Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Esperança #2 - Seringa de MDK - 8º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Seguindo a mesma linha do Diário da Esperança #1, resolvi iniciar um cultivo utilizando uma seringa de MDK que fez 6 meses de vida hoje, a fim de testar a viabilidade de seus esporos devido ao tempo desde a confecção daquela.

Preparação do Substrato
No dia 17/03/2016, seguindo o Guia de Cultivo Ilustrado, fiz o substrato padrão da PF Tek com farinha de arroz integral, água e vermiculita (300 ml + 300 ml + 600 ml). Um detalhe é que descobri que meu moedor de café deixa o arroz literalmente como farinha, e fica ideal se deixar ele moer até o detector do próprio moedor parar a hélice de acordo com a grossura escolhida para o pó, e não eu no olhômetro. :!: Desta vez no entanto adiantei um dos passos e coloquei os copos nas panelas de pressão já com os alumínios colados com fita isolante, além dos dois tradicionais furos em cima para permitir a saída do vapor e não rasgar o alumínio. A inovação foi adaptada (pois não colei micropore antes de ir pra PP) de algumas postagens nos diários da nobre @Malahov, e funcionou muito bem, pois me adiantou um cado de trabalho na hora da inoculação. :) Como já tenho o nível de água das PP bem estabelecido, não tive problema de secar lá dentro antes de terminar a autoclavagem e com isso derreter as fitas isolantes.

O último copo a ser preenchido ficou com uma quantidade de substrato menor que o normal, então resolvi aproveitar a oportunidade pra tentar um in vitro na cara e na coragem - e aqui também um pouco mais de esperança nesse diário. :p

Pois bem, as panelas ficaram no banheiro dos cultivos por 72 horas até a inoculação, na data de hoje, 20/03/2016.

Inoculação dos Substratos
Há poucas horas atrás, preparei todo o banheiro. Para facilitar a visualização do procedimento, tirei foto de todos os materiais que utilizei na inoculação:
inoculação a.jpg inoculação b.jpg Na primeira foto, as panelas de pressão com os substratos esterilizados dentro, canela marcadora, vela para flambar a ponta da seringa, guardanapos, luvas de látex, máscara cirúrgica, um pano limpo para botar os copos em cima, a seringa ainda dentro do papel alumínio e também o espargidor com álcool 70%. Na segunda foto, os micropores usados primeiro pra selar os furos antes da inoculação, e depois para tapar os furos novamente após a inoculação.

Só faltou na primeira foto acima um pano descartável utilizado para esfregar a panela de pressão antes de abrir.

Bem, borrifei todo o ambiente do banheiro com álcool 70%, fui pro quarto do meu filho cantar canções pra ele dormir (duas sertanejas da década de 80 e uma do Legião kkkk) e depois tomar banho. Isso deu tempo suficiente pro álcool baixar quando voltei.

Fiz a inoculação. Antes da primeira, limpei a agulha da seringa com guardanapo com álcool 70% e depois flambei. Mas para as seguintes até o último copo utilizei apenas o fogo antes de cada nova inoculação.

Inoculei apenas em dois pontos cada copo, numa quantidade de cerca de 0,5 ml a 1 ml para cada furo, mas em média deu 1,25 ml para cada substrato. Com isso, da seringa que inicialmente tinha 18 ml de solução multi-esporos, sobraram ainda fartos 10 ml. :teo_ninja:

Por fim, acertei os bolsões de ar dos micropores, para reduzir os caminhos de possíveis contaminantes da fase de colonização e os nomeei:
copos inoculados a.jpg Copos com substratos inoculados. No canto superior da esquerda, o in vitro. Os seguintes estão numerados de MDK #1 a MDK #5...
copos inoculados b na geladeira.jpg ... e todos eles foram juntos para a geladeira-incubadora. :bigode:

Basicamente, é toda essa a informação até o momento.

Resolvi, no entanto, tirar umas fotos extras da minha primeira tentativa de in vitro semi-proposital:
invitro a de cima.jpg invitro b close.jpg In vitro MDK --> na foto da direita, o detalhe do substrato baixo, pouco acima do meio do copo.

Não posso deixar de comentar que, baseado em minhas experiências anteriores com os cultivos tirados deste carimbo de MDK ( e cultivos), que tá o capeta :devil: de sinistro, e também com o sucesso do Diário da Esperança #1 com seringas com mais de 6 meses, acho que vai dar muito certo. Inclusive, desta vez não super-inoculei os substratos. :ler:

No mais, agora é só aguardar a galera brotar. ;)

O Sexo dos Cogumelos
Um adendo. Eu viajo muito nisso :fumar:, mas pra mim faz sentido. Na minha interpretação, os micélios vivem 99% de suas vidas em sexo constante:
O poro de germinação, uma depressão circular em um dos finais do esporo, é o local de germinação de um micélio haplóide chamado de hifa primordial. Essa hifa continua a crescer, criar novos “galhos” e começa a virar uma rede micelial. Quando duas redes de hifas sexualmente complementares fazem contato, a parede celular que separa os dois sistemas hifais se dissolve e o material citoplasmático e genético são trocados. Erótico ou não, esse é o “sexo dos cogumelos”. Como consequência, todo micélio resultante é binucleado e dicariótico. Isso significa que cada célula e um conjunto completo de cromossomos. Com poucas exceções, somente o micélio “fecundado” (dicariótico) é fértil e capaz de produzir corpos de frutificação. Normalmente, o micélio dicariótico é rápido e mais vigoroso que o “não fecundado” (micélio monocariótico).

Ou seja, apenas no tempo entre o esporo eclodir até antes de encontrar outra hifa é que os micélios não estão transando :D, pois a partir de quando se juntam dois em um, até o momento da esporulação, não houve ainda o orgasmo do micélio, que é quando ele libera os esporos. :cool: Ou seja: até o micélio dicariótico morrer, é só curtição, e sem tirar de dentro! :brincalhao::LOL:

Então, primos e primas, vão lá se preparar pra fazer cogumelos! :contente:
 
Última edição:
resolvi iniciar um cultivo utilizando uma seringa de MDK que fez 6 meses de vida hoje, a fim de testar a viabilidade de seus esporos devido ao tempo desde a confecção daquela.
Tenho seringas na geladeira com mais de 2 anos funcionando perfeitamente, mas pode ser pelo fato de que boa parte dos esporos tenham germinado e essas seringas apresentem micelio vivo.


Legal @ExPoro , boa sorte!
E o facepalm do dia vai para...kkkkkkkkkkkkkk
 
Rápida Atualização
Hoje vi em apenas um dos copos algo que identifico como começo de micélio, após 7 cultivos de experiência. Minha câmera não é capaz de pegar o sutil micélio, então vou esperar até aparecerem mais.
 
Colonização - Andamento
Os seis copos referentes a este cultivo estão todos com micélios bem fortes, sem sinais de contaminação:
Copo 1a.jpg Copo 1b.jpg MDK #1
Copo 2a.jpg Copo 2b.jpg MDK #2
Copo 3a.jpg Copo 3b.jpg MDK #3
Copo 4a.jpg Copo 4b.jpg MDK #4
Copo 5a.jpg Copo 5b.jpg MDK #5
Copo 6a.jpg Copo 6b.jpg MDK
In Vitro --> esse é o único que teve uma ocorrência diferente. Reparem que um dos lados da inoculação o micélio só iniciou a colonização mais tardiamente. Atribuo a isso a agulha da inoculação não ter passado da camada de vermiculita, o que deve ter depositado esporos apenas na parte superior, demorando mais até um deles eclodir.
 
Colonização - Andamento
Quatro dos 6 copos já estão com 100%, e os outros dois faltam cerca de 5% para completar:
20160403_225841.jpg Foto tirada diretamente de dentro da incubadora-geladeira. Desconfio que um deles possa ter uma contaminação, mas ainda não confirmei.

:!: Por questões de saúde, não vou poder dar andamento ao cultivo por um bom tempo. Gostaria de saber se colocando os copos na geladeira depois de terminada a colonização, até quanto tempo os micélios poderiam ficar lá dentro sem problemas? :?: Em dois meses no máximo já devo voltar a ter condições de cuidar dos terrários.

Edit: com base nesta resposta, creio que os micélios aguentarão os dois meses na geladeira:
Pode sobreviver, sim. Eu já tive micélio de quase 1 ano fora da geladeira, transferido de um pote para outro por G2G, e colonizou normalmente.

Quando o micélio morre, seca e fica amarelo. Se estava branquinho, muito provavelmente estava vivo.
 
Última edição:
Colonização Completa - Pausa no Diário
Hoje considerei completa a fase de colonização, dado que já passaram 7 dias desde que a maioria dos copos estavam com a superfície do bolo 100% colonizadas. Contudo, por questões de saúde não poderei dar continuidade ao cultivo no momento, e por isso coloquei todos os 6 copos na geladeira, para retomar de onde parei daqui a cerca de 2 meses. Enrolei todos os copos em papel alumínio e coloquei eles numa sacola grossa de lixo, pra isolá-los o melhor possível do ambiente interno da geladeira.

Dois dos copos apresentavam pinagem, em especial o in vitro. Contudo, coloquei assim mesmo dentro da geladeira. Se der problema por isso, pelo menos ainda terei os outros 4 copos ainda com micélios bons.

Por fim, nenhum sinal de contaminação em nenhum dos copos. :) Primeira vez que consigo zero contaminações. :teo_ninja: :lol:

E é isso. Eu voltarei. :D
 
Colonização - Andamento
Quatro dos 6 copos já estão com 100%, e os outros dois faltam cerca de 5% para completar:
View attachment 89513 Foto tirada diretamente de dentro da incubadora-geladeira. Desconfio que um deles possa ter uma contaminação, mas ainda não confirmei.

:!: Por questões de saúde, não vou poder dar andamento ao cultivo por um bom tempo. Gostaria de saber se colocando os copos na geladeira depois de terminada a colonização, até quanto tempo os micélios poderiam ficar lá dentro sem problemas? :?: Em dois meses no máximo já devo voltar a ter condições de cuidar dos terrários.

Edit: com base nesta resposta, creio que os micélios aguentarão os dois meses na geladeira:
E aí ExPoro tudo na santa paz? Sim, o procedimento que vc fez dá certo de guardar e preservar os potes 100% por muito tempo mesmo, sem erro !!! :) Estarei acompanhando aqui seu diário e torcendo hermano, noois
 
Boa recuperaçao na sua saude !!

Valeu mesmo! :)
Quem sabe vc volte a ver eles e sem querer consiguio a hip-tek!!
http://www.fungifun.org/fanaticus/hip-tek.htm

Tô ligado, é a in vitro Tek. :bigode:

O copo #6 já foi feito pra ser in vitro, e era um dos que já tinham pinado. Foi pra geladeira pra não me dar trabalho. :LOL: Agora vamos ver como fica quando tirar... :coffee:

Devo estar recuperado antes, mas espero conseguir voltar a cultivar até no máximo o começo do inverno, pra não perder a melhor época do ano... Afinal, meus cultivos em pet pedem um clima mais favorável pra renderem realmente bem. :D
 
Eu tamb tive minha epoca de PET e tive boms resltados
Aprendi ela porque e similar a la chamada "Chronik Tek " no ex foro nansnook..agora thenook
Acho que neste cultivo que estou fazendo agora depois de 2 anos vou a frutificar de novo com PET por sua facilidade.
Tamos junto !!
Blz ?
Gteach:cool:
 
Retomada do Cultivo :eba:

De volta a este cultivo, que está parado desde a consolidação das colonizações, em 11 de Abril, quase dois meses atrás. Desde então os 6 copos ficaram dentro da geladeira, em um saco plástico, enrolados cada um com papel alumínio afim de reduzir a luminosidade sobre os micélios.

À data em que os coloquei na geladeira, observei pins em dois dos copos. Guardei-os assim mesmo, sem abrir os copos, e fiquei em dúvida sobre o que ocorreria com os pinos, se iam estragar ou não. Bem, hoje estavam inalterados exatamente como há quase 2 meses atrás. Acredito que seja porque, com a queda da temperatura, simplesmente o pino parou de desenvolver, mas não deixou de receber nutriente do micélio, então eles não morreram.
os copos.jpg --> os seis copos após retirar da geladeira.


Dois Novos Terrários sem Furos de Ventilação


Resolvi fazer como ao tutorial original das pets orienta, então não fiz os furos nas partes de baixo de duas novas pets que vou usar neste cultivo. As outras aproveitei do cultivo anterior.
novos terrários.jpg Terrários A e B --> retirei os furos na parte debaixo. Por quê? Porque nunca reparei nenhuma diferença na troca de ar por conta da quantidade de furos embaixo. Apenas no segundo cultivo os furos eram grandes demais e prejudicaram a umidade. Fora isso, é como se fossem irrelevantes.

Como o tutorial não faz tais furos, então não devem ser necessários. Tenho pra mim que basta a forma da garrafa pra criar o fluxo de ar com a entrada e a saída pela tampa. Vamos ver no que dá... :bigode:


Bolos Aniversariados

Aniversariei os 5 bolos destinados aos terrários. Todos eles tinham aspecto menos úmido do que o que estou acostumado a ver quando aniversario, devido a terem ficado o tempo que ficaram na geladeira. Contudo, como não estavam secos, não fiz dunk neles.
terrários com os 5 bolos.jpg --> eis a configuração atual dos cinco terrários, sob a luz automatizada.
argilas na assepcia.jpg --> como não tenho água oxigenada em casa, fiz antes a assepsia das argilas utilizadas nos terrários com uma solução de água sanitária, por cerca de 2 horas.

:!: E este é um fator a ser assinalado: pela primeira vez não estou utilizando nenhum produto que ajude ao combate de contaminantes dentro do terrário, na água ao fundo. Simplesmente é água corrente que tem no fundo dos terrários, mais nada. Costumava usar água oxigenada.

No mais, infelizmente, esqueci de tentar fazer meu primeiro roll nesses bolos...


In vitro Incidental

Bem, copo dito desde o começo, o sexto copo eu resolvi dedicar a um experimento da in vitro Tek:
in vitro 1 - antes de aniv.jpg --> pinos visíveis desde quando coloquei o bolo na geladeira. Não desenvolveram, nem morreram. Ficaram como estavam há 2 meses atrás.
in vitro 2 - aniversariado.jpg in vitro 3 - pins retirados.jpg --> aniversariei para fazer a retirada dos pins.
in vitro 4 - dunk.jpg --> foi pro dunk dentro do próprio copo, pra dar uma força na primeira onda de cogumelos.
in vitro 5 - laterais escurecidas.jpg --> terminado o dunk de pouco mais de 5 horas, coloquei papel contact preto pra escurecer as laterais do copo, a fim de evitar pinagem no meio do bolo. Passo a utilizar uma tampa de requeijão, que tem um furo no meio de respiro, pra tapar o copo.
in vitro 6 - na estante.jpg --> finalmente vou deixar meu in vitro pra crescer no meu quarto, em cima de uma das estantes.

Tenho no entanto algumas dúvidas práticas sobre esse in vitro. É preciso abrir pra ventilar? Tenho que ficar baforando água em cima como fazem nos terrários normais? É melhor eu usar a tampinha ou um plástico?
 
Fala Exporo..
Sempre experimentando nas pets!! ;) Blz..
Acompanhando e torcendo por seus micélios adormecidos acordar!!!
Faz tempo lei na técnica original Hippies invitro que acho que foi a link que envie pra vc noutro post.. o cara so abria cuando o frasco tinha muita condensação dentro e como detalhe deixava com a tampa pra abaixo o seja viradinho da Silva rssss...
Blz?
Gteach
edit.. duvida..
o que separa os bolos da argila e so papel aluminio?
outra..
Relendo o post no início vc aguardo 72 hs para inocular.. isso foi na falta de tempo o por algum outro motivo?
:cool::p
 
Última edição:
Tenho no entanto algumas dúvidas práticas sobre esse in vitro. É preciso abrir pra ventilar? Tenho que ficar baforando água em cima como fazem nos terrários normais? É melhor eu usar a tampinha ou um plástico?
Eu fiz um in vitro recentemente e fiquei bem satisfeita, só que foi com spawn, dá uma olhada lá no meu diário. De qualquer forma eu deixei bastante troca de ar e abanei algumas vezes ao dia. Borrifei bem pouco antes do surgimento dos frutos porque a vermiculita sempre estava bem úmida (sim, eu colocava a mão nela e pegava um grãozinho e apertava pra ver).
 
Outra forma de fazer invitro e aquele como se vc esquecio o frasco e os frutos començan a crescer todos apertados e molhados dentro. (Nao e bonito de ver) rssss.
Fican mais bonitos como @Malahov fiz..
Blz?
Gteach
 
Desculpa em repetir mais nao sei se ao editar alerta tb vc..
edit.. duvida..
o que separa os bolos da argila e so papel aluminio?
outra..
Relendo o post no início vc aguardo 72 hs para inocular.. isso foi na falta de tempo o por algum outro motivo?
 
Incubadora-geladeira? Poderia falar mais ?

Então, ela foi apresentada desde meu primeiro cultivo. :contente: Basicamente minha velha geladeira ficou inútil pra alimentos pouco antes de eu cultivar e pude adaptá-la.

Em cima coloquei um termostato com o sensor na parte debaixo. Na gaveta de legumes tem a lâmpada que esquenta, e um papel alumínio ajuda a que o calor se propague pela evicção do ar somente.

Fiz furos apenas pra fazer as travas que fecham a geladeira e por onde passa o fio do termostato até a tomada.

No link que passei deve ter mais algum detalhe. Apenas de lá, não uso mais sílica gel pra reduzir a umidade na incubadora, pois não precisa. :coffee:
 
Então, ela foi apresentada desde meu primeiro cultivo. :contente: Basicamente minha velha geladeira ficou inútil pra alimentos pouco antes de eu cultivar e pude adaptá-la.

Em cima coloquei um termostato com o sensor na parte debaixo. Na gaveta de legumes tem a lâmpada que esquenta, e um papel alumínio ajuda a que o calor se propague pela evicção do ar somente.

Fiz furos apenas pra fazer as travas que fecham a geladeira e por onde passa o fio do termostato até a tomada.

No link que passei deve ter mais algum detalhe. Apenas de lá, não uso mais sílica gel pra reduzir a umidade na incubadora, pois não precisa. :coffee:

Que ótimo, vou da uma olhada! Então aconteceu isso cmg, minha geladeira estragou a pouco tempo e agora quero dar uma utilidade pra ela, mas não sem nem por onde começar rsrs, como que é o clima por ai?
 
Back
Top