Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo I Cultivo de Puerto Rican

Diário de cultivo completo.
Eai psiconautas!!

É com muita satisfação&alegria que declaro aberto meu primeiro diário de cultivo, uhu :eba::feliz::)

Recebi um carimbo do caro @Jowker, do incrível cultivo de puerto rican dele!

Optei pela construção de uma glovebox, que logo se transformou na SAB, pelo alerta do Cogusho.

PF-Tek original, 2:1:1, em 8 potes de 250 mL. :ler:

Recebi o carimbo dia 21/2, e enquanto os potes estavam na panela, fiz as seringas raspando um pedacinho do carimbo em água mineral num potinho previamente esterilizado após jogar álcool 70 na SAB. Coloquei as seringas em papel alumínio e deixei na geladeira. Saí na hora do almoço e deixei os potes esfriando.

Cheguei a noite e inoculei os potes, 1 mL em cada pote. Todos tampados com as tampas originais (umas ainda tinham uma água na tampa com água condensada que esqueci de secar) Devo fazer um furo com micropore por volta do 10º dia, pra ajudar na troca gasosa. :geek: Coloquei-os dentro de uma caixa de papeluminio embaixo da cama (minha cidade tem um clima quente, 27º deve estar no meu quarto, capaz até de aumentar no Carnaval). Ficarão lá até eu voltar de viagem no dia 2, quando devo dar um espiada (ou não).

Agora muita paciência :unhas: (vai dar certo!)

E quero deixar aqui minha gratidão a todos que me auxiliaram, tiraram minhas dúvidas ou escreveram diários tão bons que me inspiraram.

Até mais!
:D

Anexos

• 16880332_1325195777538093_1803939069_o.jpg
    16880332_1325195777538093_1803939069_o.jpg
    123.2 KB · Visualizações: 77
  • 16930528_1325195744204763_1693107129_o.jpg
    16930528_1325195744204763_1693107129_o.jpg
    161.6 KB · Visualizações: 77
Última edição:
Todos no mesmo dia!! Eita, que curioso.. Não lembro se fiz isso :cautious:

É que quando eu estava inoculando, eu havia desistido dos potes de plástico pois não estava com muita fé nos bolos que eu tinha feito com eles, mas depois de ter inoculado os copos de vidro, vi que tinha muitos esporos depositados no embolo da seringa (isso com ela vazia), ai coloquei água e chacoalhei a água para que os esporos fossem para a ponta da seringa e inoculei.

No pote que está quase 100%, uma bolinha de esporos chegou a entupir a agulha e saiu mais do que devia de água quando desentupiu.

A propósito, onde você está mantendo os potes incubando ? Um fator muito importante nessa fase é que não haja incidência de luz no micélio, a luz serve como gatilho para pinagem. Eu incubava meus bolos dentro de uma caixa de isopor, copos com 2 furos, raramente 4, tapados com micropore, eu abria a caixa para verificar os bolos de 3 a 4 dias, o que se mostrava suficiente para troca gasosa.

A questão da luz hoje em dia de colonizar no escuro foi superada, pois a luz é o último fator de pinagem. O bolo só vai pinar quando não houver mais substrato colonizável disponível, seja porque envolveu tudo ou porque há contaminante onde não colonizou.

Dá uma olhada nesta postagem :teo_seta_direita: Reiniciando o Início. :coffee:

Fala pessoal!

Aproveitei o tempo livre, fiz uma reciclagem e montei 4 terrários (tem mais um potão de whey preto que também vou utilizar) :coffee:

Garrafas de 5L cortadas, uma encaixa bem e a outra será com fita isolante.

Fiz um buraco na parte de cima dos potes superiores e devo passar papel filme. Os furos pro micropore ainda farei.

A maneira mais fácil pra deixar os potes juntos e maior facilidade pra abrir foi grudar (com durex) a tampa (só o encaixe) do pote inferior no superior. Achei genial.:geek:

Pote 6 98% colonizado, 8 80% :eba: e os outros seguem caminhando. Sem sinal de micélio no 2 e no 3 o mofo parece estar crescendo.:morto:

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    234.2 KB · Visualizações: 52
Essa ideia de juntar os potes de sorvete é bem criativa, parabéns.

Então vai fazer uma janela superior nesses potes. Fará também buracos para a troca de ar?

Eai @Finganforn! Na verdade vi essa ideia em outro diário, só a parte de juntá-los com as tampas foi minha ideia hehe

Vou fazer também: 2 na frente/atrás e 1 dos lados. O que acha? Não sei se é demais ou de menos haha

Vou fazer também: 2 na frente/atrás e 1 dos lados. O que acha? Não sei se é demais ou de menos haha
Vai depender do tamanho dos buracos. Se forem da espessura de uma caneta esferográfica, pode fazer 3 frente e trás, 2 dos lados. Tampa com micropore (ou polifil) para não entrar moscas ou mosquitos, aí fica show.

Encontrei os copos PP5 que eu utulizava nos meus cultivos, esses pode usar sem medo, seguem as fotos.

Custo: R$ 12,67

Anexos

• P_20170312_153527.jpg
    P_20170312_153527.jpg
    169.4 KB · Visualizações: 25
  • P_20170312_153431.jpg
    P_20170312_153431.jpg
    222.3 KB · Visualizações: 24
@sheroomeroon é impressão minha ou você colocou mais de uma camada de micropore??

Encontrei os copos PP5 que eu utulizava nos meus cultivos, esses pode usar sem medo, seguem as fotos.
Bom saber. Depois darei uma procurada na cidade. Vlw

@sheroomeroon é impressão minha ou você colocou mais de uma camada de micropore?

Impressão sua. Mas houveram 2 buracos que tive que emendar 2 pedaços pra caber certinho. :unhas:

Bolo 6 está 100%, 8 98%, 7 75% e os outros menos de 50%. Nada mais visível no 2 e 3.

Agora esperar mais né... Espero aniversariar semana que vem :love:

Uma pergunta: vou viajar no dia 24 e volto dia 26. Qual a melhor maneira de deixar os bolos aniversariados?

Uma pergunta: vou viajar no dia 24 e volto dia 26. Qual a melhor maneira de deixar os bolos aniversariados?
Não seria melhor esperar para aniversariar depois da viagem? Acho que assim todos os bolos já estariam 100% e consolidados.

Aproveitei o tempo livre, fiz uma reciclagem e montei 4 terrários (tem mais um potão de whey preto que também vou utilizar) :coffee:

Cheguei atrasado para a festa, mas só gostaria de deixar meus parabéns pela criatividade na reciclagem de materiais. Penso que a cultura de reciclagem deveria ser mais comum por aqui, principalmente por ser uma comunidade amante dos fungos.

Ah, e claro, sucesso no mundo mágico da micologia amadora! :contente:

PS: Ideias não tem dono! :*

:eba:
Sim é possível mas não creio que dê tempo. Mesmo que pine você pode aniversariar mesmo assim.

Maravilha então! Aí deixo tudo lá como está né?

Até parece @Cosmik, ainda tá em tempo pro bolo hehe
Gratidão! :feliz: sempre que vou jogar algo fora fico um tempinho pensando se dá pra usar em alguma coisa :D

Vamo q vamo :eba:

Oi amigos!

Acho que estou ficando nervosa com esse cultivo. Muita ansiedade. Queria tirar umas dúvidas. Dando uma última olhada no pote 6, percebi umas coisas que não estavam lá antes.

1. Umas bolinhas. Seriam os futuros pins? (fotos 1)
2. Uns pontos pretos em uma área minúscula. Devo preocupar? (2)

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    188.9 KB · Visualizações: 45
  • image.jpeg
    image.jpeg
    183.8 KB · Visualizações: 44
Última edição por um moderador:
Oi amigos!

Acho que estou ficando nervosa com esse cultivo. Muita ansiedade. Queria tirar umas dúvidas. Dando uma última olhada no pote 6, percebi umas coisas que não estavam lá antes.

1. Umas bolinhas. Seriam os futuros pins? (fotos 1)
2. Uns pontos pretos em uma área minúscula. Devo preocupar? (2)

É normal essa ansiedade, eu inoculei meus copos hoje e já quero ver micélio! :geek::unhas:

1. R- Sim, aparentemente são futuros Pins.
2. R- Não deve se preocupar tanto.

Realmente tem uma coisa preta ali, que pode ser contaminação, talvez isso que acarretou a surgimento dos pins, o que é um mecanismo de defesa do micélio, o micélio pensa... "OH MEU DEUS! ESTOU CONTAMINADO! VOU MORRER! PRECISO PROCRIAR URGENTE!" :roflmao:
Dramatizei um pouco, mas é basicamente isso.

Mas fique calma, seu micélio parece bem forte, e a parte preta é bem pequena, isso não significa que você vai perder esse bolo.
Como está esse copo ? Quantos % colonizado ? Podia postar uma foto desse copo por inteiro ?
Marque esse ponto estranho e o observe. :deolho:

Eae @Hs.Krause ! Se tem coisa que a gente aprende na micologia é não ser ansioso e ser paciente

Gratidão pela ajuda! hahahaha socorreeee :hilario:

Esse tá 100% há 2 dias. Até esse momento não tinha visto nada de esquisitoo_O

Seguem fotos.

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    247.6 KB · Visualizações: 32
  • image.jpeg
    image.jpeg
    249.6 KB · Visualizações: 30
  • image.jpeg
    image.jpeg