Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Entao, parece estar tudo adequado. Por isso desconfio da umidade. Ja chequei contaminações, temperatura adequada, abano gerando turbulência no ar, luz natural, o casing não está seco, além disso ele é duplo. Sei que umidade dificilmente vira um problema em casing e eu ja borrifo agua pra nao deixar seca-lo, assim, penso eu, atraso um pouco a necessidade de fazer dunk, deixando para depois do segundo flush, como ja fiz em outro cultivo.
 
Sempre bom realizar o dunk, antes do primeiro flush inclusive.
O micélio agradece e devolve em frutos.

Falta de água pode diminuir velocidade de frutificação, afinal eles precisam de MUITA agua (lembre-se que aproximadamente 90% dos frutos é agua).

Se os outros parametros parecem estar adequados, eu tentaria isso.
 
Oi, preciso saber mais sobre o dunk e o roll.

Minhas dúvidas são: No caso do dunk, a água que eu uso é água de torneira fervida, mineral ou destilada? Qual a melhor ?

Na hora de passar o dunk para a geladeira, em qual temperatura ela deve estar? É melhor pôr na parte de baixo ?

E com o uso do dunk, ainda será necessário borrifar água destilada no terrário para manter a umidade ?

A vermiculita usada no roll tem de estar esterilizada ou pode ser direta do saco ?

Agradeço muito à quem responder.
 
Última edição por um moderador:
Oi, preciso saber mais sobre o dunk e o roll.
Minhas dúvidas são: No caso do dunk, a água que eu uso é água de torneira fervida, mineral ou destilada? Qual a melhor ?
Na hora de passar o dunk para a geladeira, em qual temperatura ela deve estar? É melhor pôr na parte de baixo ?
E com o uso do dunk, ainda será necessário borrifar água destilada no terrário para manter a umidade ?
A vermiculita usada no roll tem de estar esterilizada ou pode ser direta do saco ?
Agradeço muito à quem responder.

Para a hidratação (dunk) utilize água de torneira previamente fervida ou mineral.

Esqueça o choque térmico (cold shok - colocar na geladeira), não há necessidade disso para você nesse momento.

Borrifar água no terrário é recomendado se perceber que a umidade está muito baixa. Mas se preocupe com isso mais pra frente.

Esterilize a vermiculita.
 
Olá, então tentei fazer + 2 carimbos q já tem quase 24hrs, e nenhum dos 4 carimbarão. Antes de por o copo eu bati com o dedo em cima do chapéu(semqrer) eis q caiu alguns esporos, dps nada mais. (será essa a solução?)

Na real eu não esperei o cogu esporular sozinho e quando tirei o chapéu, ainda tinha restos de véu nele. (será esse o erro?)

IMG_20161203_163108.jpg

Está bem úmido embaixo do chapéu..
 
Última edição por um moderador:
eu não esperei o cogu esporular sozinho e quando tirei o chapéu, ainda tinha restos de véu nele. (será esse o erro?)

Sim. :coffee:

Dá uma olhada na FAQ da PF Tek na Bibliteca.
 
Boa noite, amigos.

Estou com um possível problema. Realizei um dunk após o segundo flush no meu casing. Embalei a bacia com papel alumínio e deixei no terrário, sem cold shock. Após 24h, retirei a água excedente e ela estava muito amarelada, como também todo o micélio aparente do casing estava muito amarelado. Sei que muito provavelmente isso é a excreção natural do micélio por algum fator problemático nesse dunk, mas gostaria de saber se ele continuará saudável e, claro, dando frutos. Ainda está com o cheiro forte da excreção.

Forte abraço!
 
Última edição por um moderador:
mas gostaria de saber se ele continuará saudável e, claro, dando frutos.


É possível, Huxley. Assim como é possível que contamine.

Sugiro que espere e observe.
 
Na real eu não esperei o cogu esporular sozinho e quando tirei o chapéu, ainda tinha restos de véu nele. (será esse o erro?)
Sim. :coffee:
tem um chapéu está aberto a uns 3 dias e ainda não esporulou...
tem um outro belo cogu q abriu hoje seu chapéu e está um pouco escuro o véu e ainda não desgrudou total do chapéu,
está na hora de carimbar ou é normal escurecer o véu?
 
Última edição:
tem um chapéu está aberto a uns 3 dias e ainda não esporulou...
tem um outro belo cogu q abriu hoje seu chapéu e está um pouco escuro o véu e ainda não desgrudou total do chapéu,
está na hora de carimbar ou é normal escurecer o véu?

Se escureceu o véu é porque tá esporulando. O outro pode ser que a genética não esporule, pois na inoculação multiesporos há várias genética diferentes num só bolo. :coffee:
 
Olá, gostaria de saber se tem problema ''machucar'' para tirar a vermiculita; ou seja: pode aquelas manchas azuis ser indicativo de degradação da psilocibina? (quase todos os cogus q sequei estão um pouco azulados escuros).
 
Olá, gostaria de saber se tem problema ''machucar'' para tirar a vermiculita; ou seja: pode aquelas manchas azuis ser indicativo de degradação da psilocibina? (quase todos os cogus q sequei estão um pouco azulados escuros).


Melhor não machucar muito os cogumelos. Mas é claro que para tirar a vermiculita ocorre um ou outro dano nos tecidos.

O azulamento é normalmente interpretado como degradação da psilocina.
 
Na verdade em todos os tutoriais que vi, eles disseram para tirar todos os cogumelos de uma vez só,


Continuo curioso sobre esses tutoriais. Se achar algum aqui no CM por favor avise, para colocarmos uma observação sobre essa questão.

Não é preciso tirar todos os cogumelos de uma só vez. Pode deixar os que estão mais distantes de abrir o chapéu crescerem mais um pouco até o ponto certo. Ou se quiser um para carimbar pode deixá-lo para abrir o chapéu.

O único motivo que vejo para coletar todos juntos é achar prático fazer a secagem de todos de uma vez só.
 
Continuo curioso sobre esses tutoriais. Se achar algum aqui no CM por favor avise, para colocarmos uma observação sobre essa questão.

Não é preciso tirar todos os cogumelos de uma só vez. Pode deixar os que estão mais distantes de abrir o chapéu crescerem mais um pouco até o ponto certo. Ou se quiser um para carimbar pode deixá-lo para abrir o chapéu.

O único motivo que vejo para coletar todos juntos é achar prático fazer a secagem de todos de uma vez só.
Obrigado pela informação! Não foi aqui que eu vi esses tutoriais, foram apenas alguns vídeos no youtube....
 
Olá pessoal! Estou com uma dúvida...

Após o 2º flush de meu singelo cultivo, deixei quatro bolos PF no dunk in coldshock por, mais ou menos, 2 semanas. Depois, aniversariei todo mundo (na cara de pau) e eis o que acontece agora: em 3 dias, todos os 4 bolos apresentaram contaminação de cobweb. Porém, com o passar de mais dois dias, essa contaminação não dominou nenhum dos bolos e eles estão reagindo, pois estão surgindo pins.

Minha dúvida é a seguinte: existe algum risco em consumir os possíveis futuros frutos desse cultivo, caso a contaminação de cobweb ainda esteja lá no momento da colheita?
 
em 3 dias, todos os 4 bolos apresentaram contaminação de cobweb. Porém, com o passar de mais dois dias, essa contaminação não dominou nenhum dos bolos e eles estão reagindo, pois estão surgindo pins.


Tem algo estranho aí.

Como é essa contaminação? Qual a cor? Tem fotos?

Cobweb é raro em bolos.
 
Back
Top