Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Inicio da domesticação P. cubensis - var. Vale do Rio Chopim

Diário de cultivo completo.
Vale do Rio Chopim no Paraná? Boa Sorte e Parabéns!
 
Bem legal, já que tua placa petri tá bonita eu tentaria mais uma transferência pelo menos, ver se o micélio fica mais agressivo na placa.

Vale do Rio Chopim? Paraná?

Encontrou em que circunstâncias o cogumelo? Foi agora no outono?
Tem foto do deles?

Boa sorte, acompanhando! :)
 
Olha aí, que beleza!

Não tem como começar melhor cara! ;)
 
Valeu pela força galera, a coleta foi aqui na região Sudoeste do Paraná mesmo as margens do rio Chopim, e foi realizado no fim do mês de maio, aproveitei um período chuvoso com temperaturas amenas e acabei encontrando alguns. Não tenho fotos desses cogumelos no campo, apenas da impressão. Mas tenho algumas outras fotos antigas de caçadas de verão no local.

Sobre o cultivo fiz a repicagem para novas placas o micélio estava azulando, muito bonito! E também inoculando mais esporos em outras. Uma dúvida sobre a somatogamia, pois nessa placa me parece que germinou apenas um esporo, preciso fazer dois micélios se encontrarem para ter o micélio dicariotico?

Após essa etapa pretendo repassar para potes de conserva com centeio, devo tbm tentar, com milho de pipoca e trigo?

De qualquer forma vou repassando as informações e fotos para vocês
Obrigado!!!
120603_192947.jpg101122_174208.jpg101122_185420.jpg101122_231455.jpg
 
Uma dúvida sobre a somatogamia, pois nessa placa me parece que germinou apenas um esporo, preciso fazer dois micélios se encontrarem para ter o micélio dicariotico?


É bem difícil você germinar apenas um esporo (veja por exemplo discussão em Cogumelo hibrido).

Mas é preciso sim que pelo menos duas hifas monocarióticas (micélio primário) se juntem para ter micélio secundário (frutificação) e micélio terciário (esporulação). Veja no glossário alguns desses conceitos, se estiver com dúvidas.
 
Boa tarde Galera!
Fiz a repicagem daquela primeira placa de petri

E olha só!

Também aproveito para postar uma foto de um presente divido no solstício de inverno semana passada!
Nunca havia encontrado nenhum P. cubensis na chácara onde trabalho até esse dia!!!

Alguém ai tem algumas dicas para os próximos passos?
120619_192109.jpg120619_192200.jpg120620_154150.jpg
 
e rapaz, ta bonito viu, escolha a melhor placa e e isola de novo, ate conseguir um miscelio bem rizo mesmo...
 
Boa tarde Galera!
Fiz a repicagem daquela primeira placa de petri

E olha só!

Também aproveito para postar uma foto de um presente divido no solstício de inverno semana passada!
Nunca havia encontrado nenhum P. cubensis na chácara onde trabalho até esse dia!!!

Alguém ai tem algumas dicas para os próximos passos?


Voce esta rodeado por energias positivas amigo, boa sorte, siga o conselho do tchescko pois ele tem muita experiencia e parabens pelo achado, lindo cogumelo!

Paz e Luz!
 
Boa noite pessoal,
Em anexo uma foto de uma das placas de petri, preferi essa pra foto pq o micélio parece bem rizo, estou certo? A esquerda tá rolando uma contaminação e tbm achei interessantes outros dois pontos de crescimento meio deficientes... Pra rolar uma discussão, o qu

o que vocês acham?
Na verdade estou pensando em pegar esses pontos agressivos e colocar em uma nova placa e após isso inocular no substrato.
Estou com dúvidas de qual material devo utilizar, o que vocês me indicam?
Encontrei centeio em pó no comercio local, acho que grão de trigo e aveia também são difíceis de encontrar...

A principio pretendo seguir a recomendação encontrada em uma monografia usando a técnica de cultivo desenvolvida por Oss e Oeric (op. cit.; The Lycaeum, ref. cit.).

112 g de grãos inteiros de centeio (ou outro grão)
2 g de carbonato de cálcio (CaCO 3)
0,2 g de fosfato de potássio (K2HPO4) (opcional)
160 a 180 ml de água destilada

Preciso de aJuda!
120716_203600.jpg
 
Farinhas não servem, Celsinho, a não ser que você vá fazer bolos PF Tek.

E não use aveia. Resta centeio, trigo, cevada e milho de pipoca. Este último tem bastante referências no fórum, mas costuma ser difícil de esterilizar.
 
Boaa amigo por q vc no tenta no milho, e uma boa pedida não?
boa sorte no cultivo.
 
Boa noite pessoal,
Em anexo uma foto de uma das placas de petri, preferi essa pra foto pq o micélio parece bem rizo, estou certo? A esquerda tá rolando uma contaminação e tbm achei interessantes outros dois pontos de crescimento meio deficientes... Pra rolar uma discussão, o qu

o que vocês acham?
Na verdade estou pensando em pegar esses pontos agressivos e colocar em uma nova placa e após isso inocular no substrato.
Estou com dúvidas de qual material devo utilizar, o que vocês me indicam?
Encontrei centeio em pó no comercio local, acho que grão de trigo e aveia também são difíceis de encontrar...

A principio pretendo seguir a recomendação encontrada em uma monografia usando a técnica de cultivo desenvolvida por Oss e Oeric (op. cit.; The Lycaeum, ref. cit.).

112 g de grãos inteiros de centeio (ou outro grão)
2 g de carbonato de cálcio (CaCO 3)
0,2 g de fosfato de potássio (K2HPO4) (opcional)
160 a 180 ml de água destilada

Preciso de aJuda!

a placa já apresenta setores promissores, já pode estar usando (para inocular algum substrato) e ao mesmo tempo passando partes do micélio já para outra placa, garantindo assim o teu trabalho.
A receita do Oss e Oeric parece boa, nunca a testei.
Mas aqui mesmo no fórum há várias receitas já testadas.
A parte inferior da tua placa se apresenta mais promissora.

Qual a receita/medidas que você usou para a placa juntamente com o agar?
O micélio adorou.
 
Boa noite galera,

Com o quarto crescente lunar se aproximando achei que era uma boa hora de fungi-cultivar!
HJ realizei a inoculação em grãos de milho de pipoca, seguindo as dicas de vocês e as orientações do amigo AmaralGpuava...

500g de pipoca Yoki
24h de molho na água
50 min em fogo baixo
24h de molho água + hipoclorito ( 2 colheres de sopa)
24h de molho água + cal virgem (3 colheres de sopa)
24h de molho em água fervida

Sequei bem elas e auto-clavei
dividi em 4 compotas

Peguei 3 placas diferentes (sobre o meio de cultura tupy, é bda normal, acredito que o crescimento do micélio daquela forma foi pq fiz em placas maiores e deixei a temperatura em 29° ai ele deu as caras valendo)
1 pra cada pote e no ultimo misturei um pouco de cada placa
Cortei 6 pequenos pedaços do micélio do tamanho de grãos de feiJão para cada pote e revolvi levemente.

Estão a temperatura de 26°
Qual a umidade adequada?
E devo deixar os potes completamente fechados? Gás carbonico x oxigênio?

Também fiz a repicagem em novas placas..

Agora na proxima inoculação vou utilizar uma pipoca orgânica, visualizando a possível ausência de trichoderma!
Para isso não vou usar hipoclorito e estou pensando em não corrigir o pH também, o que vocês acham?
Apenas ferver e auto-clavar de uma maneira mais artesanal sem utilizar produtos industriais.

Obrigado a todos que acompanham e dão dicas, esse cultivo é reflexo da experiência de vocês, por que é o meu primeiro cultivo, sei que a luta não é fácil e comecei por um caminho difícil, mas estou disposto a não medir esforços!

Abração a todos
120723_181019.jpg120723_181032.jpg120723_191213.jpg120723_191240.jpg120723_192753.jpg120723_191751.jpg
 
Cara me diz uma coisa vc manja qual a relação que a lua exerce com os fungos?
percebi que lua cheia os chapeludos adoram aparecer em familia;)
 
Mago Eu acredito que a lua altera o fluxo das águas em nosso planeta, então a lua cheia por exemplo deixa os seres vivos com maior quantidade de água, enquanto a minguante deixa mais secos, então como nosso amigos adoram água eles vem a toda com a cheia, as minhas maiores colheitas a campo em quantidade e qualidade também foram na lua cheia. Mas isso é conhecimento empírico, vai de cada um acreditar. Por isso resolvi inocular agora, como faço com plantas e sempre elas vigoram!

pgmr
Com certeza, é um dos obJetivos desse trabalho, fortalecer nossas strain´s naturais e disponíbilizar para todos nós pela Pró-fungos.

Brigadão pela força!
Vamo que vamo
 
Back
Top