Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Lá Vai!!! 1º cultivo cogumelístico do Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Bom pessoal, é com imenso prazer que inicio neste abençoado momento, um diário de meu 1º cultivo de Psilocibe Cubensis. Todo diário e material por aqui encontrado serve para aprendizado, e está a disposição de todos os usuários do CM, para aprendermos juntos e desenvolver-nos, seja tecnicamente e espiritualmente. Algumas técnicas foram adaptadas a minha realidade, outras ainda estão em estudo. Mas, de alguma forma, somente com um 1º cultivo pra dominar-mos um pouco sobre o ciclo de vida do fungo.

To ainda aprendendo a postar por aqui... qq coisa mal feita ou que passar desapercebido por mim, podem xingar a vontade. Vale salientar q no momento em q decidi partir para um cultivo, me preparei muito, li, reli, estudei, continuo me aprimorando, e me preparando mentalmente para poder absorver coisas q só esse mundo mágico e infinito pode nos mostrar... A todos, muita paz e luz!!!

Foto teste - material básico pra início de conversa.....

Vermiculita - encontrei por aqui, só vendia em saco.... comprei um de 20Kg por r$ 14,90, acessível, não???
Material Básico 1.jpgsaco vermiculita.jpg
 
ôo Profeta!!! Sempre MuiAgradecido. vlw mesmo.

Parece que tá indo bem esse primeiro cultivo com esse tipo de terrário...
Tava lembrando do meu processo arcaico de esterilização, tipo "banho maria", hoje já não aconselho mais, e já tenho minha panela de pressão. Inclusive, passei os últimos dias esterilizando substratos diversos, pra uma nova experiência.

Então, atualizando... colhi mais alguns cogus, os bolos continuam a frutificar, algumas fotos mostram como está o interior do terrário.

Paz e luz...
interior 1.jpginterior 2.jpg
 
Durante a semana, andei pesquisando como poderia obter maiores rendimentos, ainda neste primeiro cultivo. Decidi então, tomar uma atitude drástica: após o fim deste flush, a qual estou colhendo aos poucos os cogus e secando, vou injetar água, limpar todos os bolos, fazer o choque térmico, e montar casing em uma floreira, com substratos diversos. Será uma nova experiência, visando maiores resultados.

Os substratos a serem utilizados estão prontos, todos foram umidificados, acrescentados pó de concha para corrigir o ph, esterilizados, e encontram-se vedados em seus potes.

1º pote) 2L de vermiculita expandida fina, estérilizada.
2º pote) 1L de substrato a base de turfa, vermiculita, pó de pinus, húmus.
3º e 4º pote) esterco de aves + pó de casca de pinus.

O casing será montado com todos componentes acima, em hora misturados, em hora puros. Ficará out-door, protegido por uma tela mosquiteiro, em um ambiente de ar fresco (antiga cave de vinhos).

Logo que iniciar tal processo, posto fotos da montagem.

Será que vinga???

paz e luz...
floreira e substratos.jpg
 
Só uma pergunta Muilok, o casing que vc fez foi com que micélio? Se eu naum me engano vc tava com um bolo "ninja" e outros de trigo que estavam demorando a colonizar. Esses de trigo vc injetou água...colonizaram 100 por cento depois de quanto tempo?

Muito bom diário cara, parabéns, excelente terrário, mais pra mim , que naum entendo nada de eletrOnica, achei meio complicado. É caro pra fazer?

Abraço
 
Só uma pergunta Muilok, o casing que vc fez foi com que micélio? Se eu naum me engano vc tava com um bolo "ninja" e outros de trigo que estavam demorando a colonizar. Esses de trigo vc injetou água...colonizaram 100 por cento depois de quanto tempo?

Muito bom diário cara, parabéns, excelente terrário, mais pra mim , que naum entendo nada de eletrOnica, achei meio complicado. É caro pra fazer?

Abraço

Fala Markus, tudo ok amigo?
Os primeiros casings que foram pro terrário, foram feitos com bolos Fai, esse não é o substrato mais indicado pra casing, porém frutificou muito bem. Esses mesmos bolos, foram agora retirados dos 1ºs casings, após limpos (tive esporulação sobre eles), ontem começei a montar minha floreira.

O que aconteceu com os bolos com grãos de trigo, foi o seguinte: Como é meu primeiro cultivo, achava que tinham parado de colonizar. O fato é que já estavam 100% quando achei que o micélio tinha parado de crescer. Injetei água, e esperava crescimento de micélio.... porém, só me dei por conta, quando percebi um enorme cogu já estabelecido, dentro do copo ainda. Aniversariei esses bolos, são os 3 que frutificam dentro do terrário, inclusive ainda colho frutos deles.

Percebi que com substrato de grãos, o micélio apresenta um crescimento do tipo "algodoado", e com FAI, o micélio apresenta crescimento rizomórfico. Essa é a diferença. Eu esperava crescimento rizomórfico nos bolos de grãos, por isso pensei não estar 100% colonizado. O bolo ninja, o único de Fai que aniversariei fora de casing, estava tratado por apresentar contaminações. Não frutificou, e a contaminação aos poucos foi consumindo o micélio. Foi Descartado.

Quanto ao terrário, não é complicado nem de alto custo. Cada investimento para melhorar as condições de frutificação, traz resultados, em frutos!
Seu funcionamento e construção está detalhado no fórum: https://teonanacatl.org/threads/terrário-muilok-controle-digital-de-temperatura.1138/

qq dúvida com o sistema, estou a disposição. Posta lá.

paz e luz!
 
Então, atualizando a situação...

Numa mudança de planos, como já comentei, decidi usar tudo o que estava dentro do terrário, e colonizar um substrato bulk, em uma floreira. Os ingredientes do substrato foram todos esterilizados em potes, a floreira submersa em solução aquosa + cloro.

Tres dias antes, já havia dado início ao processo.
No fundo da floreira, uma camada de vermiculita estéril.
2º camada, substrato estéril para mudas, a base de vermiculita, pó de coco, húmus, turfa.
Foram então colocados os bolos que estavam nos casings, no terrário. Após retirar todos os pins, abortos, limpeza do bolo em geral, este foi cortado em diversas partes, preservando sempre a superfície de frutificação.
3º camada, uma mistura do substrato usado na 2º camada com esterco de aves estéril. Todos os ingredientes, foi adicionado pó de concha para corrigir o PH. Tudo sutilmente umidificado, usei tb spray de água doce estéril.
Fim um tampa de papel alumínio, com alguns furos para troca de gases.

Apos 3 dias, percebi crescimento de micélio, já acima da 3º camada. Limpei o resto dos bolos que estavam no terrário, procedi basicamente conforme a 1º etapa.
Última camada em cima, vermiculita estéril.

Será uma nova experiência, tentando "domar" o micélio em substrato bulk agora, vamos ver como se sai.

Paz e luz...
 
Fala MuiLok

Se o micélio já apareceu na última camada que foi colocada tudo correu com perfeição.

É muito importante que o local onde a floreira ficará seja bem arejado.

Nenhum local fechado, o ar deve circular livremente.

Eu coloco as minhas na varanda, estendi uma lona azul como telhado inclinado.

A lona protege da chuva diretamente sobre as floreiras, só a umidade e a brisa fria acaricia os casing.

A estação de chuva e temperaturas amenas (até frio) favorece o cultivo ao ar livre.

É incrivel, mas incontestável, o micélio estabelicido não contamina, até avança pela superfície.
 
Maurício, obrigado pelas dicas, assim já vou me programando e escolhendo o melhor lugar para deixar as lindas floreiras...

Bom, atualizando, depois de alguns dias off, minha máquina retornou, então ontem, fui dar uma verificada de como andava meu cultivo, que se resumiu agora a uma única floreira.

Fiquei um pouco assustado e triste, mas, mãos à obra!!!!

Fiquei uns 4 dias sem visitar meu cultivo, a floreira, depois de montada, ficou em ambiente dentro de casa, por enquanto. Surgiu uma contaminação, não sei se é cobweb , ou algum duende verde. Acredito ser a 2º opção. Todo material utilizado nas camadas do casing, foram esterilizados por 1 hora cada. Talvez, em algum ponto, acredito que possa ter usado água de poço artesiano sem estar previamente fervida, mas não lembro bem. Se foi isso, será meu 2º erro relacionado a água, no início do cultivo tive contaminações pelo uso errado dela.

Bom, logo removi a camada de casing que apresentava contaminação. A princípio, me pareceu ser algo superficial, e a medida que eu percebia ser um foco maior, tentava remover tudo, mesmo sabendo ser quase que impossível. Após essa limpeza, deixei o substrato sem camada de proteção, tratei com solução de água doce fervida + H2O2, borrifada sobre o substrato. Tampei a floreira com uma tela mosquiteiro, agora ela foi para o ar livre, em meio a natureza.

Mauricio, existe alguma outra forma de lutar contra essa contaminação? Não sei a real causa, acredito que tudo foi muito bem esterilizado, inclusive toda vermiculita usada no fundo, nos substratos e na camada superior. O irmão me sugere alguma técnica? Parece que desta vez, isso não era a ponta do iceberg, ela era ainda superficial.

Forte abraço, muita paz, luz.
flor contaminada superior 1.jpgflor contaminada superior.jpgflor limpa superior.jpgflor limpa superior 1.jpg
 
Fiquei uns 4 dias sem visitar meu cultivo, a floreira, depois de montada, ficou em ambiente dentro de casa, por enquanto. Surgiu uma contaminação, não sei se é cobweb , ou algum duende verde. Acredito ser a 2º opção. Todo material utilizado nas camadas do casing, foram esterilizados por 1 hora cada. Talvez, em algum ponto, acredito que possa ter usado água de poço artesiano sem estar previamente fervida, mas não lembro bem. Se foi isso, será meu 2º erro relacionado a água, no início do cultivo tive contaminações pelo uso errado dela.

Bom, logo removi a camada de casing que apresentava contaminação. A princípio, me pareceu ser algo superficial, e a medida que eu percebia ser um foco maior, tentava remover tudo, mesmo sabendo ser quase que impossível. Após essa limpeza, deixei o substrato sem camada de proteção, tratei com solução de água doce fervida + H2O2, borrifada sobre o substrato. Tampei a floreira com uma tela mosquiteiro, agora ela foi para o ar livre, em meio a natureza.

O que pode estar atraindo o contaminante é um PH baixo na camada de casing, ou nutrientes em excesso nessa mesma camada.
Lembrou-se de utilizar algum corretor de PH?


Se além de Corrigido o PH nao estiver TAMPONADO, o h²o² tende a acidificar o meio em demasia.
 
Fala MuiLok

A conclusão do Boca é certeira.

A contaminação vem quando o ph da camada não está neutro ou partindo para básico.

Se estiver ácido pode esperar qualquer tipo de contaminação.

Se não tiver como medir o pH faça:

1 parte de vermiculita
2 partes de turfa
1 parte de fibra ou pó de coco
2 colheres de café (que acidula)
2 colheres de calcáreo (que neutraliza)
 
Fala Boca! tudo ok irmão???
Pois é, isso foi um pecado... usei pó de concha em todos os ingredientes do substrato...porém não na vermiculita pura.

Como Boca e Maurício citaram, pode ser esse meu erro...espero não ser fatal para o cultivo.

Estou providenciando comprar aquelas fitas de medir o ph...vale a pena investir. Hoje esterilizo nova camada de vermiculita, com pó de concha esta vez.

Nas próximas floreiras, vou seguir a risca o cultivo do Maurício, inclusive a receita de casing.

Será que se eu colocar pó de concha em cima dessa camada de substrato que ficou a vista, auxilia, ou já é tarde para isso?

Caso eu não sair dessa, me obrigo a virar esse casing, numa vala, e talvez dou por encerrado esse cultivo... Vou lutar até o fim com isso, quero ver frutos ainda.

Vou tentar arrumar isso, amanhã posto como se encontra a situação.

Muito obrigado, paz e luz!!!
 
Será que se eu colocar pó de concha em cima dessa camada de substrato que ficou a vista, auxilia, ou já é tarde para isso?

Você pode tentar diluir pó de concha na água, ferver, esperar esfriar e depois borrifar na camada, talvez isso proteja a parte mais exposta do casing, mas não vai ser tão eficiente quando diluir pó de concha na água usada para hidratar o material usado.
 
Fala Infected!! boa dica irmão!!!

Vou ferver água + pó de concha, resfrio, hidrato vermiculita e esterilizo. Será a última carteada, antes de ter que virar esse casing.

Este casing, além de um teste para aprendizado, era uma esperança de belos frutos. Sei que nada ainda está perdido.

A situação no momento, ele se encontra ao ar livre, em área coberta, protegido por uma tela mosquiteiro, sem a camada de vermiculita. Ontem eliminei mais um minúsculo foco de contaminação verde. Hoje, ele recebe nova camada de casing, conforme acima.

Estou com saudades de uma nova experiência, porém não tenho a certeza que este cultivo me trará essa dádiva.

Paz e luz!
 
A situação no momento, ele se encontra ao ar livre, em área coberta, protegido por uma tela mosquiteiro, sem a camada de vermiculita. Ontem eliminei mais um minúsculo foco de contaminação verde. Hoje, ele recebe nova camada de casing, conforme acima.

Não deixe seu casing aberto quando ele está incubando, é arriscado demais, um esporo cai e germina, o ideal é você colocar o substrato 100% colonizado em baixo, cobrir com todas as camadas nutritivas logo de uma vez, deixa fechado e no escuro por uns três ou quadro dias, depois adiciona a camada de casing, novamente deixa fechado e no escuro por mais um ou dois dias e já pode abrir.

Espero ter ajudado.
 
Fala MuiLok

Não adianta insistir quando o fungo verde ataca.

Você está cultivando esporos do fungo verde e espalhando no ambiente.

Joga fora, lave tudo, esterilize e inicie outro cultivo.
 
Fala Infected. Ajuda sim, sempre meu amigo.

Mauricio...peraêê....

Tem uma música nativista aqui do sul, que diz o seguinte....

"Não podemo se entregá pros home, mas de jeito nenhum, amigo e companheiro, não tá morto, quem luta quem peleia, pois lutar é a alma do campeiro...."

A luta continua. Não me dei por vencido ainda. Se a situação piorar, aí tudo bem, mas por enquanto, ainda acredito em frutos nessa floreira. Vamos ver como se comporta por mais uns dias. Aparentemente, não percebi hoje pela manhã esse duende verde.

Tenho mais uma esperança, ainda nesse cultivo: eu tinha um clone em papelão, a qual frutificou, como do nosso colega Boca. Esterilizei bem uma tesoura, pinça e recepientes, cortei esse papelão em diversas tiras. Em um pote, coloquei uma camada de milho estéril, espalhei algumas tiras de papelão. Mais uma camada de milho, + papelão, mais milho. Tampão triplo de papel aluminio. Essa é a última esperança desse meu 1º cultivo. Segue foto.

paz e luz!!!
milho + clonagem.jpg
 
Bom...tenho mais algumas cartas na manga ainda para este meu 1º aprendizado/cultivo THAI :D . Vamos aguardar o pote de milho para ver como desenvolve, senão serei obrigado a puxar essas cartas, ou encerrar o diário:( .

Bom...andei falando por aí que tinha acabado a brincadeira... que MuiLok não ia mais esmolar por algumas gramas a mais de cogumelos...além de alguns objetivos, entre eles, o de povoar alguns locais distintos....

Olha o que nos aguarda...:p:

Fiquem em paz irmãos...
novo 1.jpgnovo 2.jpgnovo 3.jpg
 
Caramba MuiLok! Esta querendo competir com o Maurício em quantidade? :D:D:D

Cartas na manga? Piada! Esta com o dois baralhos na manga!

Boa sorte e boas vibrações para todos esses potes! E não se esqueça das pimentas!

:pos:
 
Caramba MuiLok! Esta querendo competir com o Maurício em quantidade? :D:D:D

Cartas na manga? Piada! Esta com o dois baralhos na manga!

Boa sorte e boas vibrações para todos esses potes! E não se esqueça das pimentas!

:pos:

Fala Kliphos, tudo ok irmão!!!!

Bom...competir, não é esse o objetivo... e com o Maurição, sem chances!!! heheee Que nada, só tô fazendo o dever de casa... tentando ser um bom aluno. Porém...pensando um pouco maior agora...

Agora, quanto as quantidades, tenho muito serviço pela frente, antes do inverno. E quero secar alguns cogus, sabe... nada de esmolar!!!! As cartas continuam guardadas... e providenciarei pimentas ou algo do tipo...

Obrigado pelas vibrações meu amigo, serão sentidas pelo micélio.
 
Back
Top