Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo I Cultivo de Puerto Rican

Diário de cultivo completo.
Eai psiconautas!!

É com muita satisfação&alegria que declaro aberto meu primeiro diário de cultivo, uhu :eba::feliz::)

Recebi um carimbo do caro @Jowker, do incrível cultivo de puerto rican dele!

Optei pela construção de uma glovebox, que logo se transformou na SAB, pelo alerta do Cogusho.

PF-Tek original, 2:1:1, em 8 potes de 250 mL. :ler:

Recebi o carimbo dia 21/2, e enquanto os potes estavam na panela, fiz as seringas raspando um pedacinho do carimbo em água mineral num potinho previamente esterilizado após jogar álcool 70 na SAB. Coloquei as seringas em papel alumínio e deixei na geladeira. Saí na hora do almoço e deixei os potes esfriando.

Cheguei a noite e inoculei os potes, 1 mL em cada pote. Todos tampados com as tampas originais (umas ainda tinham uma água na tampa com água condensada que esqueci de secar) Devo fazer um furo com micropore por volta do 10º dia, pra ajudar na troca gasosa. :geek: Coloquei-os dentro de uma caixa de papeluminio embaixo da cama (minha cidade tem um clima quente, 27º deve estar no meu quarto, capaz até de aumentar no Carnaval). Ficarão lá até eu voltar de viagem no dia 2, quando devo dar um espiada (ou não).

Agora muita paciência :unhas: (vai dar certo!)

E quero deixar aqui minha gratidão a todos que me auxiliaram, tiraram minhas dúvidas ou escreveram diários tão bons que me inspiraram.

Até mais!
:D

Anexos

• 16880332_1325195777538093_1803939069_o.jpg
    16880332_1325195777538093_1803939069_o.jpg
    123.2 KB · Visualizações: 77
  • 16930528_1325195744204763_1693107129_o.jpg
    16930528_1325195744204763_1693107129_o.jpg
    161.6 KB · Visualizações: 77
Última edição:
Apesar de sermos informados o tempo todo de que calor é uma boa na colonização, isso não é verdade absoluta.

Quando eu comecei os estudos sobre o spawn, a informação que eu tinha é que a temperatura ideal seria em torno de 28 °C.

Mas a verdade é que muito calor é um problema, com 28 °C, o substrato estaria aproximadamente em 30°C que apesar de ter em livros muito antigos de micologia amadora como temperatura ideal (encontrei no shroomery o gráfico que dava essa informação, e é de um livro de 1958 Shroomery - What are the optimum conditions under which to store the PF jars?) , já é muito quente. Não chega a ser uma temperatura fungicida (que é aproximadamente uns 41°C) mas faz com que o micélio demore mais para colonizar.

Temperatura ambiente ideal visando velocidade de colonização seria de 24 a 26 graus, que prevê a temperatura do substrato entre 26 e 28 graus (ele ainda coloniza em temperaturas diferentes , e consegue sobreviver de 3°C até os previamente citados 41°C).

E a troca gasosa dos potes (troca de ar natural do micélio, sem abanar, não confundir com FAE- Fresh Air Exchange) também influi na velocidade de colonização, mas como você está deixando no chão (onde grande parte dos contaminantes reside) não mexeria nisso.

Essas informações eu pesquisei em inúmeros lugares e provavelmente muita gente vai querer me xingar pois difere muito das suas experiências pessoais, mas como eu sempre digo cada um deve ponderar se as informações passadas são válidas :D.

Desta vez não trago links de onde retirei essas informações pois apesar de ser tudo de um mesmo lugar são vários posts diferentes.

Qualquer coisa estamos ai.

EDIT: Esse arroz me parece meio inteiro, você mesma que fez a farinha?

Última edição:
Oi @Ankardo ! Gratidão na sua disposição em ajudar!

Sobre a temperatura: choveu bem aqui nesse carnaval, então creio que não tenha ficado muito quente, quando cheguei no meu quarto estava bastante agradável. Celular marca 22 graus lá fora.

Posso retirar dali também, mudar pro guarda roupa.

Então, pelo que havia lido (e entendido) é que era só pra triturar o arroz, não que virasse farinha. :eek:

Apesar de sermos informados o tempo todo de que calor é uma boa na colonização, isso não é verdade absoluta.

Quando eu comecei os estudos sobre o spawn, a informação que eu tinha é que a temperatura ideal seria em torno de 28 °C.

Mas a verdade é que muito calor é um problema, com 28 °C, o substrato estaria aproximadamente em 30°C que apesar de ter em livros muito antigos de micologia amadora como temperatura ideal, já é muito quente. Não chega a ser uma temperatura fungicida (que é aproximadamente uns 41°C) mas faz com que o micélio demore mais para colonizar.

A temperatura para* colonizão de spawn e de outros grãos recém-inoculados ocorre de modo diferente. Tanto que no segundo caso nem é necessário dar tanta atenção assim para a temperatura, caso não esteja em regiões frias, como no Sul.

Temperatura ambiente ideal visando velocidade de colonização seria de 24 a 26 graus, que prevê a temperatura do substrato entre 26 e 28 graus (ele ainda coloniza em temperaturas diferentes , e consegue sobreviver de 3°C até os previamente citados 41°C).

Qual a referência? Pois a temperatura ambiente pode estar até em 40°C que não afetará a colonização, desde que o terrário (pois o spawn esquenta, mas cede calor ao ambiente – 1ª lei da Termodinâmica) ou local onde seu micélio esteja colonizando não ultrapasse essa faixa de 20-30°C, que pode ser controlada, e é para isso que os tutoriais recomendam o uso de aparelhos como termohigrômetro, termostato, gelo, etc...

pesquisei em inúmeros lugares e provavelmente muita gente vai querer me xingar pois difere muito das suas experiências pessoais, mas como eu sempre digo cada um deve ponderar se as informações passadas são válidas :D.
Desta vez não trago links de onde retirei essas informações pois apesar de ser tudo de um mesmo lugar são vários posts diferentes

A questão não é ser xingado, pois imagino estarmos todos aqui para aprender. Só que, se o objetivo é corrigir uma informação, você precisa expor a fonte ou, no mínimo, uma metodologia que o fez chegar a tal conclusão. Lembrando que não me parece ter sido esse o caso, e sim, apenas uma má interpretação feita durante a consulta à literatura.

*: Erro editado.

Última edição:
Então, pelo que havia lido (e entendido) é que era só pra triturar o arroz, não que virasse farinha

Cara, não é regra transformar em farinha de arroz, o meu mesmo eu preferi deixar os grãos inteiros, a quem prefira deixar meta-meta e que a quem prefira fazer farinha... como disse... não há regras quanto a isso :D

bom é experimentar em cada diário de uma forma diferente ou em cada pote de uma forma pra observar o desenvolvimento ;)

ta sussa mano!!!! seus potes estão lindos! :LOL:

Tanto que no segundo caso nem é necessário dar tanta atenção assim para a temperatura, caso não esteja em regiões frias, como no Sul.

:ler:Acredito, pelo que li e algumas experiencias com o desenvolvimento micelial de golden teacher, que a temperatura também é um fator que infere, acho valido a observação do comportamento do micélio a diferentes temperaturas...

É aquela história... qualquer ajuda é bem-vinda :)

valeu meu irmão @Cantaro, respeito sua opinião!

;)

Última edição por um moderador:
:ler:Acredito, pelo que li e algumas experiencias com o desenvolvimento micelial de golden teacher, que a temperatura também é um fator que infere, acho valido a observação do comportamento do micélio a diferentes temperaturas...

É aquela história... qualquer ajuda é bem-vinda :)

valeu meu irmão @Cantaro, respeito sua opinião!

;)

Vai inferir sim, meu caro, e negativamente, desde que ultrapasse os 42°C. Mas, passando de 28°C e ficando na faixa dos 30~34°C, vai ter uma colonização bem mais rápida...
E eu não falo de spawn, falo do seu cultivo mesmo.

A temperatura para colonizão de spawn e de bolos PF-tek ou outros grãos recém-inoculados ocorre de modo diferente. Tanto que no segundo caso nem é necessário dar tanta atenção assim para a temperatura, caso não esteja em regiões frias, como no Sul.

Qual a referência? Pois a temperatura ambiente pode estar até em 40°C que não afetará a colonização, desde que o terrário (pois o spawn esquenta, mas cede calor ao ambiente – 1ª lei da Termodinâmica) ou local onde seu micélio esteja colonizando não ultrapasse essa faixa de 20-30°C, que pode ser controlada, e é para isso que os tutoriais recomendam o uso de aparelhos como termohigrômetro, termostato, gelo, etc...

A questão não é ser xingado, pois imagino estarmos todos aqui para aprender. Só que, se o objetivo é corrigir uma informação, você precisa expor a fonte ou, no mínimo, uma metodologia que o fez chegar a tal conclusão. Lembrando que não me parece ter sido esse o caso, e sim, apenas uma má interpretação feita durante a consulta à literatura.

Quando citei ambiente, estava falando do ambiente em que o pote se encontra, pode ser um terrário, pode ser uma prateleira, pode ser uma incubadora TiT (Tub in Tub) , pode ser uma caixa de sapatos e por ai vai.

Sobre o mito dos 30°C:

TEMPERATURA IDEAL – MITOS

Estou tentando corrigir essa informação errada há anos. É tudo baseado em alguns gráficos que alguém mandou para Stamets há muitos anos atrás, mostrando que 30°C é a temperatura de pico de crescimento do micélio de cubensis em uma placa de petri, e todo mundo aceitou isso como se fosse um dos dez mandamentos. Entrentando, cada um dos vários experimentos que realizei tentando duplicar isso com extrema precisão de controle de temperatura não foram capazes de confirmar esse mito. O que eu repetidamente constatei, independentemente da strain, é que a colonização do micélio de cubensis se mantém estável , linear, nas temperaturas entre 23°C e 27°C . Passando de 28°C a taxa de crescimento cai drasticamente. Aos 30°C o crescimento diminui 50% em relação a quando estava entre 23°C e 27°C. Esses experimentos foram conduzidos em placas de petri ,pois não causam praticamente nenhum aquecimento por se tratar de uma fina camada de micélio. Nos potes, vários graus de calor a mais são produzidos devido ao aquecimento interno produzido pelo micélio colonizante. Se vc procura uma taxa máxima de crescimento, procure não passar de 27°C (se vc realmente insiste em deixar dentro de uma incubadora, ajuste a temperatura então para 22°C).

Se vc passar desta temperatura, estará favorecendo o aparecimento de contaminações por bactérias e mofos estimulados pelo calor. Quantas vezes vemos posts de pessoas que têm suas incubadoras ajustadas entre 28°C e 30°C, e que ficam perguntando por que seus potes ainda não colonizararm depois de 4 ou 5 semanas, e possuem um líquido amarelo formando? Esse líquido são metabólitos que o micélio secreta em resposta ao stress, normalmente causado por competição contra as bactérias e mofos. O que realmente aconteceu é que elas desestimularam o micélio e favoreceram os competidores.

Link:
Reiniciando o Início

Última edição:
Concordo com o @Ankardo, mas acho que se preocupar com temperatura na hora da colonização em geral é desnecessário. Coloca em uma prateleira e deixa lá. Vai dar tudo certo e no final das contas quase não vai fazer diferença alguma.

Na minha experiência os maiores problemas durante o período de colonização são falta de troca de ar e substrato compactado demais.

Concordo com o @Ankardo, mas acho que se preocupar com temperatura na hora da colonização em geral é desnecessário. Coloca em uma prateleira e deixa lá. Vai dar tudo certo e no final das contas quase não vai fazer diferença alguma.

Na minha experiência os maiores problemas durante o período de colonização são falta de troca de ar e substrato compactado demais.

Só citei a questão da temperatura pois o micélio demonstrou um crescimento mais lento e por causa dessa afirmação:

Cheguei a noite e inoculei os potes, 1 mL em cada pote. Todos tampados com as tampas originais (umas ainda tinham uma água na tampa com água condensada que esqueci de secar) Devo fazer um furo com micropore por volta do 10º dia, pra ajudar na troca gasosa. :geek: Coloquei-os dentro de uma caixa de papeluminio embaixo da cama (minha cidade tem um clima quente, 27º deve estar no meu quarto, capaz até de aumentar no Carnaval). Ficarão lá até eu voltar de viagem no dia 2, quando devo dar um espiada (ou não).

Mas pode ser que seja a troca gasosa, é bem possível que tirar de dentro dessa caixa já ajude.

Última edição:
No olhômetro é complicado, mas estaria a vermiculita meio seca?

Se estiver preocupada com a umidade, pode ficar de boa, já que usou a proporção recomendada de 2:1:1 não tem erro neste aspecto. :)

Edit: nem vi que tinham várias respostas depois... :atrapalhado:

Edit 2:

era só pra triturar o arroz, não que virasse farinha

Este aspecto não irá influir tanto. O ideal é ser farinha, mas dos "erros" é o menor a ser cometido na confecção do substrato. :)

Edit 3:

ficando na faixa dos 30~34°C, vai ter uma colonização bem mais rápida

Com o perdão da discordância, a temperatura externa (aos copos, interna da incubadora) de 30-31 °C é o limite para que não haja uma queda grande na taxa de colonização, supondo que variações da incubadora não determinarão temperatura externa sempre de +2 °C.

Mas realmente o @coguosho resumiu bem de forma pragmática o tema:

Última edição:
O arroz pode ter absorvido a umidade que devia estar majoritariamente na vermiculita.
Logo ela, a vermi, pode estar sim "mais seca".
Mas estando a mistura naquele ponto de saturação ideal, pode relaxar...

Tá parecendo que tem muito pouco arroz aí, só vejo vermiculita e uns grãos de arroz inteiros!

Já tá na hora de furar :feliz: Eu nunca fiz isso de esperar pra aumentar a troca gasosa.

Esses dias até, estava com 3 potes incubados, mas 1 deles estava num local relativamente mais ventilado, foi incrível a diferença de velocidade de crescimento micélial. Inclusive, melhorei a troca gasosa dos outros 2 e eles já estão mais promissores. Recomendo você adiantar estes furos, com o maior cuidado possível.

Boa sorte! Estarei acompanhando!

O arroz pode ter absorvido a umidade que devia estar majoritariamente na vermiculita.
Logo ela, a vermi, pode estar sim "mais seca".
Mas estando a mistura naquele ponto de saturação ideal, pode relaxar...

Tá parecendo que tem muito pouco arroz aí, só vejo vermiculita e uns grãos de arroz inteiros!

Já tá na hora de furar :feliz: Eu nunca fiz isso de esperar pra aumentar a troca gasosa.

Esses dias até, estava com 3 potes incubados, mas 1 deles estava num local relativamente mais ventilado, foi incrível a diferença de velocidade de crescimento micélial. Inclusive, melhorei a troca gasosa dos outros 2 e eles já estão mais promissores. Recomendo você adiantar estes furos, com o maior cuidado possível.

Boa sorte! Estarei acompanhando!

Você está correto quanto a troca gasosa e velocidade de colonização, mas senti a necessidade de deixar claro que não se deve buscar a troca de ar (FAE - Fresh Air Exchange) pois é uma tendência sempre exagerarem na dose.

O ideal é ter furos pra troca gasosa (GE - Gas Exchange, geralmente os 4 furos feitos na inoculação já é o suficiente) pois a troca de ar é um estimulante à pinagem, e uma pinagem prematura é indesejada pois diminui a capacidade do bolo.

Fonte:
Do we want FAE during colonization? - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

Última edição:
Com o perdão da discordância, a temperatura externa (aos copos, interna da incubadora) de 30-31 °C é o limite para que não haja uma queda grande na taxa de colonização, supondo que variações da incubadora não determinarão temperatura externa sempre de +2 °C.

Pois é cara... Aqui em BH/Sabará-MG, a temperatura costuma ficar na faixa dos 28~36°C. E na minha casa – feita por meu pai que não é engenheiro e que não entende de ventilação –, tenho um guarda-roupa que também uso de incubadora, e acho que a temperatura dentro dele alcança os 40°C facilmente. Mas daí, se não for uma verdade, tenho uma impressão bem forte de que a colonização acontece até mais rapidamente nessas condições. Só que também acontece aquilo que o @Maurício falou no Reiniciando o Início, o micélio fica estressado, aparece xixi, os bolos contaminam com mais facilidade, etc... Mas no geral, a colonização se completa em um tempo bem menor que 30 dias, porque os frutos começam a pinar no pote.

Mas não quero ser pelinha...
iDhbwdx

Faço mais 2 em cada?
Como o @MasterOfChi disse, pode deixar assim mesmo.
Quanto à ventilação excessiva, eu me refiro a deixar os potes com os furos originais, milimétricos, porém em um lugar que haja troca de ar do ambiente. Não em um guarda roupa fechado 24h por dia. Ou em uma caixa pequena bem fechada hermeticamente.
Quando falamos de relatividade gera essa confusão mesmo.

Não em um guarda roupa fechado 24h por dia. Ou em uma caixa pequena bem fechada hermeticamente.
Quando falamos de relatividade gera essa confusão mesmo.

Beleza, sem mais furos.
Na verdade sempre abro meu guarda roupa haha mas posso colocar em cima da minha cômoda (só não coloquei porque fiquei com medo do pó e etc)

Se já apareceu micélio não precisa se preocupar tanto na fase de incubação.

Lembre-se de procurar por contaminantes quando bisbilhotar os bolos.

Como será seu terrário?? :coffee:

Se já apareceu micélio não precisa se preocupar tanto na fase de incubação.

Lembre-se de procurar por contaminantes quando bisbilhotar os bolos.

Como será seu terrário?? :coffee:

Ótimo! Pode deixar, estou sempre atenta, por enquanto parecem bem saudáveis:love:

Terrário será de PET, 2 galões de 5L. E também tenho um pote de whey preto que deve servir, e já vi uma ideia num pote de sorvete.. Não vou investir numa caixa porque quando eu me mudar ela ficaria pra trás.:unsure:

ATUALIZAÇÃO

Temos micélio no pote 4, totalizando 5 colonizados:eba:
Ainda na torcida pelo 2, 3 e 5.:unhas:

Seria interessante inocular mais nos outros?

O pote 6 está voando na colonização, incrível! (E essa água condensada é normal?) O 7 deu uma estagnada mas apareceu um micélio tímido uhu

Segue o jogo!
Feliz ano novo e uma ótima, abençoada e iluminada semana, psiconautas!:cool:

Anexos

• image.jpeg
    image.jpeg
    271.2 KB · Visualizações: 42
  • image.jpeg
    image.jpeg
    231.7 KB · Visualizações: 39
  • image.jpeg
    image.jpeg
    222.5 KB · Visualizações: 42