Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Gostaria de saber se para vocês o set fibra de coco + spawn + fibra de coco seria considerado casing ou bulk?
E se misturar somente a fibra de coco no spawn? Será que é suficiente?
 
Gostaria de saber se para vocês o set fibra de coco + spawn + fibra de coco seria considerado casing ou bulk?

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/wiki/bulk/
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/wiki/casing/


E se misturar somente a fibra de coco no spawn? Será que é suficiente?

Na minha opinião não é suficiente. Mas há quem discorde. Porém, se fosse efetivo, seria uma método muito popular, ninguém ia perder tempo/dinheiro adicionando materiais. Use a intuição.
 
Olá salve salve galera do CM! @ExPoro ,@Hs.Krause, Bom, mais uma vez eu enchendo o saco da galera aqui kkkkkkkk, vê se vocês podem me ajudar nisso! venho lendo que depois que nascem os pins, podemos baixar a umidade do AR no terrário para até uns 75%.
Pois estou com um problema de espaço, tenho 3 bolos em um terrário de 20 litros, com umidade(99%) e iluminação tudo OK, e os bolos pinaram, porem tenho mais alguns bolos pra aniversariar, e agora montei outro terrário, porem a umidade do AR só fica em 65~70%, será que posso fazer a transferência dos bolos(que já pinaram) para o novo terrário(com a umidade mais baixa), sem afetar a produção dos mesmo?
Segue fotos dos bolos 01, 02 e 03(strain GT).
Grato pela atenção nobres amigos do CM!
 

Anexos

  • IMG_2949.JPG
    IMG_2949.JPG
    92.4 KB · Visualizações: 21
  • IMG_2950.JPG
    IMG_2950.JPG
    93.3 KB · Visualizações: 23
  • IMG_2951.JPG
    IMG_2951.JPG
    96.3 KB · Visualizações: 21
Última edição:
Vou correr o risco de repetir uma pergunta, dessa vez reformulada. Peço aos companheiros paciência para com a minha dúvida.
Por vezes vejo nos fóruns, no glossário, biblioteca, diários, e etc., a menção ao uso da fibra de coco como material alternativo para casing, caso não haja disponibilidade de vermiculita.
O ponto é: camada nutritiva não configura casing!
É possível e/ou viável utilizar um material nutritivo, como a fibra de coco em pó, por exemplo, para exercer a função da vermiculita, sem a necessidade de espera pela colonização dessa camada? Falar "casing" tá errado nesse caso?
Não estou tentando separar as técnicas como caminhos individuais. Afinal, sei que posso fazer as duas no mesmo cultivo.
Fiz mais acima uma pergunta semelhante, mas a dúvida é diferente. Foi mal se ainda não consegui me expressar.
 
@TheHunter, a fibra de cocô assim como a Vermiculita são substratos de classificação inerte, ou seja, exercem função semelhantes, porem a fibra de cocô possui macro nutrientes(nitrogênio,fósforo,potássio), enquanto que a Vermiculita não, ambos são perfeitos para camadas de casing.
 
Obrigado pelo esclarecimento, @Amaral.
Se alguém, assim como eu, tiver dúvidas sobre a diferença entre macronutrientes e micronutrientes, a dúvida pode ser esclarecida aqui.
 
Salve salve irmãos do CM! Bom, hoje eu vim aqui não pra saber alguma coisa ou esclarecer as dúvidas, mas sim para agradecer, a todos aqueles que me ajudaram de forma diretamente ou indiretamente, em meu primeiro cultivo! Agradecimentos especiais aos amigos @ExPoro , @Absolem , @PsychoEvie , @Cosmik , @Ecuador e outros que me ajudaram!
Devido ao meu curto tempo livre, não tive tempo de abrir um diário de cultivo pra estar postando as fotos, mas gostaria de compartilhar com vocês, com imensa satisfação meus Chapeludos(Strain GT)! Agradeço mesmo galera, sem vocês e a comunidade CM nada disso seria possível! Obrigado! Fiquem na paz!
:blackalien::blackalien::blackalien:
 

Anexos

  • IMG_2968.JPG
    IMG_2968.JPG
    149.7 KB · Visualizações: 29
Última edição:
@MaximuS_dark Poxa! É uma verdadeira honra, sou tão novo aqui e já poder servir de influência positiva para alguém é algo muito produtivo, obrigado você! A propósito, que cultivo LINDO!!! Meus parabéns.

Bom, ai vai a pergunta; Li em algum lugar do forum que os cogumelos se beneficiam da luz azul para orientação, gostaria de saber se há algum viés negativo em uma iluminação de LED vermelho. Será que funciona bem para que eles se orientem?

Segue modelo:
image.jpg

Outra coisa; como aqui o clima ta meio quente coloquei água gelada nas argilas, e até agora nada de condensação de humidade nas paredes, demora algumas horas pra aparecer?
 
Última edição:
Obrigado irmão @Absolem , vida longa aos nossos cogus! kkkkkkk Valeu!!!
Então, tentando te ajudar um pouco nas perguntas, eu nunca ouvi falar nada sobre o assunto da iluminação, se ela será benéfica ou não para o crescimento e desenvolvimento dos cogus, pelo fato dela ser vermelha, no meu cultivo estou usando as fitas de LED branca, esta funcionando, direcionando eles muito bem para cima, agora sobre a vermelha fica difícil de falar algo sobre o assunto.

Agora, sobre a umidade, se você colocou água GELADA, dificilmente vai condensar, porque a água gelada não condensa tão fácil, quando ela voltar na temperatura ambiente ira começar a condensar, normalmente demora umas boas horas para condensar(principalmente se não tiver aquele compressor de AR por baixo da água). :)
 
Em um terrário de 20 ltrs, apenas uma camada de filtro de café é suficiente para impedir entrada de contaminantes?

EDITADO: Achei a resposta no guia básico de cultivo disponibilizado pelo @tupy aqui.
 
Última edição:
Em um terrário de 20 ltrs, apenas uma camada de filtro de café é suficiente para impedir entrada de contaminantes?

Filtro de café não serve de NADA a filtragem do ar. Até porque o ar não passa pelo filtro. Já fiz varios testes. Sinceramente não sei quem inventou essa historia que filtro de café serve como filtro de ar...

E a intenção não é que o filtro filtre contaminantes. Costumo dizer que evitar contaminantes do ar depois que você aniversaria é como tentar se manter seco nadando no meio do oceano. A intenção maior seria para proteger de insetos que são atraidos pelo odor do micélio.
 
Filtro de café não serve de NADA a filtragem do ar. Até porque o ar não passa pelo filtro. Já fiz varios testes. Sinceramente não sei quem inventou essa historia que filtro de café serve como filtro de ar...

É claro que o ar passar pelo filtro. Só se você testou com o filtro molhado. Como foram esses testes?

O problema do filtro de café é o oposto. Além do ar esporos e até bactérias conseguem passar pelo mesmo.
 
É claro que o ar passar pelo filtro. Só se você testou com o filtro molhado. Como foram esses testes?

Que tipo de filtro você está falando? De pano?? Pq o de papel é super ineficiente para passar ar. Se passa, é algo insignificante que não conseguiria compensar a demanda por oxigenio. A não ser que seu tipo de filtro de café seja diferente do meu (se bem que testei com 2 marcas diferentes.)
Primeiramente meus testes foi pratico com o terrario. Vi que ele não ajudava em nada na troca gasosa. Forcei a saida de ar com uma ventoinha como exaustor. Depois pus um papel fino na frente de um dos filtros de café. Se o ar passasse pelo filtro o papel seria puxado para filtro de café, o que não ocorreu.
Depois peguei um filtro de café, e forcei o ar contra ele com um compressor de ar. Obtive o mesmo efeito com uma folha de papel comum.
Desde então nunca mais usei filtro de café.


O problema do filtro de café é o oposto. Além do ar esporos e até bactérias conseguem passar pelo mesmo.

Se realmente passasse ar (pelo menos numa quantidade suficiente) não veria problema algum em passar esporos e bacterias. No momento em que você remove o bolo do inoculo ele já fica exposto ao ar com varias bacterias e esporos, o micélio consegue se proteger sozinho desses contaminantes se ele estiver num ambiente que o favoreça, a importancia de um filtro pra mim é apenas evitar insetos. Tanto que os terrarios Shotgun que são populares em outros paises não possuem nenhum tipo de filtro.

Esse conceito de proteger a parte interna do terrario de contaminantes de fora deveria ser revista para o conceito de favorecer o micelio e desfavorecer os competidores. O desfavorecimento dos competidores incluiria ainda sim uma boa assepcia do terrario. Mas volto a repetir, se livrar dos microorganismos do ar é como se manter seco nadando no meio do oceano.
 
Que tipo de filtro você está falando? De pano?? Pq o de papel é super ineficiente para passar ar.

O de papel mesmo. Certamente passa ar.


Tanto que os terrarios Shotgun que são populares em outros paises não possuem nenhum tipo de filtro.

É, só que na montagem completa os terrários shotgun ficam dentro de um growing chamber, e esse sim, é mantido bem limpo.
 
O de papel mesmo. Certamente passa ar.

Ok, mas suficiente para troca gasosa eficiente de um terrario?? Isso tenho minhas duvidas. Passar ar até uma folha comum passa.

É, só que na montagem completa os terrários shotgun ficam dentro de um growing chamber, e esse sim, é mantido bem limpo.

Ué... Isso tiraria o proposito do Terrario Shotgun, que seria interagir com os fluxos naturais de ar criando um sistema autonomo de troca gasosa, não?

http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/15405070

http://gamerchronic.com/magic-mushrooms/terrarium/
 
Ok, mas suficiente para troca gasosa eficiente de um terrario??

Não sei. Filtro de café molha, então é pouco prático para usar em terrário. Mas em copos, quando a colonização pára, funciona de forma muito eficiente.


Ué... Isso tiraria o proposito do Terrario Shotgun, que seria interagir com os fluxos naturais de ar criando um sistema autonomo de troca gasosa, não?

O que você chama de fluxos naturais de ar? Se está falando do vento do meio ambiente o terrário shotgun não se baseia nesse fluxo de ar.

Até mesmo em um quartinho ou armário fechado há difusão de gases e até mesmo pequenas correntes de convecção, provocadas por diferenças pequenas de temperatura e evaporação, como o tópico do Shroomery discute.

Se você coloca um terrário com muitos furos em um lugar assim o ar disponível para os cogumelos na verdade é o ar do quartinho ou armário inteiro, não só o do terrário.

Quem mantém um terrário shotgun em um amboente aberto ou tem uma daquelas casas limpinhas, de preferência no inverno, e/ou em algum lugar seco, ou a história dura pouco tempo até os bolos ou casings se enfraquecerem um pouco e contaminantes agressivos conseguirem se instalar.
 
Boa discussão. No caso do filtro de café ser excluído por ter "eficácia duvidosa" para terrários, quais seriam os melhores substitutos para o perlon?
 
Back
Top