Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Aprendi uma palavra nova pra usar em Portugal! :D
Peço desculpa, não sabia que não usavam esse termo no Brasil.
Nós temos o verbo "despistar" que pelo menos na minha região é bastante utilizado: "(des+pista+ar2) vtd 1 Fazer perder a pista; desnortear. 2 Iludir, desfazendo as suspeitas; dissimular."
Sentido muito diferente! :)
 
A minha fica no teto mesmo. Mas só ligo quando entro no recinto.

Cogumelos não precisam de luz para crescer, apenas para orientação do crescimento (para cima). E a luz do dia ou do ambiente já é suficiente para isso.

Luz demais (próxima) reflete para todo lado, ilumina o terrário inteiro e acaba atrapalhando mais do que ajuda.
 
Usei a busca e nao achei nada relacionado... O q pode ser a causa de caules gordos e chapeus pequenos?
@edit a strain é tksss
 

Anexos

  • 20160620_233649.jpg
    20160620_233649.jpg
    147.9 KB · Visualizações: 13
  • 20160620_233645.jpg
    20160620_233645.jpg
    151.5 KB · Visualizações: 14
  • 20160620_233623.jpg
    20160620_233623.jpg
    158.1 KB · Visualizações: 13
Estao sim, do lado de uma janela e a noite eu quase sempre fico com a luz do quarto acesa a noite. To achando que eles tao muito pequenos tbm..
 
Inveja peniana. Não, pera... Isso é outra strain :hilario:

Isso aí é genética e/ou simplesmente um efeito da morfologia, devido a genética e/ou a forma como o micélio colonizou o bolo (pode ter a ver inclusive com substrato).

Como você comprou o bolo já colonizado, não dá nem para hipotetizar muito mais que isso. Sequer dá para dizer que são TKSS mesmo, pode haver até mais de uma strain no mesmo bolo.

Pelo menos parece que a strain produz bastante massa. Se gostar do resultado, tire uns carimbos. Assim você começa o próprio cultivo.
 
galera , fazem 7 dias desde a inoculação , sem sinal de micélio e sem sinal de contaminação , porém , meus copos estão totalmente vedados , eu iria seguir o manual do tupy e esperar 10 dias até aerar o substrato com micropore , porém na maioria dos diarios ja há sinal de micelio em 4 ou 5 dias. então gostaria de saber se eu já deveria aerar o substrato(na esperança de "engatilhar" o micélio) ou esperar o micélio começar o desenvolvimento pra depois aerar?
 
Fazem 7 dias, o tupy disse para esperar até 10.

Então ou você espera até 10, ou segue o meu conselho que seria esperar até 20, e se não tiver realmente nenhum sinal de micélio, inocule os bolos novamente, usando as suas seringas de esporos que agora já estarão bastante hidratados.

Não é preciso aerar a menos que já tenha bastante micélio colonizando e a colonização pare, o que não é o caso. Se você furar a tampa com o substrato ainda não colonizado, poderá contaminar tudo.
 
Galera, muito obrigado por toda ajuda. Fui tirar o primeiro flush agora e reparei que tinha nascido um monte d cogus embaixo onde ele estava sentado. A pergunta: sera q eu arranco eles ou deixo o bolo de ponta cabeca pra eles crescerem?
 

Anexos

  • 20160622_151319.jpg
    20160622_151319.jpg
    170.8 KB · Visualizações: 16
Galera, muito obrigado por toda ajuda. Fui tirar o primeiro flush agora e reparei que tinha nascido um monte d cogus embaixo onde ele estava sentado. A pergunta: sera q eu arranco eles ou deixo o bolo de ponta cabeca pra eles crescerem?
Já estão bem amassados e machucados (dá pra ver pelo azulamento), por isso, talvez nem desenvolvam mais muito a partir daí. Eu colheria tudo e prepararia tudo para uma nova colheira. Passa aquela vermiculita esperta uma hidratação e vai lá!
.
 
Galera, ta dificil achar silica gel aqui onde moro (floripa, se alguem sabe onde tem me fala haha). O que poderia usar para substituir? Posso guardar num pote sem ela? Vlw
 
Boa noite
Fiz um casing com pó de coco + verma + esterco
deixei incubando por 8 dias
parece que o micelio tá apontando pra cima, como se tivesse saindo do casing, com umas pontas bem definidas
como se fosse gotículas de água congeladas para cima
Isso é bom?
Li sobre overlay, mas não sei ao certo identificar...
É o segundo dia no terrário.
Pensei em colocar mais uma fina camada de casing, e voltar ao terrário.
Está indo tudo bem? Agora é esperar as pinagens?

13523787_1027733273969027_614091933_o.jpg13509482_1027732900635731_1181146245_o.jpg 13524229_1027733297302358_2113369812_o.jpg
 
Fiz um casing com pó de coco + verma + esterco
Não existe camada de casing nutritiva. Se colocou esterco não é casing.
deixei incubando por 8 dias
Se fez um bulk o ideal é esperar colonizar 100% pra aniversariar. O crescimento vegetativo é mais rápido em condições de oxigênio limitado.
parece que o micelio tá apontando pra cima, como se tivesse saindo do casing, com umas pontas bem definidas
Isso pode ser um micélio aéreo ou algo similar a isso: https://teonanacatl.org/attachments/dscf2403-jpg.91634/ que eu não sei o que causa mas não impede a frutificação. Bom não é, porque não é o aspecto normal do micélio, mas não parece atrapalhar muito. Não tem nem como ser overlay se você nem tem uma colonização completa.
A segunda foto tem um micélio ralo bem estranho, talvez não seja cubensis, eu ficaria de olho.
 
Deve ser um micelio aéreo, as partes que cresceram pra cima são rizomorficas e parecem flocos de gelo assim: https://i.ytimg.com/vi/1GFf5o4UJTo/maxresdefault.jpg

Pretendo emprestar uma camera boa pra imagens com maior qualidade

Os dois bulk foram feitos do mesmo micelio que colonizou um pote

O jeito agora é esperar e ver o que dá? ou me aconselham fazer algo a mais? colocar verma esterilizada úmida por cima pra cobrir o micelio aéreo e nivelar?
 
Camadas de casing que contenham fibra de cocô ou turfas, por exemplo, podem ser consideradas camadas nutritivas, o uso de esterco caracteriza Bulk, nesse caso torça e aguarde a colonização completa, camadas de Vermiculita ñ ajudaram em nada em seu caso.
 
Back
Top