Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Boa noite! Se eu tiver postando no lugar errado pode mover, mas vamos la:

Preparei um bolo no de Albinos no dia 24/01 e outro no dia 29/01. Inoculei em potes de plastico, mistura de vermiculita e arroz integral.

Estao incubando numa caixa de isopor, e fiz alguns furos nas Tampa's do pote... Porem nenhum apresentou micelio! Um deles ja tem 10 dias.. o que pode estar acontecendo?

Deixo uma coberta em cima da caixa, pois ainda estou sem termostato. É meu primeiro cultivo! Obrigado desde ja.
 
Boa noite! Se eu tiver postando no lugar errado pode mover, mas vamos la:

Preparei um bolo no de Albinos no dia 24/01 e outro no dia 29/01. Inoculei em potes de plastico, mistura de vermiculita e arroz integral.

Estao incubando numa caixa de isopor, e fiz alguns furos nas Tampa's do pote... Porem nenhum apresentou micelio! Um deles ja tem 10 dias.. o que pode estar acontecendo?

Deixo uma coberta em cima da caixa, pois ainda estou sem termostato. É meu primeiro cultivo! Obrigado desde ja.

Tá de boa. 10 dias ainda é um prazo normal pra não aparecer micélio. Eu só me "preocupo" mesmo depois de 20-30 dias. :LOL:

Observe outros fatores que podem atrasar a eclosão. Acho que o principal são seringas que ficaram hidratando os esporos por pouco tempo em relação ao tempo de velhice do carimbo. Quanto mais antigo, mais tempo devem os esporos ficar na seringa antes de inocular.

Sugiro que abra um diário de cultivo e poste com mais detalhes desde o carimbo, confecção da seringa, com fotos, para que os membros tenham informações aptas a lhe indicar se de fato há algum erro até o momento. E também a chance de sucesso é maior com quem abre diário, pois tem acompanhamento de membros mais antigos que por vezes adiantam falhas que ainda podem ser corrigidas. :)
 
Muito obrigado irmao ExPoro!! Estou achando que se trata da tenperatura. A boa noticia é que apareceu em um dos bolos!! Amanha acabo um curso que estou fazendo, e me sobra mais tempo depois do trabalho. Irei abrir um diario majs detalhado, postar algumas fotos, e com a ajuda de vcs colher lindos Albinos!! Valeu!!!
 
Galera, preciso de ajuda. Estes pontos pretos seriam um contaminante? Devo descartar estas culturas?
 

Anexos

  • IMG_20170211_204510.jpg
    IMG_20170211_204510.jpg
    240.1 KB · Visualizações: 15
  • IMG_20170211_204502.jpg
    IMG_20170211_204502.jpg
    264.6 KB · Visualizações: 14
  • IMG_20170211_204452.jpg
    IMG_20170211_204452.jpg
    208.4 KB · Visualizações: 15
Uso uma geladeira como estufa para frutificação, porém a temperatura fica nos 28c, isso é prejudicial para a pinagem? Ou ele pina mesmo nessa temperatura?


Vai pinar nessa temperatura mesmo, embora não seja a ideal.



Estes pontos pretos seriam um contaminante?


O micélio parece muito bem. E não dá para distinguir direito o que seriam esses pontos pretos. Mas, se forem contaminantes, vão crescer nos próximos dias.
 
Opa, primeiro post e uma dúvida, tenho um bulk num terrário e eles estão como na foto, faz uma semana e meia assim, sem sinais de pins. Eles parecem saudáveis? E parte do micélio parece estar querendo amarelar um pouco. Se é que é micélio haha
 

Anexos

  • IMG_20170212_190139.jpg
    IMG_20170212_190139.jpg
    178.3 KB · Visualizações: 16
  • IMG_20170212_190143.jpg
    IMG_20170212_190143.jpg
    250.8 KB · Visualizações: 17
  • IMG_20170212_190147.jpg
    IMG_20170212_190147.jpg
    214.5 KB · Visualizações: 17
  • IMG_20170212_190151.jpg
    IMG_20170212_190151.jpg
    248 KB · Visualizações: 16
  • IMG_20170212_190155.jpg
    IMG_20170212_190155.jpg
    285.1 KB · Visualizações: 15
  • IMG_20170212_190159.jpg
    IMG_20170212_190159.jpg
    220.3 KB · Visualizações: 15
Existe algum substituto ao tyvek que não seja o polyfill? (pois gostaria de algo prático pra por na PP, com o polyfill teria que tomar o cuidado pra ele n molhar)
Onde que consigo ?
 
Última edição:
Opa, primeiro post e uma dúvida, tenho um bulk num terrário e eles estão como na foto, faz uma semana e meia assim, sem sinais de pins. Eles parecem saudáveis? E parte do micélio parece estar querendo amarelar um pouco. Se é que é micélio haha

Não vejo nenhum problema. Aguarde mais alguns dias.

Cara, posso estar enganado, mas parece muito com cobweb.

Vamos aguardar a resposta de algum grower mais experiente!!

Ainda estou para ver um post aqui neste forum onde a contaminação realmente é cobweb, mas todo mundo adora chutar que é cobweb. Para referência futura, quase certeza que tudo que você vê não é cobweb.

Existe algum substituto ao tyvek que não seja o polyfill?

Usa polyfill e coloca uma camada de papel alumínio por cima e não terá problemas.

Mas o que você está tentando fazer?
 
Não vejo nenhum problema. Aguarde mais alguns dias.



Ainda estou para ver um post aqui neste forum onde a contaminação realmente é cobweb, mas todo mundo adora chutar que é cobweb. Para referência futura, quase certeza que tudo que você vê não é cobweb.



Usa polyfill e coloca uma camada de papel alumínio por cima e não terá problemas.

Mas o que você está tentando fazer?

Sabia que dava pra usar a polyfill com papel alumínio por isso que falei que teria que tomar o cuidado pra não molhar... com o tyvek n precisa do papel

Quero fazer um pote para culturas liquidas, com uma porta de injeção (injection port) e um filtro.

Tem um pote de pepino de 550 ml que me parece perfeito, so tinha que adaptar a tampa pra ficar bom de trabalhar.


Seria tipo isso aqui : Self healing lid TEK - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
 
Pra iniciante o que é melhor: carimbo ou seringa? Se for o caso de carimbo, é muito necessário uma glovebox? Se sim, alguém teria um tutorial bacana pra construir um? Gratidão!
 
Sabia que dava pra usar a polyfill com papel alumínio por isso que falei que teria que tomar o cuidado pra não molhar... com o tyvek n precisa do papel

Quero fazer um pote para culturas liquidas, com uma porta de injeção (injection port) e um filtro.

Tem um pote de pepino de 550 ml que me parece perfeito, so tinha que adaptar a tampa pra ficar bom de trabalhar.


Seria tipo isso aqui : Self healing lid TEK - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

Qualquer filtro que você usar vai ter que tomar cuidado para não permanecer molhado. Se polyfill é fácil de achar para você, use. Milhares de pessoas usaram e foram bem sucedidas. Se tyvek é fácil de achar, use. Se filtro de seringa é fácil de achar, use. O que for mais fácil. Todas as opções funcionam.

Se você ainda não estiver feliz. Faça 2 buracos e coloque o silicone de alta temperatura e esterilize com a tampa um pouco frouxa. Quando estiver pronto feche e na hora de retirar o LC coloque no outro buraco uma seringa preenchida com polyfill.
 
Pra iniciante o que é melhor: carimbo ou seringa? Se for o caso de carimbo, é muito necessário uma glovebox? Se sim, alguém teria um tutorial bacana pra construir um? Gratidão!

Me disseram que glovebox não é tão útil quanto uma Still Air Box (SAB), tem um tutorial aqui no TEO que eu não achei sobre usar uma caixa organizadora como SAB, sem que ter que fazer furos nada, só com plástico filme.

Quanto a questão carimbo x seringa:

Usar a seringa pronta seria pular uma etapa, se quer ter a experiência do processo todo vai ter que começar do carimbo
 
tem um tutorial aqui no TEO

Opa, vou procurar então! :ler:

Usar a seringa pronta seria pular uma etapa, se quer ter a experiência do processo todo vai ter que começar do carimbo

Pensei nisso também, mas só tô receosa com possiveis contaminações, sei lá.. Melhor pedir uma opinião né.. Mas concordo demais, ainda que um carimbo vai me trazer mais vezes de inoculação..

Gratidão, Ankardo! :feliz:
 
Opa, vou procurar então! :ler:



Pensei nisso também, mas só tô receosa com possiveis contaminações, sei lá.. Melhor pedir uma opinião né.. Mas concordo demais, ainda que um carimbo vai me trazer mais vezes de inoculação..

Gratidão, Ankardo! :feliz:

Fica tranquila que só eu já estraguei dois carimbos em um mês por descuido é só ir no meu diário de cultivo e não fazer o que eu fiz, tem umas dicas legais lá também, se tiver tempo vale a leitura. Só não tem cogumelo o resto tem. :roflmao:

Opa, vou procurar então! :ler:

Achei:

Tutorial - Glovebox sem trucidar uma caixa novinha e preparação da minha área de trabalho
 
Última edição por um moderador:
Back
Top