Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Lá Vai!!! 1º cultivo cogumelístico do Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Bom pessoal, é com imenso prazer que inicio neste abençoado momento, um diário de meu 1º cultivo de Psilocibe Cubensis. Todo diário e material por aqui encontrado serve para aprendizado, e está a disposição de todos os usuários do CM, para aprendermos juntos e desenvolver-nos, seja tecnicamente e espiritualmente. Algumas técnicas foram adaptadas a minha realidade, outras ainda estão em estudo. Mas, de alguma forma, somente com um 1º cultivo pra dominar-mos um pouco sobre o ciclo de vida do fungo.

To ainda aprendendo a postar por aqui... qq coisa mal feita ou que passar desapercebido por mim, podem xingar a vontade. Vale salientar q no momento em q decidi partir para um cultivo, me preparei muito, li, reli, estudei, continuo me aprimorando, e me preparando mentalmente para poder absorver coisas q só esse mundo mágico e infinito pode nos mostrar... A todos, muita paz e luz!!!

Foto teste - material básico pra início de conversa.....

Vermiculita - encontrei por aqui, só vendia em saco.... comprei um de 20Kg por r$ 14,90, acessível, não???
Material Básico 1.jpgsaco vermiculita.jpg
 
Fala MindStates!! tudo na boa??

é mermão... sei (e agradeço) por nosso Moderador Celeste ter me colocado por aqui... já fui morar na cidade grande, fiquei o tempo que achei necessário para meu crescimento e aprendizado... voltei pra cidade onde nasci. Putz meu, muito bom! Pra vc ter uma idéia...essa foto é do sítio onde moro... tava um pouco bagunçado... e num dia em q ia rolar um sol legal...

Mas é isso aí. só sair da porta, o verde da natureza te acolhe. (mais pra cima no diário tem algumas outras fotos de lá). É um local de muita paz e harmonia, funciona como uma comunidade independente... passou do portão, tá em casa, faz o que tu queres, pois há de ser tudo da lei!!! Bom... e agora então... a floresta vai ficar encantada... objetivo fazer alguns bulks outdoors, quero ver o sítio cravejado de lindos cogumelos!!!!.

Mind, bom irmão... quem sabe um dia, como já postei em outros tópicos, a gente não pode se encontrar prum chá legal??? huahuaaaaa

Logo que eu dispuser de tempo hábil, te mando maiores detalhes do controlador...

vlw, paz e luz!!!
 
atualizando...

Irmãos de causa..... atualizando o diário então:

Cheguei ontem por volta das 19:30 no sítio. Fui logo verificar as condições do terrário. Tudo ok.

Estou, a cada dois dias, incrementando a temperatura interna em 1º, dentro dos parâmetros ótimos para a fase de pinagem. Começei com 18º, 2 dias, 19º mais 2... agora estou com 20º, fazem 3 dias. Hoje, incremento para 21º. Faço isso sem muito fundamento, acredito que talvez auxilie o micélio, pois após os pins estabelecidos, a temp. aumenta pra próximo de 25º...

Bom, já faz uma semana que os bolos foram submetidos ao dunk e foram pro terrário. Nos casings, apresenta crescimento de micélio na vermiculita...mas ainda não consegui identificar primórdias. Será que estou me afobando? quanto tempo ainda posso esperar até ver pins???

Amigos... dá um aperto no coração...ficar observando tudo tão bem feito...com carinho...e ainda nada...

Hoje farei esterilização de grãos de milho, visando aproveitar 2 culturas de micélio que obtive através de isolamento. Tb vou suar a camiseta, e abrir uma "vala" embaixo de umas árvores, visando um bulk outdoor.

No mais era isso, tá tudo igual... infelizmente meu passeio do findi não vai sair...pq não tem cogu. Ficarei todo o findi monitorando o terrário...

Paz e luz!!
 
ae muilok:
tudo cetinho cara, vc tá fazendo melhor que a maioria faz na primeira vez.
continua na fé.
os nossos cultivados com certeza vao te mostrar um caminho novo, diferente e MAIS claro que os selvagens.
aguarde os 15 dias padrão, do amigo abysmus frutou com 16 dias.
o do kliphos com 11,
os do antigo psilo eram com 4 dias , e os meus... bem os meus tão pinando já dentro dos copos, quando mando pro terrario já tem pins :)
 
ae muilok:
tudo cetinho cara, vc tá fazendo melhor que a maioria faz na primeira vez.
continua na fé.
os nossos cultivados com certeza vao te mostrar um caminho novo, diferente e MAIS claro que os selvagens.
aguarde os 15 dias padrão, do amigo abysmus frutou com 16 dias.
o do kliphos com 11,
os do antigo psilo eram com 4 dias , e os meus... bem os meus tão pinando já dentro dos copos, quando mando pro terrario já tem pins :)


É meu amigão... eu diria pra mim mesmo...PACIÊNCIA JOVEM JEDI...

BOM...então, aproveitando a força do irmão Boca... existe alguma técnica especial?? pq li muito sobre aniversariar bolos já com pins...

Bom...pros próximos cultivos, e pra esterilização de hoje...colhi hoje uma panela de pressão de 7,5litros numa planta lá no sítio... espero que me livre desses antepassos que encarei no 1º cultivo...e que ainda vou encarar!!!

Mas, sinto-me muito mais maduro, paciente (até parece) e respeitoso comigo mesmo, com a micologia e com a natureza e ambiente em si. Ensinamentos adquiridos somente por quem passa pela experiência de um cultivo de psilocibe cubensis.

Paz e luz
 
é com imenso prazer que venho comunicar a todos os irmãos aqui do CM que...


PINS!!!! PINS!!!! TEMOS PINS!!!!!!!!!!



ontem, pela noite...me daparei com algo que me fez aumentar ainda mais meu fascínio e principalmente respeito com o micélio... ... ... lembram aqueles bolos ainda não colonizados 100% de grãos de trigo...injetei água neles, fazem 10 dias...ontem após trabalho para preparar grãos de milho em super potes, fui olhar esses bolos!!!!!!!!


Me deparei com um lançe que me deixou muito feliz... um bolo, dentro do copo, apresentava um cogumelo de 11mm, que frutificou de lado, num espaço do substrato... logo, aniversariei os dois bolos que estavam nessa condição que não apresentavam contaminação!!! Fui ver agora, ao meio dia (matei o rango de novo ehe) o cógu já apresenta crescimento!!!! MMMuuiiitttooo felizzzz!! huahuahuaaaaa

Programei meu controlador de temperatura, de 21º que eu estava mantendo, pra operar até hoje a noite, com 26º, talvez assim inicie frutificação tb nos casings e bolo que estão no terrárrio, mas dormem profundamente ainda...

Pessoal, sem vocês, não sou nada no mundo da micologia. Meu profundo agradecimento, de irmão MuiLok !!!!!!

Muuiiitta paz...luzzz.... e tb muita poesia!!! (Salve Psilocibec)!!!!!
 
Isolamento de micélio em bolo contaminado

Hehehe....

Pessoal, seguindo o baile... como tive 2 bolos que acabei injetando água da torneira...esses vieram a apresentar contaminações... Fiz um jeito, e consegui isolar e aproveitar o micélio que ainda não estava contaminado...para isso, tomei base em uma conheçida técnica de clonagem de micélio com papelão...

No meu caso, não foi um clone, apenas adaptei a técnica visando aproveitar micélio saudável, o qual vou inocular um super pote com grãos de milho.

Bom...cortei um pedaço de papelão limpo (um quadrado de 3 x 3), utilizei somente o centro do papelão, aquele papelão ondulado...arranquei as lateriais, limpei com um estilete o máximo que consegui de cola que estava no papelão ... que foi pra dentro de um copo de whisky, com 1/4 de água destilada, feito 1 filtro com filtro de café, e tampa com papel alumínio. Foi esterilizado por 30 minutos, matando possíveis contaminações e hidratando o papelão.

Tudo com muita limpeza... deixei esfriar, peguei um pequeno pote com fechamento hermético...coloquei com o uso de um pinça esterilizada, o papelão lá. Numa atitude ninja... aniversariei o bolo contaminado, com um estilete cortei em formato oval e não muito fundo, um pedaçinho de bolo com micélio saudável. Com a pinça...coloquei esse pedaço de bolo sobre o papelão, fechei o pote, mantenho na temperatura ideal de incubação (+- 28ºC)

O micélio, apresenta crescimento acelerado... no fim do dia, abro um pouco o pote, fazendo troca de ar. tá quase tudo tomado. Ontem , simulei uma chuva no pote...com uma daquelas bombinhas de água (spray) com o leque bem fechado (névoa fina)... abri o pote... dei umas injetadas no ar...em cima do pote. Hidratou uma parte do papelão, que estava seca...deixando pequenas gotículas sobre o micélio. Demais!!!!:eek:

Algumas fotos mostram o crescimento do micélio sobre o papelão.

é uma técnica fácil, barata e funcional para clones e aproveitamento de micélio. Basta agir com assepsia. Farei uma comparação de tempo necessário para colonizar 100% um bolo com grãos de milho... já que estudei que é muito mais rápido que partir de seringa com esporos...

abraço irmãos... paz e luz!
Micélio em Papelão.jpgMicélio em Papelão 2.jpg
 
Atualizando....

Como usei-me de 2 técnicas de aproveitamento / isolamento de micélio, logo fiz 2 substratos a base de grãos, pra inocular com estes micélios isolados.

O 1º substrato, com grãos de milho, deixei o milho de molho 24H, fervi por mais 45 minutos, esterilizei em pote PP na panela de pressão (agora vai), aguardei esfriar, lacrei e tapei os furos na tampa de alumínio.

Outro pote, preparado da seguinte maneira: grãos de milho, grãos de trigo (hidratados e cozidos), adicionados cremogema, e esterilizados na PP. Este substrato, foi inoculado com uma técnica que criei e estudo se é viável. Usei-me da técnica de isolar micélio em algodão hidratado, o que até agora se comportou muito bem (Entitulei isso de MuiLok Tec) O pote, recebeu então , entre os grãos de trigo e milho cremogemados, o algodão onde estava o micélio. Ainda não vi como se encontram, mas hoje verei.

Com esses 2 super-potes, farei um bulk outdoor, em um local mágico mesmo.

paz e luz...
graos milho + papelão.jpggraos trigo + milho MuiLok tec.jpgclone no papelão.jpg

Achei válido postar algumas fotos, ilustrando como deve ficar o aspecto do substrato de grãos, pois enfrentei dificuldades quando aos grãos ficarem sem umidade, ou muito duros. Dessa vez, fervi pra valer mesmo, os grãos de trigo têm que se apresentar (não 100%) abertos, indicando assim q estão aptos pra cultivo.

Quando fervi pouco grãos de trigo, o micélio se desenvolveu até um certo ponto, depois freou seu desenvolvimento. Espero ter acertado agora....

Fiz tb, adição de cremogema em um dos substratos, a qual foi inoculado com micélio em algodão. Farei um comparativo pra ver o tempo de colonização desses potes.

A família pimpos, que me acompanhou nessas 2 noites trabalhosas e demoradas, (só cabe 1 potão por vez na PP de 7,5L) recebeu uma refeição extra, por merecimento.

Segue imagens..... paz e luz!!!
escorredor.jpgcremogemando.jpgcremogemando mistura.jpgaspecto graos.jpgpimpos refeição.jpg
 
Última edição por um moderador:
Lindos papeloes!!!

Como fez a inoculaçao a partir de papelao nos potes com milho?

Eu comentei uma vez (no coletivo 2 ou 3 se nao me engano) que eu corto em tiras de 0,5 cm, no sentido da largura do papelao, coloco uma tira por copo, depois faço a transferencia como o mauricio ensina aqui:
Inoculaçao com pote vazio.

Dá certinho e pelos volumes de material que voc~e consegue colonizar rapidamente dá pra fazer testes de substratos dos mais variados tipos.

Não esquece de secar o milho SEMPRE com papel toalha antes de colocar pra esterelizar, o seu milho parece estar muito enxarcado, o que dificulta a mistura dos graos.

Misturo uma vez a cada 5 dias.

Com MUITO cuidado, evitando BATER o pote.

A diferença de tempo de colonizaçao é enorme.
 
Fala MuiLok

O aproveitamento do micélio residual para cultura em papelão, algodão entre outros é de extrema utilidade.

O tempo poupado e disponibilidade constante de substrato colonizado em mãos, justificam a utilização dessas tecnicas.

Excelente traballho.
 
Boca, tudo ok???
Mermão.... não sequei os grãos antes de esterilizar...acho q pulei essa parte... e a inoculação, usei uma técnica ninja!!!! huaaaaaa

Os potes estavam esterilizados e lacrados...pois então, na boca do forno, abri um canto deles cuidadosamente (muita assepsia, luvas, toca, banho), e com uma pinça esterilizada, tirei do pote minhas culturas,(micélios em papelão e em algodão) e coloquei dentro dos potes com grãos, em seguida já lacrando novamente. Fazem 5 dias que fiz isso, hoje observo, e posto fotos.

No caso do isolamento em algodão, fiz tipo de um selo na parte superior do bolo, com algodão. Como me parecia ter muitas gotas no interior do pote de esterilização, coloquei esse selo, pra talvez, absorver umidade, caso fosse muita.

Maurício, pois é, dominadas essas técnicas, sempre que eu fizer algum casing...vou guardar um pedacinho de micélio, não custa nada, e tá sempre pronto pra quando precisar... até pra esquecer numas bostas no pasto...heheee

Boca e Maurício, valeu pelas vibrações, instruções, e pelo karma!!!! MuiLok Muitcho agradecido!!!!!!!!!

abraços!!!

paz e luz!
 
Atualizando então...

Algumas imagens mostram o terrário "descansando"... e ilustram também as luzes que uso, na fase de pinagem e cogus pequenos... como o terrário fica em ambiente fechado durante o dia, no fim de tarde, quando chego, abro a janela e este recebe luz indireta, por pouco tempo pois já anoitece... então uso essas duas lanternas.

Percebi que, com a luz acesa e a janela aberta, uma grande concentração de insetos, dos mais lokos possíveis. Sabe como é, interior, é só ligar uma lâmpada, os bichos vêm que vem!!!! No resto da casa, é utilizado lâmpada anti-inseto.

Coloquei, então, uma tela mosquiteiro, evitando maior contato dos insetos com o terrário.

terrário luz.jpgterrário luz 2.jpgproteção insetos.jpginseto.jpg

pinagem...

Então, apenas 10 dias depois de os bolos terem ido para o terrário, iniciou-se o processo de pinagem. A partir daí, minha aflição virou só alegria. Eu andava me torturando por não ver nada ainda... mas aí então, voltei a me surpreender mais uma vez com o micélio, que me apresentou diversos pins.

3 dias depois, aniversariei mais um bolo de grãos de trigo, o último que faltava. No terrário, ficou assim:
- 2 bolos fai, foram feito casings, só com vermiculita, em quentinha de alumínio.
-1 bolo fai, que apresentou alguma contaminação, tratei ele com água oxigenada nos pontos contaminados, foi pro terrário...agora tá 100%, mas ainda não pinou. O micélio mostra-se forte, tanto q tomou toda area da vermiculita.
-3 bolos de grãos de trigo, foram aniversariados em quentinha, todos apresentam frutos agora.

Os 3 bolos que injetei água de torneira, contaminaram. Já falamos disso, e foram descartados.

Maurício disse, em outro post desse diário, que eu estaria então 100%, pois a ação de injetar água nos bolos foi no desespero pois tinha acabado a seringa de esporos...e eu sabia que não ia dar certo. Bom...fico feliz com isso, pois continuo até agora com 100% de aproveitamento!!!!!!:p: :) :D :rolleyes:

Fotos dos primeiros pins, e aspecto no interior do terrário

paz e luz!
interior 1.jpginterior 2.jpg
 
Última edição por um moderador:
Lindos bolos sr!

Acredito que o bolo que está inteiramente branco vai lhe surpreender em breve com um ou dois gigantes. Me deu medo olhar o aspecto VORAZ do micelio envaginando a vermiculita pra conseguir aquela ultima gota de agua necessaria pra soltar um monstro gigante.

Os dois de baixo tem desenvolvimento satisfatorio também para a fase em que se encontram.
fico muito contente com os resultados que você vem obtendo, pode estar certo que isso é fruto de MUITO esforço e estudo.

umas coisas pra te lembrar:
CARIMBE!
ASSEPSSIA!
DIVIRTA-SE!!!
 
Lindos bolos sr!

Acredito que o bolo que está inteiramente branco vai lhe surpreender em breve com um ou dois gigantes. Me deu medo olhar o aspecto VORAZ do micelio envaginando a vermiculita pra conseguir aquela ultima gota de agua necessaria pra soltar um monstro gigante.

Os dois de baixo tem desenvolvimento satisfatorio também para a fase em que se encontram.
fico muito contente com os resultados que você vem obtendo, pode estar certo que isso é fruto de MUITO esforço e estudo.

umas coisas pra te lembrar:
CARIMBE!
ASSEPSSIA!
DIVIRTA-SE!!!


Boca, nada teria conseguido, sem ajuda de todos vocês aqui do CM, tu sabe bem quantas vezes já me salvou do desespero... sempre pronto a ajudar, e em qualquer momento!!! O Esforço e o Estudo, partiram de mim, as vibes, mostrar o caminho, os socorros, e a luz que cada post traz a meu cultivo, partiram de vocês, a qual sou muito grato. Cada um que ler isso, sabe de quem estou falando... meus gurus cogumelísticos!!!!

Tô aguardando uns destaques, aí carimbo!!! Assepssia.. sempre!!!
Diversão..... na hora que o micélio me chamar!!!

Obrigado irmãos, paz e luz a todos!!!!:pos: :pos:
 
Aproveitando um tempinho.... que tá escasso...

Antes de eu partir agora, pra ir ver meu cultivo, vou postar algumas fotos que bati ontem do meu terrário.

O cenário mudou de um deserto de filme de faroeste, pra um parque de diversões, muitos pins e cogumelos povoam meu terrário agora.

Eu andava desesperado, ou melhor, afobado, mas, acredito que minha tek de ir incrementando a temperatura auxiliou no rápido aparecimento de primórdias / pins.

Quando coloquei os bolos no terrário, após o dunk e cold shock, mantive a temperatura em 20º, e fui incrementando em 1º a cada dois dias. Logo, passou pra 21, 22,23... e assim , a cada dois dias eu ia incrementando o parâmetro de temperatura. Em apenas 10 dias, eu estava a 25º, e começou a festa da frutificação. Acredito que nisso, meu controle de temperatura auxiliou e muito!!! Hoje, opera em 25º, toda a fase de frutos.

a seguir, algumas fotos que ilustram o lindo ambiente!!!

paz e luz...
ontem 1.jpgontem 2.jpgontem 3.jpgontem 4.jpgontem 5.jpgontem 6.jpg
 
Fala Profeta!!! Sua solicitação é uma ordem!!!!!!

Olha só, já estava pensando nisso sim, quero compartilhar esse controlador com todo mundo por aqui, já que é para o bem da comunidade... mas quero postar um tópico profi, bem detalhado, pra todo mundo entender, assim fica acessível, pois andei trocando algumas idéias via MSN com uns colegas, pra quem não saca de eletrônica, fica difícil por palavras... Mas está em andamento, conforme tenho tempo, tô montando esse tópico no word, logo transfiro pra cá!!!!

vlw, e forte abraço!!!

paz e luz a todos!
 
Local para tripp

Então,

Estou fazendo colheitas fracionadas em meu terrário, conforme o ponto, vou colhendo os cogus. Espero conseguir quantidade suficiente para uma experiência, pois estou colhendo-os, pesando e colocando em pote com fechamento hermético, na geladeira, em saco plástico. O Limite é Sábado, ao meio dia. Até agora, já tenho 46gramas frescos.

Enquanto edito fotos de colheitas, vou postar algumas, de onde farei minha tripp. Acredito que lugar mais adequado, só no céu.

Tirei essas fotos, sentado tranquilo na porta de casa.

paz e luz...

ps.: preciso ajuda quanto a quantidade para 1 pessoa. 12g frescos pra mim não deu nada....help!!!
tripp diurna 1.jpgtripp diurna 2.jpgtripp diurna 3.jpgtripp diurna 4.jpgtripp diurna 5.jpg
 
toma tudo muilok
tudo que conseguir juntar até lah.
nao vou ficar elogiando o lugar pra nao chegar mais um chato aqui e dizer que eu to fazendo politicagem.
 
Caraca, ja elogiei sue belo bangalô neste diario, mas isso merece :eek: :eek: :eek: . Vai ser uma viagem muilok.

Boca, não fique chateado com os comentarios, é intriga da oposição rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrr:D :) :D

Peace
 
toma tudo muilok
tudo que conseguir juntar até lah.
nao vou ficar elogiando o lugar pra nao chegar mais um chato aqui e dizer que eu to fazendo politicagem.

dispenso elogios, mas posto palavras de um sábio ser MuiLok...

"verás a beleza inusitada, onde o ar te perfuma, onde a natureza acolhe e canta a seus ouvidos, com seus próprios olhos, pisarás com seus próprios pés"


Ok Boca, mas vou estar na viagem sozinho, e queria pelo menos mais um amigo na sintonia... mas tudo bem. Minhas pequenas experiências anteriores já me deram uma base do que me aguarda, e o principal, tenho muita coragem e fé.

Mind, obrigado pelos elogios, no fundo sei o quanto sou previlegiado por estar em meio a tanta natureza. Alguns anos na cidade grande me mostraram qual era meu caminho, e a hora do retorno.

paz e luz...
 
Back
Top