Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Qualquer filtro que você usar vai ter que tomar cuidado para não permanecer molhado. Se polyfill é fácil de achar para você, use. Milhares de pessoas usaram e foram bem sucedidas. Se tyvek é fácil de achar, use. Se filtro de seringa é fácil de achar, use. O que for mais fácil. Todas as opções funcionam.

Se você ainda não estiver feliz. Faça 2 buracos e coloque o silicone de alta temperatura e esterilize com a tampa um pouco frouxa. Quando estiver pronto feche e na hora de retirar o LC coloque no outro buraco uma seringa preenchida com polyfill.

Aqui onde eu moro tem uma empresa que trabalha com equipamentos para laboratório, achei ela quando fui atrás das placas de petri, eles possuem uns filtros de papel que eu não sei se servem, tem dois tipos de filtros qualitativo e quantitativo, sendo que o quantitativo tem três faixas:

Faixa preta (rápida - mole) - textura aberta e mole que filtra rapidamente. Usos:Àcido Silícico, Sulfetos precipitados por meio ácido ou alcalino, Hidróxidos dos grupos ferrosos, Sulfeto de Cobre, análise de ferro em aço carbono...

Faixa branca ( média ) - Usos: precipitação de Sulfetos, Carbonatos de terras alcalinas, Sulfeto de chumbo, Fosfatos de magnésio e amônio, Oxalato de cálcio precipitado a quente, fosfomolibdato de amônio, Sulfeto de Ferro...

Faixa azul ( lento - denso) - Usos: precipitados finos, Fosfatos de magnésio e amônio, Sulfeto de Zinco em meio ácido, Sulfato de Bario, precipitados finos de Oxalato de Cálcio...

E o qualitativo tem gramaturas:

GRAMATURA 80g

GRAMATURA 250g

GRAMATURA 600g

Ambos vem na opção de disco.
 
Aqui onde eu moro tem uma empresa que trabalha com equipamentos para laboratório, achei ela quando fui atrás das placas de petri, eles possuem uns filtros de papel que eu não sei se servem, tem dois tipos de filtros qualitativo e quantitativo, sendo que o quantitativo tem três faixas:

Faixa preta (rápida - mole) - textura aberta e mole que filtra rapidamente. Usos:Àcido Silícico, Sulfetos precipitados por meio ácido ou alcalino, Hidróxidos dos grupos ferrosos, Sulfeto de Cobre, análise de ferro em aço carbono...

Faixa branca ( média ) - Usos: precipitação de Sulfetos, Carbonatos de terras alcalinas, Sulfeto de chumbo, Fosfatos de magnésio e amônio, Oxalato de cálcio precipitado a quente, fosfomolibdato de amônio, Sulfeto de Ferro...

Faixa azul ( lento - denso) - Usos: precipitados finos, Fosfatos de magnésio e amônio, Sulfeto de Zinco em meio ácido, Sulfato de Bario, precipitados finos de Oxalato de Cálcio...

E o qualitativo tem gramaturas:

GRAMATURA 80g

GRAMATURA 250g

GRAMATURA 600g

Ambos vem na opção de disco.

Hmm. Não faço a mínima ideia sobre esses filtros pq nunca usei. Eu sugeriria comprar uma pequena quantidade e testar se não forem muito caros. Depois poste os resultados aqui para a gente.
 
Hmm. Não faço a mínima ideia sobre esses filtros pq nunca usei. Eu sugeriria comprar uma pequena quantidade e testar se não forem muito caros. Depois poste os resultados aqui para a gente.

Vou comprar o quantitativo azul.

Um cara no shroomery usou um filtro de papel que parece ter as mesmas especificações, uma retenção de 2 micra ou micron em inglês. O preto é de 25 micra e o branco é de 8 micra.

EXCELLENT deal on scientific synthetic jar filters - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

Pode deixar que vou testar essa bagaça se funcionar vai ser mais uma opção :)


EDIT: Continuei a leitura e vi que esses não servem os filtros que eles usam não são de 3 micra e sim de 0.3 micra :morto:
 
Última edição:
Estou com alguns potes quase 100 por cento colonizados quero saber como proceder pra usar esses potes para fazer mais potes, devo esfarelar o micélio e misturar um pouco em cada pote, com o substrato devidamente esterelizado claro, assim como no casing?
 
Estou com alguns potes quase 100 por cento colonizados quero saber como proceder pra usar esses potes para fazer mais potes, devo esfarelar o micélio e misturar um pouco em cada pote, com o substrato devidamente esterelizado claro, assim como no casing?

Não entendi. São potes de grãos ou bolos PF? Se for grão, é só quebrar e fazer uma transferência para novos podes dentro de uma SAB (still-air box / caixa com ar em repouso). Depois chacoalhar e esperar colonizar. Se for bolo PF, seria mais fácil fazer inoculante líquido colocando um pouco de água dentro do pote colonizado, chacoalhar e retirar a água com micélio para colonizar novos bolos.
 
No processo de esterilização:

Se feito com potes PP5 depois de desligar a panela de pressão também é necessário esperar por 5 horas até que esfrie?

Imagino que não, pois não existe o risco de ocorrer quebra por choque térmico, como dos copos de vidro...

Mas existe outro fator que interfere?
 
No processo de esterilização:

Se feito com potes PP5 depois de desligar a panela de pressão também é necessário esperar por 5 horas até que esfrie?

Imagino que não, pois não existe o risco de ocorrer quebra por choque térmico, como dos copos de vidro...

Mas existe outro fator que interfere?

Eu imagino que o plástico também corra o risco de rachar. Se você está fazendo bolos PF e quer fazer vários e por isso precisa usar a panela diversas vezes, vale a pena aprender a fazer sem a panela de pressão, pq aí assim pode fazer várias panelas ao mesmo tempo.
 
Pessoal, o Dunk and Roll é necessário no PF-TEK?

Minha pergunta é porque vejo muitos guias nem citando esta técnica (exemplo do próprio fórum), entretanto já li na internet que é indispensável pro crescimento dos cogumelos.
Devo dizer que comprei perlita pro terrário, o que deve deixar tudo bem úmido. Entretanto, se o dunk and roll for benéfico, vou fazer.

Devo misturar algo à água mineral, como água oxigenada?
 
No processo de esterilização:

Se feito com potes PP5 depois de desligar a panela de pressão também é necessário esperar por 5 horas até que esfrie?

Imagino que não, pois não existe o risco de ocorrer quebra por choque térmico, como dos copos de vidro...

Mas existe outro fator que interfere?

Li que apesar do pote estar frio ao toque , o substrato pode ainda estar quente, as 5 horas de espera seria pra ter certeza que a temperatura do substrato está em condições de ser inoculado (que não vai destruir os esporos por causa da temperatura).
 
Para preparar a seringa de esporos pretendo utilizar água mineral. É necessário ferver a mesma? Ou já posso utilizar direto da garrafa?

Pelo que sei teria q ferver por 10 minutos (10 minutos depois que começar a borbulhar, não ao todo)... só não precisa se é de copo pq passa por um processo de esterilização, mas se é garrafa, galão e etc teria q ferver sim.

Edit: sobre o copinho vou fazer um plágio de leve aqui.

Opa devido ao processo de embalagem da agua mineralde copinho, ela se torna ideal para os cultivos.
A agua a 120 graus é usada como extrusora para as forminhas plasticas que dao origem aos copinhos, portanto a agua é pré esterelizada.
Costumo limpar bem a tampa do copinho com alcool, depois colo dois esparadrapos um em cima do outro, e puxo a agua pra fora atraves desse esparadrapo.

retirado do post:
Água mineral vs água destilada - Qual é melhor
 
Última edição:
Salve galera, gostaria de saber deu ruim?

Faz o seguinte. Se já tá 100% colonizado, tire do pote, lave e poste uma outra foto para vermos como está. Eu acho que ainda tem chances de frutificar, mas não posso dizer ao certo.
 
Boa noite, psiconautas! Vou iniciar meu cultivo em garrafa pet, e tenho uma questão sobre.:unhas:

1- Coloque a Argila em uma bacia, penela etc...
....
8- borrifar diariamente também ajuda!

Então, @Conectado, eu uso nas pets a água oxigenada com argila expandida: simplesmente adiciono água oxigenada até certo nível das argilas e depois o bolo fica em cima.

Vou colocar argila expandida, mas não sei qual das duas técnicas é a melhor (entendi que uma é a esterilização e outra é como se esterilizasse com água oxigenada) ou se seria necessário fazer as duas..
Gratidão!:D
 
Back
Top