Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
A luminosidade, direta ou indireta, é necessária para ocorrer a frutificação?


Sugiro que dê uma olhada no link:

 
Pergunta para os mestres, sobre:

Fazer carimbos, seringas ou inocular utilizando uma SAB, frutificar no terrário, monotube e etc....
Para ter um baixo índice de contaminação quais são os cuidados e etapas indispensáveis?

Exemplo: Limpar a SAB com água e sabão, alcool 70°, cloro, Lysoform; Limpar os copos antes de colocar na SAB; Tirar os copos da panela de pressão somente direto para a SAB;

Dale pessoal, a partir dos comentários/ ajuda de vcs, pretendo testar novas formas de diminuir meus índices de contaminação e formular um manual em PDF sobre prevenção à contaminações no cultivo de cubensis.

Se a pergunta foi muito aberta nós podemos deixá-la mais restrita e ir trabalhando ponto a ponto para que eu poça fazer testes e formular o material.

MUITO OBRIGADO E GRANDE ABRAÇO A TODOS!
 
Boa tarde galera, a minha dúvida pode ser meio idiota mas realmente preciso saber. Eu inoculei quatro copos que estão em período de consolidação. A minha pergunta é a seguinte, quando eu for aniversariar eles e rolar eles na vermiculita ela deve ser esterilizada? Eu não tenho microondas pra realizar o procedimento, como eu posso fazer isso?
 
SAB +Cloro + ou alcol =🐷

SAB + miniborrifador+detergente/agua+Gravidade=:)

Outras etapas :
Pense Simple...Mantenha Simple===🍄🍄 🍄

:cool:
Ok, vamos passo a passo.

Você utiliza água e sabão em um borrifador. Borrifa dentro da SAB aleatoriamente? Borrifa antes ou depois de colocar seus insumos dentro da SAB? Mais algum ponto que vc lembre que tenha relevância?
Boa tarde galera, a minha dúvida pode ser meio idiota mas realmente preciso saber. Eu inoculei quatro copos que estão em período de consolidação. A minha pergunta é a seguinte, quando eu for aniversariar eles e rolar eles na vermiculita ela deve ser esterilizada? Eu não tenho microondas pra realizar o procedimento, como eu posso fazer isso?
É mais seguro usar vermiculita esterilizada. Pode ser esterilizada em panela de pressão da mesma forma que os bolos PF.
 
pretendo testar novas formas de diminuir meus índices de contaminação e formular um manual em PDF
Mano tem muito material no fórum sobre isso, com 5 min de pesquisa achei coisa pra caramba.




Não existe um procedimento certo para a assepsia, mas muitos integrantes do fórum contribuíram um pouco descrevendo um pouco de como realizam a assepsia. Dê uma pesquisada a fundo no fórum se você quer juntar as informações.
 
Mano tem muito material no fórum sobre isso, com 5 min de pesquisa achei coisa pra caramba.




Não existe um procedimento certo para a assepsia, mas muitos integrantes do fórum contribuíram um pouco descrevendo um pouco de como realizam a assepsia. Dê uma pesquisada a fundo no fórum se você quer juntar as informações.
Obrigado, vou ler os materiais. Entendo quando diz que não tem um procedimento certo, mas se utilizarmos uma metodologia mais precisa é possível verificar qual delas gera o menor índice de contaminado. Sim, sei que é difícil encontrar onde foi o erro quando ocorrem contaminações, porém é possível começar a trabalhar neste sentido.
Abracao amigo. Muito obrigado pela indicação dos materiais. Meu intuito é testar e produzir um material, roteiro metodológico claro sobre o tema.
Mano tem muito material no fórum sobre isso, com 5 min de pesquisa achei coisa pra caramba.




Não existe um procedimento certo para a assepsia, mas muitos integrantes do fórum contribuíram um pouco descrevendo um pouco de como realizam a assepsia. Dê uma pesquisada a fundo no fórum se você quer juntar as informações.
Gostaria de compartilhar qual o método que vc utiliza e qual o seu índice de contaminação?
 
Última edição:
mas se utilizarmos uma metodologia mais precisa é possível verificar qual delas gera o menor índice de contaminado.
O menor índice de contaminação acontece em laboratórios de micologia com todo o equipamento de ultima geração, como capela de fluxo laminar e e autoclave e nesse tipo ambiente o profissional pode realizar procedimentos metodológicos "padrão".
A minoria dos micologistas amadores aqui deste fórum têm acesso a esse tipo de equipamento. Por isso todos usam o que conseguem comprar ou juntar, ou seja, ninguém usa o mesmo material para fazer cultivo. Tem gente que usa Glovebox, têm gente que usa SAB, tem gente que não usa nenhum dos dois. Tem gente que tem um quarto só pra esse tipo de coisa ou usa o próprio dormitório, tem gente que usa o fogão.
Seria bem difícil estabelecer algo padronizado que possa ser aplicado por todo mundo, pois ninguém tem os mesmos materiais nem os mesmos espaços. O melhor que se pode fazer é criar para si, para seus materiais, seus meios os procedimentos ideais. Se você não usa nem Glovebox nem SAB então use um quarto sem circulação de vento, deixe as partículas assentar, ascenda umas velas pra criar uma corrente ascendente que faça as partículas subirem e realize a assepsia com os materiais que tiver, seja flambagem, álcool 70 ou o água sanitária, o que for.
Tutoriais e informação reunida para esse tipo de procedimento básico já tem bastante. O menor índice de contaminação dentro do básico se alcança através da prática, repetir inúmeras vezes os procedimentos com os materiais e prestar atenção para ver onde possíveis contaminantes podem estar entrando no cultivo, aliando isso à pesquisar o fórum, que tem todas as informações, transforma a prática em conhecimento. O @Gteach diz para pensarmos simples. Imagine partículas que carregam esporos no ambiente, em você, nos materiais, quais os melhores procedimentos pra se livrar deles? Como eles chegam até o substrato? Se os substratos insistem em contaminar tem que ver por eliminação onde ta o erro, se é na preparação do substrato, na inoculação, no armazenamento, nos procedimentos de assepsia etc..

Outra dica boa é começar um diário de cultivo descrevendo todos os procedimentos em detalhes, assim outros membros e o conhecimento que possuem pode ser mais útil para você. Se aprende muito sobre assepsia lendo como os outros integrantes fazem.
 
Fala família !!! Tudo na paz ? Depois de três tentativas indoor dei um tempo nos cultivos...há um mês atrás fui a casa de um amigo no campo e trouxe comigo um pedaço de bosta que estava com um leve esbranquiçado ,trouxe pra casa na mochila botei em um vaso e reguei...pra minha surpresa hoje quando fui ver pinou...moro em área rural também...peguei um pouco de esterco e espalhei envolta da pequena bosta colonizada,gostaria de saber se dessa maneira consigo cultivar os cogumelos...o que eu posso fazer para aproveitar esse “ponto de partida” que tenho nas mãos ? Estou um pouco iludido com o cultivo indoor...gostaria de cultivá-los de maneira selvagem.
 

Anexos

  • 70E85251-405C-4EEC-B60F-92D6E758B240.jpeg
    70E85251-405C-4EEC-B60F-92D6E758B240.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 20
  • AD51E3B1-C9BE-4DAB-B7DA-EC1E8FFAFAE8.jpeg
    AD51E3B1-C9BE-4DAB-B7DA-EC1E8FFAFAE8.jpeg
    1.4 MB · Visualizações: 25
  • 2A02CE84-BC2F-4304-95C7-AE92B4AA2F08.jpeg
    2A02CE84-BC2F-4304-95C7-AE92B4AA2F08.jpeg
    1 MB · Visualizações: 16
Então mano para cultivar de maneira selvagem e ainda ter uma colheita considerável você precisa fazer alguns procedimentos indoor. Como preparar grãos e carimbos etc... Até tem jeitos de vc fazer isso c pouco material etc.. COnheço um cara que secou um cube (tem que identificar para ter certeza) e depois jogou ele num subtrato com esterco que ele fez e ai o cube chegou a colonizar e frutificar, mas foi um fruto só, propagar eles assim sem nenhum procedimento indoor é um pouco complicado, talvez tenha até menos sucesso do que se tentasse aprimorar as técnicas de cultivo indoor. Mesmo se você enterrar um bolo contaminado tem mais chances de ter vários frutos, o que garante mais chances de carimbar e propagar a genética, do que fazendo tudo no esterco.

Se você mora em área rural encontrar eles não é tão difícil tbm. Tlvz seja essa a melhor opção.
 
Galera eu tenho o meu diário aqui, e meus cogumelos finalmente frutificaram. Só que dois deles estão com um aspecto muito diferente. Eu viajei ontem e o terrário ficou fechado até hoje a noite, será que é por causa de excesso de umidade e excesso de calor? To com medo de ser contaminação e espalhar pros outros cogumelos

O link pro diário onde tem mais fonte de informação do problema: Diário de cultivo
E aqui umas fotos pra ajudar, ambas as fotos são do mesmo bolo:
WhatsApp Image 2019-11-03 at 18.35.48.jpegWhatsApp Image 2019-11-03 at 18.35.48 (1).jpeg
 
Estou cultivando por meio de uma growbag de um kit fácil, dentro dela tem um casing com perlita e tudo certinho, já passaram 1 semana e nada de aparecerem pinos, o que poderia ser? Estou tentando fazer a temperatura ficar um pouco abaixo do que ficava anteriormente pra ver se ajuda, pois normalmente estava entre 26-28, assim como aumentei a ventilação abrindo mais o saco. Sei que o cultivo é paciente porém tenho até sonhado com o timelapse deles. Obrigado desde já!
Cara posso estar errada, mas os pins costumam aparecer a partir de 12 dias, e é necessário uma baixa na temperatura. Li que é necessário de 20 a 24° C
 
Galera eu tenho o meu diário aqui, e meus cogumelos finalmente frutificaram. Só que dois deles estão com um aspecto muito diferente. Eu viajei ontem e o terrário ficou fechado até hoje a noite, será que é por causa de excesso de umidade e excesso de calor? To com medo de ser contaminação e espalhar pros outros cogumelos

O link pro diário onde tem mais fonte de informação do problema: Diário de cultivo
E aqui umas fotos pra ajudar, ambas as fotos são do mesmo bolo:
View attachment 108926View attachment 108927
Parece que os Cogus ficaram muito úmidos e ficaram com esta aparência. Vamos esperar mais opiniões.
Algum problema na situação das fotos abaixo? Se sim seria muita umidade ou falta de circulação de ar?
Meu terrário é uma caixa plástica de 50 L com água argila e um compressor de aquário.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-11-06 at 00.54.12 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-06 at 00.54.12 (1).jpeg
    80.6 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2019-11-06 at 00.54.13.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-06 at 00.54.13.jpeg
    124.1 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2019-11-06 at 00.54.14.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-06 at 00.54.14.jpeg
    96.3 KB · Visualizações: 11
  • WhatsApp Image 2019-11-06 at 00.54.12.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-06 at 00.54.12.jpeg
    94.5 KB · Visualizações: 11
  • WhatsApp Image 2019-11-06 at 00.54.11.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-06 at 00.54.11.jpeg
    135.8 KB · Visualizações: 10
Se sim seria muita umidade ou falta de circulação de ar?


Muita umidade, que geralmente está relacionada a pouco ar circulando.

Quando a pinagem começa ou está prestes a acontecer o ideal é diminuir a umidade do terrário.

Vá observando e, se achar que os bolos estão secando muito, coloque um pouco de água direto na camada de vermiculita da parte de cima.
 
Coloquei uma garrafa e um cooler do lado de fora da grow bag pra tentar resfriar mais.
Agora a temperatura está de 24ºC a perlita com água e 26,5ºC o casing de 400ml com micélio.
Já é o suficiente ou preciso colocar um copo congelado dentro pra cair mais a temperatura?
Muito obrigado pela ajuda!

É de um kit de cultivo certo? Se for um desses kits comprados, não discutimos sobre eles no fórum, apenas cultivos inteiramente realizados pelos membros.


 
Boa noite amigos.
Esta semana preparei uma cultura líquida com água mineral e dextrose, deixei 20 minutos na pressão, porém quando abri a panela notei que a água ficou levemente amarelada (diferente do que vejo nos diários por aqui onde a água fica bem transparente). Utilizei as quantidades certas do tutorial da Tupy.
Alguém já passou por isso? Será que vai dar certo?
Estou desanimada, meus últimos dois cultivos foram por água abaixo :cry: (momento desabafo kkkk)
 
Back
Top