Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Galera alguém sabe quanto tempo a seringa dura fora da geladeira? Temperatura entre 10 e 20 graus , armazenada em escuro total , dentro de um baú que raramente é aberto , de madeira.
 
Não é bem assim que se calcula. Você tem que fazer uma camada que seja fácil dos pins atravessarem e identificarem a fonte de luz. Eu não sei qual é o ideal, mas eu faço de menos de meio centímetro. Umedeço bem e depois só abano, borrifo a cada dois dias um pouquinho só. Você pode utilizar umidificador no lugar das borrifadas, se quiser complicar, mas vai usar só uns segundos... Ele se sustenta bem sozinho e fica sempre gerando condensação, porque o micélio gera um pouco de calor.

Você é demais Madrinha, muito obrigado novamente, é realmente isso que eu tava pensando usar o umidificador pra compensar essa perda, só uns segundos mesmo até a nevoa entrar embaçar um pouco coisa de 20, 30 segundos
 
Foi a primeira cultura liquida que fiz, tem cerca de uma semana e foi feita com água mineral e mel biológico num biberão, esterelizado na panela de pressão juntamente com os bolos pf-tek. Utilizei a mesma seringa de esporos feitos de carimbo, portanto o mesmo que utilizei nos bolos.

Achei diferente demais do que costumo ver em fotografias por aqui por isso fiz um curto vídeo mostrando o aspecto:
http://sendvid.com/lpzzj7in

Estará contaminado?

Obrigado!
 
@Malahov , minha cara, me tire uma duvida?! Acompanho seus diarios e você sempre esta de parabens! Mas a minha duvida é, qual a temperatura que seus cogumelos florecem? Aqui onde moro a temperatura ultimamente esta em 30C° durante o dia com uma queda a noite! Queria saber se essa temperatura vai afetar no meu primeiro flush! E se sim, qual dica vc m daria para uma solução!
Agradecido!!
 
Boa noite! Fiz um monotub e ele deu seu primeiro flush à uns 3 dias atrás, colhi todos os frutos que vi, tive pouquíssimos abortos, porem hoje notei 4 cogumelos saido pela lateral do substrato, eles estão bem massado (não sei como sobreviveram), como se ele viesse do fundo ou da laetral do bulk sendo comprimido pela caixa, eles já estão próximo de abrir o chapéu. O problema é que tem muitos pins nascendo do segundo flush, e eu não sei o que devo fazer. Posso colher estes que estão quase abrindo o chapeu, ou espero eles desenvolverem até o tempo de colheita mesmo? Caso eu arranque eles, paro a evolução dos demais frutos que estão surgindo? Grato
 
Posso colher estes que estão quase abrindo o chapeu, ou espero eles desenvolverem até o tempo de colheita mesmo? Caso eu arranque eles, paro a evolução dos demais frutos que estão surgindo?
Você pode colhê-los quando quiser. Colher frutos não atrapalha o desenvolvimento do resto. É comum nascerem uns amassadinhos pelas bordas!
 
E aí pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim!
Estou começando a cultivar cogumelos (PC, GT) seguindo os passos do canal Esporos no Ar, já dei uma boa lida pelo conteúdo aqui discutido mas ainda acho melhor perguntar aqui mesmo por via das dúvidas já que eu nunca experimentei. Devo secar os cogumelos? Sim. Após a secagem é só comer direto? E o papo do chazinho? Caso eu deseje fazer o chá eu não devo secá-los? O chá da uma onda igual a de comer?
Tenho outra dúvida que concordo que é meio besta, mas só pra ter noção mesmo (meus cogumelos ainda não estão maduros), um único cogumelo grande (seco) consegue pesar quanto MAIS OU MENOS?
Desde já, muito grato a todos que estão cedendo um pouco do seu tempo para ler este tópico assim como me responder, boas vibrações e boas viagens meus amigos!
 
Devo secar os cogumelos?
Se não for consumir nos dias após a colheita, sim.
Após a secagem é só comer direto?
Sim, ou fazer um chá, ou bater com um suco, você quem sabe.
E o papo do chazinho?
O chá é "obrigatório" para cogumelos colhidos na natureza (na merda), mas opcional para os limpinhos que nós cultivamos. Se fizer o chá, lembre-se da vitamina C para impedir a oxidação.
O chá da uma onda igual a de comer?
Dá, mas cada viagem tem sua própria 'onda', mesmo consumindo da mesma forma.
um único cogumelo grande (seco) consegue pesar quanto MAIS OU MENOS?
Depende de quão grande estamos falando. Alguns pesam 0,8g, outros podem pesar mais de 2g secos. O tamanho dos frutos depende de muitas variáveis.
 
Olá pessoal , quando estava na etapa da esterilização na panela eu abri a tampa para ver se algum copo tinha tombado (o copo tombou e eu tive que refazer tudo :fumar:) mas rapidamente já fechei a tampa , vedei cada canto canto da panela com fita isolante e coloquei na geladeira. Tem alguma perigo de abrir a tampa? Pensei em vedar os copos de uma vez mas achei melhor seguir o conselho da galera é deixei esfriar na panela. Compensa eu re-fazer a esterilizaçao na panela?
 
Como assim, abriu a tampa? Não usou panela de pressão?

Geladeira é um dos lugares da casa mais cheio de contaminantes que existe. Se foi panela comum pode começar de novo, de preferência usando uma panela de pressão e aguardando esfriar sem mexer.
 
Usei panela de pressão , esperei por volta de 30 minutos para abrir a a tampa , nem deu tempo de sair toda fumaça.

Eu vedei a panela inteira
IMG_20160614_165523350.jpg
Vedei os dois pinos com fita isolante , e vedei a borda da tampa também com fita isolante , ela está bem vedada , o problema é que eu abri a tampa , devo re-esterilizar?
Já fiz duas vezes , fazer a terceira não faz mal :)
 
ja esta tudo pronto, inoculo ou re-esterilizo?


O melhor é você voltar às leituras e pesquisas. De modo sério, para entender o que está fazendo.
 
Olá pessoal , quando estava na etapa da esterilização na panela eu abri a tampa para ver se algum copo tinha tombado (o copo tombou e eu tive que refazer tudo :fumar:) mas rapidamente já fechei a tampa , vedei cada canto canto da panela com fita isolante e coloquei na geladeira. Tem alguma perigo de abrir a tampa? Pensei em vedar os copos de uma vez mas achei melhor seguir o conselho da galera é deixei esfriar na panela. Compensa eu re-fazer a esterilizaçao na panela?



@pooshmeu, tipo, a PP só deve ser aberta no momento da inoculação, jamais antes, :lol: e ainda deve ser deixada pra resfriar sozinha, sem acelerar as coisas, pois o que importa abaixar a temperatura é o interior dos copos, e não a PP em si. ;)

Por ter aberto a PP, contaminantes no ar tiveram acesso ao interior dela. No caso de queda de copos, que eu já tive uma, deixa lá dentro e só confere na hora de inocular. É melhor que abrir pra colocar de pé, porque não adiantará nada, uma vez que o substrato estará comprometido devido ao encharcamento por ter caído na água. :bigode:

Ou seja, copo que cai fica inutilizado e abrir a PP só servirá pra dar chances de contaminação para os outros copos que ficaram bem. :coffee:

Como resultado, recomendo refazer a autoclavagem, aguardar pelo menos 5 horas o resfriamento e só abrir na hora de inocular. :)
 
Back
Top