em caixa de papelão limpa (jogue spray de lysol na caixa antes de por os potes embrulhados).

Depois disso, só abra após uns 7 dias para ver como está.

A colonização gera calor que estará conservado pelo cobertor.


Segue no próximo capítulo...


Paz e Luz!!


Anda com fé que a fé não deixa falhar
 
Mutcho Loko!!!

Anda com fé que a fé não deixa falhar


Mandou bem Profeta!!!! esse é o caminho!!!!


Bom...meu procedimento pra manter a temperatura ideal no ambiente da incubação, é muito simples, e montado com os seguintes componentes:
01 aquecedor de aquário de 2,5w
01 garrafa plastica 600ml
borracha de silicone
plugue macho
água de poço artesiano fervida

Bem simples, fiz o seguinte... peguei a garrafa pet, lavei bem e eliminei o rótulo e adesivos, coloquei pra ferver 1L de água de poço, evitando assim o aparecimento de fungos e outros contaminantes na água. Isso garante o aspecto limpo dela. Cortei o fio do aqueçedor, o mais próximo possível da plugue dele, q foi descartado. Fiz um pequeno furo na tampa da garrafa, na qual passei o fio de alimentação do aqueçedor, vedei bem com borracha de silicone, dos lados interno e externo. Instalei o plug na extremidade do fio.

Coloquei a água na garrafa, o aquecedor dentro, enrosquei a tampa e pronto! temos aí o aqueçedor para aumentar a temperatura do ambiente quando necessário. Como a temperatura aqui oscila muito... utilizo ele ligado direto..tem dias q estamos com 12º ambiente, e consigo manter dentro da caixa 24º... ontem q a temperatura estava mais amena, o aquecedor manteu 28º, medidos com um termômetro de ambiente no interno da caixa.

Só não encontrei por aqui o spray de Lysol, e ninguém soube me informar onde eu encontrava ou se existia produto semelhante...alguém por aí sabe??

Segue alguns detalhes da montagem do aqueçedor...

Obrigado a todos pelas vibrações... o micélio está sentido isso!!!

vlw, paz e luz a todos
aquecedor detalhe.jpgdetalhe tampa aquecedor.jpg
 
Inoculação

Bom, passado 36 horas em que a minha seringa se encontrava na geladeira, então parti para a inoculação dos bolos. Agitei mais uma vez muito bem a seringa, preparei os bolos para tal.

Cada bolo recebeu em sua tampa uma cruz de micropore, ficando assim as 4 extremidades da mesma fazendo referência aos furos que eu faria. Isso ajuda a manter a seringa firme no momento da inoculação, evitando tremer, rasgando assim o papel alumínio. A cada furo feito, a agulha era limpa com algodão e alcool, e flambada com chama.

Os quatro primeiros bolos a serem inoculados foram os bolos com substrato a base de grãos de trigo + vermiculita + cremogema. A cada furo e a cada limpeza da agulha, já tapava o furo com micropore, evitando assim entrada de possíveis contaminações pelo orifício da inoculação.

Faltou um pouquinho de prática com a seringa, e tb, para melhores resultados, o uso de uma seringa de menor capacidade, pois fica difícil conseguir injetar apenas 1ml por furo... foi aí que percebi que faltariam esporos pra conseguir inocular tudo... já havia inoculado 4bolos com graos de trigo, 1 apenas 1 bolo com substrato a base de FAI. No desespero, cometi um grande pecado... puxei água da torneira pra dentro da seringa, e inoculei os 3 bolos restantes.

Todos os 8 bolos foram para dentro de uma caixa de papelão, fechada e escura, juntamente com um aquecedor que fiz pra manter a temperatura nesse ambiente, já que por aqui a variação de temperatura é muito grande.
 
Cara boa sorte ai no seu cultivo estamos todos enviando boas vibrações pra que tudo fique branquinho!!!rsrs
Sou novato aqui e estou aprendendo muito com sua experiencia e aguardando meu primeiro encontro com nossos amigos de chapeu!!!
abraço e good vibration a todos!!
 
Inoculação

Cada bolo recebeu em sua tampa uma cruz de micropore, ficando assim as 4 extremidades da mesma fazendo referência aos furos que eu faria. Isso ajuda a manter a seringa firme no momento da inoculação, evitando tremer, rasgando assim o papel alumínio.

hummm... tecnica interessante! :eek:
 
Inoculação

Faltou um pouquinho de prática com a seringa, e tb, para melhores resultados, o uso de uma seringa de menor capacidade, pois fica difícil conseguir injetar apenas 1ml por furo... foi aí que percebi que faltariam esporos pra conseguir inocular tudo... já havia inoculado 4bolos com graos de trigo, 1 apenas 1 bolo com substrato a base de FAI. No desespero, cometi um grande pecado... puxei água da torneira pra dentro da seringa, e inoculei os 3 bolos restantes.



Esses vão contaminar.



Todos os 8 bolos foram para dentro de uma caixa de papelão, fechada e escura, juntamente com um aquecedor que fiz pra manter a temperatura nesse ambiente, já que por aqui a variação de temperatura é muito grande.[/QUOTE]


Tirando os 3 bolos nos quais você injetou água da torneira, os demais devem colonizar sem problemas.

Sucesso.
 
Eu tambem sou iniciante, mais...
1ml por furo?
4ml por copo é muito, ainda mais que a seringa ta escura, bombando de esporos, inocule 1ml por copo, ou seja 1/4 de ml por furo ou apenas um furo no centro inoculando 1 ml.

Abraços
 
Muito bom, bom mesmo. Good vibes for you now. Bem detalhado esse seu cultivo. Aguardamos a frutificação, que seja bem abundante. Hoje a tarde postarei a foto do primeiro pin que apareceu em um dos meus bolos.
 
irmãos!!

Pessoal!! Muito obrigado pela força. O micélio nesses últimos dias parece que deu uma engordada!!! tá o bicho!!!

Vlw mesmo pelas vibes!!! podemos sentí-las!

Bom, então, o que rolou foi o seguinte: estive um pouco ausente nesses últimos dias, e tb atarefado com a confecção de meu terrário a qual fiz com muito amor e carinho!

A situação é a seguinte: estamos hoje, 30/11 no 27º dia da inoculação. Relembrando, 4 bolos com grãos de trigo + cremogema + vermiculita, e 4 bolos com FAI + vermiculita, inoculados com esporos strain "THAI".

Os bolos com grãos apresentaram um aparecimento do micélio muito forte no início ainda, apenas com 3 dias. depois disso, mostraram-se mais tímidos, sendo ultrapassados pelos bolos FAI. Até o copo rachado tá bombando (trigo).

Foi aí então, que apareceu um contaminante verde, num bolo a base de trigo. Ferozmente, tomou todo o espaço, por fim, devorando agora até o micélio. 1 baixa por enquanto.

Os outro 3 bolos restantes com Grãos, até agora não apresentaram contaminação, porém estão um pouquinho devagar, acho que apenas 80º já está colonizado. Estão bem, mas o micélio não está se expandindo de forma rizomórfica (acho que é isso), ou seja, em fios, parece mais um algodão em crescimento.

Dos outro 4 bolos com FAI, como a gente já sabe da "cagada" feita, 2 apresentaram contaminação, surgiu apenas nesses últimos dias, e parece algo meio superficial. Alguém aí sabe se posso, ao aniversariar, raspar ou cortar a superfície com um estilete, e utilizar enterrando-o num substrato bulk???

1 bolo FAI apresentou um tipo de contaminação amarela, acho q por excesso de umidade. A medida que o micélio toma conta do bolo, parece que vai expulsando a umidade do bolo, vindo a mesma para a superfície interna do copo. isso é normal? Numa Atitude desesperada e Ninja, sacudi um pouco o bolo, a vermiculita do selo se deslocou, reteu umidade. ele tá 90% colonizado. será q dá pra ocupar?

Bom.. o ninja agora...Um Bolo FAi tá 95% colonizado, sem nada de contaminações. Se comporta muito bem!!!

Acredito que no meu próximo, fazendo uso de esterilização com panela de pressão, terei resultados próximos a 100%, pois estou aprendendo e crescendo muito com esse cultivo.

Logo que conseguir, posto fotos dos bolos!!!

Próxima fase... o terrário do Sir. MuiLok!!! aguardem novidades...

Paz e luz a todos os irmãos do teonanacatl.org
 

Foi aí então, que apareceu um contaminante verde, num bolo a base de trigo. Ferozmente, tomou todo o espaço, por fim, devorando agora até o micélio. 1 baixa por enquanto.


DESCARTE O BOLO , VEDADO MESMO DE PREFERENCIA.



Os outro 3 bolos restantes com Grãos, até agora não apresentaram contaminação, porém estão um pouquinho devagar, acho que apenas 80º já está colonizado. Estão bem, mas o micélio não está se expandindo de forma rizomórfica (acho que é isso), ou seja, em fios, parece mais um algodão em crescimento.

identifica que o micelio já tem noçao total do substrato em que se eencontra e entrou na fase final de colonizaçao
OU temperatura muito alta na incubadora.


Dos outro 4 bolos com FAI, como a gente já sabe da "cagada" feita, 2 apresentaram contaminação, surgiu apenas nesses últimos dias, e parece algo meio superficial. Alguém aí sabe se posso, ao aniversariar, raspar ou cortar a superfície com um estilete, e utilizar enterrando-o num substrato bulk???


tenta arrumar material pra inocular em PAPELAO, e fazer uma clonagem a partir de MULTI- micelios, o THAi aceita muito bem ser manipulado e clonado, é uma otima oportunidade de expandir seus conhecimentos e nao perder a strain. leia sobre Clonagem


1 bolo FAI apresentou um tipo de contaminação amarela, acho q por excesso de umidade. A medida que o micélio toma conta do bolo, parece que vai expulsando a umidade do bolo, vindo a mesma para a superfície interna do copo. isso é normal? Numa Atitude desesperada e Ninja, sacudi um pouco o bolo, a vermiculita do selo se deslocou, reteu umidade. ele tá 90% colonizado. será q dá pra ocupar?

sim, amarelo quase sempre = bacterias, utilize agua oxigenada e cloro na agua de dunk e tudo deve se resolver.

Bom.. o ninja agora...Um Bolo FAi tá 95% colonizado, sem nada de contaminações. Se comporta muito bem!!!

parabens reta final acelera até o fim e corre pro abraço
Acredito que no meu próximo, fazendo uso de esterilização com panela de pressão, terei resultados próximos a 100%, pois estou aprendendo e crescendo muito com esse cultivo.

pode fazer os proximos bolos jah com material clonado dos copos contaminados, economizará tempo e dinheiro :) estude essa possibilidade.

Logo que conseguir, posto fotos dos bolos!!!

Próxima fase... o terrário do Sir. MuiLok!!! aguardem novidades...

Paz e luz a todos os irmãos do teonanacatl.org

Estamos todos no aguardo!:pos::pos:

peito do pé amarelo - pega pega muleke que nao pega pé no chao, dedao redondo caminha pela trilha que nao se guia por sol terra sangue preto e deixa marca no chão!
 
Morta... valeu pelas dicas.... apesar da constante correria que este mundo está exigindo de mim... procuro esta semana material sobre clonagem, a fim de enriquecer conhecimentos, e até pq agora to realmente precisando absorver essas técnicas....

Qual o tempo máximo que posso deixar os bolos colonizados agora?? pois aqueles que não se encontram 100%, gostaria de deixar mais alguns dias, existe tempo-limite? como procedo??

Sei que existem tecnicas para.... aumentar a umidade, e choque termico pra dar inicio ao estágio de frutificação.... injeto água destilada direto no bolo, ainda dentro do copo? vai com copo e tudo pra geladeira???

Paz e luz...
 
Olá Irmãos de Causa!!! Ressurjo dos confins do universo, para dar continuidade ao meu diário de cultivo. Peço desculpas a voces e a mim mesmo por não poder dedicar um pouco mais de tempo ao meu cultivo, e principalmente ao meu diário aqui no cm... o bicho tá pegando...mesmo!!

Bom, no dia 3/12, fez 30 dias que inoculei meus bolos.
Vou postar algumas fotos, gostaria que me vcs comentassem sobre a situação.

As fotos abaixo, ilustram dois bolos com substrato a base de FAI + vermiculita, na qual num ato de desespero... emendei água da torneira pra dentro do bolo, pois minha seringa estava acabando...

Os bolos FAI apresentaram um surgimento de micélio mais acelerado que bolos com graos de trigo, e a medida em que o micélio ia colonizando o bolo, parecia que expulsava umidade de dentro deste, depositando gotículas na parede interna do copo...somente depois de 20 dias, quando eu já cantava vitória... começaram a aparecem pequenos pontos de contaminação, o que, muito rápido, ultrapassou o ritmo de desenvolvimento do micélio e tomou conta. Segue fotos, por favor ajudem!!!

Minha intenção é isolar o micélio ainda sadio... e tentar clonar... li algo sobre clonagem em papelão, acho que esta é a técnica que utilizarei. Alguém aí pode me dar umas dicas???

vlw, paz e luz!!!

Fotos: bolos contaminados, com substrato a base de FAI + Vermiculita. Detalhe para o micélio não contaminado.
contaminação micelio p clone.jpgcontaminação micelio p clone 2.jpg
 
Fala MuiLok!

Toma muito cuidado ao manusear essas contaminações, Assim como o Mauricío e o Morta sempre falam, use uma mascara na cara óculos de proteção e luvas.
É arriscado continuar com esses bolos, pra não ficar no prejuizo, pegue um dos bolos saudáveis e faça um bulk com pó de côco + café + leite de magnésia, assim como o Psilocibec e eu, pra esterelizar não precisei de panela de pressão, te aconselho fazer o bulk pois toma menos tempo do que os bolos PF, você pode largá-los uns 3 dias sem mexer que ele segue o caminho para os frutos. Depois dê uma olhada nesses posts.


1- https://teonanacatl.org/threads/cultivo-bulk-de-tasmanianos-em-pó-de-coco-café.854/
2- https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-tasmanianos-pipoca-e-esterco-bovino.951/

esses contaminantes estão feios pra burro! :eek:
 
Obrigado pelas dicas Zalinsk!! segue os estudos...

As fotos abaixo ilustram o estado (mau estado) de dois bolos FAI, que apresentaram contaminação, acredito que por excesso de líquido no substrato??

Em mais um ato de desespero, sacudi um bolo, até que se deslocasse, então a vermiculita do selo, ocupou espaços e absorveu quase que totalmente essa umidade, ficando porém marcas de coloração amarelada em pontos isolados do bolo.

O bolo que sacudi muito, se desprendeu e acabou achatando o micélio. Percebo agora, que passado uns dias, o mesmo voltou a se desenvolver, preenchendo espaço exitente entre superfície do bolo e superfície do vidro do copo. Será que tem alguma chance??
contaminante amarelo bolo fai.jpgcontaminante amarelo bolo fai 2.jpgcontaminante amarelo bolo fai 3.jpgcontaminante amarelo bolo fai 4.jpg

tá devagar...

Mais uma que me aconteceu, e me pergunto o porque que não aconteceu com os outros bolos (que sorte)

No início, o micélio estava se desenvolvendo muito bem, mas infelizmente surgiu um contaminante verde, muito devagar no início, eu tinha a impressão que o micélio ia acabar com ele... engano meu. Ferozmente, o verde avançou, e rapidamente consumiu tudo e todos....que final infeliz este... fiquei muito chocado... além de prometer para mim mesmo dobrar meus cuidados com assepssia.. ah, e comprei tb uma panela de pressão agora!!!

Como ontem fez 30 dias exatos da inoculação, e eu não tinha feito furos no papel alumínio... peguei os bolos, fiz um pequeno corte no papel aluminio, promovendo assim troca de gases. Pro meu espanto, 24 horas depois, pude perceber manchas no filtro que ficou exposto... resultado dos gases???

paz e luz...
contaminante verde.jpgtampa superior amarelada.jpg

bolos grãos de trigo + vermiculita + cremogema

Bom... até agora só coloquei tragédia aí... mas agora vamos amenizar a coisa...

Tenho 3 bolos com substrato a base de grãos de trigo, vermiculita, turbinado com cremogema. Estes, se comparando com os bolos FAI, apresentaram primeiro o aparecimento do micélio, tava bombando mesmo, mas ultimamente, percebo que a colonização se tornou lenta... o por que será disto??

Estava contente por eles não apresentarem contaminação até agora, mas estamos no 32º dia de inoculação, e não estão 100% colonizados, o que devo fazer agora?

Será que podem estar assim por falta de umidade no bolo? O que pode ter retardado tanto o crescimento do micélio?? Existe alguma técnica de injetar agua + cremogema... fortalecendo o micélio, ou estou delirando???

Vamos lá galera... ajudem aí!!! Paz e luz!!
aspecto bolos graos trigo colonizado.jpgaspecto bolos graos trigo colonizado 2.jpg

Bolo FAI Ninja!!! esse é foda!!!

Bom pessoal, estou com um bolo aqui, a base de FAI + vermiculita, que está se portando muito bem. Não está 100% colonizado, percebe-se que o fundo do copo ainda não está 100%... porém, é o melhor que tenho até agora.

Aí então, estou numa situação delicada... de 8 bolos, apenas 4 não contaminaram, 1 está quase, e os outros 3 com grãos, a situação deles está atrasada...relatada no post acima.

Bom pessoal mais experiente, como procederiam agora?? aguardo os bolos de trigo?? porque será que demoram tanto?

Aniversario o bolo Ninja, ou aguardo mais alguns dias?? o que faço com ele para melhor aproveitá-lo?? Sendo que nesse 1º cultivo, meu objetivo maior é a experiência. Já estou me encaminhando prum segundo cultivo.

Ahhh.. se comportaria melhor um substrato a base de FAI, níger, vermiculita e cremogema??? Não adicionei nada de cremogema nos bolos FAI, e justamente este está se dando melhor até agora...

Bom , estou com meu terrário pronto, só aguardando...

Pessoal, paz e luz.... me iluminem tb!!!!
bolo fai ninja quase 100%.jpgbolo fai ninja quase 100%  3.jpgbolo fai ninja quase 100%  2.jpg
 
Última edição por um moderador:
Fala Muilok, cara as fotos estão desfocadas tira elas com a camera um pouco mais longe dos copos, repare que o fundo das fotos tem foco(nitidez) deixe o copo bem no ponto do fundo da foto ou regule o foco da máquina.

Bom é seguinte pelo que entendi tem só um copo pronto e sem contaminantes, como eu te disse acima, um copo só vai dar poucos cogus, mais se quiser experiência com bolos PF, continue com os bolos mesmo.

Outra coisa tire logo esses copos contaminados de perto dos sãos(caso estejam perto), deixe eles fora de casa ou enterre-os, depois de manusear os contaminados não chegue perto dos sãos se não vai contaminar.

Faz um bulk com pelo menos um dos copos! não vai se arrepender, só que toma muiiiiiitttooooo cuidado pra não contaminar, muito mesmo pelo que estou vendo os seus bolos estão com muito azar! Mais vai firme, que quando eles nascerem você vai dar rizada! Auhuhua é muito legal mesmo.
 
faça como eu pra tirar fotos:
um tripé Basico de 1,99
um jornal qualquer embaixo dos bolos +1,99
um papel branco de fundo (sulfite) +0,05
uma camera qualquer a 30 centimetros ou mais do pote e ligue a opção MACRO , uma florzinha. se a camera tiver no tripé ela nao treme.
a folha branca atras facilita o foco.
tire fotos em qualidade MEDIA na sua camera, facilita pra gente verr e deixa o forum mais fluido.
(o psilo reclama que nao consegue ver NADA na net discada. tem fotos de 850 kb!!!)
 
Back
Top