Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
eu estou com um spawn de milho 100% colonizado que irei transferir pro balde assim que a camada de pó de côco esfriar, e com outros potes de spawn em colonização (alguns fiz inoculação hoje). a questão é que agora pouco fiquei sabendo que passarei fevereiro todo fora de casa e não tenho como dar continuidade ao cultivo, em relação a o balde vou colher o que der e pensar o que fazer, já em relação ao spawn que está colonizando, li que alguns deixam na geladeira para utilizar depois, é realmente a melhor opção?

obrigado.

Deixar na geladeira por pouco tempo sim. Mas passado muito tempo, o micélio começa a perder vitalidade. Mas esse método é pouco utilizado, melhor guardar em um armário lacrado mesmo.
 
Opa galera, desculpa as inúmeras perguntas...Logo logo farei meu diário com as fotos direitinho, é que no momento estou sem computador.
Bem, acabei de aniversariar 2 bolos de pc cubensis B+, e o terrário que utilizei foi um galão de água(20L) e coloquei argila expandida para controlar a umidade tudo devidamente esterelizado. Para a temperatura, coloquei uma garrafa pet(500ml) com água congelada, o termômetro de aquário está marcando 25-26ºc.

Meu problema é o seguinte, eu cortei a "tampa" do galão e agora não sei o que usar para tampá-lo, tentei papel filme mas não está grudando...Coloquei agora um plástico transparente e amarrei com barbante, tá dando pro gasto mas não está bem fechado, o barbante é uma b*sta! Queria dicas por favor.... To pensando em reaproveitar a tampa do galão cortando no meio e colocando o papel filme pra ficar a entrada para a luz.

O que faço?
 
Estou com um copo 98% colonizado mas que apareceu uma area de 1cm de contaminante azul(se for contaminante msm), o resto esta aparentemente branquinho saudavel. Eu ia usar pftek mas dps desse azulzinho estou pensando em cultivar em casing, que dai ao quebrar o substrato eu descartava a parte contaminada.
1• É aconselhavel fazer isso?
2• Vou usar po de coco e vermiculita somente, e necessario pasteurizar? Microondas 10mins e talz?
3• N Existe tecnica dunk antes de quebrar o substrato pro casing ne? :p

Grato.
 
perda de tempo fazer um casing, se quiser arriscar, use o copo em PF tek mesmo, e isole ele dos demais cultivos. Bote ele em uma garrafa PET. Mas eu pessoalmente já enterraria, ia pra um outdoor (cultivo).
 
perda de tempo fazer um casing, se quiser arriscar, use o copo em PF tek mesmo, e isole ele dos demais cultivos. Bote ele em uma garrafa PET. Mas eu pessoalmente já enterraria, ia pra um outdoor (cultivo).
Ja tenho um "terrario de garrafa pet" pronto mas n seria melhor retirar essa parte contaminada do bolo como em uma mini cirurgia delicada?ate usaria bisturi rsrs.
Ah, e dunk&roll é viavel nesse caso?

Valeu pelas dicas tupy.

Ah e aqui n da outdoor, temp chegando a 33 graus aqui no RN e n tem pontos cultivaveis aqui perto...
 
Ja tenho um "terrario de garrafa pet" pronto mas n seria melhor retirar essa parte contaminada do bolo como em uma mini cirurgia delicada?ate usaria bisturi rsrs.
Ah, e dunk&roll é viavel nesse caso?

Valeu pelas dicas tupy.

Ah e aqui n da outdoor, temp chegando a 33 graus aqui no RN e n tem pontos cultivaveis aqui perto...

Isso, tire a parte contaminada fora e faça o dunk e roll. Mas volto a dizer, substrato com qualquer sinal de contaminante, querer recuperar, é tempo perdido.
 
pessoal, eu estou com um balde com um spawn de milho e uma camada de casing de pó/fibra de côco. a questão é que ja está em colonização à 8 dias e o micélio ainda não está colonizando a camada. noto que o balde está seco, seria o caso de borrifar mais água ou isso iria induzir a frutificação?

obrigado!
 
pessoal, eu estou com um balde com um spawn de milho e uma camada de casing de pó/fibra de côco. a questão é que ja está em colonização à 8 dias e o micélio ainda não está colonizando a camada. noto que o balde está seco, seria o caso de borrifar mais água ou isso iria induzir a frutificação?

obrigado!

Tenho uma dúvida semelhante:

Preparei dois potes de arroz selvagem e fiz g2g. Fiz apenas uma tampa de filtro de café por cima dos potes, notei que os grãos estão BEM secos, acho que o fato dos grãos estarem secos pode estar atrapalhando ou impedindo a colonização, alguém confirma?

Gracias
 
Isso, tire a parte contaminada fora e faça o dunk e roll. Mas volto a dizer, substrato com qualquer sinal de contaminante, querer recuperar, é tempo perdido.
Então tupy, na minha domesticação, como da pra ver nas fotos...todos os meu copos de substrato foram pro , tirei a parte contaminada e tudo o que não era branco cor de micélio e separei rezando pra que colonizasse os pequenos pedaços que sobraram, e no fim to aqui com dois pins saudáveis porém pequenos. Pode ser sorte, mas o melhor mesmo é ter o máximo de cuidado com a assepsia mesmo pra evtiar contratempos assim como vc salientou.

Tenho uma dúvida semelhante:

Preparei dois potes de arroz selvagem e fiz g2g. Fiz apenas uma tampa de filtro de café por cima dos potes, notei que os grãos estão BEM secos, acho que o fato dos grãos estarem secos pode estar atrapalhando ou impedindo a colonização, alguém confirma?

Gracias
Cara...da uma olhada aqui. Mas não deixa o bulk secar, da uma borrifada nas paredes e no substrato a umidade tem que ser bastante elevada, mas lendo aqui e os textos indicados vc vai ter uma noção melhor do que fazer...qualquer coisa use a biblioteca. ;D
https://teonanacatl.org/wiki/bulk/
 
Não fiz bulk, ainda estou na fase da colonização nos potes, porem os grãos estão secos devido a tampa de filtro de café.
 
pessoal, eu estou com um balde com um spawn de milho e uma camada de casing de pó/fibra de côco. a questão é que ja está em colonização à 8 dias e o micélio ainda não está colonizando a camada. noto que o balde está seco, seria o caso de borrifar mais água ou isso iria induzir a frutificação?

Se o substrato está seco, umidifique-o com borrifador, se não não vai colonizar. Isso não vai induzir a pinagem.

Preparei dois potes de arroz selvagem e fiz g2g. Fiz apenas uma tampa de filtro de café por cima dos potes, notei que os grãos estão BEM secos, acho que o fato dos grãos estarem secos pode estar atrapalhando ou impedindo a colonização, alguém confirma?

O filtro deve ter deixado a umidade escapar demais. Nos potes creio que não há muito o que fazer para resolver o problema, mas você pode tentar. Da próxima vez, tampe, por cima do filtro, com papel alumínio. No início da colonização há muito oxigênio nos potes, não precisam de trocas gasosas. quando a colonização chegar em torno de 70%, aí sim retire o papel alumínio e deixe somente o filtro.
 
Não fiz bulk, ainda estou na fase da colonização nos potes, porem os grãos estão secos devido a tampa de filtro de café.
É que na fase de colonização não é necessário haver troca de gases. O filtro é usado na colonização somente se ela parar. Siga os conselhos do Anatman. Para tentar resolver eu injetaria um pouco de água, mas se acumular muito no fundo vai piorar. Enquanto tenta resolver essa zica, porque não tenta fazer de novo o spawn? Mas dessa vez tampe só com alumínio. É mais garantia de sucesso.

Cara...da uma olhada aqui. Mas não deixa o bulk secar, da uma borrifada nas paredes e no substrato a umidade tem que ser bastante elevada, mas lendo aqui e os textos indicados vc vai ter uma noção melhor do que fazer...qualquer coisa use a biblioteca. ;D
https://teonanacatl.org/wiki/bulk/
Essa resposta seria pro Entmelos. Desculpa ae Moe!
 
Por isso e sempre bom deixa uma camada de pó de coco ou vemiculita na parte inferior do pote
isso ajuda a não acumular muita agua no fundo.
 
Senhores, minha saga com os Transkei ainda não acabou. Estou com 2 bolos há 6 dias no terrário, ambos sem contaminações visíveis e com o micélio dando uma afofada. Achei que hoje teria pins, mas me deparei com essa estranha protuberância em um dos bolos, o tecido parece ser de um chapéu, mas achei muito grande de ontem pra hoje, por isso desconfio de contaminação.

1.jpg 2.jpg

Alguém sabe do que se trata?

Jah Bless!
 
Senhores, minha saga com os Transkei ainda não acabou. Estou com 2 bolos há 6 dias no terrário, ambos sem contaminações visíveis e com o micélio dando uma afofada. Achei que hoje teria pins, mas me deparei com essa estranha protuberância em um dos bolos, o tecido parece ser de um chapéu, mas achei muito grande de ontem pra hoje, por isso desconfio de contaminação.

View attachment 43541 View attachment 43542

Alguém sabe do que se trata?

Jah Bless!

Não sei dizer se é uma contaminação, mas pelas fotos parece que está ocorrendo muita condensação em cima desses bolos, ou você está pulverizando água diretamente neles. Corrijam se eu estiver errado, mas até onde sei isso atrapalha muito o desenvolvimento do micélio.

Abraço!
 
Back
Top