Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Lá Vai!!! 1º cultivo cogumelístico do Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Bom pessoal, é com imenso prazer que inicio neste abençoado momento, um diário de meu 1º cultivo de Psilocibe Cubensis. Todo diário e material por aqui encontrado serve para aprendizado, e está a disposição de todos os usuários do CM, para aprendermos juntos e desenvolver-nos, seja tecnicamente e espiritualmente. Algumas técnicas foram adaptadas a minha realidade, outras ainda estão em estudo. Mas, de alguma forma, somente com um 1º cultivo pra dominar-mos um pouco sobre o ciclo de vida do fungo.

To ainda aprendendo a postar por aqui... qq coisa mal feita ou que passar desapercebido por mim, podem xingar a vontade. Vale salientar q no momento em q decidi partir para um cultivo, me preparei muito, li, reli, estudei, continuo me aprimorando, e me preparando mentalmente para poder absorver coisas q só esse mundo mágico e infinito pode nos mostrar... A todos, muita paz e luz!!!

Foto teste - material básico pra início de conversa.....

Vermiculita - encontrei por aqui, só vendia em saco.... comprei um de 20Kg por r$ 14,90, acessível, não???
Material Básico 1.jpgsaco vermiculita.jpg
 
Maravilha, mais eu nao gostei de nao ter visto luvas de procedimento na foto!

Do resto tah legal, sugiro vc utilizar agua destilada pra seringa pelo menos! do mais, estamos torcendo pelo seu cultivo, então começe logo pra gente começar a te ajudar! :D :pos: logo estaremos aprendendo com vc!

Abraço!
 
É isso aí cara, vai fundo nesse mundo mágico dos cogumelos, eu também sou novo no ramo, mas estamos no lugar certo, aki só tem PRO, e são todos gente boa, ajudam mesmo.
Goooooooooooood Vibes;)
 
Fala MuiLok

Acrescento as luvas lembradas pelo TioDena:

Para os procedimentos:

- Papel toalha
- Papel alumínio
- Lysol
- Fita durex
- Tesoura
- Copinhos de cachaça
- Colheres

Uso Pessoal:

- Touca para o cabelo
- Camisa de algodão mangas compridas
 
Bom Galera, vamos já alimentando esse diário com informações...

Tio Dena, MindStates e Maurício... brigado pelas dicas... realmente esse material não pode passar desapercebido... mas tá tudo na mão, só não tá na foto. Bom... sabe como é, 1º cultivo...até pegar a manha... tive alguns probleminhas com contaminações... mais adiante falaremos disso.
 
Bom Galera, vamos já alimentando esse diário com informações...

Tio Dena, MindStates e Maurício... brigado pelas dicas... realmente esse material não pode passar desapercebido... mas tá tudo na mão, só não tá na foto. Bom... sabe como é, 1º cultivo...até pegar a manha... tive alguns probleminhas com contaminações... mais adiante falaremos disso.

Fala mano, beleza. Você já preparou o substrato, a seringa multiesporos, já esterelizou e tudo? Um abraço e good vibes.
 
Pessoal, devido ao tempo ser escasso pra mim, podem ocorrer divergências entre algumas informações por mim postadas, tal como desordem cronológica dos acontecimentos do cultivo.

Mas conto com a ajuda de todos aí pra fecharmos esse diário lá no futuro breve, com chave de ouro, e com um delicioso chá pra comemoração!!!

Um bela noite, após uma longa conversa com um ser, disse-me ele que trazia algo de muito bom para mim, algo simples na qual eu levaria para toda minha vida...entregou-me uma senha, deu-me um endereço, e falou pra mim usar a sabedoria, humildade, criatividade, e estudar muito enquanto aguardava algo ainda desconhecido, que chegaria a mim de uma maneira simples, e de muito longe...aí começa uma história que é mais ou menos assim...

Recebi de um grande mestre, um carimbo de esporos...um não!!! dois!!! nas suas strains THAI e PESA, em uma breve conversa com meu Mestre, disse-me sabiamente pra iniciar pelo Thai. Estudei os princípios do cultivo, decidi então fazer o mesmo, com 2 tipos de substrato...

1º) substrato: vermiculita, farinha de arroz integral
2º) substrato: vermiculita, graos de trigo, cremogema

Conforme estudos, decidi usar copos de whiski, não cabe aqui relatar o porque da escolha, só que servem direitinho pro nosso objetivo. Fiz, então, as misturas de preparo de substrato, a qual segui a seguinte receita:

1º subst) 1 copo de whisky de vermiculita, 1/2 copo de farinha de arroz integral, 120ml de água de poço artesiano fervida. Achei fácil essa medida, pois com uma seringa de 20ml q eu possuia ia acrescentando água à mistura, falcilmente medindo os desejados 120ml. A farinha de arroz integral (FAI) não encontrei, então comprei arroz integral, coloquei no liquidificador e pronto! (atenção pra não moer muito fino, tem q ser meio-termo)

a seguir, aspecto da mistura com FAI + vermiculita, na fase inicial de preparo dos bolos PF
aspecto mistura fai + vermi.jpg

Fala Calango, tudo na paz?!?!!!!!
Já preparei sim cara, to postando agora o início do diário, pq o tempo tá escasso... por isso ainda dessa desorganização toda...
Pode acontecer de eu me atropelar nas idéias, isso tudo por causa da correria por aqui... ma tamo aê pra se ajudar né kara, conto com vc!!!

No momento estou no 20º dia da inoculação... com alguns contratempos, mas satisfeito com o resultado obtido até agora.
Kara, como falei antes...qq coisa podem comentar a vontade, aprendemos juntos assim!!
vlw, forte abraço a todos por aqui!

O 2º substrato utilizado para esse cultivo, foi preparado a partir de misturas de grãos de trigo, vermiculita e aditivado com cremogema (CREM, CREMOGEMA CREMOGEMA, É A COISA MAIS GOSTOSA DESSE MUNDO...). As quantidades, conforme o preparo do substrato 1, são: 1 copo de whisky de vermiculita, 1/2 copo de grãos de trigo (já cozidos) e 1 colher de sopa rasa de cremogema, 120 ml de água de poço artesiano fervida.

O trigo foi preparado da seguinte maneira: 24 horas de molho em um recepiente com água, trocas de água, depois fervido 30 minutos em panela de alumínio / fogareiro (foto), após escorrido por 20 minutos, a fim de eliminar o excesso de água. Feito isso, meia colher de Cremogema foi misturada aos grãos de trigo, e mais meia misturada no produto final, da mistura de grãos + vermiculita. (fotos)

As medidas acima citadas dão bem certo pra quem quer preparar 4 copos de substrato, sem perdas.

Resumo do Cultivo

RESUMO DO CULTIVO

DATA DO INÍCIO: 02/11/06 que dia em....?!
Strain Cultivada: THAI
REGIÃO: Sul
TEMPERATURA: Muita variação, VTemp = 8º a 32º
SUBSTRATO: 4 bolos -grãos de trigo + cremogema + vermiculita
4 bolos - FAI + vermiculita
ESTERILIZAÇÃO: Processo arcaico de banho-maria, 80 minutos em fogareiro
INOCULAÇÃO: Seringa Multi Esporos
DATA DA INOCULAÇÃO: 03/11/2006
PRINT: Fornecido por um MESTRE aqui do CM (ETERNA GRATIDÃO!)
TEMPERATURA DE INCUBAÇÃO: Média 27º, mantida com aquecedor

Atualizo conforme dá!
fervura trigo.jpggraos no escorredor.jpgacicionando cremo.jpg
 
Última edição por um moderador:
Cabe lembrar que durante TODO o processo, utilizei-me de produtos de limpeza e luvas/máscara facial, promovendo assim maior assepsia possível, e sempre spray com alcool na limpeza...

Aí vai uma simples lista de material utilizado por mim, básico pro início de cultivo:

etiquetas de identificação panos limpos esponja p/ limpeza
tesoura estilete carimbo de esporos
algodão caneta
desinfetante sabonete
seringas c/ agulhas 10ml papel alumínio
seringa c/ agulha 20ml filtros de café
asparadrapo (micropore) fita adesiva
detergente sacos zip-lock
2 pares de luvas cirúrgicas cremogema
máscara facial graos de trigo
copos de whisky arroz integral
copo pq de cachaça vermiculita
alcool bacia p/ mistura
 
Boa sorte MUILok, mais tome cuidado com essa esterelização ai, tente usar a panela de pressão, se não der faça esse processo de banho maria umas 3 vezes , e depois de cada banho maria dê um choque térmico.

Para o choque térmico faça o seguinte, coloque uma quantidade bem rasa de substrato no banho-maria, depois de passado o tempo que estipulou 80min, retire essa panela do fogo e coloque ela(com tampa) dentro de uma bacia cheia de áqua gelada trincando de gelo de preferência com muito gelo boiando dentro, pois sendo que a camada de substrato vai estar bem fina ela vai resfriar rápidamente, com isso vai ocorrer um processo parecido mais bem menos eficaz do que a pasteurização industrial, mais creio que isso ajuda a matar um pouco dos contaminantes.

Fiz isso com um substrato de pó de côco, café, leite de magnésia, deixei a panela no fogo com água (sem banho maria), fui adicionando os ingredientes, depois de uns 60min de fogo alto, desliguei e coloquei duas formas de gelo na mistura pra dar um choque térmico, acho que funciou bem, pois até agora nenhum sinal de contaminação no bulk, e olha que eu sou porcão, fiz tudo ser luvas de procedimento.

Cara boa sorte com seu cultivo, um abraço, tenha em mente o que vai fazer com esses frutos, não os use atoa.
 
Fala Mermão Zalinsk!! tudo na paz???

Bom meu amigo, PROMETO até pra mim mesmo, que no próximo cultivo, esterilizo na panela de pressão !!!! COm certeza, muito mais produtivo. Já sabia disso, mas, tentei adaptar o processo às limitações encontradas nesse 1º cultivo. Como Fiz tudo lá no sítio, não tinha panela de pressão lá, foi como deu pra fazer. Estou com umas contaminações aqui, mas arrisco a dizer que não foi por causa da esterilização...adiante falaremos disso.

Ahh... e quanto a saber o que fazer com os chapeludos, podicrê q to muito ciente do que estou buscando... to me preparando pra tal, sou do tipo q leva essas experiências como um crescimento, pro lado espiritual, e não encaro isso como uma brincadeira boba, pois sei que não é!!!

vlw pelas dicas... paz e luz a todos!!!
 
Próximo passo do cultivo: a montagem dos bolos.

Resultado :
4 bolos montados da seguinte maneira: Dentro de um copo de whisky, 1º camada com 1cm de espessura de vermiculita, 2º camada de +- 3cm de substrado de FAI + vermiculita devidamente umidecida, 3º camada "o selo" de vermiculita, nivelando com a boca do copo. Todas as camadas, muito cuidado pra ser bem aerado, facilitando assim o desenvolvimento do micélio.

4 bolos montados conforme acima, porém o substrato usado foi grão de trigo + vermiculita + cremogema.

Nota-se, nas fotos, as camadas da montagem do bolo.
4 bolos montados fai.jpgbolo pronto p estirilizar   trigo.jpgbolo pronto p estirilizar fai camadas.jpg
 
Fala MuiLok


Seu cultivo está sendo bem detalhado.

Ajudará bastante, todos que estão iniciando.

Continue, firme.
 
Fala MuiLok


Seu cultivo está sendo bem detalhado.

Ajudará bastante, todos que estão iniciando.

Continue, firme.

Fala Irmão Maurício! Buenas? Muito obrigado pela força...!

Espero detalhar tudo que possível, pois em meus estudos, sentia certa dificuldade de um maior detalhamento... quando se está diante do desconhecido, nesse caso, tudo se tornava duvidoso... até a simples foto das camadas do bolo, q agora parecem que não tem mais importância, em meus estudos faltava poder visualizar... entende?
Assim como você e outros irmãos aqui do CM, tento manter essa corrente q é auxiliar pessoas q se mostrem realmente interessadas a se aventurarem por esse mundo mágico. (Lembrando que sou apenas um microbinho na arte)

Estou pecando em alguns detalhes, puramente por falta de tempo mesmo, a correria desse mundo paralelo que somos obrigados a viver em horário comercial me obriga a isso. Logo logo, espero postar novidades.

Paz e luz, a todos!

Fechamento dos bolos

Bom, com os 8 bolos prontos, faltava agora esterilizar.

Para realizar a confecção da tampa do copo, utilizei folha de papel alumínio e filtros de café. Cortei 24 pedaços de papel alumínio em formato circular, de diâmetro maior q a boca do copo uns 3cm. Faz-se o mesmo com os filtros de café (no meu caso, os filtros q comprei tinham um tamanho quase q exato), mas nessa vez a quantidade de cortes foi menor, 16 peças.

Montei a tampa dos copos assim: (imagina um sanduíche) 1 camada de papel aluminio, 1 camada de filtro. +1 papel alumínio, + 1 filtro. Por fim, mais uma camada de alumínio. Ficou com 3 camadas (externas e no meio) de papel alumínio, e 2 camadas com filtros (intermediárias às de alumínio)
(todas as camadas de alumínio após recortadas foram limpas com alcool e algodão)

Deve-se observar para manter a concentricidade das camadas (mantê-las centradas com o centro do copo), ficando assim uma "aba" , na qual deve-ser manualmente dobrada, apertando-se contra o copo. Nessa fase não é vedado nem passado fita em nada, os bolos seguem assim para o recepiente de esterilização.

algumas fotos ilustram o processo de confecção da tampa
fechamento bolos.jpgfechamento bolos detalhe filtro.jpg
 
O Processo Arcaico

Bom... como comentei antes, meu processo de esterilização não é muito funcional, eu sabia disso, mas decidi fazer uma experiência...

De falta de uma panela de pressão apropriada para o processo, utilizei uma panela comum de alumínio, com tampa, e um peso pra manter uma certa pressão dentro, durante a fervura. Utilizei tb fogareiro, material de limpeza, panos e paciência, muita paciência... o trabalho naquela noite se estendeu das 19:00 até as 02:00... e eu parecia totalmente louco...muitos pensamentos e muitas etapas na cabeça me atormentavam, pois era necessário rapidez pra conseguir fazer tudo na mesma noite.

Os bolos eram dispostos na panela, 4 por vez, colocava água de poço artesiano até começarem a boiar...tampava a panela e fogo! fervia por 80 minutos em fogo baixo, esperava esfriar o suficiente, lacrava-os um a um, conforme ia tirando da panela, com fita isolante.

Nesse momento, lembrava-me do amigo Mortandello, e entendia porque ele sempre me falava que era preciso ser Ninja...
bolo na panela.jpgprocesso arcaico.jpg

A Seringa de Esporos

Coloquei 500ml de água de poço artesiano pra ferver até se reduzir a 100ml, deixei esfriar.

Utilizei uma pequena espátula de aço inox, 1 copo de cachaça (ele tava vazio tá) limpo com álcool e muito bem seco, o carimbo de esporos, luvas cirúrgicas, spray de alcool, panos, seringa e agulha, algodão.

Abri o carimbo somente nesse momento, eu tava louco de curioso pra ver de que se tratava, até então só tinha visto em fotos.... raspei meio print com a espátula esterilizada, para dentro do copo. Com a seringa c/ agulha (novos), peguei água necessária do recepiente, injetei essa água no copo com esporos, suguei/devolvi essa mesma água, até perceber q tinha conseguido sugar quase 100% dos esporos.

Limpei a agulha com álcool, fechei com sua capa plástica, limpei toda seringa com álcool e enrolei um uma folha de papel alumínio. Foi pra Geladeira por 36h, na parte inferior. Sempre q dava, em intervalos eu ia "sacudir" e mudar de posição a seringa, promovendo maior hidratação dos esporos e evitando que se depositassem na parede interna da seringa. A seringa tem q permanecer deitada, evitando acúmulo de esporos na agulha.

na foto, aspecto da seringa com os esporos, dava vontade de tomar aquilo, não sei por que!
seringa esporos.jpg

bolos esterilizados!

Após a esterilização, todos os bolos foram vedados com fita isolante, secos e identificados, pois foram feitos 4 bolos com substrato a base de vermiculita + grãos de trigo + cremogema, e outros 4 com substrato de vermiculita + FAI.

Tive um pouco de pressa, e ao colocar um copo em cima da pia, este veio a rachar. Foi identificado como defeituoso.
identificação thai.jpgidentificação thai 1.jpg8 bolos prontos após esterilização.jpg
 
Última edição por um moderador:
Fala MuiLok, tranquilo?

Sua seringa ficou bastante escura, a minha nem dava pra ver os esporos direito, o carimbo era muito ralinho.
Deve ter dado um trabalhão fazer esses copinhos, eu fiz assim também hehe.

Boa sorte no cultivo!
Abraços.
 
Fala MuiLok

Mais uma etapa concluida.

A seringa estava bem concentrada, vai colonizar rapidinho.

O copo que rachou enrola com fita durex.
 
Hehe ,, ,esta ficando legal o seu cultivo ,,, boa sorte


Good Vibes
[]'s SoBoRo
:D :D :D
 
Mutcho Loko!!!

Fala Galera!!!

Pois é, o carimbo q usei era muito forte mesmo, como citei no fornecedor...coisa de um mestre aqui do forum.

Grande Maurício, obrigado pelas vibes, SoBoRo e Kiqstar, da mesma forma! Acho q agora preciso muito dessa energia!!!

Bom, segundo estudos, na incubação, seria ideal manter uma temperatura próxima a 29º, durante todo esse período, facilitando assim o crescimento do micélio...quanto mais forte este se instalar, menor o risco de contaminantes.

Parti então em busca de um meio a estabilizar a temperatura no ambiente em que ficariam depositados os bolos durante a incubação...

Segue no próximo capítulo...


Paz e Luz!!
 
o que aconteceu com o primeiro cultivo ?
eu so não gostei da forma de exterelizaçao que vc usa..tenta usa uma panela de pressao vc tem mais resultados e mais eficientes! e ah lembra de furar o aluminio!!! boa sorte!
 
o que aconteceu com o primeiro cultivo ?
eu so não gostei da forma de exterelizaçao que vc usa..tenta usa uma panela de pressao vc tem mais resultados e mais eficientes! e ah lembra de furar o aluminio!!! boa sorte!

Grande Maxxhell!! tudo na paz? este é o primeiro cultivo. Como disse antes, decidi adaptar algumas técnicas... estou ciente da ineficiência do processo usado para esterilizar os bolos... mas se saiu muito bem, realmente.

Na próxima utilizarei panela de pressão, nesse foi assim, e está sendo muito bom para meu desenvolvimento interpessoal e aprendizado.

Paz e luz a todos!!!
 
Back
Top