Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo I Cultivo de Puerto Rican

Diário de cultivo completo.
Eai psiconautas!!

É com muita satisfação&alegria que declaro aberto meu primeiro diário de cultivo, uhu :eba::feliz::)

Recebi um carimbo do caro @Jowker, do incrível cultivo de puerto rican dele!

Optei pela construção de uma glovebox, que logo se transformou na SAB, pelo alerta do Cogusho.

PF-Tek original, 2:1:1, em 8 potes de 250 mL. :ler:

Recebi o carimbo dia 21/2, e enquanto os potes estavam na panela, fiz as seringas raspando um pedacinho do carimbo em água mineral num potinho previamente esterilizado após jogar álcool 70 na SAB. Coloquei as seringas em papel alumínio e deixei na geladeira. Saí na hora do almoço e deixei os potes esfriando.

Cheguei a noite e inoculei os potes, 1 mL em cada pote. Todos tampados com as tampas originais (umas ainda tinham uma água na tampa com água condensada que esqueci de secar) Devo fazer um furo com micropore por volta do 10º dia, pra ajudar na troca gasosa. :geek: Coloquei-os dentro de uma caixa de papeluminio embaixo da cama (minha cidade tem um clima quente, 27º deve estar no meu quarto, capaz até de aumentar no Carnaval). Ficarão lá até eu voltar de viagem no dia 2, quando devo dar um espiada (ou não).

Agora muita paciência :unhas: (vai dar certo!)

E quero deixar aqui minha gratidão a todos que me auxiliaram, tiraram minhas dúvidas ou escreveram diários tão bons que me inspiraram.

Até mais!
:D

Anexos

• 16880332_1325195777538093_1803939069_o.jpg
    16880332_1325195777538093_1803939069_o.jpg
    123.2 KB · Visualizações: 77
  • 16930528_1325195744204763_1693107129_o.jpg
    16930528_1325195744204763_1693107129_o.jpg
    161.6 KB · Visualizações: 77
Última edição:
Como esse bolo ja deu um start no pinning, e está 100% colonizado na parte visível por mais de 2 dias eu o aniversáriava. Mas vai do teu feeling. Eu aniversáriava meus bolos entre 2 a 5 dias após 100% colonizados. Faça um Roll e manda pro terrário.

Esses bolos estão bem saudáveis, demorou para aniversariá-los, heim! :)

Unha azul... Tudo a ver! :D

EITA NOIS :eba:

É que eu vou viajar dia 24, aí perguntei aqui e me sugeriram esperar pra aniversariar tudo de uma vez..

Mas como 2 é melhor que 1 hehe:cool:

Vou dar uma lavada na argila expandida, deixar na água sanitária até de tarde e daí eu aniversario então!

Gratidão @Hs.Krause e @Cosmik! (ótima sacada, até meu inconsciente já tá pensando nos cogus) :confused::cool::eek::fome::cyclops:

Meu inconsciente andava assim também no começo, se reparar bem no meu primeiro cultivo da pra ver meu cabelo roxo em algumas fotos :D

Meu inconsciente andava assim também no começo, se reparar bem no meu primeiro cultivo da pra ver meu cabelo roxo em algumas fotos :D

Seu avatar era seu cabelo azul. :lol: De que cor tá seu cabelo agora, @Hs.Krause? :brincalhao:

TRAGAM DOCINHOS E REFRI QUE TÁ ROLANDO ANIVERSÁRIO!:eba:

Bem, já rolou mas ainda tem bolo. :roflmao:

Como sugerido pelo aparecimento dos pins aniversariei o pote 8 também, que já tinha uns pinzinhos.:rolleyes:

Argila lavada e de molho na água sanitária, vermiculita esterilizada (microondas, 5min, um pouco de água, esfriada), terrário limpo com álcool 70, água fervida (esfriada), luvas, ambiente fechado.

Depois de preparar tudo isso, abri os bolos (e que cheirinho diferente, igual aos cogus que já comi BOM SINAL), rolei na vermiculita (não grudaram muito bem, e já li que alguém preferiu ela seca justamente por isso), coloquei em cima da placa que sobrou da tampa e mandei pro terrário (com umas gotas de água oxigenada e naquele esquema o-o-o-o)

:?:
Tenho um spray com água fervida aqui, já borrifo?
Existe forma correta de deixar o bolo? Parte de cima pra baixo?
Eles devem ficar iluminados a noite toda?

No mais
VALEU QUERIDOS PSICONAUTAS!!!
Pela disposição em ajudar sempre, discussões saudáveis, dicas e tudo mais!:love:

Vamo q vamo!:eba:
ps. pote 3 descartado, vários arroz estavam verdes.

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    192.4 KB · Visualizações: 52
  • image.jpeg
    image.jpeg
    300.4 KB · Visualizações: 53
  • image.jpeg
    image.jpeg
    185.1 KB · Visualizações: 51
Mas como 2 é melhor que 1 hehe:cool:
Se tivesse visto as hifas antes, também teria indicado aniversariar ;)

Tenho um spray com água fervida aqui, já borrifo?
Pode sim. Tenha horários reservados para borrifar e abanar o terrário (3 ou 4 vezes ao dia)

Existe forma correta de deixar o bolo? Parte de cima pra baixo?
Bem aí não existe regra. Geralmente a parte mais larga do copo é a de cima, então colocamos essa parte do bolo pra baixo para ter mais equilibrio. Já que você já tem aparecimento de hifas (que logo logo serão pins) pode deixa-los pra cima.

Eles devem ficar iluminados a noite toda?
Tente fazer como na natureza, doze horas de escuridão e doze horas de luz.

Bem... acho que minha resposta chegou meio tarde né, porém estão show seus terrários. quero ver logo esse cogumelos.

Eae @Finganforn !

As hifas são as bolinhas/pinzinhos? Apareceram na noite daquele dia que nos falamos pela manhã.

Maravilha! Ontem antes de dormir eu fiz isso, e devo fazer agora de novo.

Eles estavam pra baixo, desviro agora que abrir? haha

Beleza, vou fazer isso então.

Imagina, sempre é tempo de chegar!
Valeu e gratidão pela ajuda:eba:
Então somos 2 haha :cool:

As hifas são as bolinhas/pinzinhos?

Opa! Pequena confusão de termos iniciada por redução na digitação por outro membro. :geek:

Hifas são aquilo que forma o micélio (conjunto de hifas) e que você vê mais claramente nos micélios de crescimento rizomórfico. Veja o verbete no Glossário :teo_seta_direita: Hifas.

Nós hifais é do que vocês estão falando, que são as formações que gerarão primórdias que gerarão pinos que virararão cogumelos se não abortarem. Veja o verbete do Glossário :teo_seta_direita: Nó hifal. :bigode:

:coffee:

Muito agradecida, @ExPoro! :bigode:

Eai pessoal, por aqui acho que vai tudo bem. Sempre (3, 4x/dia) abanando e borrifando água.

O bolo 6 está bem mais avançado que o 8.
Seguem umas fotos
(EDIT: os mais desenvolvidos são de agora a tarde. Um pinzinho caiu:cry: mas serviu pra testar o azulamento hehe SHOW! :confused::cool::eek::fome::cyclops:
Coloquei os bolos em cima de um bocado de vermiculita úmida)

Vamo q vamo!

Anexos

• IMG_8924.JPG
    IMG_8924.JPG
    354.8 KB · Visualizações: 64
  • IMG_8935.JPG
    IMG_8935.JPG
    231 KB · Visualizações: 62
  • IMG_8936.JPG
    IMG_8936.JPG
    153.4 KB · Visualizações: 58
  • IMG_8937.JPG
    IMG_8937.JPG
    196.9 KB · Visualizações: 58
  • IMG_8943.JPG
    IMG_8943.JPG
    347.4 KB · Visualizações: 56
  • IMG_8944.JPG
    IMG_8944.JPG
    294.3 KB · Visualizações: 58
  • IMG_8974.JPG
    IMG_8974.JPG
    131.9 KB · Visualizações: 55
  • IMG_8962.JPG
    IMG_8962.JPG
    180.6 KB · Visualizações: 55
Última edição:
Bons bolos!
Ess massa aí é o próprio micélio! Ele evoluiu tanto que gerou pernas :greyalien:
Cof cof! Ele está aproveitando as condições pra se desenvolver mais, tá só crescendo mesmo.
Eu diria que tá assim por falta de oxigenação...:desculpa:
Diria pela impressão que tive da imagem, que está um pouco seco seu bolo, confirma? pega nas vermiculitas aí de fora, se elas tiverem caindo, e secas é bom melhorar as condições do terrário.
Mas de toda forma, pôe o bolo sobre um monte de vermiculita encharcada, isso normalmente ajuda e muito no processo!
Boa sorte no cultivo!

Eae @Trevis ! Gratidão :rolleyes:

Falta de oxigenação mesmo abanando assim? Faço mais vezes então?

Essa tinha caído desde quando fiz o roll, já que não grudou muito bem, e não fiz questão de tirar de lá.

Mas anotado, tenho um resto de vermiculita que usei no roll, vou adicionar um pouco mais de água e farei isso! Valeu!:eba:

Eai psiconautas! Como vão? Por aqui vai tudo bem :cool:

Aniversariei 2 bolos hoje: 4 e 7! 4 há dois dias 100% e o 7 98% (não houve mudança no micélio em 2 dias, então arrisquei).
Estão juntos num galão de 10L que encontrei por acaso hehe passei micropore nos buracos e estão envoltos num material preto.
Vou tentar uma técnica de 3d terrário, 12h dunk, roll e terrário nesses, @JohnDoe me sugeriu pra aumentar a produção. :fome:

O bolo 6 passa bem, já retirei alguns!
Toma que os afilhados são seus, @Jowker!:cool:
Infelizmente não consegui fazer carimbo, acho que abriu a noite.
Não foram pesados.
Vários abortos já foram retirados.:confused:

Bolo 8 tá com uns cogus bonitinhos, mais cheios que do 6.:eek:

Bolos 1 e 5 estão 75% e o 2 nada ainda.

Até daqui uns dias! :cyclops:

Anexos

• IMG_8987.JPG
    IMG_8987.JPG
    219.1 KB · Visualizações: 64
  • IMG_9066.JPG
    IMG_9066.JPG
    152.5 KB · Visualizações: 63
  • IMG_9135.JPG
    IMG_9135.JPG
    174.7 KB · Visualizações: 62
  • IMG_9140.JPG
    IMG_9140.JPG
    206.9 KB · Visualizações: 57
  • IMG_9141.JPG
    IMG_9141.JPG
    207.5 KB · Visualizações: 57
  • IMG_9142.JPG
    IMG_9142.JPG
    218.4 KB · Visualizações: 59
Toma que os afilhados são seus, @Jowker!:cool:
Salve @sheroomeroon ! Que alegria de ver você colhendo já alguns cogus! Estou na torcida para que venham alguns chapeludos para que possa fazer algum carimbo. Valeu pela lembrança, a alegria é dobrada em ver você coletando cogus em sua casa!

Belos cogumelos hein @sheroomeroon

Imagina só quando todos os bolos estiverem produzindo :love:

Como você está secando seus cogumelos. Já teve uma experiencia com eles?

Back