Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
ae gente
fiz uns PF tek no sábado retrasado, dia 14

acontece que eu nem me liguei que tava um friozinho
ai foi sexta-feira agora vi que nao tinha nda, os bolos deviam estar sofrendo com o frio
tratei de colocar numa encubadora e agora eles estao quentinhos, ali nuns 26 graus (lampada dentro da caixa de isopor)

mas estou preocpado que nao colonizem pq vai que os esporos morreram de frio
eu espero?

pensei em dar mais uma seringada neles pq ja fazem quase 10 dias e nada de micélio, ja que estavam no frio
 
ae gente
fiz uns PF tek no sábado retrasado, dia 14

acontece que eu nem me liguei que tava um friozinho
ai foi sexta-feira agora vi que nao tinha nda, os bolos deviam estar sofrendo com o frio
tratei de colocar numa encubadora e agora eles estao quentinhos, ali nuns 26 graus (lampada dentro da caixa de isopor)

mas estou preocpado que nao colonizem pq vai que os esporos morreram de frio
eu espero?

pensei em dar mais uma seringada neles pq ja fazem quase 10 dias e nada de micélio (por causa do frio)

Pode ser que ainda germinem. Talvez não estejam "mortos". Eu deixaria mais uns dias nessa nova temperatura.
 
Mergulhar agulha(ainda vermelha/incandescente) em alcool 70 é seguro?


Não sei se o álcool 70 pode se inflamar com uma agulha incandescente. De qualquer modo não faz sentido mergulhar uma agulha incandescente em álcool 70. Ela já está estéril. E vai se resfriar assim que passar algum líquido por ela.

Acho que já vi essa informação em algum lugar aqui no fórum, se souber onde está, avise, pooshmeu.




Ja que o micélio contém psilocibina , posso desfazer o bolo , separar da vermiculita e comer?

Nunca coma ou faça chá de micélio.

A quantidade de psilocibina em micélio é bem pequena, mesmo no micélio do estágio mais avançado, prestes a frutificar.

Além disso você pode ingerir alguma quantidade significativa de contaminante, se você estiver errado e não for micélio de cubensis, ou se tiver algum contaminante junto.
 
Quanto tempo os cogumelos bem sequinhos podem ser mantidos sem perder o efeito ou apodrecer ou algo do tipo?
 
Estava pensando em inocular o copo em 4 pontos , 3 na beira do copo , igualmente espaçados , e 1 no meio , formando um triângulo com um ponto no meio. 0,5ml por furo. Na esperança de acelerar o crescimento. Isso funcionaria?

Também estava pensando em , na hora da inoculação , usar um algodão embebido em alcool em cima do papel alumínio , aí eu iria furar o algodão junto ao papel alumínio , isso quase que anularia a entrada de ar , e o pouco de ar que entrasse iria ser filtrado pelo álcool. Mas como esse método não permite a evaporação do álcool , meu medo é o álcool prejudicar o micélio , pois mesmo o álcool não sendo esporicida , ele pode ou não enfraquecer o micélio depois de germinado?

E por último , eu achei duas opiniões diferentes no forum sobre arroz integral vs arroz branco , uns diziam que arroz branco apesar de menos saudável era mais rápido , outros diziam que arroz integral é mais rápido, qual é mais confiável?
 
Na esperança de acelerar o crescimento. Isso funcionaria?
Isso funciona, só não sei se acelera alguma coisa a não ser que esteja falando de potes grandes. Em bolos PF em copos americanos nunca notei diferença na velocidade de colonização fazendo 4 pontos de inoculação ou fazendo 2.
Também estava pensando em , na hora da inoculação , usar um algodão embebido em alcool em cima do papel alumínio , aí eu iria furar o algodão junto ao papel alumínio , isso quase que anularia a entrada de ar
Algodão molhado não me parece muito fácil de permear, faça um teste antes de tentar se consegue passar tranquilamente com uma agulha por ele. SObre o que pode acontecer se álcool cair ali dentro, eu não sei. Só sei que às vezes vocês gostam de complicar as coisas simples. :p
E por último , eu achei duas opiniões diferentes no forum sobre arroz integral vs arroz branco , uns diziam que arroz branco apesar de menos saudável era mais rápido , outros diziam que arroz integral é mais rápido, qual é mais confiável?
Sinceramente, não tem nenhum motivo para cogitar o uso de arroz branco e não entendo porque ainda tem gente pensando nisso quando o integral tem um preço bacana e é fácil de ser encontrado. Não há nenhuma vantagem em ele ser rápido e se você ler com atenção o tópico em que se fala sobre a rapidez do arroz integral, já está claro o motivo para ele não ser utilizado:
Arroz branco é mais rápido por ser menos nutritivo, o integral é mais nutritivo e com isso é menos rapido.
Vocês focam em rapidez de colonização mas não pensam que depois vão colher menos frutos. Exercite sua paciência.
 
Olá malahov, valew a ajuda ;)

Vou fazer o teste com algodão , mais em todo caso da pra mim ir com a agulha já enfiada no algodão , queria o algodão funcionando tipo a borracha da panela de pressão.

Quanto ao arroz , aqui na minha região está fazendo frio , e sou novato ainda, não investirei em aparelhos que controlam e medem temperatura , pensei em fazer em arroz branco pra acelerar e prevenir contaminação, talvez para mim compense, pois irei inocular 4 copos e meu objetivo é baixo , com 10 frutos já estarei satisfeito.
 
Olá , posso preparar o substrato um ou dois dias antes do panela de pressão e incubar ele. Pra fazer os competidores germinarem , e fazer a esterilização ser mais eficiente ?
 
Não consegui entender sobre o que está falando. Que substrato? Para que finalidade?

Acho que ele se refere a preparar o substrato e selá-los em um dia, daí aguardar 24 horas pra colocar os copos na panela de pressão e só então realizar a autoclavagem.

Olá , posso preparar o substrato um ou dois dias antes do panela de pressão e incubar ele. Pra fazer os competidores germinarem , e fazer a esterilização ser mais eficiente ?

Nunca ouvi de ninguém fazer isso. Melhor seguir o mais próximo do recomendado até conseguir sucesso, que é o que se sabe que tem mais chances de dar certo. :coffee:
 
É para os endosporos e esporos das bactérias e fungos germinarem , pois na forma de esporo eles são mais resistentes a esterilização , e nossa esterilizaçao não é 100% , então pensei em aumentar a eficiência assim.

Ja vi no forum uma técnica que consiste em 3 esterilizações na PP com intervalos de 24 hrs com essa mesma finalidade.

Exporo , é isso mesmo que farei caso eu fique na dúvida.
 
É para os endosporos e esporos das bactérias e fungos germinarem , pois na forma de esporo eles são mais resistentes a esterilização , e nossa esterilizaçao não é 100% , então pensei em aumentar a eficiência assim.
Isso eu sei, mas você continua não explicando substrato de que e para que finalidade, mas imagino que seja de bolos PF? Eu não vejo qualquer necessidade de fazer isso, exceto com grãos com casca.
Ja vi no forum uma técnica que consiste em 3 esterilizações na PP com intervalos de 24 hrs com essa mesma finalidade.
Isso se chama tindalização e só é necessária para trabalhar com milho, mas não é feita sob pressão e sim a temperatura de fervura (100°C), ou talvez você esteja falando de outro procedimento?
Pela minha experiência a esterilização na panela de pressão doméstica é bem eficiente sim, pelo menos eu nunca tive problemas. A maioria das contaminações vem da seringa ou entram no momento da inoculação. Você pode fazer um experimento simples: Esterilize algum grão (de forma correta, lembre-se da passagem de vapor), não faça nada e veja se vai contaminar. Tem gente que esteriliza muitos potes de grãos pra inocular só depois de algum tempo e não tem problemas com isso, ou que prepara copos de PF e só vai inocular depois de uma semana, por exemplo.
 
Qual a proporção de vermicula na camada bulk de um monotub com relação ao copo de Spawn que foi utilizado? Digo em relação ao copo porque realizarei a esterilização dele.
Também tenho um umidificador de ar e gostaria de saber se seria interessante após a troca gasosa eu colocar um pouquinho da nevoa pra dentro do monotub ou ele realmente vai se sustentar sozinho..
 
Não é bem assim que se calcula. Você tem que fazer uma camada que seja fácil dos pins atravessarem e identificarem a fonte de luz. Eu não sei qual é o ideal, mas eu faço de menos de meio centímetro. Umedeço bem e depois só abano, borrifo a cada dois dias um pouquinho só. Você pode utilizar umidificador no lugar das borrifadas, se quiser complicar, mas vai usar só uns segundos... Ele se sustenta bem sozinho e fica sempre gerando condensação, porque o micélio gera um pouco de calor.
 
Back
Top