Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Alguma dica de como colher? Tem que ter cuidado com o micélio? Colhe todo o caule ou deixa o pedacinho?

É meu primeiro cultivo :) é um Cubensis Golden Teacher
 
Última edição por um moderador:
Alguma dica de como colher?
Tem que ter cuidado com o micélio?
Colhe todo o caule ou deixa o pedacinho?

É meu primeiro cultivo :) é um Cubensis Golden Teacher

Continuo curioso sobre esses tutoriais. Se achar algum aqui no CM por favor avise, para colocarmos uma observação sobre essa questão.

Não é preciso tirar todos os cogumelos de uma só vez. Pode deixar os que estão mais distantes de abrir o chapéu crescerem mais um pouco até o ponto certo. Ou se quiser um para carimbar pode deixá-lo para abrir o chapéu.

O único motivo que vejo para coletar todos juntos é achar prático fazer a secagem de todos de uma vez só.
Aproveitando o embalo do Kinopio e voltando a discussão, também estou no meu primeiro e amanhã vou atualizar meu diário de cultivo aqui no fórum.

Hoje um dos cogumelos rompeu o véu como vocês podem ver na foto, creio que amanhã mais alguns já tenham rompido também. O que vocês fariam no meu caso? Colheriam apenas aquele aglomerado de cogumelos grandes e os pequenos que estão grudados? Alguma dica?

File 29-12-16 22 23 08.jpeg
 
Hoje um dos cogumelos rompeu o véu como vocês podem ver na foto, creio que amanhã mais alguns já tenham rompido também. O que vocês fariam no meu caso? Colheriam apenas aquele aglomerado de cogumelos grandes e os pequenos que estão grudados? Alguma dica?

Quando você tentar colher apenas o que rompeu o véu o resto provavelmente vai vir junto. Se acontecer isso, colha todo o aglomerado.


Alguma dica de como colher?
Tem que ter cuidado com o micélio?
Colhe todo o caule ou deixa o pedacinho?

Se conseguir tirar apenas o que rompeu o véu faça-o.


Sim. Quentinhas do forno:

Isso parece muito mal. Sugiro que colha os cogumelos e depois faça um outdoor.
 
Tem algum problema se o micélio destacar um pouquinho na colheita?

O segundo Flush vem naturalmente ou precisa fazer alguma coisa?

Gracias :)
 
Última edição por um moderador:
:!: Sobre usar garrafa de plástico para o uso do termostato, não há risco de derretimento da mesma ou algum fator que prejudique o ambiente ? :!: Acho que esteja fora de cogitação, mas não custa nada perguntar :geek::geek::geek::geek:

Abraço a todos ;)
 
Alguma dica de como colher?
Tem que ter cuidado com o micélio?
Colhe todo o caule ou deixa o pedacinho?

É meu primeiro cultivo :) é um Cubensis Golden Teacher

Na minha opinião deve ser colhido inteiro, se ficar um pedaço pode apodrecer e ser um foco de contaminações.

Boa noite amigos, funciona utilizar milho de alimentar galinha como Spawn? Obrigado.

Quase qualquer grão vai funcionar, isso não significa que será ideal para aquela espécie de cogumelo. Alguns grãos são mais fáceis de esterilizar, como o arroz integral, já outros trazem mais contaminantes e precisam de métodos mais rigorosos. Recomendo fazer um teste e ver o resultado em menor escala primeiro.

Olá, eu gostaria de saber, por favor, sobre a durabilidade de carimbos. Pesquisei aqui no fórum, mas encontrei respostas incertas. Eu colecionei durante alguns anos vários carimbos e o mais antigo dele, strain B+, tem em torno de 6 anos. Não tenho a pretensão de "revivê-los" por enquanto, mas queria saber de alguém experiente quais as chances de germinação após longos períodos. Eles se mantêm guardados numa pequena caixa de isopor, eu a abro apenas para guardar novos carimbos. Ou seja, em grandes intervalos mensais.

Na realidade, estou sentindo o ar mudando. Após muitos anos cultivando cogumelos, eu nunca vi a procura se tornar tão popular. Talvez por medo de uma proibição iminente, tentei, digamos assim, me "garantir" colecionando carimbos de strains e espécies diferentes. E agora me bateu essa preocupação acerca da germinação desses esporos já tão "antigos".

Grato!

Olha, ninguém sabe ao certo mesmo. É possível que durem vários anos. Já ouvi falar de carimbos que germinaram depois de 10 anos. Claro que a taxa de germinação vai cair. Se você realmente gosta de uma strain e quer guardar, por que não cultiva e colhe um novo carimbo a cada 3 anos? Uma outra opção é guardar uma cultura em agar na geladeira e refazer a cultura a cada 2 anos. Enfim, não acho que alguém vai poder dar uma resposta exata a esta pergunta.
 
Última edição por um moderador:
:!: Sobre usar garrafa de plástico para o uso do termostato, não há risco de derretimento da mesma ou algum fator que prejudique o ambiente ? :!: Acho que esteja fora de cogitação, mas não custa nada perguntar :geek::geek::geek::geek:

Abraço a todos ;)

Pode usar, como vai colocar água dentro até o seu limite, próximo a boca da garrafa, não tem perigo.
.
Tem algum problema se o micélio destacar um pouquinho na colheita?
O segundo Flush vem naturalmente ou precisa fazer alguma coisa?

Gracias :)

Não tem problema.

Faça a hidratação para a segunda colheita "(dunk)".
.
 
Estou com uma dúvida esse e meu segundo cultivo deu tudo certo agora eu quero fazer um substrato só que so tenho xicaras de geso ou ceramica nao sei ao certo qual material é minha duvida posso por essas xicaras na panela de presão ou tem que ser so vidro ou pp outra duvida vi umas informaçao que colher eles antes de abrir o chapeu possui mais psilocibina e verdade essa informaçao ? Boa noite paz e luz a todos e um feliz ano novo hehehe
 
Estou com uma dúvida esse e meu segundo cultivo deu tudo certo agora eu quero fazer um substrato só que so tenho xicaras de geso ou ceramica nao sei ao certo qual material é minha duvida posso por essas xicaras na panela de presão ou tem que ser so vidro ou pp outra duvida vi umas informaçao que colher eles antes de abrir o chapeu possui mais psilocibina e verdade essa informaçao ? Boa noite paz e luz a todos e um feliz ano novo hehehe

1. Sobre as xícaras, recomendo ir até uma loja de produtos para casa e comprar aqueles copos americanos de cerveja de bar. Custa 2 reais cada e é um tamanho bom. Outra opção é dar o próximo passo e fazer um spawn e casing. Quem sabe até um monotub.

2. Já li em vários lugares que o cogumelo mais jovem é mais potente sim. No livro Psilocybin Mushrooms of the World, na página 36, Paul Stamets diz que cogumelos mais jovens são mais potentes que os mais velhos (mas não fala o quanto mais, ele cita um estudo de Jochen Gartz de 92). Ele também diz que o substrato vai fazer a potencia variar bastante, podendo aumentar ou às vezes até inibir a produção dos compostos ativos.
 
Galera bom dia esse e meu primeiro cultivo no balde deu muito certo so que o primeiro flush veio poucos cogumelos será que o segundo vem um poco mais segue a foto
 

Anexos

  • FB_IMG_1483498853879.jpg
    FB_IMG_1483498853879.jpg
    85.9 KB · Visualizações: 8
Galera bom dia esse e meu primeiro cultivo no balde deu muito certo so que o primeiro flush veio poucos cogumelos será que o segundo vem um poco mais segue a foto

Quantos gramas? o numero não quer dizer muito tem flushes que vem menores e mais densos mas se fez o PF-tek padrão é normal o rendimento mais baixo mesmo.
 
Última edição por um moderador:
Buenas,
Gente, é meu primeiro cultivo :)
Fiz Dunk & Roll e percebi que a camada de vermiculita ficou muito grossa (impossível de ver o micélio) é assim mesmo?
4865cfa8-78ad-4a58-a7b1-ea05581c8f2b.jpg

Outra coisa, percebi que a camada de vermiculita do Roll está sendo colonizada pelo micélio, isso também é normal?
3c64d8e1-3839-42e6-877e-d291e922c20d.jpg
 
Última edição por um moderador:
Pessoal, continuo com a ideia de cultivar comestíveis e, infelizmente, o numero de informações sobre os comestiveis é bem menor aqui no forum.

Vamos lá, estou pesando em começar com o shimeji mesmo e pretendo fazer o seguinte:
A - Comprar uma bandeija de shimeji, retirar um pedaço do interior de algum fruto maior;
B - Iniciar uma cultura de shimeji em papelão, colocando o pedaço retirado do cogumelo sobre ou entre pedaços de papelão
C - retirar uma pequena amostra de micélio saudável desse papelão e iniciar uma cultura liquida.
D - inocular CL em serragem ou papelão, filtro de café/ borra de café, etc...

Duvida 1: Posso simplesmente pular a etapa do papelão (B) e colocar o pedaço de cogumelo direto no meio de cultura da CL?
Duvida 2: Qual deve ser o meio de cultura liquida utilizado nesses casos? será que consigo usar igual de cubensis?
Duvida 3: Consigo fazer cultura liquida com shimeji ou seria melhor colonizar um pote e depois distribui-lo entre outros (o que comercialmente chamam de "sementes")?

Ps: Desculpem o monte de duvidas, fiquei bem confuso em relação aos cultivos de comestiveis...

O Tupy já respondeu a tua pergunta, mas queria adicionar algumas informações.

Utilizar um cogumelo comercialmente produzido para fazer clonagem com frequência não é uma boa forma de iniciar cultivo de cogumelos comestíveis por conta de algo chamado senescência. Colocando em termos toscos, o micélio já se multiplicou tanto que está velho e não coloniza mais tão rápido e pode não produzir tantos frutos. Isso é um problema porque quando fazemos a clonagem há sempre a competição com contaminantes vigorosos.

Ok, então a próxima ideia seria comprar spawn ("sementes") na internet, deixar frutificar e pegar os esporos para fazer um novo início. Isso funciona com algumas espécies, como o pleurotus ostreatus. Claro que aqui teremos um print multi-esporos e não uma strain, o que significa que a produção pode variar. Se você aprender a fazer isolamento de strains em agar, aí sim pode selecionar uma série de strains e ver qual frutifica melhor, mas aí o nível de trabalho já fica bem mais avançado, mas também dá pra brincar bastante simplesmente com a multiplicação do spawn que foi comprado. Se for de um bom produtor ele pode ir longe e te servir sem nunca precisar ir muito além.

Porém, isso de fazer um carimbo de esporos não vai funcionar com o Shiitake que é incrivelmente difícil de fazê-los germinarem e encontrar uma strain que frutifique bem. Neste caso há uma outra opção, um pouco mais cara, que é comprar uma cultura jovem de alguém que já fez a seleção e tem uma strain que frutifica bem. Neste caso mantemos esta cultura inicial na geladeira e sempre partimos dela para iniciar novos cultivos.

Resumindo, na minha opinião, o caminho mais fácil para iniciar é comprar as tais "sementes" na internet, tem algumas por 12 reais no mercado livre, e começar a brincadeira por aí. Depois de dominar o cultivo daquela espécie, você pode partir para coisas mais avançadas. Claro que se tiver o interesse e dinheiro para investir em placas de petri, etc, vai ser muito divertido.
 
Dia 3 depois do Dunk and Roll

Um amigo me falou para diminuir a umidade e diminuir a temperatura pois o micélio estava crescendo muito para fora da camada do roll. Faz sentido?

P Cubensis Golden Teacher
187681c2-8374-400d-88cc-feda1c8dc2ae.jpg fb5909c4-9083-41cb-8d0e-04e7b00ecd54.jpg
 
Última edição por um moderador:
Back
Top