Pessoal, devido ao tempo ser escasso pra mim, podem ocorrer divergências entre algumas informações por mim postadas, tal como desordem cronológica dos acontecimentos do cultivo.
Mas conto com a ajuda de todos aí pra fecharmos esse diário lá no futuro breve, com chave de ouro, e com um delicioso chá pra comemoração!!!
Um bela noite, após uma longa conversa com um ser, disse-me ele que trazia algo de muito bom para mim, algo simples na qual eu levaria para toda minha vida...entregou-me uma senha, deu-me um endereço, e falou pra mim usar a sabedoria, humildade, criatividade, e estudar muito enquanto aguardava algo ainda desconhecido, que chegaria a mim de uma maneira simples, e de muito longe...aí começa uma história que é mais ou menos assim...
Recebi de um grande mestre, um carimbo de
esporos...um não!!! dois!!! nas suas strains THAI e PESA, em uma breve conversa com meu Mestre, disse-me sabiamente pra iniciar pelo Thai. Estudei os princípios do cultivo, decidi então fazer o mesmo, com 2 tipos de substrato...
1º) substrato:
vermiculita, farinha de arroz integral
2º) substrato: vermiculita, graos de trigo, cremogema
Conforme estudos, decidi usar copos de whiski, não cabe aqui relatar o porque da escolha, só que servem direitinho pro nosso objetivo. Fiz, então, as misturas de preparo de substrato, a qual segui a seguinte receita:
1º subst) 1 copo de whisky de vermiculita, 1/2 copo de farinha de arroz integral, 120ml de água de poço artesiano fervida. Achei fácil essa medida, pois com uma seringa de 20ml q eu possuia ia acrescentando água à mistura, falcilmente medindo os desejados 120ml. A farinha de arroz integral (FAI) não encontrei, então comprei arroz integral, coloquei no liquidificador e pronto! (atenção pra não moer muito fino, tem q ser meio-termo)
a seguir, aspecto da mistura com FAI + vermiculita, na fase inicial de preparo dos
bolos PF
Fala Calango, tudo na paz?!?!!!!!
Já preparei sim cara, to postando agora o início do diário, pq o tempo tá escasso... por isso ainda dessa desorganização toda...
Pode acontecer de eu me atropelar nas idéias, isso tudo por causa da correria por aqui... ma tamo aê pra se ajudar né kara, conto com vc!!!
No momento estou no 20º dia da inoculação... com alguns contratempos, mas satisfeito com o resultado obtido até agora.
Kara, como falei antes...qq coisa podem comentar a vontade, aprendemos juntos assim!!
vlw, forte abraço a todos por aqui!
O 2º substrato utilizado para esse cultivo, foi preparado a partir de misturas de grãos de trigo, vermiculita e aditivado com cremogema (CREM, CREMOGEMA CREMOGEMA, É A COISA MAIS GOSTOSA DESSE MUNDO...). As quantidades, conforme o preparo do substrato 1, são: 1 copo de whisky de vermiculita, 1/2 copo de grãos de trigo (já cozidos) e 1 colher de sopa rasa de cremogema, 120 ml de água de poço artesiano fervida.
O trigo foi preparado da seguinte maneira: 24 horas de molho em um recepiente com água, trocas de água, depois fervido 30 minutos em panela de alumínio / fogareiro (foto), após escorrido por 20 minutos, a fim de eliminar o excesso de água. Feito isso, meia colher de Cremogema foi misturada aos grãos de trigo, e mais meia misturada no produto final, da mistura de grãos + vermiculita. (fotos)
As medidas acima citadas dão bem certo pra quem quer preparar 4 copos de substrato, sem perdas.
Resumo do Cultivo
RESUMO DO CULTIVO
DATA DO INÍCIO: 02/11/06 que dia em....?!
Strain Cultivada: THAI
REGIÃO: Sul
TEMPERATURA: Muita variação, VTemp = 8º a 32º
SUBSTRATO: 4 bolos -grãos de trigo + cremogema + vermiculita
4 bolos - FAI + vermiculita
ESTERILIZAÇÃO: Processo arcaico de banho-maria, 80 minutos em fogareiro
INOCULAÇÃO: Seringa Multi Esporos
DATA DA INOCULAÇÃO: 03/11/2006
PRINT: Fornecido por um MESTRE aqui do CM (ETERNA GRATIDÃO!)
TEMPERATURA DE
INCUBAÇÃO: Média 27º, mantida com aquecedor
Atualizo conforme dá!