Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo I Cultivo de Puerto Rican

Diário de cultivo completo.
Eai psiconautas!!

É com muita satisfação&alegria que declaro aberto meu primeiro diário de cultivo, uhu :eba::feliz::)

Recebi um carimbo do caro @Jowker, do incrível cultivo de puerto rican dele!

Optei pela construção de uma glovebox, que logo se transformou na SAB, pelo alerta do Cogusho.

PF-Tek original, 2:1:1, em 8 potes de 250 mL. :ler:

Recebi o carimbo dia 21/2, e enquanto os potes estavam na panela, fiz as seringas raspando um pedacinho do carimbo em água mineral num potinho previamente esterilizado após jogar álcool 70 na SAB. Coloquei as seringas em papel alumínio e deixei na geladeira. Saí na hora do almoço e deixei os potes esfriando.

Cheguei a noite e inoculei os potes, 1 mL em cada pote. Todos tampados com as tampas originais (umas ainda tinham uma água na tampa com água condensada que esqueci de secar) Devo fazer um furo com micropore por volta do 10º dia, pra ajudar na troca gasosa. :geek: Coloquei-os dentro de uma caixa de papeluminio embaixo da cama (minha cidade tem um clima quente, 27º deve estar no meu quarto, capaz até de aumentar no Carnaval). Ficarão lá até eu voltar de viagem no dia 2, quando devo dar um espiada (ou não).

Agora muita paciência :unhas: (vai dar certo!)

E quero deixar aqui minha gratidão a todos que me auxiliaram, tiraram minhas dúvidas ou escreveram diários tão bons que me inspiraram.

Até mais!
:D
 

Anexos

  • 16880332_1325195777538093_1803939069_o.jpg
    16880332_1325195777538093_1803939069_o.jpg
    123.2 KB · Visualizações: 77
  • 16930528_1325195744204763_1693107129_o.jpg
    16930528_1325195744204763_1693107129_o.jpg
    161.6 KB · Visualizações: 77
Última edição:
Pois é cara... Aqui em BH/Sabará-MG, a temperatura costuma ficar na faixa dos 28~36°C. E na minha casa – feita por meu pai que não é engenheiro e que não entende de ventilação –, tenho um guarda-roupa que também uso de incubadora, e acho que a temperatura dentro dele alcança os 40°C facilmente. Mas daí, se não for uma verdade, tenho uma impressão bem forte de que a colonização acontece até mais rapidamente nessas condições. Só que também acontece aquilo que o @Maurício falou no Reiniciando o Início, o micélio fica estressado, aparece xixi, os bolos contaminam com mais facilidade, etc... Mas no geral, a colonização se completa em um tempo bem menor que 30 dias, porque os frutos começam a pinar no pote.

Mas não quero ser pelinha...
iDhbwdx

Sempre bom lembrar que o micélio é um ser vivo, e como qualquer ser vivo a regra de adaptar-se ou morrer se aplica a ele.

Cada esporo tem um código genético diferente para que a especie tenha mais chance de se perpetuar, mas sempre semelhantes ao que conseguiu chegar nos últimos estágios.

Como seus cultivos são sempre em altas temperaturas, talvez tu tenhas feito uma seleção natural acidental e possua um micélio com essa característica a qual você menciona. :D
 
Seria interessante inocular mais nos outros?

Não. Reinoculação só deve ser feita quando passar 20-30 dias sem qualquer eclosão micelial. Melhor ter micélios crescendo devagar do que contaminar o substrato. :coffee:

Mas eu mesmo no meu cultivo do Diário Completo #1 fiz reinoculação até dos que tinham eclosão, mas é que tava muito devagar demais mesmo pra mais de um mês. :p Arrisquei, e deu certo. Mas, melhor não fazer mesmo, ainda mais com seringas de esporos novos. No caso, a reinoculação fez diferença porque era carimbo relativamente velho e houve pouca hidratação antes da primeira inoculação.
 
HABEMUS MYCELIUM! :atrapalhado:

Ontem a noite dei uma espiada (5) e vi algo que parecia um início de micélio, hoje a tarde já deu uma crescida.:eba:

E no pote 3 cresceu um projeto de mofo:(, e já foi separado.

(Ps.: o pote 6 está lindo :love::love::love:)
 

Anexos

  • image.jpeg
    image.jpeg
    235.9 KB · Visualizações: 45
  • image.jpeg
    image.jpeg
    184.8 KB · Visualizações: 50
  • image.jpeg
    image.jpeg
    284 KB · Visualizações: 47
HABEMUS MYCELIUM! :atrapalhado:

Ontem a noite dei uma espiada (5) e vi algo que parecia um início de micélio, hoje a tarde já deu uma crescida.:eba:

E no pote 3 cresceu um projeto de mofo:(, e já foi separado.

(Ps.: o pote 6 está lindo :love::love::love:)

Pelo visto vais ter cogumelos fresquinhos em umas 2-3 semanas.
 
Primeiramente, feliz dia das mulheres. :feliz: E parabéns pelo cultivo, sigo acompanhando, quero ver seus frutos crescendo. :fotos:
 
Com pouco tempo a água começou a ferver. Com mais ou menos 5 minutos o pote deformou.
Minha suspeita é que esses potes descartáveis são "PP5" mas não para temperaturas altas, como a de esterilização por exemplo.
Esses descartáveis são apenas para colocar comida quente e não pra cozinhar eles (me entende?:entendiado:)

Eu usei copos descartáveis PP5 em 2 cultivos meus e não tive problemas. Mas isso foi a 1 ano e meio atras. Não sei se nesse tempo a qualidade desses produtos decaiu, ou se existem produtos por ai com variação de qualidade, e eu tive a sorte de encontrar uma boa qualidade. De qualquer forma estarei em breve fazendo novos cultivos, e vou adquirir novamente os copos PP5, vou relatar em um diário, fazendo um observação sobre a marca, aspecto, e preço dos mesmos.
 
@Maurício falou no Reiniciando o Início, o micélio fica estressado, aparece xixi, os bolos contaminam com mais facilidade, etc...

Esse é o ponto chave de altas temperaturas, maior probabilidade de contaminar seus bolos e perder seu trabalho. Moro numa região relativamente quente, e perdi alguns bolos quando não consegui estabilizar a temperatura abaixo dos 32º C no termômetro, prováveis 34° C dentro dos copos. Quanto a colonização ser mais rápida ou mais lenta vai variar muito também pela questão do substrato utilizado, strain utilizada, tamanho dos potes, umidade dentro dos potes.

E no pote 3 cresceu um projeto de mofo:(, e já foi separado.

Não consigo ver perfeitamente na foto, mas sugiro que você espere para ver se essa mancha que você julga ser estranha vai continuar a crescer, as vezes seu micélio pode superar uma contaminação e não ter necessidade de descartar seu bolo.
 
Última edição por um moderador:
Não consigo ver perfeitamente na foto, mas sugiro que você espere para ver se essa mancha que você julga ser estranha vai continuar a crescer, as vezes seu micélio pode superar uma contaminação e não ter necessidade de descartar seu bolo.

Como aqui tudo é nas base da paciência né haha mas eles só está separado dos saudáveis.:)
 
Última edição:
A propósito, onde você está mantendo os potes incubando ? Um fator muito importante nessa fase é que não haja incidência de luz no micélio, a luz serve como gatilho para pinagem. Eu incubava meus bolos dentro de uma caixa de isopor, copos com 2 furos, raramente 4, tapados com micropore, eu abria a caixa para verificar os bolos de 3 a 4 dias, o que se mostrava suficiente para troca gasosa.
 
A propósito, onde você está mantendo os potes incubando ? Um fator muito importante nessa fase é que não haja incidência de luz no micélio, a luz serve como gatilho para pinagem. Eu incubava meus bolos dentro de uma caixa de isopor, copos com 2 furos, raramente 4, tapados com micropore, eu abria a caixa para verificar os bolos de 3 a 4 dias, o que se mostrava suficiente para troca gasosa.

Luz não é um problema, na verdade é benéfica. Um bolo que não está 100% colonizado não vai começar a desenvolver nós hifais a menos que haja algum tipo de problema.
 
isso da luz por si só ser um "pinning trigger" é info antiga parece

mas ja vi um cultivador comercial no DMT-nexus dizer que usava leds com frequencia de onda diferente, vermelho pra inibir pins durante a colonização e azul pra induzir a frutificação

meio off-topic mas uma maneira de testar isso sem leds seria usando incubadora/terrarios coloridos/translucidos, essa caixa por exemplo agiria como um filtro deixando passar a luz apenas no espectro azul

caixa_plastica_1,5l_azul_com_tampa_bel_ordene_88491361_0001_600x600.jpg

quando eu tiver uns isolamentos quero testar essa teoria
 
@sheroomeroon eu entendi essa referencia aí :sneaky:

Espere um pouco para ver como essa mancha se comporta. Talvez o micélio possa sobrepujá-lo.

Quando for dar uma outra bisbilhotada, tira umas fotos de todos os bolos juntos para podermos comparar o crescimento entre eles.

Edit

Eu usei copos descartáveis PP5 em 2 cultivos meus e não tive problemas. Mas isso foi a 1 ano e meio atras. Não sei se nesse tempo a qualidade desses produtos decaiu, ou se existem produtos por ai com variação de qualidade, e eu tive a sorte de encontrar uma boa qualidade. De qualquer forma estarei em breve fazendo novos cultivos, e vou adquirir novamente os copos PP5, vou relatar em um diário, fazendo um observação sobre a marca, aspecto, e preço dos mesmos.
Fico então na espera desse diário camarada. Tenho vontade de usar os portes pp5 porém tenho receito de perder o substrato por conta da qualidade dos potes que encontrei por aqui.
 
isso da luz por si só ser um "pinning trigger" é info antiga parece

mas ja vi um cultivador comercial no DMT-nexus dizer que usava leds com frequencia de onda diferente, vermelho pra inibir pins durante a colonização e azul pra induzir a frutificação

meio off-topic mas uma maneira de testar isso sem leds seria usando incubadora/terrarios coloridos/translucidos, essa caixa por exemplo agiria como um filtro deixando passar a luz apenas no espectro azul

View attachment 98745

quando eu tiver uns isolamentos quero testar essa teoria

Penso que nem vale a pena testar isso ai, eu deixei os meus potes pegando inúmeros tipos de luzes.

Como está na cozinha, tem a luz do sol indiretamente, uma luz fluorescente quando tem gente na cozinha e quando estão limpando a pia uma lâmpada dicróica amarela.

O maior pinning trigger que conhecemos é a troca de ar (FAE - Fresh Air Exchange) e sem ela a luz não faz diferença.

Quando perguntaram a diferença entre troca gasosa e FAE, RR respondeu:

É principalmente uma diferença de volume e função.

Troca gasosa ocorre por pequenos furos e filtros nas tampas dos jarros ou em pedaços de filtro em sacos. É para prevenir níveis
excessivos de gás CO², o qual irá parar o crescimento do micélio.

Troca de ar é dada em quantidades massivas para substratos de frutificação a fim de causar a evaporação da umidade que é o principal gatilho do pinning.

RR


Fonte:
Difference between 'gas exchange' and FAE? - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
 
Penso que nem vale a pena testar isso ai, eu deixei os meus potes pegando inúmeros tipos de luzes.

Como está na cozinha, tem a luz do sol indiretamente, uma luz fluorescente quando tem gente na cozinha e quando estão limpando a pia uma lâmpada dicróica amarela.

Então, mas todas essas 3 tem o espectro completo:
espectro+CFLs.PNG

não é a toa que na fase de frutificação todas teks indicam aquela lampada branca de 6500k pois é a que tem mais do espectro azul

colourtemperatureannotated.png

interessante, acabei de achar um artigo sugerindo o mesmo vou quotar aqui uma parte(ênfase minha) :

OK, I know there have been previous discussions about lighting. I think it's Paul Stamets Mushroom Cultivator book states simply that blue and UV are the best.
A fellow member also did some experimenting with various bulbs and it's pretty interesting. It can be read here, https://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/1572090. Thank you to Ainasko for your great work.

A couple of people have asked me about the more "detailed/technical" aspects of how mushrooms and light interact. They are photoreceptive, and positively phototropic from what I have read here and elsewhere. I've done some more research though, so to really figure out how this all works. It turns out it is a combination of factors. Thanks to "ThePyschonaut52" for posing the initial questions that started this endeavour.
Read on if you dare, this is gonna get a little intense.

To answer the initial question "what type/spectrum of light is best for initiating fruiting", I will repeat what others have said, only referring to a 1980 study which used various lights, intensities and durations (they called them 'doses' haha)

E. R. Badham. "The Effect of Light upon Basidiocarp Initiation in Psilocybe cubensis" Mycologia, Vol. 72, No. 1. (Jan. - Feb., 1980), pp. 136-142.

I will quote directly from this article and then comments follow each quotation where I have wished to clarify or expand.

"Two preliminary experiments were conducted to determine : 1) the general wavelengths of importance for fruit body initiation, and 2) the duration of light necessary for initiation."

"Spectral sensitivity peaked in the blue and UV, No light of wavelengths greater than 525 nnl was photo inductive."

"UV-illuminated cultures formed fruit body initials. When other cultures were illuminated with one 0.0005-sec flash/day for 5 days initials were present on the 6th day."

"The low level of light necessary for initiation of basidiocarps in Psilocybe cubensis is in agreement with the requirements of other Basidiomycetes that have been studied."

"Spectral-sensitivity studies show that at least two areas of the spectrum stimulate fruit body initiation, the blue and the UV. This is characteristic for many photo responses of fungi."

parece que os cubes tem um ritmo circadiano parecido com o nosso lol
 
Última edição:
Eai @Finganforn! Na torcida pelo pote 3 :D

Seguem fotos fresquinhas dos potes (menos o 3).

O 6 e 8 apresentam micélio na parte superior (selo com vermiculita foi feito), e o 8 bem agressivo.:eek:h:
 

Anexos

  • image.jpeg
    image.jpeg
    240.5 KB · Visualizações: 29
  • image.jpeg
    image.jpeg
    231.7 KB · Visualizações: 30
  • image.jpeg
    image.jpeg
    237.8 KB · Visualizações: 30
Então, mas todas essas 3 tem o espectro completo:
View attachment 98746

não é a toa que na fase de frutificação todas teks indicam aquela lampada branca de 6500k pois é a que tem mais do espectro azul

View attachment 98747

interessante, acabei de achar um artigo sugerindo o mesmo vou quotar aqui uma parte(ênfase minha) :



parece que os cubes tem um ritmo circadiano parecido com o nosso lol

Sim eu anexei um estudo feito em outros fungos sobre o ciclo circadiano no meu diário de cultivo, achei interessante.

Fiquei com preguiça de ir lá pegar o link, mas se quiser está lá :LOL:

Eai @Finganforn! Na torcida pelo pote 3 :D

Seguem fotos fresquinhas dos potes (menos o 3).

O 6 e 8 apresentam micélio na parte superior (selo com vermiculita foi feito), e o 8 bem agressivo.:eek:h:

Esses potes foram inoculados todos no mesmo dia?

Pra mim os potes que estão se desenvolvendo mais rápido são os que eu chacoalhei a agulha antes de injetar a água.

Nos que eu só dei umas batidinhas na seringa estão se desenvolvendo também mas num ritmo um pouco mais lento.
 
Última edição por um moderador:
Esses potes foram inoculados todos no mesmo dia?

Pra mim os potes que estão se desenvolvendo mais rápido são os que eu chacoalhei a agulha antes de injetar a água.

Nos que eu só dei umas batidinhas na seringa estão se desenvolvendo também mas num ritmo um pouco mais lento.

Todos no mesmo dia!! Eita, que curioso.. Não lembro se fiz isso :cautious:
 
Back
Top