Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Inicio da domesticação P. cubensis - var. Vale do Rio Chopim

Diário de cultivo completo.
dá pra fazer tudo o que você quiser, só escolher :)
 
Aloha!!
Desculpem por ficar alguns dias sem dar notícias, mas estou aqui galera!

Fiz um casing simples, 50% vermiculita 50% turfa, fazem 5 dias.
Estou com um pouco de dificuldade na umidade, pode ser que o termo-hidrometro esteJa marcando errado! Medindo certo de 55% de umidade, mas o ambiente está com uma lâmina de água e todo borrifado ao redor e o substrato tbm está umido... ??? Acredito que deveria medir no minimo 80% e agora?

A temperatura está em 23º, estava anteriormente em 26º mas deixava a umidade muito baixa.

Alguma dica?
Me parece que os pins estão prestes a dar as caras!
Enviem energia positiva galera!

De qualquer forma tem mais alguns frascos para testar, viva a pipoca orgânica!!!
A outra foto foi uma visita que acompanhou essa etapa do cultivo!!


Abração a todos
120830_215038.jpg120830_215110.jpg120830_215130.jpg120830_212543.jpg
 
A temperatura está em 23º, estava anteriormente em 26º mas deixava a umidade muito baixa.


Tem algo errado aí sim.

Quando há água suficiente em temperaturas mais baixas é que é mais difícil manter uma alta umidade.

De qualquer forma casings não são tão dependentes da umidade ambiente quanto bolos.
 
Poisé @Equator, HJ notei o crescimento das hifas na superficie do casing, a temperatura está em 24º, é a . ambiente e a umidade girando em torno dos 50% no termo-hidrometro, mas estou borrifando água, 3 vezes por dia praticamente. Resta agora esperar...
Valeu
 
Pins - Vale do chopim
Uau!! No primeiro dia que peguei para ler seu post, o último reply vem logo com pins!! kkk Que loco!!

Cara, meus parabéns!!
Vamos replicar esses esporos!! Pode ter certeza que vou querer trabalhar com eles também!! hehe
O nome da strain é: "Vale do Chopim"?

Sem palavras...
 
Salve salve!! Massa mesmo, dá uma olhada nessa que tirei hoJe cedo, a anterior foi umas 48h atrás...

Com certeza!!!
A principio o nome é Vale do Chopim, pois foi o local de coleta dela!
120907_084154.jpg
 
Fruticação do 1º casing!
1ª foto de manhã cedo, outra agora inicio da tarde.

Os talos cresceram bastante e os chapéus pouco, vou melhorar a iluminação
e também aumentar a umidade no surgimento dos pins, vamos ver os próximos resultados...

Valeu mesmo galera obrigado a todos que acompanharam e deram força.
Logo todos poderemos trabalhar com essa strain!
=D
120908_075941.jpg120908_131759.jpg
 
LINDO DIARIO, so li hoje cara!
se nao conseguir carimbos dos pequenos chapeus, guarde um chapeuzinho mesmo da mesma maneira que faria com o carimbo, e use-o pra inocular direto nos graos.
 
Boa noite galera,

Com o quarto crescente lunar se aproximando achei que era uma boa hora de fungi-cultivar!
HJ realizei a inoculação em grãos de milho de pipoca, seguindo as dicas de vocês e as orientações do amigo AmaralGpuava...

500g de pipoca Yoki
24h de molho na água
50 min em fogo baixo
24h de molho água + hipoclorito ( 2 colheres de sopa)
24h de molho água + cal virgem (3 colheres de sopa)
24h de molho em água fervida

Sequei bem elas e auto-clavei
dividi em 4 compotas

Peguei 3 placas diferentes (sobre o meio de cultura tupy, é bda normal, acredito que o crescimento do micélio daquela forma foi pq fiz em placas maiores e deixei a temperatura em 29° ai ele deu as caras valendo)
1 pra cada pote e no ultimo misturei um pouco de cada placa
Cortei 6 pequenos pedaços do micélio do tamanho de grãos de feiJão para cada pote e revolvi levemente.

Estão a temperatura de 26°
Qual a umidade adequada?
E devo deixar os potes completamente fechados? Gás carbonico x oxigênio?

Também fiz a repicagem em novas placas..

Agora na proxima inoculação vou utilizar uma pipoca orgânica, visualizando a possível ausência de trichoderma!
Para isso não vou usar hipoclorito e estou pensando em não corrigir o pH também, o que vocês acham?
Apenas ferver e auto-clavar de uma maneira mais artesanal sem utilizar produtos industriais.

Obrigado a todos que acompanham e dão dicas, esse cultivo é reflexo da experiência de vocês, por que é o meu primeiro cultivo, sei que a luta não é fácil e comecei por um caminho difícil, mas estou disposto a não medir esforços!

Abração a todos


Parabens pela iniciativa Celso, fiquei feliz quando me contaram, sobre o milho de pipoca, essa foi a melhor maneira que encontrei para fazer os bolos, tentei com arroz, trigo, aveia, procurei por centeio mas as unicas sementes que encontrei ja vinham com agrotoxico, fiz essa mesma receita, mas em vez de cal corrigi o ph com bicarbonato de sodio, eram 4 bolos, nenhum contaminou, mas o processo foi feito por inoculacao de esporos, a straim era PES amazonico, a colonizacao total dos copos de conhaque aconteceram em 20 dias, a forma de cultivo que usei foi o xuxa bulk de substrato organico, foi 2 baldes de 20 litros, cada um rendeu 6 flushs de aproximadamente 8 cogumelos cada, nos 2 ultimos flushs os baldes ja estavam completamente cobertos por esporos, e contaminou com manchas amareladas que deformavam a estrutura dos cogumelos ...

Quanto as outras sementes que usei a unica que obtive um resultado foi o arroz com casca, a straim era tazmania, o cultivo foi em casing, nao consegui manter a umidade dos graos, o bolo ficou seco e nasceu somente dois cogumelos e um abortou.

Os ps da foto do meu perfil sao da tribo dos ps do cultivo do Celso
<-
[Editado - É expressamente proibido pedir Esporos no fórum. Leia as Regras!]
 
Última edição por um moderador:
Valeu mesmo família do CM, OBrigado!

Acabei tirando um carimbo de um pequeno chápeu, tentei garantir as condições de esterilidade, acabei tirando ele em uma folha sulfite com um copo em cima, depois dobrei o papel como um envelope.

Alguém pode me dizer como fazer um processo que realmente garanta a esterilidade do carimbo?

Casing I - 50% Turfa 50% Vermiculita (As fotos anteriores são desta casing) (iniciando 2 flush)
Casing II - Substrato comercial: Turfa+vermiculita+calcario+Fertilizante NPK (Em frutificação)
Casing III - Mistura dos dois substratos (Em frutificação)

Ainda serão feitas:
Casing IV - 50% Pó de coco 50% Vermiculita
Casing V - Mistura dos três

E metemo a marcha!
Grande abraço
Amor, Paz e luz
 
Valeu mesmo família do CM, OBrigado!

Acabei tirando um carimbo de um pequeno chápeu, tentei garantir as condições de esterilidade, acabei tirando ele em uma folha sulfite com um copo em cima, depois dobrei o papel como um envelope.

Alguém pode me dizer como fazer um processo que realmente garanta a esterilidade do carimbo?

Casing I - 50% Turfa 50% Vermiculita (As fotos anteriores são desta casing) (iniciando 2 flush)
Casing II - Substrato comercial: Turfa+vermiculita+calcario+Fertilizante NPK (Em frutificação)
Casing III - Mistura dos dois substratos (Em frutificação)

Ainda serão feitas:
Casing IV - 50% Pó de coco 50% Vermiculita
Casing V - Mistura dos três

E metemo a marcha!
Grande abraço
Amor, Paz e luz

valeu Celsinho, obrigado pela tua presença aqui, engrandecendo a casa.
 
Back
Top