Obrigado pelas dicas Zalinsk!! segue os estudos...
As fotos abaixo ilustram o estado (mau estado) de dois
bolos FAI, que apresentaram contaminação, acredito que por excesso de líquido no substrato??
Em mais um ato de desespero, sacudi um bolo, até que se deslocasse, então a
vermiculita do selo, ocupou espaços e absorveu quase que totalmente essa
umidade, ficando porém marcas de coloração amarelada em pontos isolados do bolo.
O bolo que sacudi muito, se desprendeu e acabou achatando o
micélio. Percebo agora, que passado uns dias, o mesmo voltou a se desenvolver, preenchendo espaço exitente entre superfície do bolo e superfície do vidro do copo. Será que tem alguma chance??
tá devagar...
Mais uma que me aconteceu, e me pergunto o porque que não aconteceu com os outros bolos (que sorte)
No início, o micélio estava se desenvolvendo muito bem, mas infelizmente surgiu um
contaminante verde, muito devagar no início, eu tinha a impressão que o micélio ia acabar com ele... engano meu. Ferozmente, o verde avançou, e rapidamente consumiu tudo e todos....que final infeliz este... fiquei muito chocado... além de prometer para mim mesmo dobrar meus cuidados com assepssia.. ah, e comprei tb uma panela de pressão agora!!!
Como ontem fez 30 dias exatos da inoculação, e eu não tinha feito furos no papel alumínio... peguei os bolos, fiz um pequeno corte no papel aluminio, promovendo assim troca de gases. Pro meu espanto, 24 horas depois, pude perceber manchas no filtro que ficou exposto... resultado dos gases???
paz e luz...
bolos grãos de trigo + vermiculita + cremogema
Bom... até agora só coloquei tragédia aí... mas agora vamos amenizar a coisa...
Tenho 3 bolos com substrato a base de grãos de trigo, vermiculita, turbinado com cremogema. Estes, se comparando com os bolos FAI, apresentaram primeiro o aparecimento do micélio, tava bombando mesmo, mas ultimamente, percebo que a colonização se tornou lenta... o por que será disto??
Estava contente por eles não apresentarem contaminação até agora, mas estamos no 32º dia de inoculação, e não estão 100% colonizados, o que devo fazer agora?
Será que podem estar assim por falta de umidade no bolo? O que pode ter retardado tanto o crescimento do micélio?? Existe alguma técnica de injetar agua + cremogema... fortalecendo o micélio, ou estou delirando???
Vamos lá galera... ajudem aí!!! Paz e luz!!
Bolo FAI Ninja!!! esse é foda!!!
Bom pessoal, estou com um bolo aqui, a base de FAI + vermiculita, que está se portando muito bem. Não está 100% colonizado, percebe-se que o fundo do copo ainda não está 100%... porém, é o melhor que tenho até agora.
Aí então, estou numa situação delicada... de 8 bolos, apenas 4 não contaminaram, 1 está quase, e os outros 3 com grãos, a situação deles está atrasada...relatada no post acima.
Bom pessoal mais experiente, como procederiam agora?? aguardo os bolos de trigo?? porque será que demoram tanto?
Aniversario o bolo Ninja, ou aguardo mais alguns dias?? o que faço com ele para melhor aproveitá-lo?? Sendo que nesse 1º cultivo, meu objetivo maior é a experiência. Já estou me encaminhando prum segundo cultivo.
Ahhh.. se comportaria melhor um substrato a base de FAI, níger, vermiculita e cremogema??? Não adicionei nada de cremogema nos bolos FAI, e justamente este está se dando melhor até agora...
Bom , estou com meu
terrário pronto, só aguardando...
Pessoal, paz e luz.... me iluminem tb!!!!