Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Olá !

Sou novo no fórum e já fazem dias que pesquiso e estou procurando coisas a respeitos ao primeiro cultivo.
Já pesquisei diversas vezes essas duvidas, então peço desculpas se elas já foram respondidas e eu não encontrei.

1°-Qual a melhor forma de frutificação,com o casing ou deixar nos bolos dentro de um terrário mesmo?
2°-Mora no RS clima meio frio,onde é o melhor local para eu deixar o bolo ser 100% colonizado pelo micélio? realmente precisa ser numa incubadora? ou numa caixa de isopor já basta ?
 
Qual a melhor forma de frutificação,com o casing ou deixar nos bolos dentro de um terrário mesmo?

Onde você leu que o casing não precisa de terrário? Ambos precisam de um terrário para uma frutificação adequada. Mas recomendo que você inicie com a PF Tek. Os casings exigem mais atenção e experiência do cultivador.

Mora no RS clima meio frio,onde é o melhor local para eu deixar o bolo ser 100% colonizado pelo micélio? realmente precisa ser numa incubadora? ou numa caixa de isopor já basta ?

Qualquer lugar, basta que colonizem na temperatura adequada. A incubadora se faz necessária se a temperatura do ambiente está constantemente abaixo do recomendado.
 
Ola amigos, sou novo na comunidade mas ja me interesso pelos cogumelos magicos a um tempo. Ja li muito a respeito e estou me preparando para comecar meu primeiro cultivo. So tenho algumas duvidas tecnicas, o que e a vermiculita? Ja estou me preparando para para fazer um pedido na profungos [Editado - Ecuador]. Ainda sou novo nos processos e vou fazer o maximo para errar o menos, mas andando pela comunidade encontrei varios topicos sobre troca de carimbos entre nos, e mesmo sendo um membro novo considerei muito bacana a iniciativa. Vou comecar a buscar pelo meu crescimento na area do cultivo, e conto com voces para ajuda em duvidas e questoes. Abracos e luz na caminhada
 
Última edição por um moderador:
Ja li muito a respeito e estou me preparando para comecar meu primeiro cultivo. So tenho algumas duvidas tecnicas, o que e a vermiculita?

Você já leu muito e não chegou pelo menos aqui? https://teonanacatl.org/wiki/vermiculita/

Acho que você deve ler e pesquisar mais. Incluindo sobre vermiculita.


Sobre a doação de carimbo, que eu até editei na sua mensagem, acho que você não chegou também a ler as regras do fórum (https://teonanacatl.org/wiki/regras-do-forum/), ou teria notado essa parte:

Artigo 6º - Da obtenção de esporos

§ 1° É expressamente proibido pedir Esporos no fórum. A exceção são os tópicos do sub-fórum Compartilhando & Trocando, onde se pode não só pedir Esporos como fazer trocas. Vejam as condições para participar desse sub-fórum, e o tipo de tópico que pode ser aberto no próprio Compartilhando & Trocando.
Fora isso são permitidos apenas tópicos e mensagens de caráter informativo sobre "bancos" ("anéis", "rede") de Esporos que não possuam caráter comercial. Tais tópicos e mensagens estarão sujeitos a avaliação e aprovação da moderação. Quaisquer discussões sobre tais organismos serão deletadas e o usuário será banido sem aviso prévio, portanto esses tópicos devem ser fechados após a sua criação.

§ 2° É permitida a discussão sobre a obtenção de Esporos de Fungos comestíveis e/ou medicinais.


Boa sorte na pesquisa e no cultivo.
 
Venho com outra duvida simples, procurei mas o tópico que achei não sei se tava correto pois já li algumas contradições referente a isso .

A vermiculita pode ser substituída por pó de fibra de coco?
Sem alterar as quantidades de dias para o micélio surgir .
 
A vermiculita pode ser substituída por pó de fibra de coco?
Sem alterar as quantidades de dias para o micélio surgir .

Se o objetivo é substituir a vermiculita em bolos: https://teonanacatl.org/wiki/substitutos-para-vermiculita/

Sobre as quantidades e modo de preparação sugiro que procure e leia diários que usaram fibra de coco em bolos.


Em casings a fibra de coco ou pó de coco também é usada, com sucesso. Tem bastante material a respeito nos diários de cultivo.
 
Eai pessoal, apos achar alguns cogumelos na minha plantaçãozinha de suculentas https://teonanacatl.org/threads/identificando-seus-cogumelos.5834/page-9 pretendo cultivar essa especie, mesmo não sendo psicoativa. Queria saber algumas duvidas.
1. Posso cortar um pedaço do cogumelo e inocular em grãos. O mesmo pode ser feito com um copo de vermiculita e arroz?
2. A tecnica de isolamento seja bda ou papelão, pode ser inoculada em vermiculita e arroz?
3. Se jogar um pedaço do cogumelo, direto em um vaso de plantas ou outdoor, o micelio seria capaz de se desenvolver?
 
pretendo cultivar essa especie, mesmo não sendo psicoativa. Queria saber algumas duvidas.
1. Posso cortar um pedaço do cogumelo e inocular em grãos. O mesmo pode ser feito com um copo de vermiculita e arroz?

Primeiro é necessário descobrir com exatidão qual é a espécie que você está querendo cultivar. A partir daí você pode pesquisar na net e talvez descobrir qual é o melhor meio para o fungo se desenvolver. Alguns fungos não se desenvolvem bem apenas em grãos, como é o caso do woodlovers (amantes de madeira!), no qual é necessário a adição de serragem e outros substratos similares. Há também fungos do tipo micorriza, que é o caso das Amanitas, o que torna o cultivo caseiro super complexo. Não é à toa que o cultivo indoor de Amanitas é quase um mito.

A tecnica de isolamento seja bda ou papelão, pode ser inoculada em vermiculita e arroz?

Como eu disse acima, depende da espécie.

Se jogar um pedaço do cogumelo, direto em um vaso de plantas ou outdoor, o micelio seria capaz de se desenvolver?

Dificilmente. O cogumelo rapidamente entraria em decomposição, tornando-se em substrato para outros seres.
 
Há também fungos do tipo micorriza, que é o caso das Amanitas, o que torna o cultivo caseiro super complexo. Não é à toa que o cultivo indoor de Amanitas é quase um mito.

Super complexo?

Eu diria que exceto germinar os esporos em meio controlado e observar a associação com sementes recém-germinadas não há mais o que fazer, se não plantar as sementes. Em resumo, não há cultivo caseiro desses fungos que formam micorrizas, incluindo Amanita muscaria e outros do gênero.
 
Pessoal, tem jeito de secar frutos inteiros (sem cortá-los ou fazer qualquer tipo de "incisão")?
Tenho um tunel de vento aqui e bastante cloreto de cálcio...Ah, deixá-los inteiros seria mais pela estética mesmo :)
 
Pessoal, tem jeito de secar frutos inteiros (sem cortá-los ou fazer qualquer tipo de "incisão")?

Tem, mas cuidado para não se estragarem no processo. Secá-los inteiro demora um pouco mais.
 
Olá. Tudo bem, fórum? Quero saber se funciona e se há vantagem em frutificar um bolo PF diretamente do copo; isto é, apenas abri-lo e aniversária-lo, de modo que os frutos nasçam da boca do copo. Eu me utilizo de copos de 250 ml e pensei também em cobrir a lateral do copo para que não receba luz, ficando somente o fundo onde há a vermiculita seca, com os devidos excessos retirados, e dalí tem-se uma superfície similar a de um casing. Penso que desse modo haja uma menor chance de contaminações e quem sabe a frutificação seja facilitada. Alguém já testou? Obrigado.
 
Penso que desse modo haja uma menor chance de contaminações e quem sabe a frutificação seja facilitada. Alguém já testou? Obrigado.


Você viu a resposta do @gldtn, mas note que:

Somente cerca de 60% ou menos do recipiente deve ser ocupado pelo Substrato. Pode ser ou não colocado em um Terrário. Se não colocado no Terrário pede mais cuidados com aeração e Umidade, mas economiza espaço e é bem discreto.


Além disso não creio que a frutificação seja facilitada, e acho mesmo que vai ficar o potencial total do bolo. Fora que alguns cogumelos podem nascer dentro do substrato.
 
Você acha que mesmo que o copo seja coberto com papel alumínio pode haver pinagem dentro dele?

Pode ser que não, desde que você faça um isolamento realmente eficaz da luz.

Mas não creio que seja uma boa idéia insistir em cultivo "in vitro" com copos ou potes que não foram preparados pensando especificamente nisso.
 
Olá. O meu problema agora é umidade. :)

Este é o meu terrário. Na verdade, era:
WP_20150202_002.jpg
WP_20150211_001.jpg
WP_20150211_002.jpg

Por aqui eu encontrei esse mineral, que acredito ser perlita:
WP_20150211_005.jpg

Construção bastante simples: Um isopor de 17 L, 2,5 L da suposta perlita no fundo, formando uma camada de 4 cm; um termo higrômetro, dois buracos 4x5 cm cobertos com oito camadas de perlon e uma bomba de ar para aquário, que antes era colocada num copo, mas depois mudei para a água do fundo do terrário; e também uma abertura no topo coberta com filme PVC.

Problema: Apesar de todos os esforços não alcanço uma boa umidade, principalmente quando coloco a garrafa de gelo; meu termo-higrômetro fica marcando entre 75-80 %, as vezes menos. A temperatura média na minha região é 32ºC e 40% de umidade nessa época do ano. O isopor também permite o vazamento de água, daí desmontei esse e pensei em começar do zero, substituindo-o por um maior e mais espesso. Também pensei em investir num umidificador ultrassônico visto num anúncio, mas bom mesmo seria uma solução mais rápida e prática, pois outros bolos PF que tenho aqui já estão quase a ponto de serem aniversariados.
WP_20150211_008.jpg

Bônus: Esses foram os cogumelinhos TKSSS que eu colhi nesse terrário pouco úmido:
WP_20150210_005.jpg

Alguma opinião? Abraços.
 

Anexos

  • WP_20150202_002.jpg
    WP_20150202_002.jpg
    57.7 KB · Visualizações: 35
  • WP_20150211_001.jpg
    WP_20150211_001.jpg
    71 KB · Visualizações: 26
  • WP_20150211_002.jpg
    WP_20150211_002.jpg
    77.8 KB · Visualizações: 27
  • WP_20150211_005.jpg
    WP_20150211_005.jpg
    64 KB · Visualizações: 38
  • WP_20150211_008.jpg
    WP_20150211_008.jpg
    72.9 KB · Visualizações: 27
  • WP_20150210_005.jpg
    WP_20150210_005.jpg
    61 KB · Visualizações: 31
Alisson acho que seu problema está neste mineral, não é perlita não.
tente procurar por argila expandida talvez seja mais fácil de achar
 
Back
Top