Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Vi sua apresentação agora, @octrim, se quiser já pode abrir o Diário deste cultivo que a gente vai ajudando melhor, com mais descrições dos detalhes do seu cultivo. :)
 
É normal passar mais de uma semana no terrário bolo nao pinar? Estou começando a ficar preocupado =/
Tinha enviado umas fotos mas nao foi, aqui segue as fotos de como tá o bolo após uma semana de aniversário e após 5 dias com termostato e bomba de ar :)
 

Anexos

  • 20160614_235528.jpg
    20160614_235528.jpg
    81.8 KB · Visualizações: 9
  • 20160614_235523.jpg
    20160614_235523.jpg
    102.9 KB · Visualizações: 9
  • 20160614_235511.jpg
    20160614_235511.jpg
    77.1 KB · Visualizações: 9
Nossa, viajei...

Você perguntou sobre pinar e eu respondi sobre primeiros sinais do micélio! :facewall:

Até 15 dias sem pinar não é grande problema.

É, não pode diário de kits. :coffee:

Aguardamos pelo próximo cultivo então. :)
 
--Pins crescendo para baixo --- galera, fui tirar o bolo do prato de vidro que estava transbordando de água por causa da chuva dentro do terrário e reparei que já tem uns pins, só que eles estao crescendo para baixo, isso é normal? Se eu passar papel alumínio na lateral e no fundo do terrário será que eles começarão a crescer pra cima ou é melhor deixar do jeito que está? valeuss
 

Anexos

  • 20160615_224234.jpg
    20160615_224234.jpg
    82.5 KB · Visualizações: 9
  • 20160615_224230.jpg
    20160615_224230.jpg
    77 KB · Visualizações: 9
  • 20160615_224227.jpg
    20160615_224227.jpg
    78.6 KB · Visualizações: 9
  • 20160615_224211.jpg
    20160615_224211.jpg
    78.7 KB · Visualizações: 9
É possível inocular uma placa de petri com alguma parte cortada do um PC?
Sim, isso se chama clonagem. Mais a respeito aqui: https://teonanacatl.org/threads/clonagem-para-mentes-simples.38/ e aqui: https://teonanacatl.org/threads/considerações-sobre-o-isolamento-em-agar.6461/

só que eles estao crescendo para baixo, isso é normal?
É uma questão meio óbvia. Como você colocou papel alumínio que é refletivo abaixo dos bolos, eles acham que a luz está para baixo, que tal trocar por outro material? De qualquer forma, como as laterais do terrário não estão cobertas, eles não vão crescer verticalmente mesmo você removendo o alumínio (mas vão parar de crescer pra baixo).
 
Sim, isso se chama clonagem. Mais a respeito aqui: https://teonanacatl.org/threads/clonagem-para-mentes-simples.38/ e aqui: https://teonanacatl.org/threads/considerações-sobre-o-isolamento-em-agar.6461/


É uma questão meio óbvia. Como você colocou papel alumínio que é refletivo abaixo dos bolos, eles acham que a luz está para baixo, que tal trocar por outro material? De qualquer forma, como as laterais do terrário não estão cobertas, eles não vão crescer verticalmente mesmo você removendo o alumínio (mas vão parar de crescer pra baixo).
Entao mas eles cresceram para baixo quando estava num prato de vidro transparente, ai o prato estava acumulando muita agua por causa da umidade do terrario e eu coloquei em cima do papel aluminio quando o bolo já estava assim.. ainda é valido cobrir a lateral do terrario ou agora deixo como esta?
 
Neste bolo estão a crescer pedaços de micelio que se assemelham a flocos de neve.
Foi aniversariado há cerca de 7 ou 8 dias e desde lá que eles crescem. Como se pode ver estão bem compridos para fora do bolo, quase do tamanho dos pins.

Sei que é normal crescer um bocado de micélio após aniversariar, mas desta forma nunca me tinha acontecido.

Tenho mais bolos no terrário principal - este é um balde à parte - que são do mesmo cultivo e não têm esta característica.

Sei que não é nada de mau mas fico curioso, porque acontece isto?
 

Anexos

  • 20160616_150750.jpg
    20160616_150750.jpg
    142.5 KB · Visualizações: 14
ainda é valido cobrir a lateral do terrario ou agora deixo como esta?
É sim, os cogumelos sempre se viram para a luz, independente de já terem brotado.
Como se pode ver estão bem compridos para fora do bolo, quase do tamanho dos pins.
Uma vez eu li o Rogerrabbit dizer que esse micélio que forma ramos (diferente do micélio aéreo) é sinal de contaminação bacteriana no bolo. Eu não sei se é verdade, acho que ninguém sabe com certeza porque isso surge. Dia desses um usuário postou aqui um caso mais extremo que o seu e ele relatou que estava havendo pouca troca gasosa, embora eu não sei se podemos traçar um paralelo entre esses galhos de micélio e falta de oxigênio.
 
Estou com uma dúvida sobre a vermiculita, achei em uma loja embalagem de 250 g por 6 reais e o saco de 12 quilos por 35.
Além do preço muito diferente a descrição também é diferente:
"Possui diversas utilidades. Pode ser utilizada pura para germinação de sementes e produção de mudas ou misturada com a terra, para melhorar as propriedades do solo." Essa é a de 250 g por 6 reais.

"Na forma a granel, é utilizado como isolante termo-acústico, em lajes, paredes duplas, salas de som, salas de espetáculos, cinemas, igrejas, etc. </br> Em associação com cimento, é utilizado na regularização de lajes..." Essa é a de 12 k por 35 reais.

Há alguma diferença no cultivo de cogumelos?
 
Estou com uma dúvida sobre a vermiculita, achei em uma loja embalagem de 250 g por 6 reais e o saco de 12 quilos por 35.
Além do preço muito diferente a descrição também é diferente


Vermiculita tem vários usos, entre os quais isolante termo-acústico.

Você só tem que se certificar que é mesmo vermiculita.
 
Uma vez eu li o Rogerrabbit dizer que esse micélio que forma ramos (diferente do micélio aéreo) é sinal de contaminação bacteriana no bolo. Eu não sei se é verdade, acho que ninguém sabe com certeza porque isso surge. Dia desses um usuário postou aqui um caso mais extremo que o seu e ele relatou que estava havendo pouca troca gasosa, embora eu não sei se podemos traçar um paralelo entre esses galhos de micélio e falta de oxigênio.

É possível ser a troca gasosa, até porque o balde tem menos troca gasosa que o terrário principal... Ambos são abandos o mesmo tempo diariamente mas o terrário principal tem uma bomba de ar de aquário ligada 15minutos por hora +-.

De qualquer forma, haverá alguma forma de fazer o despiste de contaminante? O cheiro e aparência estão normais.
 
O que é "despiste"? O fato é que não precisa se preocupar com isso. Isso pode atrapalhar a formação de frutos, mas todos os frutos que se formarem serão saudáveis.

Peço desculpa, não sabia que não usavam esse termo no Brasil.
3. [Medicina] Investigação de sinais de uma doença numa dada população. = RASTREIO

"despiste", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/despiste [consultado em 17-06-2016].

Sim, apenas perguntei por curiosidade. Gosto de saber o como e porquê :D
 
Back
Top