Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

vivo numa ilha e qui nao se vende vermiculite nem perlite alguem me pode ajudar e dizer o que posso usar para fazer o bolo sem ser esses dois ingredientes tambem nao vende cá argila expandida. espero que me ajudem

PAZ

Ola amigo, ou vc pode fazer como eu e contar com a sorte, não fiz com pó de cocó por q eu tava com preguissa de subir no pé, então fiz a sim coloquei o grão do arroz inteiro, ele inteiro circulação da oxigenação, e com o inoculo em cada pote, mais de um pode empapar o arroz desse modo coloquei esse modo em pratica, e tbm com muita higienização se requer mais então pude tirar alguns flax. vc pode tentar ae ou não estar aio toq blz. Paz e luz.

Ola , gostaria de saber qual é a melhor receita de cultura em agar para cambodian .
Obrigado !

eu dei uma pesquisada no forum e achei muita coisa sobre alpiste, mas sempre misturado com algum outro ingrediente. alguem já tentou usar apenas alpiste sem mais nada, e depois fazer um bulk?

eu dei uma pesquisada no forum e achei muita coisa sobre alpiste, mas sempre misturado com algum outro ingrediente. alguem já tentou usar apenas alpiste sem mais nada, e depois fazer um bulk?

Nunca tentei, mas nada impede de você tentar. Para qualquer tipo de grão, o importante é manter a % de água interna dos grãos bem equilibrada, úmido por dentro e seco por fora. E claro, cuidado para não estourar muitos grãos.

Ola , pesquisando pelo forun li uma coisa que me deixou com uma duvida idiota, mas vamos la !

...Já o isolamento a partir de esporos gera indivíduos distintos do cogumelo inicial. É necessária a colaboração de dois esporos para gerar um micélio capaz de produzir frutificações. São possíveis muitas diferentes combinações de esporos compatíveis em uma esporada.

A duvida e : Esses 2 esporos necessarios podem ser do mesmo cogumelo ou eles tem que ser de cogumelos diferentes?
Vlw!

... A duvida e : Esses 2 esporos necessarios podem ser do mesmo cogumelo ou eles tem que ser de cogumelos diferentes?
Vlw!

Ok, vamos por o raciocínio lógico em prática. :geek:
Quando se faz cultivos caseiros, usamos apenas esporos de um carimbo (vindos de apenas um píleo!). Com isso, a resposta é? :whistle:

Ok, vamos por o raciocínio lógico em prática. :geek:
Quando se faz cultivos caseiros, usamos apenas esporos de um carimbo (vindos de apenas um píleo!). Com isso, a resposta é? :whistle:
Nao falei que era idiota ,tenho que privar vcs da minha doidera skolskolskol
No fundo eu ja sabia ! :whistle:
E agora pouco encontrei isso no site http://geocities.ws/tiagohi/psilocybe.html :
Deixa-se as placas inoculadas ficarem em temperatura ambiente por 3 a 5 dias. As placas devem ficar sem ser mexidas até que o micélio de dois esporos diferentes, ou dois diferentes pontos de inoculação tenham crescido e feito contato. Alguns dias após o contato ter sido feito, há uma chance razoável de que a somatogamia tenha ocorrido. Como a cada frutificação esporos de vários tipos de conjunção são formados, uma única placa de petri pode conter várias dezenas de cepas diferentes de micélios dicarióticos.

vlw !

Ola pessoal , andei fazendo uns testes com pentabiotico e agar para ver se impede a contaminaçao , para isso preparei placas de petri com DBA e contaminei com muco do nariz , da boca e dos dedos .
Foram feita 2 placas , em uma o pentabiotico foi administrado antes da contaminaçao e na outra foi administrado depois da proliferaçao do contaminante depois de 3 dia o resultado foi claro , contaminaçao total !
Em algumas receitas na internet e recomendado o uso de antibiotico para a inoculaçao de esporos e clonagens de selvagem , sei que o antibiotico que usei e diferente do recomendado , mas o que eu usei e de lago espectro por conter varios antibioticos diferentes !
Gostaria de saber se alguem ja fez algum teste parecido , com que antibiotico e quais foram os resultados ?

Obrigado !
DSC03136.JPG

DSC03147.JPG

Ola , fiz umas placas com esporos e umas com micelio e quero compartilhar, mas tambem gostaria que me ajudassem !
vlw!
Este micelio de 7 dias e de um repique de um tubo de ensaio e ficou com esse aspecto , ele esta contaminado ?
DSC03139.JPG
Neste foi apenas com esporos e tem 6 dias , da pra ver que o ponto mas escuro e um contaminante , mas os mas claros ?
DSC03140.JPG
Este micelio de 7 dias e de um repique de um tubo de ensaio e ja colonizou toda a placa , por quanto tempo ele pode ficar armazenado sem que eu corra o risco de perde-lo ?
DSC03146.JPG
OBS : Nenhum e de P.cubensis !DSC03142.JPG

E aí galera
Inoculei 5 copos de whisky e o micélio está se desenvolvendo muito bem, passaram-se 10 dias e dei uma espalhada e parece que está se desenvolvendo muito, muito rápido, creio que em torno de mais uns 10 dias esteja completo
bom, depois de completo pretendo fazer casing com o milho e procurei em cultivos semelhantes e não saquei o quão rigoroso é a assepsia na hora de colocar o milho para o casing e o procedimento todo ficou um pouco nebuloso na minha cabeça

E aí galera
Inoculei 5 copos de whisky e o micélio está se desenvolvendo muito bem, passaram-se 10 dias e dei uma espalhada e parece que está se desenvolvendo muito, muito rápido, creio que em torno de mais uns 10 dias esteja completo
bom, depois de completo pretendo fazer casing com o milho e procurei em cultivos semelhantes e não saquei o quão rigoroso é a assepsia na hora de colocar o milho para o casing e o procedimento todo ficou um pouco nebuloso na minha cabeça

Se você pasteurizou o casing, então não é necessário assepsia rigorosa.

Então passar apenas um alcool 70 nas quentinhas e pasteurizar a camada pra cobrir o casing já basta? E os contaminantes no ar quando for abrir os potes colonizados?

Então passar apenas um alcool 70 nas quentinhas e pasteurizar a camada pra cobrir o casing já basta? E os contaminantes no ar quando for abrir os potes colonizados?

Sim! Uma vez que os potes estão 100% colonizados ele se torna dominante. Mas claro, faça a transferência em local limpo e se possível com toca, máscara, luva, etc.

No meu caso, eu só não utilizo a glovebox quando vou preparar o casing, mas continuo com a assepsia padrão.

Qual a diferença entre pasteurização e esterilização?

Opa, pra variar tenho mais uma pergunta, espero não estar abusando
seguinte, hoje coloquei meus bolos na panela de pressão para serem esterilizados e falando em bolos, na hora do dunk and roll a água usada pode ser água da torneira? E a vermiculita pra cobrir o bolo precisa ser pasteurizada?Levando em conta que vermiculita é inorgânico e não deveria contaminar e por final, o dunk resfria o bolo a ponto de ser similar a um cold shock?

na hora do dunk and roll a água usada pode ser água da torneira?

É mais aconselhada a mineral. A da torneira tem uns "aditivos" que podem prejudicar.

E a vermiculita pra cobrir o bolo precisa ser pasteurizada?

Não precisa não. Você mesmo já respondeu a pergunta! :)

o dunk resfria o bolo a ponto de ser similar a um cold shock?

Você acha? Se fosse assim, eu tomaria uma garrafinha de água no saara e já estaria me sentindo na beira da praia, com umas gostosas e cerveja gelada. :D

idéia barata para túnel de vento.
gostaria de vocês uma opinião sobre essa geringonça que eu fiz aqui. ainda não testei 100% deixei apenas uma noite com um cogumelo e depois precisei viajar e joguei direto na silica.
a sacola possui furos..
2012-01-26 23.18.30.jpg

Back