Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Lá Vai!!! 1º cultivo cogumelístico do Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Bom pessoal, é com imenso prazer que inicio neste abençoado momento, um diário de meu 1º cultivo de Psilocibe Cubensis. Todo diário e material por aqui encontrado serve para aprendizado, e está a disposição de todos os usuários do CM, para aprendermos juntos e desenvolver-nos, seja tecnicamente e espiritualmente. Algumas técnicas foram adaptadas a minha realidade, outras ainda estão em estudo. Mas, de alguma forma, somente com um 1º cultivo pra dominar-mos um pouco sobre o ciclo de vida do fungo.

To ainda aprendendo a postar por aqui... qq coisa mal feita ou que passar desapercebido por mim, podem xingar a vontade. Vale salientar q no momento em q decidi partir para um cultivo, me preparei muito, li, reli, estudei, continuo me aprimorando, e me preparando mentalmente para poder absorver coisas q só esse mundo mágico e infinito pode nos mostrar... A todos, muita paz e luz!!!

Foto teste - material básico pra início de conversa.....

Vermiculita - encontrei por aqui, só vendia em saco.... comprei um de 20Kg por r$ 14,90, acessível, não???
Material Básico 1.jpgsaco vermiculita.jpg
 
Uauuuu!!!!
Muitíssimo obrigado Maurício!!! To estudando, principalmente sua tek visando aproveitar o copo do bolo sacado!! Ontem e Hoje estarei trabalhando firme !

Farei um casing com o bolo ninja... injetei água de poço artesiano fervida e resfriada num bolo a base de grãos de trigo. Pelo q pude sentir, apenas 12H depois, acho q deu um plus no micélio. Se sim, farei com os outros 2 tb!

O bolo ninja foi injetado tb água, foi pra geladeira num saco zip-lock MuiLok.

Um dos contaminados, peguei o micélio, coloquei no esterco out-dorr, dentro de uma bacia. Hidratei, o micélio continua se formando...vou deixar a vontade...se ele quiser me dar frutos, aceitarei, curvando-me de sua grandeza.

Bom..Meu Terrário, faltou tempo pra postar, mas está pronto. Com controle de temperatura digital, resfriamento por serpentina com circulação de solução em baixa temperatura. Visores de temperatura digital e analógico interno e externo, higrômetro para visualizar a umidade interna. Filtros de ar, sistema de janelas superior, anti-escorrimento e sistema de troca de ar com borbulhador duplo de aquário, com ar refrigerado ou aquecido. O interessante é que posso mudar o controle de refrigeração/aquecimento com um só toque, podendo assim facilmente lutar contra a grande variação de temperatura daqui da minha região ( 9 - 33º no último mês).Logo que tiver tempo hábil, posto fotos do sistema todo.

Paz e Luzzz!!!

Bom... aproveitando as forças de vcs, meus irmãos... lá vai dúvidas, urgentes, preciso saná-las até o fim da tarde.....ajudaaaaaa!! (desespero)

Qual a temperatura ideal de frutificação do PC? varia para a Strain THAI?

Qual a umidade ideal, sendo que consigo facilmente atingir quase 100%?

Quanto de cloro (Q-BOA) misturo na água que vai no fundo do terrário? em gotas, para +- 2,0L de água ?

Quanto de pó de concha misturo na vermiculita do casing, para uma quentinha de alumínio, tipo lasanha pq?

Para substratos com grãos, ferve-se antes ou só esteriliza? (Níguer e linhaça, a ser misturado com FAI) E para grãos de milho?

Posso utilizar pó/casca de pinus prum bulk?

Irmãos, peço já desculpa, ciente que aqui não é local desse tipo de perguntas. Mas gostaria que essa vez me entendessem, o tempo é pouco mesmo, 2 dias até as 2 da matina não é fácil, e ficaram estas dúvidas. Se alguém puder auxiliar, serei eternamente grato, em todas as dimensões!

Muito obrigado mesmo..... é questão de vida ou morte!!!!!!

Paz e Luz irmãos de causa!!!
 
o homem que pega pega morena , bicho queda pega pedra morena. ME-AW
 
Pergunta:

Para substratos com grãos, ferve-se antes ou só esteriliza? (Níguer e linhaça, a ser misturado com FAI) E para grãos de milho?

Junte a linhaça e niger a FAI umideça a mistura

Adicione vermiculita úmida.

Trabalhe sempre com pouca água.

Deixe as sementes de molho de um dia para o outro.

Se você cozinhar as sementes, vira um grude medonho.

O milho está aqui: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

Sucesso.
 
agradecimento especialll!!!!

Meus amigos... em especial, o profeta Maurício Maçaranduba, e o gato de chinelos de dedo "Boca" !!!

Sabia, desde que postei o tópico do desespero, que o CM não ia me deixar na mão. Sabia tb, que esses dois irmãos então, dariam as dicas cruciais, certeiras, sábias.

Boca, tu matou a pau. é por aí o caminho mano!!!

Maurício, bom, nesse meio tempo, pude estudar e imprimir sua tek com grãos de milho, será utilizada!!!

Chegou o fim da tarde, vou-me embora feliz, por ter em mãos e na mente, as informações que precisava para meus estudos, à noite.

Maurício e Boca, do fundo do coração de um louco, um profundo agradecimento, por esta etapa e por tantas outras, guiadas pelos "magos do CM". vlw mesmo. Estou à disposição dos Srs, no que estiver ao meu alcançe, não hesitem em se dirigir a mim!!!

Namastê!!!! - O Deus que está dentro de mim, saúda seu Deus"

Paz e luz irmãos!!!!!!
 
4 quilos de salmao defumado americano.
isso paga meu serviçao
ME-AW
ehhehehe
cara to ansioso pelos teus cultivos, vou aproveitar pra mandar minahs primeiras

CAT BEST WRAAAAAAARRRR VIBES:
ME - AW
ME - AW
 
Olá Boca !!

Olá Boca!! Somos os Pimpos! Moramos com Sir. MuiLok. Ele nos falou que é seu amigo!!! Automaticamente, somos amigos também!! ME-aw!!!

Estamos ajudando ele no cultivo, pois exige trabalho! Durante o dia, enquanto MuiLok não está presente, cuidamos seu terrário, nada chega perto, nem o mais perverso camundongo!! Me-AWWW

No fim do dia, quando MuiLok Chega, nos traz alimento e carinho. Em troca, ajudamos ele!!!

Boca, apareça...no nosso lago está repleto de peixes frescos, de todos os tamanhos e espécies... e na hora de folga, podemos pescar à vontade!!!

Mandamos algumas fotos de família, no paraíso onde a gente mora!!!

Me- AAAAWWWWWWWW !!!!!
pimpos 1.jpgpimpos 2.jpgpimpos 3.jpgpimpos 4 sitio.jpg
 
caceeeta que gataiada meu amigo! vai ficar com todos pra vc??
gato é um martirio meu amigo.. aqui em casa , fora eu, tem mais 5...
tem um ajudante especial que nao apareceu aqui ainda é o FUMANCHU, um gato milenar chinês que apareceu aqui em casa..
eu curto os gatos, eles tem uma vibe estranha, encanam de brincar no meio da madruga qdo vc tá doidao e sao um otimo tripp-toy.
na antiguidade quem tinha gatos era considerado bruxo...sei lá os gatos aparecem aqui em casa da rua e vao ficando.. nunca peguei um filhotinho pra crar, jah vem todos velhos vira-latas e vao ficando...
auhewuhuweuha
 
Grande irmão Boca!! é, a família Pimpos é uma grande paixão e alegria minha. Nos compreendemos, nunca brigamos por mais de 20 minutos, nunca ninguém teve que fugir de casa... ótimos companheiros, inclusive em minhas caminhadas pelos pastos, me acompanham, como se fossem cães. Muuuiittoo Parceiros mesmo!

Bom... atualizando então, meu trabalho e da família Pimpos ontem à noite:

Fiz 2 casing, em quentinha de alumínio esterilizada, usei somente vermiculita esterilizada + pó de concha. Após o choque térmico, reparti meu bolo ninja FAI em 4 partes. 2 partes inteiras, uma no centro de cada casing. As outras 2 partes, foram quebradas, e colocadas tb nos casing's, na proporção ficou 1/2 bolo FAI em cada casing. Cubri com vermiculita esterilizada, destinei-os ao terrário.

O Bolo FAI que apresentava alguma contaminação, aniversariei após choque térmico, coloquei em um pires, limpei com água oxigenada os pontos que apresentavam "amarelo", mandei pro terrário. Se der algo, é lucro.

Bom... com os bolos que estavam contaminados, isolei o micélio saudável. Usei-me de 2 técnicas, uma estudada aqui no CM, outra desenvolvida por mim, que ainda está em fase de teste!!!

Um isolamento foi feito com papelão, seguindo parâmetros encontrados aqui. Estamos no 3º dia deste, e o micélio já apresentou crescimento. Em um pequeno pedaço de bolo saudável que coloquei sobre o papelão, o micélio já tomou tudo, está agora começando a se expandir para o papelão. Está dentro de um pote plástico, fechado, mantido à temperatura de incubação.

Outra técnica que usei, foi....lembra daqueles fejões que vc plantava quando criança no algodão??? Pos bem... já que eu possuia ainda micélio saudável, resolvi "adaptar essa técnica", não sei ainda se é viável, mas a princípio sim, até agora tá tudo ocorrendo normal!!!! Fiz assim: Dentro de um pote de PP com tampa, limpei tudo muito bem com álcool. Coloquei no fundo, algodão, hidratei o mesmo com uma solução de água + cremogema. Coloquei pedaços de bolo e micélio sobre o mesmo, tampei o pote, está a temperatura de incubação. O micélio mostra desenvolvimento. Se ocorrer bem, está será mais uma tek de aproveitamento de micélio, diminuindo assim o tempo de colonização via esporos.

Bom...ontem quando aniversariei meu bolo FAI ninja, seguindo uma tek do Maurício, coloquei grãos de trigo cremogemados dentro do copo onde estava o bolo, visando aproveitar pedaços de micélio que ficaram aderidos ao copo. Este tb é um novo experimento, até então acho que só tinham feio isso com milho. Como eu tinha trigo já cozido... foi esse mesmo. Agora aguardo pra informar a vcs os resultados.

No mais, tudo normal, esta tudo dentro do terrário, com umidade superior a 95% e temperatura controlada a 19º. Bom...não sendo pessimista... eu estava me programando pra uma experiência no final de semana q vem... será que até lá, terei frutos?? Li que posso utilizar tb meus abortos pra essa experiência... e aí , será que vai????

vlw pessoal, muita paz e luz!!!!!!
(hoje os cogus vão curtir um Bob Marley, acredito que fará bem a eles)
 
Citação:

Outra técnica que usei, foi....lembra daqueles fejões que vc plantava quando criança no algodão??? Pos bem... já que eu possuia ainda micélio saudável, resolvi "adaptar essa técnica", não sei ainda se é viável, mas a princípio sim, até agora tá tudo ocorrendo normal!!!! Fiz assim: Dentro de um pote de PP com tampa, limpei tudo muito bem com álcool. Coloquei no fundo, algodão, hidratei o mesmo com uma solução de água + cremogema. Coloquei pedaços de bolo e micélio sobre o mesmo, tampei o pote, está a temperatura de incubação. O micélio mostra desenvolvimento. Se ocorrer bem, está será mais uma tek de aproveitamento de micélio, diminuindo assim o tempo de colonização via esporos.


........................................................................................................


O algodão + solução cremogema foi esterilizado ?

A idéia é promissora, com a vantagem de poder desfiar o algodão colonizado e inocular outros substratos.
 
Maurício, infelizmente não foi esterilizado não.

O fato é que, (como sempre) no desespero, percebi que possuía mais micélio, e que poderia utilizá-lo. Como já havia feio o uso da tek do papelão, lembrei dessa.

Acredito que o algodão é estéril, peguei-o de um saco ainda lacrado, tranferi para o pote de pp com tampa, lavado, escorrido, seco e borrifado com alcool e seco com algodão. Acredito que ficou limpo.
A água utilizada, é de poço artesiano, e foi fervida por uns 15 minutos, depois de esfriada, coloquei uma colher pequena de cremogema, misturei até ficar homegêneo. Suguei essa água com uma seringa esterilizada, com essa hidratei o algodão, que logo depois recebeu pedaços de micélio e bolos. Parece estar tudo ok até agora. Se não apresentar contaminações, utilizarei esse mesmo pote, apenas largando grãos cozidos dentro dele, após o micélio apresentar bom crescimento. acredito que +- 2 semanas.

Estou estudando tb pra fazer um bulk outdoor. Logo que puder, posto sobre isso.

Ahh... O Boca me falou numa ocasião, que posso utilizar folhas de bananeira + esterco + vermiculita prum bulk em vala no solo... tenho bastante daquelas folhas (q parecem bananeira) que dão em banhados, não sei o nome, mas o tamanho é como de bananeira, e elas contém muita água... será que posso utilizar destas folhas de banhado, ou trariam algum problema pro meu bulk, como fermentação???

Pazzzz e Muuuiiitaaa Luzzzz!!!
 
Bom... atualizando a situação:

Os 2 Casing q fiz, + um bolo aniversariado em um pires, estão no terrário, com alta umidade, e temperatura progamada a permanecer a 19º. Este final de semana, já programei a temperatura a 20º, e segunda feira, esta passará a ser 21º, aumentando assim gradativamente... espero com isso conseguir talvez adiantar o processo de pinagem...não sei se adianta, mas se depender da fé... vai que bufa!!!! Estou ansioso para poder ver ao menos os pins...alguém arrisca a dizer o tempo hábil para isso? É sonhar demais, programar já um acampamento pro final de semana q vem, objetivando experiência?? Senão... ficará pra virada de ano mesmo...já to estudando processo de secagem.

Bom, Meu amigo Maurício: Ontem visualizei o micélio isolado que foi pro algodão hidratado com H2O + cremogema... fiquei espantado com seu crescimento!! Um Pequeno pedaço de bolo colonizado, foi colocado com a superfície externa, virado para o algodão. Em apenas 1 dia, o micélio tomou toda a parte interna do fragmento, mostrando-se muito forte.

Seria essa, uma nova técnica, simples, prática e muito funcional?? E volto a repetir: estou espantado com o crescimento do micélio em apenas 1 dia! Se em alguns dias, não desenvolver contaminantes, posto fotos e resultados.

3 bolos c/ Grãos de trigo, injetei 30 ml cada de água, o micélio voltou a apresentar crescimento. Acredito que mais uns 5 ou 6 dias, estarão perto de 100% de colonização.

Bom irmãos, um ótimo final de semana... muita paz e luz, e como já dizia um sábio... paz, luz, e muita poesia!!! (Siga em Paz, irmão!!)
 
Acompanhando ai o cultivo ,,,, good vibes e boa sorte no cultivo ,, !!! Bom FDS



[]'s SoBoRo
:D :D :D :D
 
Acompanhando ai o cultivo ,,,, good vibes e boa sorte no cultivo ,, !!! Bom FDS

[]'s SoBoRo
:D :D :D :D

Flw aí SoBoRo, vlw pela força irmão!!!!!

Pessoal, tentarei hoje fotografar como anda tudo...mas ontem pude verificar como andam as coisas...os casings e bolo que estão no terrário, ainda apresentam crescimento do micélio...ele tá tomando a superfície do casing...no bolo, tentei identificar primórdias, fiquei na dúvida. Talvez seja muito cedo pra isso...faz apenas 5 dias que foi pro terrário, será que tô sonhando? quanto tempo leva, em média?

Maurício, a MuiLok-Tek (huahuahuaaa), aquela do algodão hidratado com água e cremogema...vai muito bem!! pude visualizar o desenvolvimento do micélio, que agora, já que tomou todo o pedaço de bolo que coloquei sobre o algodão, começou a se expandir sobre o algodão. É fácil visualizá-lo, pois o algodão molhado apresenta tonalidade de cor diferente do micélio, que vai muito bem, por enquanto!!! Tô contente com isso, pode ser realmente uma nova alternativa!!!!!!

Aproveitando que bati a cabeça esse findi...tive mais uma idéia..se a MuiLok-Tek vingar, é claro.... Pra melhorar a visualização do crescimento do micélio no algodão hidratado...poderia se usar aquelas bolas de algodão colorido, que compra em farmácias... imagina que tri, algodão vermelho ou azul...micélio branco...seria uma ótima alternativa..., porém falta verificar se este tipo de algodão é estéril, e se seus corantes não apresentam nenhuma contra-indicação para esse fim.

A clonagem com papelão tb vai muito bem... tanto ela como a MuiLok-Tek, apresentam ótimo crescimento de micélio, que será utilizado para inocular substratos de grãos misto (milho, trigo, linhaça e níger). Será que esse substrato misto vinga, ou me recomendam a usar somente 1 tipo de semente? Farei um Bulk Outdoor com eles.

Postarei fotos, assim que puder...

Paz e luz irmãos!!!!!!
 
atitude Ninja!!!

Então pessoal, hoje ao meio dia, o calor se mostrava insuportável por aqui. Decidi então, não almoçar, e saí em disparada até o sítio onde moro, para verificar como se encontrava meu sistema de controle de temperatura.

Passei em casa, peguei uma máquina digital e fui... a milhão, pois tinha que retornar logo, pois é sebunda feira...e aí vai!

Chegando lá, logo fui ao encontro do meu terrário. Fiquei contente. Tudo funcionando conforme programado: temperatura externa ambiente, 30º, temperatura interna, 20º, parametrizado por mim. Umidade, 95º. Tudo Ok. Esses primeiros dias de teste, deixam o kara meio grilado, mas após essa fase de frutificação, confiarei mais no sistema que criei. Até agora, se mostra muito eficiente.

Na corrida, tirei umas fotos, de como estão dispostos os 2 casings e 1 bolo no terrário. No detalhe, ainda, aparece o sistema completo, com terrário, trocador de temperatura e sistema de controle digital.

Se alguém tiver a fim de conhecer melhor o sistema, futuramente, se eu ficar satisfeito com ele, e não precisar mais alterar nada, farei um tópico ensinando como fabricar um, que é relativamente fácil.

Não vejo a hora de mudar a paisagem dentro do terrário... vibes, please!!!!! Daqui a pouco, a fissura toma conta, coloco esse bolo aí dentro de um pão e mando bala!!!! huahaaaa

abraços pessoal, paz e luz!!!!
vista casing no terrário.jpgvista bolo no terrário.jpgterrário com controlador.jpgcontrolador digital.jpgcasings + bolo no terrário.jpg
 
Ai mano, gostei muito do seu controlador de temperatura e umidade, com certeza vou querer saber mais pra aplicar no meu terraio.

A proposito “E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música“. é do Evangelho de Mateus, não?

HYPER ULTRA COMBO SUPER GOOD VIBES to your growth!!!:)

Peace
 
MuiLok, seu termostato ficou MuiLok mesmo! Parabéns! :)

Mesmo que você não fique satisfeito com ele, tire mais fotos e mostre-nos como construiu. Com certeza, pelo que vi, ele já responde ao que necessita, mas se não atende, aperfeiçoaremos ele. :D:D:D

Tenha paciência... Muita! Vai dar tudo certo! :rolleyes:

MindStates, essa frase maravilhosa é de Friedrich Nietzsche.

Que seu micélio, MuiLok, se desenvolva de forma esplendorosa!
 
E tem gente que ainda nos chama de loucos ,,, hehe nu fundo somos mas pelo jeito aqui só tem MICOGENHEIRO hehe

Muito legal os controladores e verificadores e bolos e casings e talz ,,, !!!


[]'s SoBoRo
Good Vibes
:D :D :D :D
 
Fala Pessoal!!!

Bahh... muito obrigado mesmo pelas vibes e pela força... estas são profundamentes sentidas aqui dos confins...

Kliphos e MindStates... bom, o controlador é relativamente fácil de construir, nada de mistérios, eu pessoalmente coloco-me à disposição para sanar maiores dúvidas, é só perguntar, ou mandar MP. Está se mostrando eficiente...mas se não auxiliar no desenvolvimento dos Chapeludos, será arremessado a longa distância!!!! Só quem sabe quanto tempo (que já é escasso) foi dedicado ao desenvolvimento desse Meketréfi, entenderia se um dia eu desse um fim bizarro a ele!! huahuaaaaaa.

Maurício Mermão, como já postei no início do meu diário, quando um colega nosso achou meu fogão MuiLok....aproveitando que vc achou o terrário MuiLok tb.... arrisco a dizer que tudo por aqui segue a mesma linha de design. Só conhecendo meu habitat e um pquinho minha pessoa mesmo... pra sacar o quanto é MuiLok tudo por aqui!! (já matou aquela cx de ceva??) Grande Irmão!!!

SoBoRo, pois é, ainda somos taxados pra Loucos... não que não seja, mas acho que louco é pouco...não podemos deixar baixar o nível da nossa classe...somo MUITO MAIS!!! vc sabe do que falo mano.... heheeeee

Bom pessoal, brigadão pela força, traz coragem pra continuar!! vlw mesmo, sem vcs, seria praticamente impossível essa empreitada. O legal daqui, é que NÓS NOS AJUDAMOS !!! e qq coisa, tô aí tb, só prender o grito!!!

abraços, muita pazz e luzzzz!!!

(foto: um pouquinho do ambiente MuiLok...pra vcs verem que é MuiLok mesmo!!!!)
studio pedancino1.jpg
 
Fala Pessoal!!!

Kliphos e MindStates... bom, o controlador é relativamente fácil de construir, nada de mistérios, eu pessoalmente coloco-me à disposição para sanar maiores dúvidas, é só perguntar, ou mandar MP. Está se mostrando eficiente...mas se não auxiliar no desenvolvimento dos Chapeludos, será arremessado a longa distância!!!! Só quem sabe quanto tempo (que já é escasso) foi dedicado ao desenvolvimento desse Meketréfi, entenderia se um dia eu desse um fim bizarro a ele!! huahuaaaaaa.

(foto: um pouquinho do ambiente MuiLok...pra vcs verem que é MuiLok mesmo!!!!)

Bem MuiLok , se vc decidir por arremessar, coloca bastaste força, que talvez assim bons ventos o tragam pra mim!!!:D

Agora mermao QUE BANGALO!!!!!:eek:

E todo esse verde aí cara??? Eu vejo esse verde como se fosse ouro, sou um admirador da natureza.

Sinto ate uma inveja saudável, pois moro numa cidade de pedras ne.

Paz e....................

HYPER ULTRA COMBO SUPER GOOD VIBES to your growth!!!
 
Back
Top