Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Inicio da domesticação P. cubensis - var. Vale do Rio Chopim

Diário de cultivo completo.
Celsinho,

Certifique-se de limpar a cultura em pratos antes de passa-la a substratos!

Quando ver que consegue pratos enteiramente colonizados de cultura limpas, sem um minimo foco de contaminação mesmo entao estara preparado para mecher com substratos.

Trabalhar com pratos as vezes pode se prolongar mais do esperado e tem q ser mesmo paciente.

Fica ai minha dica!

Tudo de bom e sorte!
 
Muito obrigado Insider pelos link´s vão ajudar e muito, vou tentar isolar mais vezes o micélio até que consiga uma placa inteira rizomorfica, mas estou com dificuldade da metodologia de passar o micélio para o substrato no caso o milho de pipoca, existe algum tópico discutindo sobre esse assunto?
Nessa noite pensei em colocar alguns grãos dentro da placa, até que sejam colonizados e ai transferi-los para os potes com os outros grãos. Seria uma boa idéia?

Até
 
Muito obrigado Insider pelos link´s vão ajudar e muito, vou tentar isolar mais vezes o micélio até que consiga uma placa inteira rizomorfica, mas estou com dificuldade da metodologia de passar o micélio para o substrato no caso o milho de pipoca, existe algum tópico discutindo sobre esse assunto?
Nessa noite pensei em colocar alguns grãos dentro da placa, até que sejam colonizados e ai transferi-los para os potes com os outros grãos. Seria uma boa idéia?

Até

Não é necessário, você pode só fatiar um pedacinho triangular do ágar colonizado e usá-lo igualzinho um inóculo de grão...
 
Boa tarde pessoal do CM!

Posto aqui algumas fotos do Vale do rio chopim, fui pra uma coleta lá nesta ultima quinta-feira acabei encontrando 4 cogumelos. Mais variabilidade genética pro trabalho!

No sábado consagrei eles com um amigo na beira do rio escutando alguns ensinamentos das águas e da mãe natureza e restabeleci as energias para o dia-a-dia! A trip foi ótima e estou muito feliz e agradecido e resolvi compartilhar com vocês!
120802_154020.jpg120802_155933.jpg120802_161126.jpg
 
belissimo lugar celsinho! Perfeito pra consagrar mesmo! Saudades do brasil vendo essas fotos haha. :cry:
 
Sobre o cultivo, tenho boas nóticias!

Estou isolando, isolando, reinoculando, reinoculando e buscando as melhores placas.
A tentativa com a pipoca Yoki cozida e com tratamento de água sanitária e cal virgem, acabou não dando certo!
Possíveis motivos:
- Estagnação da placa;
- Grãos com excesso de umidade;
- Pequenos pedaços do micélio com posterior agitação, acho que acabou danificando-os
- Água sanitária

De qualquer forma inoculei na pipoca orgânica cozida 2 tratamentos, com e sem cal, a foto com a pipoca mais escura é a que ficou de molho com 1 colher de sopa de cal virgem a mais clara foi somente cozida e autoclavada!
Corrigi os erros, micélio estava em crescimento, não havia excesso de umidade nos grãos e os pedaços de inoculo eram certa de 1x1cm, se agitação.

Ambas estão crescendo, mais o micélio parece que está gostando mais da de pH corrigido.

Pretendo inocular novamente em outros frascos com pipoca Yoki, cozida e com cal virgem, pois não consegui comprar a orgânica ainda... Mas tenho medo que contamine, estou um pouco desconfiado em relação a água sanitária, tenho medo que ela acabe não deixando o fungo se desenvolver. Tento trata-lo como o selvagem que é!

E agora devo agitar os frascos para o micélio se redistribuir?

Aguardo contribuições!
Abração
120806_204920.jpg120806_205153.jpg120806_205313.jpg
 
Eu não uso essa técnica de agitar os grãos, as vezes que tentei o micélio teve dificuldade em retomar a colonização, considero pouco interessante. Aplico em meus cultivos várias inoculações em pontos equidistantes e venho tendo bons resultados. Continua por ae que ta indo muito bem o trabalho Ferraz.
 
essa placa está perfeita, já pode iniciar a inocular grãos com ela ou substrato de preferência
qual a receita do agar nela?
placa.jpg
 
Ok galera, também concordo em ter um cuidado com o micélio, acho que vou agitar apenas uma vez e com muito cuidado, só pra dar uma espalhada quando ele estiver bem maior!

Sobre o meio de cultura, não fui eu que formulei, ele é comercial...
Potato Dextrose agar, utilizei 39g em 1 litro de água destilada.

Até
 
Boa, Celsinho!

Só tome cuidado; a cada três ou quatro gerações, convém trocar o meio de cultura. Eu não sei o nome técnico do problema, mas parece que se o micélio se 'acostumar' com o PDA, ele só cresce em PDA, se tornando inefetivo para a inoculação. Por favor pessoas entendidas, complementem ou corrijam essa informação, mas tenho certeza que procede.

Logo, use a placa que o tupy indicou já pra inocular seus substratos, efetuando o menor número de transferências de PDA para PDA possível.

Excelente trabalho, e muitas good vibes ;)!!!
 
Boa noite galera, então pgmr acabei inoculando mais alguns potes, e também estão crescendo sem contaminações... Na verdade aqueles dois que postei estão com 18 dias e não chegou ao triplo daquele tamanho da foto, a colonização parece estar relativamente lenta, por somente um ponto de crescimento. Acho que durante essa proxima semana vou agita-la pela primeira vez, mas acredito que em cerca de no máx 40 dias esteJa completa, a temperatura está em 27°. Vou postar as fotos antes de agitar!

E então pessoal depois desse milho colonizado, o que acham que devo fazer?

Pensei de uma forma bem simples tentar cobrir um vaso daqueles com um substrato e ver se consigo frutificar naquele mesmo recipiente, depois posso utilizar outros métodos de cultivo...

Abração!
Valeu pela força
 
Boa noite galera, então pgmr acabei inoculando mais alguns potes, e também estão crescendo sem contaminações... Na verdade aqueles dois que postei estão com 18 dias e não chegou ao triplo daquele tamanho da foto, a colonização parece estar relativamente lenta, por somente um ponto de crescimento. Acho que durante essa proxima semana vou agita-la pela primeira vez, mas acredito que em cerca de no máx 40 dias esteJa completa, a temperatura está em 27°. Vou postar as fotos antes de agitar!

E então pessoal depois desse milho colonizado, o que acham que devo fazer?

Pensei de uma forma bem simples tentar cobrir um vaso daqueles com um substrato e ver se consigo frutificar naquele mesmo recipiente, depois posso utilizar outros métodos de cultivo...

Abração!
Valeu pela força

Bonito micélio!
Postei uma resposta agora há pouco mas parece que deu erro...

É bom ver o que os cultivadores mais experientes têm a dizer, mas eu diria que o milho colonizado daria uma boa frutificação num casing simples... Só derramar em quentinhas pra cobrir com a camada e por em modo de frutificação quando o micélio atingisse a superfície uniformemente.
Quem sabe um método mais simples como esse seja uma boa pedida pra primeira vez que a raça vê um ambiente de cultivo... E a partir daí trabalhar com clones dos espécimes mais bonitões pra conseguir uma strain bacanuda, escolher um nome idem e espalhar a genética do vale do rio chopim mundo afora :D
 
milho colonizado? muitos copos? vá de bulk, faça um simples, tente diferentes substratos para ter parâmetros e melhores chances. Por exemplo faça um balde com húmus, outro com fibra de coco, outro com esterco, etc.

não esqueça da troca gasosa na fase de colonização.
 
Bom dia, desculpem um pouco a demora do retorno!
Estão ai algumas fotos tiradas ontem, nos dois primeiros frascos fiz um furo para troca gasosa e mexi a colonia apenas em um antecipadamente, os resultados foram ótimos, parecia que o micélio estava estagnando, depois dessas práticas ele tomou conta do milho, aeração foi muito importante (120g aprox no frasco).

A outra foto são de novas inoculações em pipoca orgânica. As de pipoca Yoki contaminaram todas. Ps: não estou usando hipoclorito em nenhuma delas. Prossigo trabalhando com as orgânicas.

Também tem uma placa que estou inoculando hifas provindas de cogumelos coletados em diferentes épocas, um das primeiras inoculações e o outro da ultima coleta.

Esse frasco colonizado com apenas 120g é suficiente para fazer um casing?@tupy Estou pensando em começar com ele e depois partir para o bulk testando palhada de trigo+ esterco e a cobertura com turfa. O Amaral me indicou fragmentar a colonia do frasco no casing e cobrir com uma camada 50% vermiculita e 50% pó de coco o que vocês acham?

Obrigado
Só vai galere
a-a-a
frasco sem cal - antes de mexer completamente.jpgfrasco sem cal mexido.jpgfrasco-cal-mexido apos 4 dias.jpgfrasco-cal-mexido-fundo.jpgx.jpgnovas inoculações, pipoca organica.jpg
 
Tá ótimo teu trabalho com as criaturas mágicas Ferraz, parabéns rapa! Essa quantidade ali de 120gramas colonizadas no milho é suficiente pra um casing, não esqueça o carimbaço esteril :D Noix.
 
Back
Top