Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Eu fiz alguns potes com milho de galinha faz uma semana e já apareceu bastante micélio espalhado por ele. Eu vi em alguns posts o pessoal comentando que é bom de vez em quando sacudir o pote para espalhar o micélio. Só que já vi alguém falando aqui (não lembro o nome) que é ruim o micélio ficar tomando choque de luz (ficar saindo do escuro para a claridade), que isso pode atrasar o crescimento e até fazer parar.
E agora, o que vocês me sugerem?

Também tem o fato de eu ter começado há pouco, e acabo dando uma olhada a cada dois dias para ver se está tudo indo bem, se não apareceu contaminação, etc. Estou fazendo errado?

Muito obrigado.
 
Eu fiz alguns potes com milho de galinha faz uma semana e já apareceu bastante micélio espalhado por ele. Eu vi em alguns posts o pessoal comentando que é bom de vez em quando sacudir o pote para espalhar o micélio. Só que já vi alguém falando aqui (não lembro o nome) que é ruim o micélio ficar tomando choque de luz (ficar saindo do escuro para a claridade), que isso pode atrasar o crescimento e até fazer parar.
E agora, o que vocês me sugerem?

Também tem o fato de eu ter começado há pouco, e acabo dando uma olhada a cada dois dias para ver se está tudo indo bem, se não apareceu contaminação, etc. Estou fazendo errado?

Muito obrigado.
No post 'PF Tek 2020' é informado que a luz não atrapalha na colonização. Não sei se deixar exposto seria o mesmo que só pegar e sacudir. Particularmente não deixo exposto. Mas para verificar os bolos preciso pegar e olhar em um lugar claro. Depois eles voltam pra incubação. Testando...rsrs
 
Salve galera, bom final de ano e boas festas a todos esse ano foi realmente uma loucura e sou grato por ter começado a estudar e aprender sobre o cultivo. Paz para todos! E ótimas energias para seus cogumelos.

Tenho uma dúvida em questão a cor desse cogumelo, ele está meio marrom escuro e não sei se pode ser contaminação
Passei um pouco da hora de colher, fico grato se alguém puder me dar alguma informação. Obrigado galera
 

Anexos

  • IMG_20201230_180526113.jpg
    IMG_20201230_180526113.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 17
É o seguinte: Moro em Recife-PE e minha casa também não é tão fresca quanto à temperatura. Estou no meu primeiro cultivo, na fase de frutificação, meu maior desafio aqui é manter uma boa temperatura no terrário (li que 25º é o ideal) mas o terrário insiste em ficar em 30º-32º. Ele só chega em 28º-26º quando coloco uma garrafa de água congelada, mas não resolve muito pq depois de uns 15min ela descongela e a temperatura volta à casa dos 30º. E fica nessa constante oscilação entre 28º e 30º pois sempre tenho que ficar abrindo o terrário pra trocar a garrafa (aliás, esse abre e fecha pode prejudicar meu cultivo??). Sei que devemos ter paciência, mas esse problema com a temperatura tá enchendo o saco.

Minhas perguntas à vocês:

Existe algum outro jeito eficaz de manter o terrário numa boa temperatura para a frutificação?
Sabem de alguma técnica para manter uma boa umidade? Percebi que a garrafa congelada atrapalha a condensação lá dentro e isso me faz abrir o terrário VÁRIAS vezes ao dia somente pra borrifar água nas paredes.
Se caso eu cuidar somente da umidade, meus casings vão frutificar em 30º?
 
É o seguinte: Moro em Recife-PE e minha casa também não é tão fresca quanto à temperatura. Estou no meu primeiro cultivo, na fase de frutificação, meu maior desafio aqui é manter uma boa temperatura no terrário (li que 25º é o ideal) mas o terrário insiste em ficar em 30º-32º. Ele só chega em 28º-26º quando coloco uma garrafa de água congelada, mas não resolve muito pq depois de uns 15min ela descongela e a temperatura volta à casa dos 30º. E fica nessa constante oscilação entre 28º e 30º pois sempre tenho que ficar abrindo o terrário pra trocar a garrafa (aliás, esse abre e fecha pode prejudicar meu cultivo??). Sei que devemos ter paciência, mas esse problema com a temperatura tá enchendo o saco.

Minhas perguntas à vocês:

Existe algum outro jeito eficaz de manter o terrário numa boa temperatura para a frutificação?
Sabem de alguma técnica para manter uma boa umidade? Percebi que a garrafa congelada atrapalha a condensação lá dentro e isso me faz abrir o terrário VÁRIAS vezes ao dia somente pra borrifar água nas paredes.
Se caso eu cuidar somente da umidade, meus casings vão frutificar em 30º?

Frutifica sim. O ideal é por volta de 25~28, mas já consegui frutificação com 30~35.
 
Gurizada, tive um único sobrevivente na minha fazenda de mofo e pelo visto ele começou a frutificar agora.
A minha dúvida é a seguinte: Eu posso tirar o bolo desse terrário que improvisei e deixar ao ar livre? Como é um pote estreito (de sabão líquido), eu fico pensando na dificuldade que vai ser tirar os cogumelos ali de dentro depois que crescerem.
Não sei se ao ar livre ele corre perigo de contaminar a essa altura do processo. O que vocês me sugerem?

Brigadão e bom começo de ano pra todos.
 

Anexos

  • IMG_20210103_142740130.jpg
    IMG_20210103_142740130.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20210103_142744949.jpg
    IMG_20210103_142744949.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20210103_142758603.jpg
    IMG_20210103_142758603.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20210103_142810023.jpg
    IMG_20210103_142810023.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 11
hoje é o 7º dia do meu primeiro cultivo/casing no terrário, tô em dúvida se essas bolinhas minúsculas que apareceram hoje são nós hifais ou contaminantes.



iaê, o que me dizem? saudável?
(No centro da foto dá pra perceber essas bolinhas)

Desde já, agradeço!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-01-06 at 14.46.29.jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-06 at 14.46.29.jpeg
    228.7 KB · Visualizações: 35
Eu vi em alguns posts o pessoal comentando que é bom de vez em quando sacudir o pote para espalhar o micélio.
Umas das vantagens de usar grãos é poder sacudir para espalhar e diminuir o tempo de incubação. Mais o ideal é esperar que o grãos estão mais ou menos entre 20-25% já colonizados. Assim você da uma boa chacoalhada nos grãos e entre 48-72 horas eles estão praticamente prontos para spawn. Claro à exceções aonde a genética dos seus esporos pode não ser muito boa ou por outro motivo o crescimento está bem lento e demorando chegar nos 20-25%, neste caso uma chacoalhada não faz mal. O tempo de recuperação do micélio é no mínimo 48 depois dessas chacoalhadas! Não é pra ficar sacudindo o ponte toda hora que você for da um olhada, deixa o micélio fazer seu "trabalho".

Só que já vi alguém falando aqui (não lembro o nome) que é ruim o micélio ficar tomando choque de luz (ficar saindo do escuro para a claridade), que isso pode atrasar o crescimento e até fazer parar.
Não me preocuparia com isto.
 
Última edição:
Pessoal,

Acho que devido ao calor de 40oC dos últimos dias na minha cidade, o miscelio estagnou e não cresce mais. Como as temperaturas devem continuar assim nos próximos meses, acham que dá certo pegar as áreas colonizadas (50% de 4 copos de 250 ml) e fazer um casing?
 
Última edição:
Pessoal,

Acho que devido ao calor de 40oC dos últimos dias na minha cidade, o miscelio estagnou e não cresce mais. Como as temperaturas devem continuar assim nos próximos meses, acham que dá certo pegar as áreas colonizadas (50% de 4 copos de 250 ml) e fazer um casing?

Nao.
Se ele não tá colonizando no copo, também vai ter dificuldade no casing.

E utilizar substrato sem estar totalmente colonizado é arriscado, mesmo que pegue apenas a parte aparentemente colonizada.

Se você não consegue diminuir a temperatura pra colonização, é ainda mais difícil na frutificação,
Então eu recomendaria esperar.

Mas também é bom pensar em outras alternativas, que não sejam o calor: contaminação no copo ou substrato compactado.
 
Boas,

Eu havia esperado por uns 15 dias, mas não houve nenhum progresso significativo. Então, após perguntar aqui, como houve uma certa demora em alguém responder, coloquei no casing assim mesmo e confeccionei um "terrário" de saco plástico forrado com água. O resultado, três dias depois, é este abaixo.

Caso colonize 100%, como é minha primeira experiência, devo só esperar frutificar ou proceder um cold-shock?

E mesmo na etapa de casing, estou deixando exposto a luz o tempo todo. Também há algum problema nisso, ou é até recomendavel?
 

Anexos

  • IMG_20210113_193801897~2.jpg
    IMG_20210113_193801897~2.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 11
Última edição:
Então gente, tô com dois casings no meu terrário, um deles já tá pinando normalmente, mas o outro ainda insiste em não pinar (20 dias no terrário, os dois)

O detalhe e minha dúvida é que, esse que não pinou, tá juntando muita água no fundo do recipiente dele. Olhando pela lateral da marmita de alumínio, dá até pra ver a água acumulando no fundo, e isso tá deixando ele todo encharcado em baixo. Acho que isso tá atrapalhando a frutificação.

Pensando que era excesso de umidade, parei de borrifar muito nas paredes do terrário, agora só borrifo umas 2 vezes no dia. Mas foi em vão, não resolveu o problema.

Edit: Na foto dá pra ver a água acumulada alí no canto
 

Anexos

  • IMG_20210116_210938.jpg
    IMG_20210116_210938.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 8
Última edição:
Saudações amigos e amigas do Teonanacatl.org!!

Gostaria de saber se alguém possui conhecimento sobre a receita antiga Pimenta + Cacao + Cubensis.

Não encontrei nada no fórum a respeito, e menos ainda na internet.

Se alguém souber, qual seria a quantidade ideial para cada ingrediente e com que tipo de Cacao devo tratar? Imagino que deva ser a semente de Cacao pura, sem passar pelos processos industriais. Consigo moer-la sem moedor de café?

Obrigado e bom final de semana a todos!

98186435_2612038619052364_337870616021434368_n.jpg
 
Saudações amigos e amigas do Teonanacatl.org!!

Gostaria de saber se alguém possui conhecimento sobre a receita antiga Pimenta + Cacao + Cubensis.

Não encontrei nada no fórum a respeito, e menos ainda na internet.

Se alguém souber, qual seria a quantidade ideial para cada ingrediente e com que tipo de Cacao devo tratar? Imagino que deva ser a semente de Cacao pura, sem passar pelos processos industriais. Consigo moer-la sem moedor de café?

Obrigado e bom final de semana a todos!

View attachment 197516

Não sei nem se as fontes que essa imagem se refere são fontes confiaveis, vc teria que fazer uma pesquisa funda sobre o assunto e provavelmente não vai encontrar nem o significado que teria essa suposta receita dentro de uma visão de mundo indigena nem iria encontrar as quantidades de cada parte. Pra começar, o aztecas não iriam se referir a estes três ingredientes como santissima trindade, isso são concepções do cristianismo que destruiram essas culturas.

Se você quer consagrar os cogumelos de alguma maneira especial sugiro você mesmo usar ingredientes com os quais você tem afinidade e para os quais você dê algum significado e que você os saiba usar é claro. Se você não tem intimidade com o cacau e não quer comprar cacau em pó industrializado então use outra coisa que tenha um significado especial pra você. Tem pessoas que gostam de consagrar com suco, outras com cha, outras gostam dos cogumelos secos e outras deles frescos. Apenas saiba e conheça os ingedientes que está usando pra não usar errado alguma planta, erva ou para não se apropriar de rituais indigenas se você não for indigena (uma coisa é se apropriar outra coisa é se inspirar).
 
Não sei nem se as fontes que essa imagem se refere são fontes confiaveis, vc teria que fazer uma pesquisa funda sobre o assunto e provavelmente não vai encontrar nem o significado que teria essa suposta receita dentro de uma visão de mundo indigena nem iria encontrar as quantidades de cada parte. Pra começar, o aztecas não iriam se referir a estes três ingredientes como santissima trindade, isso são concepções do cristianismo que destruiram essas culturas.

Se você quer consagrar os cogumelos de alguma maneira especial sugiro você mesmo usar ingredientes com os quais você tem afinidade e para os quais você dê algum significado e que você os saiba usar é claro. Se você não tem intimidade com o cacau e não quer comprar cacau em pó industrializado então use outra coisa que tenha um significado especial pra você. Tem pessoas que gostam de consagrar com suco, outras com cha, outras gostam dos cogumelos secos e outras deles frescos. Apenas saiba e conheça os ingedientes que está usando pra não usar errado alguma planta, erva ou para não se apropriar de rituais indigenas se você não for indigena (uma coisa é se apropriar outra coisa é se inspirar).

Muito bem colocado @Kvasir, obrigado!

Sempre tomei os cogumelos puros ou com suco de laranja. O cacau sei que alguns grupos, geralmente ayahuasqueiros, fazem serimonias com uso do Cacau e por isso me despertou o interesse de qual seria a interação com essas duas substâncias...no caso da pimenta, nem ideia de qual seria a função dela na mistura, mas ao ver essa imagem também me despertou a curiosidade.

Esses dias experimentei uma xicara de agua quente com cacau, o gosto é bom mas não houve nenhuma mudança perseptível...vou experimentar cogus + cacau, em baixa quantidade, para ver se há alguma ligação interessante e a deixo aqui se for positivo 😋

Abraços!!
 
Boa tarde gente!!

Fiz uns bolos aqui em casa, mas sei que pequei no preparo do substrato porque misturei a agua com a farinha de kibe e po de coco e deixei umas horas na bacia pq tive urgencia com um compromisso.
Quando eu voltei eu vi que o kibe tinha aderido a agua, mas continuei e processo e esterilizei na panela por 1h...
Não deu certo pq contaminou, vou postar fotos pra voces verem como ficou.
Aí queria saber se tem como eu aproveitar esses bolos... Uma vez eu joguei na planta um albino e cresceu um cogumelo só, porem bem grande. MAs aqui na minha cidade tá muuuuito calor, uns 40° de sensação termica RJ...
Alguem poderia me explicar se tem como e se o calor prejudicaria ?
 
Estou começando meu primeiro cultivando usando monotub e não sei o que utilizar como substrato...
Eu já tenho milho de canjica colonizado com o micélio e tenho em mãos: esterco de vaca e fibra de coco.
Alguém sabe em qual quantidade eu devo colocar cada um deles e com mais o que eu devo misturar?
Tem diferença entre adubo, esterco e composto de vaca?

Obrigado pela ajuda ^^
 
Back
Top