Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Esperança #2 - Seringa de MDK - 8º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Seguindo a mesma linha do Diário da Esperança #1, resolvi iniciar um cultivo utilizando uma seringa de MDK que fez 6 meses de vida hoje, a fim de testar a viabilidade de seus esporos devido ao tempo desde a confecção daquela.

Preparação do Substrato
No dia 17/03/2016, seguindo o Guia de Cultivo Ilustrado, fiz o substrato padrão da PF Tek com farinha de arroz integral, água e vermiculita (300 ml + 300 ml + 600 ml). Um detalhe é que descobri que meu moedor de café deixa o arroz literalmente como farinha, e fica ideal se deixar ele moer até o detector do próprio moedor parar a hélice de acordo com a grossura escolhida para o pó, e não eu no olhômetro. :!: Desta vez no entanto adiantei um dos passos e coloquei os copos nas panelas de pressão já com os alumínios colados com fita isolante, além dos dois tradicionais furos em cima para permitir a saída do vapor e não rasgar o alumínio. A inovação foi adaptada (pois não colei micropore antes de ir pra PP) de algumas postagens nos diários da nobre @Malahov, e funcionou muito bem, pois me adiantou um cado de trabalho na hora da inoculação. :) Como já tenho o nível de água das PP bem estabelecido, não tive problema de secar lá dentro antes de terminar a autoclavagem e com isso derreter as fitas isolantes.

O último copo a ser preenchido ficou com uma quantidade de substrato menor que o normal, então resolvi aproveitar a oportunidade pra tentar um in vitro na cara e na coragem - e aqui também um pouco mais de esperança nesse diário. :p

Pois bem, as panelas ficaram no banheiro dos cultivos por 72 horas até a inoculação, na data de hoje, 20/03/2016.

Inoculação dos Substratos
Há poucas horas atrás, preparei todo o banheiro. Para facilitar a visualização do procedimento, tirei foto de todos os materiais que utilizei na inoculação:
inoculação a.jpg inoculação b.jpg Na primeira foto, as panelas de pressão com os substratos esterilizados dentro, canela marcadora, vela para flambar a ponta da seringa, guardanapos, luvas de látex, máscara cirúrgica, um pano limpo para botar os copos em cima, a seringa ainda dentro do papel alumínio e também o espargidor com álcool 70%. Na segunda foto, os micropores usados primeiro pra selar os furos antes da inoculação, e depois para tapar os furos novamente após a inoculação.

Só faltou na primeira foto acima um pano descartável utilizado para esfregar a panela de pressão antes de abrir.

Bem, borrifei todo o ambiente do banheiro com álcool 70%, fui pro quarto do meu filho cantar canções pra ele dormir (duas sertanejas da década de 80 e uma do Legião kkkk) e depois tomar banho. Isso deu tempo suficiente pro álcool baixar quando voltei.

Fiz a inoculação. Antes da primeira, limpei a agulha da seringa com guardanapo com álcool 70% e depois flambei. Mas para as seguintes até o último copo utilizei apenas o fogo antes de cada nova inoculação.

Inoculei apenas em dois pontos cada copo, numa quantidade de cerca de 0,5 ml a 1 ml para cada furo, mas em média deu 1,25 ml para cada substrato. Com isso, da seringa que inicialmente tinha 18 ml de solução multi-esporos, sobraram ainda fartos 10 ml. :teo_ninja:

Por fim, acertei os bolsões de ar dos micropores, para reduzir os caminhos de possíveis contaminantes da fase de colonização e os nomeei:
copos inoculados a.jpg Copos com substratos inoculados. No canto superior da esquerda, o in vitro. Os seguintes estão numerados de MDK #1 a MDK #5...
copos inoculados b na geladeira.jpg ... e todos eles foram juntos para a geladeira-incubadora. :bigode:

Basicamente, é toda essa a informação até o momento.

Resolvi, no entanto, tirar umas fotos extras da minha primeira tentativa de in vitro semi-proposital:
invitro a de cima.jpg invitro b close.jpg In vitro MDK --> na foto da direita, o detalhe do substrato baixo, pouco acima do meio do copo.

Não posso deixar de comentar que, baseado em minhas experiências anteriores com os cultivos tirados deste carimbo de MDK ( e cultivos), que tá o capeta :devil: de sinistro, e também com o sucesso do Diário da Esperança #1 com seringas com mais de 6 meses, acho que vai dar muito certo. Inclusive, desta vez não super-inoculei os substratos. :ler:

No mais, agora é só aguardar a galera brotar. ;)

O Sexo dos Cogumelos
Um adendo. Eu viajo muito nisso :fumar:, mas pra mim faz sentido. Na minha interpretação, os micélios vivem 99% de suas vidas em sexo constante:
O poro de germinação, uma depressão circular em um dos finais do esporo, é o local de germinação de um micélio haplóide chamado de hifa primordial. Essa hifa continua a crescer, criar novos “galhos” e começa a virar uma rede micelial. Quando duas redes de hifas sexualmente complementares fazem contato, a parede celular que separa os dois sistemas hifais se dissolve e o material citoplasmático e genético são trocados. Erótico ou não, esse é o “sexo dos cogumelos”. Como consequência, todo micélio resultante é binucleado e dicariótico. Isso significa que cada célula e um conjunto completo de cromossomos. Com poucas exceções, somente o micélio “fecundado” (dicariótico) é fértil e capaz de produzir corpos de frutificação. Normalmente, o micélio dicariótico é rápido e mais vigoroso que o “não fecundado” (micélio monocariótico).

Ou seja, apenas no tempo entre o esporo eclodir até antes de encontrar outra hifa é que os micélios não estão transando :D, pois a partir de quando se juntam dois em um, até o momento da esporulação, não houve ainda o orgasmo do micélio, que é quando ele libera os esporos. :cool: Ou seja: até o micélio dicariótico morrer, é só curtição, e sem tirar de dentro! :brincalhao::LOL:

Então, primos e primas, vão lá se preparar pra fazer cogumelos! :contente:
 
Última edição:
Interesante como o micélio é sacana...uma seringa de 6 meses em 9 dias o micelio já estava bem forte, faz uma semana que incubei e nada kkkk
mas não entrei em panico ainda...só mais uma semana pra ter fé que ele vai vencer :D kkkkkk
Sei que já falaram, mas só pra constar...ficou mt show a foto do In vitro :fotos:
Paz e bom cultivo ;)
 
Terrários
De novidade, o Terrário 2 segue com os pinos crescendo: :feliz:
Terrário 2 pinagem e cogus novos 1.jpg Terrário 2 pinagem e cogus novos 2.jpg --> até que enfim alguém da galera dos terrários resolveu representar. :lol:

Um detalhe é que uma das pets apresentava um dos lados dela sem qualquer condensação, mas concertei acertando o encaixe, pois o lado que estava com muita folga era onde não estava condensando.

In Vitro
Sem mudanças.

Interesante como o micélio é sacana...uma seringa de 6 meses em 9 dias o micelio já estava bem forte, faz uma semana que incubei e nada kkkk
mas não entrei em panico ainda...só mais uma semana pra ter fé que ele vai vencer :D kkkkkk
Sei que já falaram, mas só pra constar...ficou mt show a foto do In vitro :fotos:
Paz e bom cultivo ;)

Valeu! Eu tô muito feliz com a tal foto do in vitro. :contente:

Mas então, minha colonização referente a este outro diário está com 8 dias de incubação e dos 5 copos apenas 2 apresentaram sinais de micélios, e mesmo assim ambos em apenas um dos pontos de inoculação - isso em boas condições de incubação. É um negócio meio de louco isso. :LOL: :coffee:
 
Última edição por um moderador:
Terrários
Só boa notícia pros três: o in vitro saiu na frente, mas eles não vão deixar de mostrar pro que vieram! :feliz:

2ª colheita: :eba:
terrário 2 - colheita 1.jpg terrário 2 - colheita 2.jpg terrário 2 - colheita 3.jpg --> talvez pela redução no frio que fazia por aqui, a frutificação do Terrário 2 me surpreendeu desde ontem! Anteontem estava da forma que postei na última vez, só uns pinozinhos e mais nada. De repente, ontem, estava com esse tanto de cogumelos pra rasgar o véu. Esqueci de colher e felizmente hoje a biomassa deles deu uma boa crescida maior ainda, o que pra mim compensa a eventual perda de potência de colher na hora que rasga o véu. :) A forma súbita como os cogumelos cresceram em 24 horas me faz começar a entender porque existe a lenda de que os cogumelos no pasto "nascem" no fim da madrugada e no começo da manhã já estão maduros.
colheita 1.jpg colheita 2- pesagem.jpg --> os cogumelos separados uns dos outros, com as vermiculitas retiradas de suas bases, o que faço seccionando as áreas impregnadas com uma faca. Acho mais prático que lavar os cogumelos. :bigode: E a pesagem de hoje: 40,6 gramas frescas! :fome:

Os cogumelos colhidos foram para o túnel de vento, pois já tenho dois chás prontos na geladeira.

Em relação aos outros dois terrários:
terrário A - pinagem.jpg terrário B - pinagem 2.jpg Terrários A e B --> os pinos surgiram ontem e parece que irão se desenvolver. :)


In Vitro
Tenho aberto ao longo do dia algumas vezes para ventilar e está pinando muito bem novamente:
In Vitro.jpg --> já faz cerca de 3-4 dias que vi os primeiros sinais dos pinos, e hoje eles passaram a se desenvolverem mais, além de começarem a surgir aos montes (na foto os menores se confundem com a vermiculita). :contente:

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Resumo do Cultivo até o Momento
Colheitas: 2
Total em cogumelos frescos: 61,6 gramas (21,0 + 40,6)
Total de ondas concluídas (flushes): 2 (Terrário #1 = 1 / Terrário A = 0 / Terrário B = 0 / In Vitro = 1)

 
Última edição:
Terrários
Bem profícua a frutificação dos dois terrários: :eba:
Terrário A 1.jpg Terrário A 2 - cogumelos.jpg Terrário A --> estranhei apenas o aspecto dos cogumelos. Parece que eles estão sem véu. Não sei se é genética ou contaminação. Alguém saberia dizer só pelas fotos? Bem, esqueci de sentir o olfato pra avaliar, mas acho que contaminação apenas no Terrário B...

Terrário B 1.jpg Terrário B 2 - cogumelos.jpg Terrário B --> tá excelente, mas o odor bem adocicado indica contaminação do micélio, mas os cogumelos parecem intactos. Há porém um detalhe:
Terrário B 3 - que isso.jpg O que é esse monte de bolinha branca pequenina? Duvido que seja uma superpopulação de nós hifais... Se alguém puder ajudar... :coffee:


Já o Terrário 2 está quieto na dele, no período entre flushes: :descalco:
Terrário 2 a.jpg Terrário 2 b.jpg --> destaque pro fato de que finalmente comecei a usar polyfill. Só coloquei neste terrário por enquanto porque vou trocar os filtros dos outros dois quando fizer as colheitas.

In Vitro
Está indo bem, com três ficando bem grandões e rapidamente:
In Vitro a.jpg In Vitro b.jpg In Vitro c.jpg --> amanhã já devem estar empurrando a tampa pra cima. :teo_ninja:
 
Terrários + In Vitro
3ª Colheita :eba:
Realmente, uma colheita que acho que deve constar entre meus records de peso fresco! :)
colheita 3 a - close 1.jpg colheita 3 b - close 2.jpg colheita 3 c - close 3.jpg --> alguns closes nos cogumelos antes de colhidos. :fotos:
Pesagem da Colheita 3.jpg --> pesagem de 94,2 gramas frescas! Foram pro túnel de vento, e deu trabalho pra botar tudo lá dentro. :LOL:


Os dois terrários sem furo de respiração foram os que tiveram cogumelos colhidos hoje. Conclusão: furo de respiro em garrafa pet é dispensável, que a tampa já faz todo trabalho de troca gasosa - mas é recomendável substituir a tampa por um tecido filtrante do ar. :bigode:

:teo_seta_direita: Neste momento destaco que foi uma colheita de cogumelos mantidos dentro de pets, sem qualquer manutenção diária, apenas com a iluminação automatizada, feitos no bolo padrão PF Tek, e mesmo assim vejam a colheita que tive. Mas digo isso não como qualquer forma de crítica a quem tem cuidados diários, Teks diferentes, tampouco terrários mais avançados e automatizados. Apenas quero :!: demostrar amigavelmente àqueles que pensam que bolos PF não produzem bem que está aí a prova em contrário, visto que bastava uma manutenção diária de abrir e ventilar que a colheita seria muito, mas muito maior, a satisfazer também a quem deseja uma grande produtividade - que não é o meu caso, de qualquer forma.

Acredito que o fator que mais influenciará na produtividade será a genética. A Tek usada é muito menos relevante do que uma seleção genética bem feita.​

Bem, por fim, finalmente coloquei o polfill em todos os terrários:
Terrários todos com polyfill.jpg --> e também não tem mais essa de bolo ter lado de cima, nem debaixo, nem lado. :) Botei os dois que colhi deitados mesmo na argila, um deles porque estava com uma grande pinagem embaixo, e o outro porque quis colocar pra cima o lado que ainda não frutificou.

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Totais do Cultivo até o Momento
Colheitas: 3
Peso em Cogumelos Frescos: 155,8 gramas (21,0 + 40,6 + 94,2)
Ondas concluídas (flushes): 5 (Terrário #1 = 1 / Terrário A = 1 / Terrário B = 1 / In Vitro = 2)
 
Última edição:
Bela colheita, quase 100g. :contente:
Acompanhando. :LOL:

Valeu! :D

Quando vi fiquei de cara! :eba:

É bom que como não me incomodo de deixar os cogumelos esporularem no bolo - mesmo que onde caia esporo não nasça mais cogumelos - de ontem (quando já dava pra colher sem arriscar esporular) pra hoje (em que eles por sorte ainda não tinham esporulado) o aumento da biomassa foi enorme. :coffee:
 
Muito bom esse cultivo irmão!!!:geek:
Simplicidade, praticidade, baixo custo e um belo flush para finalizar!!:)
Realmente este diário mostra o quanto podemos esperar de um PF-TEK mesmo estando em um mini ecossistema (terrário) tão simples quanto os de garrafa pet. Bom que serve de referência para quem está se iniciando nos cultivos para que possam ver que não existe mistério em dar vida aos meninos santos mesmo dispensando investimentos altos.
 
Rápida Atualização

O in vitro tá sem sinal de nada ainda.

Em relação aos terrários, resolvi colocar tudo no dunk ao mesmo tempo:
pro dunk.jpg --> não é recomendável um dunk a cada colheita, mas foi.

E também terminei a secagem da segunda colheita:
pesagem segunda colheita.jpg --> rendeu 3 gramas secas. (Foram 40 gramas frescas, o que deu um percentual de 7,5%).
 
Última edição:
Rápida Atualização
Em relação aos terrários, apenas um deles apareceu pino até o momento:
20160628_160821.jpg --> o primeiro pino da segunda onda do Terrário #2.

Quanto ao in vitro, não houve nenhum desenvolvimento então coloquei em imersão em água de novo:
20160628_160126.jpg --> no dunk até amanhã.

Terminei a secagem da última colheita:
20160628_155157.jpg --> total secos de 7,10 gramas (ou 7,53% do peso fresco original de 94,2 gramas, dando a mesma média que a outra secagem, o que indica um alto índice de umidade dos meus cogumelos neste cultivo).

E foram então armazenados:
20160628_155741.jpg --> nos ziplocks com o nome da strain, o peso seco e a data do fim da secagem, e daí...
20160628_155831.jpg ... para o pote com sílica gel. :)

:!:
O pote com os cogumelos secos é envolto em um pano preto e colocado dentro do armário, para reduzir a incidência de luz.
 
Última edição:
Terrários
Tá tudo pinando: :)
A.jpg Terrário A --> pinagem aparentemente mais abundante até o momento. Pinou em cima e embaixo.
B.jpg Terrário B --> também pinou em cima e embaixo.
2.jpg Terrário 2 --> pinou apenas embaixo, mas é o mais desenvolvido até o momento.


In Vitro

Retirei do dunk de 48 horas:
in vitro.jpg In Vitro --> tirei um pino antes de mergulhar, e agora que retirei vi outro.
 
Terrários
O in vitro segue sem novidades, já os terrários...

4ª Colheita :eba:
Quem saiu na frente novamente foi o Terrário #2:
Terrário 2 - pré-colheita 1.jpg Terrário 2 - pré-colheita 2.jpg --> dois ângulos diferentes antes da colheita.
Pesagem colheita.jpg --> pesagem de hoje: 31,0 gramas frescas.
Terrário 2 - pós colheita.jpg --> e após a colheita verifiquei que lado "debaixo" estava com grande pinagem, então inverti pra ajudar os novos pinos a crescerem.

Por fim, os outros dois terrários estão para entrarem na fase final das ondas atuais:
Terrários A e B.jpg --> creio que amanhã ou depois, no máximo depois de depois, já terei a colheita. :)


----------------------------------------------------------------------------------------------------
Totais do Cultivo até o Momento
Colheitas: 4
Peso em Cogumelos Frescos: 186,8 gramas (21,0 + 40,6 + 94,2 + 31)
Ondas concluídas (flushes): 6 (Terrário #2 = 2 / Terrário A = 1 / Terrário B = 1 / In Vitro = 2)
 
Última edição:
Rápida Atualização

Nada no in vitro de novidade ainda.

Mas vejam como ficaram os dois terrários em apenas dois dias:
Terrário A pré-colheita.jpg Terrário B pré-colheita.jpg Terrários A e B --> deixei crescer bem e esporular à vontade, visando o ganho de biomassa nessa fase final.

E daí veio a...

5ª Colheita :eba:
Pesagem da quinta colheita.jpg --> com um rendimento de 59,5 gramas frescas! :fome:

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Totais do Cultivo até o Momento
Colheitas: 5
Peso em Cogumelos Frescos: 246,3 gramas (21,0 + 40,6 + 94,2 + 31 + 59,5)
Ondas concluídas (flushes): 8 (Terrário #2 = 2 / Terrário A = 2 / Terrário B = 2 / In Vitro = 2)​
 
Rápida Atualização
Sem grandes novidades, só espero que em alguns dias os pinos do in vitro desenvolvam finalmente a terceira onda.

De resto, terminei a secagem da 4ª colheita, que rendeu então 2,18 gramas secas, equivalente a 7,08% do peso fresco. Novamente, um indicador de que meus cogumelos estão com índice relativamente alto de umidade, o que agora deve me ajudar a estimar melhor os efeitos do próximo chá fresco, os quais andavam de fato menos potentes do que eu esperava.
 
Última edição:
Rápida Atualização
Dois dos terrários contaminaram, o que só deixa mais um sobrando:
Contaminações - Terrários 2 e B.jpg --> Terrários 2 e B deram esta contaminação verde que gera um micélio aparentemente endurecido branco sobre o micélio do cubensis.

Foram pro lixo e com isto restam apenas mais dois bolos deste cultivo: o in vitro e o do Terrário 1. :) Todos os outdoors que tentei não deram em nada ainda.

Por fim, terminei a secagem da 5ª colheita, que renderam 4,68 gramas secas, equivalente a 7,68% do peso fresco, sendo mais uma confirmação de que meus cogumelos estão com bastante umidade neste cultivo. :bigode:
 
Rápida Atualização - Prólogo do Fim
E então o último terrário também contaminou! :alien:

A contaminação foi a mesma que a dos outros dois terrários e o destino foi o lixo.

Bem, qual foi a razão dessa súbita contaminação dos 3 terrários? É que fiz a colheita e expus os terrários ao ambiente que, devido a umas obras em casa, estava muito sujo. Daí, foi batata a contaminação. Apesar do micélio saber se defender quando colonizou o substrato, parece que tem um limite menor do que suposto... :bigode: Talvez se tivesse trocado a água oxigenada, no entanto, não tivesse isso ocorrido.

E pra finalizar só me resta o in vitro, que tem pequenos sinais de pinos, os quais espero que se desenvolvam em pelo menos mais um flush. :)
 
In vitro
6ª Colheita :eba:

Eis que este cultivo me rende mais uma pequena colheita:
in vitro hoje.jpg --> eis o cogumelo abrindo caminho tampa afora! :teo_ninja:
colheita do in vitro.jpg --> e a pesagem deu 8,1 gramas frescas! Foi pro túnel de vento.

Acho que não deve render mais nada. Tem a possibilidade de uma contaminação. Mesmo assim vou observar se o pino que ainda tem se desenvolve. Por enquanto só restou um aborto. Devo tentar um dunk se não confirmar a contaminação.

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Totais do Cultivo
Colheitas:
6
Peso em Cogumelos Frescos: 254,4 gramas (21,0 + 40,6 + 94,2 + 31 + 59,5 + 8,1)
Ondas concluídas (flushes): 9 (Terrário #2 = 2 / Terrário A = 2 / Terrário B = 2 / In Vitro = 3)
 
O Fim

Bem, terminei a secagem do último cogumelo colhido referente a este diário:
ultima secagem.png --> peso seco de 0,73 gramas = 9,6% do peso fresco.

Em relação ao copo, teve um aborto que já parecia um cogumelo jovem, e há alguma coisa cinza que não consigo determinar se é micélio de contaminante ou o que... Daí então resolvi dar termo ao in vitro, finalizando de vez este cultivo. Devo enterrar o bolo no quintal. :)

Edit: o pino abortado pesava pouco mais de 0,440 gramas frescas, então eu cortei ao meio e dividi com minha esposa, numa microdose eventual pra gente agora no começo da noite.​

--------------------------------------------------​

E a todos que me acompanharam...
 
Última edição:
Back
Top