Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Tem certeza que são Columbian Rust Spore?

São bem parecidos mesmo! Mas tenho certeza que é Columbian Rust Spore pois eu mesmo tirei o carimbo de um cogumelo de formato bem diferente, que veio de um carimbo cor de ferrugem. Tenho uma foto nas minhas mídias aqui no meu perfil.

Mas tudo bem, eu queria cultivar o pênis envy algum dia mesmo, rsrs.

EDIT: Colhi o maior deles e pressionando o estipe entre os dedos saiu uma gota de água. O cheiro é bem normal e o azulamento também.
 
Última edição:
galera , o material aqui do forum nao é meio exagerado? (sem ofensa) , pois veja bem , o cubensis é um organismo que foi feito pra ser levado pelo vento em um ar totalmente "contaminado" , cair no pasto e ficar no meio de milhões de organismos esperando pra vaca comer ele , passar pelo sistema digestor da vaca por diferentes Ph's, substancias e sabe-se la o que , se desenvolver numa bosta cheia de bacteria e concerteza , no meio de outros fungos... ainda nao fiz meu cultivo mais o pessoal daqui não esta subestimando o psilocybe não?

-se por exemplo , meu micelio só se desenvolver em 80 porcento do copo , e o restante por outro fungo invasor(ou outros contaminantes) , qual o problema de fazer esse micelio frutificar?

-meu cultivo esta planejado até o ponto em que o micelio domina o copo , quanto a hora de passar o bolo para o terrario , tenho duas opçoes , outdoor em meio a natureza , ou indoor simples como por exemplo a garrafa pet , quais voces me recomendam?

por favor , se nao quiserem encher o topico de respostas me mandem mensagem privada
 
Última edição:
galera , o material aqui do forum nao é meio exagerado? (sem ofensa) , pois veja bem , o cubensis é um organismo que foi feito pra ser levado pelo vento em um ar totalmente "contaminado" , cair no pasto e ficar no meio de milhões de organismos esperando pra vaca comer ele , passar pelo sistema digestor da vaca por diferentes Ph's, substancias e sabe-se la o que , se desenvolver numa bosta cheia de bacteria e concerteza , no meio de outros fungos... ainda nao fiz meu cultivo mais o pessoal daqui não esta subestimando o psilocybe não?

-se por exemplo , meu micelio só se desenvolver em 80 porcento do copo , e o restante por outro fungo invasor(ou outros contaminantes) , qual o problema de fazer esse micelio frutificar?

O cultivo de fungos é recente na Humanidade. Eles são adaptados aos contaminantes etc da natureza em que vivem, não de dentro de ambientes residências onde fazemos nossos cultivos. É basicamente isso. :coffee:

Acho que a tendência é que no futuro os micélios de strains bem domesticadas fiquem cada vez mais resistentes a contaminações das casas. :bigode:
 
é bem provavel mesmo , seleçao artificial...
posso usar bosta como terrario? moro num lugar privilegiado , o quintal de casa se eu pular o muro ja dou de cara com bois... e até hoje nao achei os magicos... mas há pouco tempo que os procuro...

eu colocaria o estrume numa sombra o dia todo , e manteria umido com agua quando notasse que estava secando , e procuraria um estrume fresco com pouco desenvolvimento de concorrentes
 
Após 10 dias o micélio se espalhou bem pela parte de baixo do copo, e eu sacudi bem, tipo quebrei todo o micélio que havia se formado no fundo do copo espalhando por ele todo, até então não sei se fiz certo.

SUBSTRATO: Painço
Dias de inoculado: 10
Porcentagem de micélio aparente: 20%
 
Obrigado mesmo Malahov, ja até decorei seu nome, ja considero Padrinho.

Em questão eu sacudi bem o micélio, dentro de quanto tempo ele vai estar visivel nos outros grãos? Sabe me dizer?

Gratidão
 
Obrigado mesmo Malahov, ja até decorei seu nome, ja considero Padrinho.
Obrigada! Mas acho que eu seria madrinha, hein :p
Em questão eu sacudi bem o micélio, dentro de quanto tempo ele vai estar visivel nos outros grãos? Sabe me dizer?
Seja paciente! A velocidade de colonização depende de muitos fatores, mas em uns dois dias você já deve começar a ver os novos pontos de desenvolvimento.
 
Para fazer um bulk com vermiculita, pó de casca de coco e húmus de minhoca: posso pasteurizar o húmus separado e esterilizar a vermiculita com o pó de casca de coco e depois misturar tudo com os grãos colonizados?
 
O pó da casca de coco é levemente nutritivo, então eu recomendaria, no caso do bulk, pasteurizá-lo também, mas a decisão é sua. Em teoria, poderia fazer sim.
 
Pessoal, vou ter de viajar enquanto um bolo está frutificando.

Não tenho timer, então queria saber se vcs acham que é melhor deixar a luz sempre acesa ou sempre apagada ou se não faz muita diferença.

valeu!

Alguém sabe por que os chapéus dos meus cogumelos estão crescendo com esse formato estranho?
View attachment 90156 View attachment 90157 View attachment 90158

Strain: Columbian Rust Spore
Pelo formato dos chapéus parece o Psilocybe Virgulinus Nordestinus.
 
Última edição por um moderador:
A minha perlite ao fim de alguns dias fica demasiado saturada em água. Já fiz a extração da água com uma mangueira pequena (cortei da bomba de ar), sugando com a boca e deixando cair para um balde, mas só funciona ao fim de várias tentativas e de alguma quantidade de água me ter entrado na boca (blhark)!

Alguma ideia?
 
Entao galera, suave?
Bom, sempre tive interesse em conhecer sobre os cogumelos mas nunca tive a oportunidade(ou nao soube aproveitar quando tive kk)..venho lendo alguns topicos pra saber o basico, sanar e criar duvidas e preciso de uma ajudinha a mais..
Moro em Vitoria, Espirito santo, no interior tem muitos pastos e tal mas aqui perto de casa tambem tem alguns, com poucos bois e vacas, mas tem..inclusive no final da minha rua, tem um "mini pasto"..enfim, nao sei se esses sao colonizados e tal.
Tive entao a ideia de tentar cultivar no meu quintal, o qual tem um canto escuro que eu acho propicio pro desenvolvimento de fungos, mas nao sei ao certo..embaixo de um p'e de manga..posso manter umido e tal..
Alguem sabe me informar se o processo do video deste topico >https://teonanacatl.org/threads/crescimento-de-fungos-em-estrume-usp.11674/
tambem rola com o de boi/vaca, ou se posso fazer com de cavalo???..enfim..alguem me da uma luz..
Pretendo fazer da forma mais simples possivel, pra poder conhecer e adentrar a esse mundo kk

Alguem sabe me informar se o processo do video deste topico tambem rola com o de boi/vaca, ou se posso fazer com de cavalo???..enfim..alguem me da uma luz..
A sua intenção não ficou clara pra mim. O vídeo da USP apenas ensina como criar um ambiente propício ao desenvolvimento de esporos que estão nas fezes do cavalo, colocandoós numa caixa afim de observar seu ciclo de vida, no caso do vídeo dos fungos coprinus, pilobolus e ascobolus. Você pode observar o ciclo de vida de fungos das fezes de qualquer animal. Cultivar cubensis nessas fezes é outra história. De qualquer forma, existe uma relação direta entre fezes de gado Zebu e os cubensis, e não com cavalos! O tópico que você citou fala sobre a possibilidade de se espalhar esporos no alimento do gado para que estes colonizem as fezes, mas acho que você também não está falando disso. Se você conseguir fezes que tenha esporos ou já colonizadas por cubensis/panaeolus você pode tentar manter bons padrões para o desenvolvimento deles, existem alguns tópicos sobre isso. Você também pode tentar um cultivo outdoor, debaixo desse seu pé de manga.

A sua intenção não ficou clara pra mim. O vídeo da USP apenas ensina como criar um ambiente propício ao desenvolvimento de esporos que estão nas fezes do cavalo, colocandoós numa caixa afim de observar seu ciclo de vida, no caso do vídeo dos fungos coprinus, pilobolus e ascobolus. Você pode observar o ciclo de vida de fungos das fezes de qualquer animal. Cultivar cubensis nessas fezes é outra história. .

Entao eu deveria primeiro analisar as fezes antes de esperar algo dela? ver se tem sinal de coloizacao?

Você também pode tentar um cultivo outdoor, debaixo desse seu pé de manga.

Sim, a minha intenção 'e essa..fazer um buraco do lado do p'e de manga, criar um ambiente pro desenvolvimento dos cogu..
Mas qual processo posso usar? pode detalhar pra mim ou indicar algum topico a respeito?
Misturar o esterco com que..essas coisas..porem o mais simples possivel
Queria mesmo uma forma de fazer isso, sem precisar de adquirir esporos..seringa e tal..missao kk

Entao eu deveria primeiro analisar as fezes antes de esperar algo dela? ver se tem sinal de coloizacao?
Isso é um loteria. Se você soubesse que o pasto é ativo, seria mais simples, mas você pode recolher fezes de bovinos e ver se estão colonizados e em caso positivo ver que fungo vai sair de lá que há grandes chances de ser com os do vídeo. De qualquer forma, mesmo recolhendo fezzes de pastos ativos não é tão fácil assim fazer com que produzam frutos ou que produzam bem.
Existem alguns tópicos de pessoas que fizeram algo do tipo, como:
https://teonanacatl.org/threads/bosta-de-vaca.505/
https://teonanacatl.org/threads/translado-de-bosta-do-pasto-ao-vaso-de-flor.6071/
https://teonanacatl.org/threads/esterco-coletado-em-frutificação-pode-continuar-colonizando.8573/
Queria mesmo uma forma de fazer isso, sem precisar de adquirir esporos..seringa e tal..missao kk
Neste caso só se encontrar um pasto que já produz cogumelos, porque não dá pra tirar coelho da cartola... Não tem como fazer um cultivo outdoor sem ter um spawn de grãos ou algum substrato colonizado.
Este tópico trata desse assunto: https://teonanacatl.org/threads/coleta-de-estrume-colonizado-para-posterior-frutificação.6904/
Use a busca e estude!

Muito obrigado, deu uma clareada!
Vou dar uma pesquisada melhor e qualquer duvida volto aqui..
 
Última edição por um moderador:
Back
Top