Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Um amigo me falou para diminuir a humidade e diminuir a temperatura pois o micélio estava crescendo muito para fora da camada do roll.


Se a temperatura estiver dentro da faixa recomendada não faz muito sentido diminuir. E diminuir umidade em si, somente, não vejo em que o ajudaria.

Mas promover o aumento da evaporação de água do substrato pode ser bom. Não sei se você conhece esse post: Reiniciando o Início


Quer separar suas mensagens e fazer um tópico com elas em 'Diário de cultivo'?
 
Última edição por um moderador:
galera, há pouco tempo encerrei meu cultivo com 3 flushs... esqueci os bolos dentro do terrário, desliguei o termostato e deixei fechado o terrário
2 dos bolos contaminaram afu, porém nasceu 2 cogumelos parecendo estar saudável...
DSC06734.JPG DSC06732.JPG
li e reli que, cogumelos em ambiente com contaminação não são aproveitáveis, mas olhem que lindos.. queria comer eles, será que posso?
 
galera, há pouco tempo encerrei meu cultivo com 3 flushs... esqueci os bolos dentro do terrário, desliguei o termostato e deixei fechado o terrário
2 dos bolos contaminaram afu, porém nasceu 2 cogumelos parecendo estar saudável...
View attachment 97734 View attachment 97733
li e reli que, cogumelos em ambiente com contaminação não são aproveitáveis, mas olhem que lindos.. queria comer eles, será que posso?

Como regra geral é bom evitar mesmo consumir cogumelos de bolos contaminados, porém parece que os bolos dos quais estes cogumelos nasceram ainda estão saudáveis. Os bolos que estão contaminados parecem estar com Trichoderma, que apesar de ser tóxico, não costuma ser nocivo a seres humanos. Várias das ervas que eu como do meu jardim têm um pouco de Trichoderma pois é um fungo comum no solo. Portanto, provavelmente não vai acontecer nada se você comer esses cogumelos. Você já cortou um pedaço de um pão que estava mofando e comeu o resto? Se sim, você já fez pior.

Tendo dito isso, é claro que eu aconselharia não comer. Você já colheu 3 belos flushes e deve ter cogumelo sobrando no momento. Eu sempre evito colocar qualquer tipo de dúvidas que podem virar grandes dores de cabeça durante o consumo. Nada como a mera dúvida, a mera possibilidade de haver algo perigoso para arruinar completamente a experiência.

Além disso, cuidado quando for se livrar dos bolos contaminados. O que você fez em deixar esses bolos aí até mofar não é nada legal. Vai comprometer seu laboratório e estufa. Você vai precisar limpar isso tudo muito bem com cloro para evitar futuras contaminações. Retire os bolos diretamente para sacos de plástico e jogue fora o mais longe possível da área onde você faz as inoculações, de preferência em um local onde não há vento, pois quando ele está assim verde está liberando seus esporos guerreiros e obstinados.

Um último comentário sobre contaminações é que muitos tipos de fungo só podem ser identificados corretamente utilizando um microscópio. Então, cuidado com a arrogância de achar que sabe o que é e acabar cometendo um erro. É sempre melhor ser cuidado do que ter que lidar com situações desagradáveis mais tarde.

Boa sorte!
 
Como regra geral é bom evitar mesmo consumir cogumelos de bolos contaminados, porém parece que os bolos dos quais estes cogumelos nasceram ainda estão saudáveis. Os bolos que estão contaminados parecem estar com Trichoderma, que apesar de ser tóxico, não costuma ser nocivo a seres humanos. Várias das ervas que eu como do meu jardim têm um pouco de Trichoderma pois é um fungo comum no solo. Portanto, provavelmente não vai acontecer nada se você comer esses cogumelos. Você já cortou um pedaço de um pão que estava mofando e comeu o resto? Se sim, você já fez

Então, eu ia jogar eles quando ainda bons num pasto com esterco, porém saí pra viagem e esqueci... os bolos nos quais nasceram cogumelos, estão em perfeito estado (o que me chamou atenção também) mas vou levar em conta teu conselho!

Apesar de como tu disse, já fiz pior, tirando parte de um pão AHHAAHAHA sempre faço isso, gratidão amigo.

Eu sempre aproveito os cogumelos de substratos contaminados.

Detalhe que uma noite antes recebi o chamado.... não quis ignorar.
 
Última edição por um moderador:
Boa tarde galera beleza agora fiz pf tek tava lendo uns artigos mais as duvidas ainda ficam minha duvida o pf tek me rendeu so 5 g keria um poco mais tem como fazer pf tek com outros grao para ter redimento melhor
 
Boa tarde galera beleza agora fiz pf tek tava lendo uns artigos mais as duvidas ainda ficam minha duvida o pf tek me rendeu so 5 g keria um poco mais tem como fazer pf tek com outros grao para ter redimento melhor

O problema provavelmente não é a escolha do grão, deve ser algo durante o cultivo, como a troca de ar. Seria mais fácil de dar uma opinião mais específica se você explicar todos os procedimentos que realizou. Quem sabe seria melhor fazer isso em um tópico específico seu. Quanto mais fotos tiver melhor.
 
Boa noite amigos, meus cogumelos são gordos e pequenos, a maioria fica assim, uso agua da torneira para borrifar, pode estar causando isso? Meu higrômetro mede sempre 99%, poderia ser humidade?Meu terrario é uma geladeira com 2 coolers, borrifo agua umas 3 vezes por dia.
 
Boa noite amigos, meus cogumelos são gordos e pequenos, a maioria fica assim, uso agua da torneira para borrifar, pode estar causando isso? Meu higrômetro mede sempre 99%, poderia ser humidade?Meu terrario é uma geladeira com 2 coolers, borrifo agua umas 3 vezes por dia.

Gordo é bom né? O que queres dizer com pequenos? Tente cultivar uma raça diferente e veja se não é genética. Se tiveres resultados similares, aí é hora de ver o que está acontecendo com o cultivo. Mas gordo e pequeno não é necessariamente um problema se colocar bastante pins. Tem fotos?
 
Gordo é bom né? O que queres dizer com pequenos? Tente cultivar uma raça diferente e veja se não é genética. Se tiveres resultados similares, aí é hora de ver o que está acontecendo com o cultivo. Mas gordo e pequeno não é necessariamente um problema se colocar bastante pins. Tem fotos?

Em um cultivo anterior eles ficaram bem maiores, dessa vez uns 90% ficaram gordos e baixos, uso uma geladeira velha como terrario, as paredes brancas podem estar interferindo será?
 
Em um cultivo anterior eles ficaram bem maiores, dessa vez uns 90% ficaram gordos e baixos, uso uma geladeira velha como terrario, as paredes brancas podem estar interferindo será?

Sem fotos ou mais detalhes é difícil dizer. Estipe longa não é necessariamente um bom sinal. O que você fez de diferente do último cultivo para este?

Pessoal, tenho uma dúvida de terminologia. Eu faço a maior parte do meu estudo sobre cogumelos em inglês e quando falo aqui no forum em português às vezes me confundo com os termos técnicos. Então a dúvida é a seguinte, estipe é substantivo masculino ou feminino? Já vi em apostilas e dicionários dizendo oras que é masculino, oras que é feminino. Alguém sabe ao certo?
 
Última edição por um moderador:
Então a dúvida é a seguinte, estipe é substantivo masculino ou feminino? Já vi em apostilas e dicionários dizendo oras que é masculino, oras que é feminino. Alguém sabe ao certo?


estipe
substantivo masculino
 
Em um cultivo anterior eles ficaram bem maiores, dessa vez uns 90% ficaram gordos e baixos, uso uma geladeira velha como terrario, as paredes brancas podem estar interferindo será?


Como ficaram os chapéus?

Cogumelos baixos, de chapéus pequenos e caules grossos são sinal de iluminação insuficiente.
 
Eu esterilizei dois copos o arroz meio que cozinho tem algum problema eles fikaram cheio kerendo sair do copo sorte que tava bem vedado eu inoculei mesmo assim tem algum erro quanto a isso ?
 
Eu esterilizei dois copos o arroz meio que cozinho tem algum problema eles fikaram cheio kerendo sair do copo sorte que tava bem vedado eu inoculei mesmo assim tem algum erro quanto a isso ?

É recomendado deixar de .5 a 1cm da camada superior apenas de vermiculita para criar um filtro que protege contra contaminações. Da maneira que você fez o substrato fica muito mais desprotegido e as chances de contaminação crescem. Como já tá feito, agora é esperar para ver o que deu. Mas 2 copos apenas? Você deveria começar com uns 6 a 12 se é o seu primeiro cultivo, porque certamente você encontrará contaminações e perderá copos inteiros.
 
É recomendado deixar de .5 a 1cm da camada superior apenas de vermiculita para criar um filtro que protege contra contaminações. Da maneira que você fez o substrato fica muito mais desprotegido e as chances de contaminação crescem. Como já tá feito, agora é esperar para ver o que deu. Mas 2 copos apenas? Você deveria começar com uns 6 a 12 se é o seu primeiro cultivo, porque certamente você encontrará contaminações e perderá copos inteiros.
Sim eu colokei a camada so de vermiculita
 
Cogumelos baixos, de chapéus pequenos e caules grossos são sinal de iluminação insuficiente.

Ou então, de tropismo. Pois, se a luz entra pela lateral do terrário, os cogumelos tendem a crescer nessa direção. Isso pode deixá-los atarraxados/disformes.
Se for esse o caso, você irá encontrar mais informações aqui, @satanas.

Abraço!
 
Back
Top