Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Esperança #2 - Seringa de MDK - 8º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Seguindo a mesma linha do Diário da Esperança #1, resolvi iniciar um cultivo utilizando uma seringa de MDK que fez 6 meses de vida hoje, a fim de testar a viabilidade de seus esporos devido ao tempo desde a confecção daquela.

Preparação do Substrato
No dia 17/03/2016, seguindo o Guia de Cultivo Ilustrado, fiz o substrato padrão da PF Tek com farinha de arroz integral, água e vermiculita (300 ml + 300 ml + 600 ml). Um detalhe é que descobri que meu moedor de café deixa o arroz literalmente como farinha, e fica ideal se deixar ele moer até o detector do próprio moedor parar a hélice de acordo com a grossura escolhida para o pó, e não eu no olhômetro. :!: Desta vez no entanto adiantei um dos passos e coloquei os copos nas panelas de pressão já com os alumínios colados com fita isolante, além dos dois tradicionais furos em cima para permitir a saída do vapor e não rasgar o alumínio. A inovação foi adaptada (pois não colei micropore antes de ir pra PP) de algumas postagens nos diários da nobre @Malahov, e funcionou muito bem, pois me adiantou um cado de trabalho na hora da inoculação. :) Como já tenho o nível de água das PP bem estabelecido, não tive problema de secar lá dentro antes de terminar a autoclavagem e com isso derreter as fitas isolantes.

O último copo a ser preenchido ficou com uma quantidade de substrato menor que o normal, então resolvi aproveitar a oportunidade pra tentar um in vitro na cara e na coragem - e aqui também um pouco mais de esperança nesse diário. :p

Pois bem, as panelas ficaram no banheiro dos cultivos por 72 horas até a inoculação, na data de hoje, 20/03/2016.

Inoculação dos Substratos
Há poucas horas atrás, preparei todo o banheiro. Para facilitar a visualização do procedimento, tirei foto de todos os materiais que utilizei na inoculação:
inoculação a.jpg inoculação b.jpg Na primeira foto, as panelas de pressão com os substratos esterilizados dentro, canela marcadora, vela para flambar a ponta da seringa, guardanapos, luvas de látex, máscara cirúrgica, um pano limpo para botar os copos em cima, a seringa ainda dentro do papel alumínio e também o espargidor com álcool 70%. Na segunda foto, os micropores usados primeiro pra selar os furos antes da inoculação, e depois para tapar os furos novamente após a inoculação.

Só faltou na primeira foto acima um pano descartável utilizado para esfregar a panela de pressão antes de abrir.

Bem, borrifei todo o ambiente do banheiro com álcool 70%, fui pro quarto do meu filho cantar canções pra ele dormir (duas sertanejas da década de 80 e uma do Legião kkkk) e depois tomar banho. Isso deu tempo suficiente pro álcool baixar quando voltei.

Fiz a inoculação. Antes da primeira, limpei a agulha da seringa com guardanapo com álcool 70% e depois flambei. Mas para as seguintes até o último copo utilizei apenas o fogo antes de cada nova inoculação.

Inoculei apenas em dois pontos cada copo, numa quantidade de cerca de 0,5 ml a 1 ml para cada furo, mas em média deu 1,25 ml para cada substrato. Com isso, da seringa que inicialmente tinha 18 ml de solução multi-esporos, sobraram ainda fartos 10 ml. :teo_ninja:

Por fim, acertei os bolsões de ar dos micropores, para reduzir os caminhos de possíveis contaminantes da fase de colonização e os nomeei:
copos inoculados a.jpg Copos com substratos inoculados. No canto superior da esquerda, o in vitro. Os seguintes estão numerados de MDK #1 a MDK #5...
copos inoculados b na geladeira.jpg ... e todos eles foram juntos para a geladeira-incubadora. :bigode:

Basicamente, é toda essa a informação até o momento.

Resolvi, no entanto, tirar umas fotos extras da minha primeira tentativa de in vitro semi-proposital:
invitro a de cima.jpg invitro b close.jpg In vitro MDK --> na foto da direita, o detalhe do substrato baixo, pouco acima do meio do copo.

Não posso deixar de comentar que, baseado em minhas experiências anteriores com os cultivos tirados deste carimbo de MDK ( e cultivos), que tá o capeta :devil: de sinistro, e também com o sucesso do Diário da Esperança #1 com seringas com mais de 6 meses, acho que vai dar muito certo. Inclusive, desta vez não super-inoculei os substratos. :ler:

No mais, agora é só aguardar a galera brotar. ;)

O Sexo dos Cogumelos
Um adendo. Eu viajo muito nisso :fumar:, mas pra mim faz sentido. Na minha interpretação, os micélios vivem 99% de suas vidas em sexo constante:
O poro de germinação, uma depressão circular em um dos finais do esporo, é o local de germinação de um micélio haplóide chamado de hifa primordial. Essa hifa continua a crescer, criar novos “galhos” e começa a virar uma rede micelial. Quando duas redes de hifas sexualmente complementares fazem contato, a parede celular que separa os dois sistemas hifais se dissolve e o material citoplasmático e genético são trocados. Erótico ou não, esse é o “sexo dos cogumelos”. Como consequência, todo micélio resultante é binucleado e dicariótico. Isso significa que cada célula e um conjunto completo de cromossomos. Com poucas exceções, somente o micélio “fecundado” (dicariótico) é fértil e capaz de produzir corpos de frutificação. Normalmente, o micélio dicariótico é rápido e mais vigoroso que o “não fecundado” (micélio monocariótico).

Ou seja, apenas no tempo entre o esporo eclodir até antes de encontrar outra hifa é que os micélios não estão transando :D, pois a partir de quando se juntam dois em um, até o momento da esporulação, não houve ainda o orgasmo do micélio, que é quando ele libera os esporos. :cool: Ou seja: até o micélio dicariótico morrer, é só curtição, e sem tirar de dentro! :brincalhao::LOL:

Então, primos e primas, vão lá se preparar pra fazer cogumelos! :contente:
 
Última edição:
@ExPoro Saberia me dizer se consome muita energia esse modelo de aquecimento com lampada ?
 
@ExPoro Saberia me dizer se consome muita energia esse modelo de aquecimento com lampada ?

Consome o custo da lâmpada só. Eu uso de 60 Watts.

Considero um dos custos mais baixos possíveis, pois apenas a resistência da luz aquece a geladeira.

Um lado bom da geladeira é que ela ainda ajuda a conservar o calor no frio, e quando está quente ajuda a não aquecer tanto dentro, pois o material dela é todo feito para perda de calor interno.

Nos dois primeiros cultivos, fiz gráficos do ciclo de aquecimento/resfriamento da geladeira, para poder melhor controlar esse parâmetro:

gr%C3%A1fico-11-png.82266


No caso, a média de tempo do dia dessa medição que a lâmpada ficava ligada era de cerca de 40 minutos, num ciclo total de quase 3 horas para o retorno da temperatura que ligava o termostato.
 
Andamento dos Terrários
Os terrários estão indo bem:

terrários com 2 dias.jpg --> foto em close dos terrários.

Umidade. As paredes estão bem umedecidas, o que indica a alta umidade para a pinagem. No caso de pets, a condensação em excesso é representada por gotas mais grossas dominando toda a parede das garrafas. Quando fica como na foto, está tudo certo.

:teo_seta_direita: Para comparação de uma condensação que seria excessiva, vide esta foto do cultivo anterior.
Troca de ar. Também parei pra verificar se os micélios nesses dois dias começaram a ficar aéreos, o que seria indicador de que a troca de ar não está sendo boa. Felizmente, nenhuma hifa sequer está em busca de ar, e pode-se ver na foto os micélios lisinhos na superfície, sem algodoamento.

:teo_seta_direita: Para comparação de uma troca de ar ineficiente, vide esta outra foto do cultivo anterior. Observem que nela foto se vê (1) tanto o micélio aéreo dentro do terrário, quanto (2) que a condensação fica toda irregular com áreas totalmente secas na garrafa quando há problemas na troca de ar, no caso da foto, de insuficiência.​

Iluminação. Está funcionando perfeitamente com o timer. São 12/12 horas ligado/desligado.

Temperatura. Estou sem controle deste parâmetro, nem média tenho. Desde o terceiro cultivo não meço temperatura, até porque durante a fase de frutificação eu não tento regulá-la, nem pra esfriar, nem pra esquentar. Conto com o clima que estiver fazendo durante essa etapa.


In Vitro
Não tirei foto porque não mudou nada. Tenho aberto a tampa e ventilado 3 vezes ao dia. Não inverti o copo. Não tenho espargido água, pelo menos por enquanto - tenho que comprar um espargidor só pra água, aliás. Enfim, não sei no que vai dar... :LOL: No entanto, está me dando mais segurança pra partir pra in vitros maiores, nuns potes que tenho reservado desde o ano passado.
 
Última edição:
Aula do que se deve fazer se vc vai de :)garrafa Pet.. Excelentes observaçãoes.. :)
Gteach :cool:
 
Terrários
Com apenas 4 dias desde o aniversário dos bolos e sem sinais de pinos, os cinco terrários seguem tranquilos:
terrários.jpg --> Apenas o da esquerda abaixo possui um ou duas gotas amarelas (?) nele desde ontem. Não acho que seja gotejamento da garrafa.

Em relação aos terrários que não possuem furos, como podem ver, a troca de ar e a umidade não ficaram prejudicadas, estão como os terrários que possuem furos embaixo, com uma diferença:
diferença com e sem furo 1.jpg diferença com e sem furo 2.jpg --> o terrário da esquerda possui furos embaixo, o da direita não. Observem como onde tem o furo não há condensação ao redor. Esta a única diferença observada até agora.

In Vitro
Sem alterações.
 
Última edição:
Terrários
Desde ontem comecei a notar um leve algodoamento dos micélios, o que me deixou meio preocupado, pois achei que a questão da troca de ar nos terrários tinha sido resolvida desde o último cultivo. Ao menos não estou mais com problemas de umidade.

Uma das questões que me fazem não ficar abrindo as garrafas pet várias vezes ao dia é a trabalheira que dá pra encaixar as partes de cima e de baixo de cada garrafa, e o fato de que a pet dispensa isso pra funcionar bem. Então realmente não consigo entender que parâmetro que neste cultivo começou a causar o micélio aéreo, pois não mudei nada desde o último - exceto que parei de usar água oxigenada no fundo dos terrários, que substituí por água. Será que o oxigênio liberado pela água oxigenada seria tão relevante assim?

Bem, decidi então submergir os bolos em água por 6 horas, já que também na hora do aniversário eles não estavam tão úmidos como de costume - por terem ficado quase 2 meses guardados na geladeira desde a consolidação da colonização.

Seguem as fotos:
bolo A.jpg Bolo B.jpg Bolo 1.jpg Bolo 2.jpg --> Em ordem, os bolos dos Terrários A, B, 1 e 2. Nada demais em relação a eles, exceto o leve algodoamento em alguns.
Bolo 3a.jpg Bolo 3b.jpg --> O bolo do Terrário 3 é o único que está estranho, com essas gotas amarelas que parecem suar do próprio bolo e algumas outras colorações. Algum de vocês reconhece isso como uma contaminação?


In Vitro

O fato de ter esquecido de abrir a tampinha do copo e ventilar por apenas um dia foi o suficiente pra algodoar o micélio.

Pra minha surpresa, ao abrir o copo hoje pra tirar foto do micélio aéreo em cima, também flagrei dois pequenos pins no bolo, os quais parece que crescerão no vão da parede do copo:
In vitro com micélio aérelo e dois pins.jpg --> os pinos estão, na posição dos ponteiros do relógio, às 8 h e às 5 h.
 
A mim parece um pouco de excreção micelial. Pode indicar a presença de bactérias no substrato, mas não é algo preocupante.

Interessante, primeira vez que vejo algo assim. Parece excreção micelial mesmo, mas sem a parede do copo forma gota. Valeu. :)
 
Terrários
Terminei o dunk de 24 horas dos cinco bolos, e coloquei 4 deles de volta. Um terrário, no entanto, aquele que estava com o bolo com excremento micelial, de ontem pra hoje tornou visível seus múltiplos contaminantes presentes:
terrário contaminado 1.jpg terrário contaminado 2.jpg --> essas duas contaminações (o cobweb e o mofo amarelado) ficaram extremamente visíveis de ontem pra hoje.

O fato de que com a retirada do micélio essas contaminações prosperaram de vez me faz pensar no quão efetivo é o próprio micélio no combate a contaminações e competidores. :bigode:

Bem, joguei fora toda essa argila expandida e botei o terrário pra esterilização com água sanitária bem concentrada.

Em relação ao bolo, foi pra tentativa outdoor:
bolo 5 enterrado.jpg --> debaixo de uma bananeira, espero que seja meu primeiro outdoor acidental a frutificar.

Teste da influência da água oxigenada na troca de ar. Coloquei 2 terrários com água oxigenada 10% (terrários A e 1), e outros 2 apenas com água no fundo (terrários B e 2), pra testar a diferença que possa dar no micélio ficar aéreo ou não.

In Vitro

Pra minha surpresa, fui abrir pra ventilar o in vitro hoje e veja com o que me deparo:
in vitro pinagem.jpg --> uma festa de pins. :contente:
 
Terrários
Sem novidades depois de 24 horas do dunk:
terrários pet configuração.jpg --> ainda? sem sinais de micélio aéreo em nenhum dos bolos e a umidade parece estar OK.

In Vitro
A razão de postar hoje: :)
in vitro - pins maiores hoje.jpg --> primeiro, os pins estão desenvolvendo! :contente:

Segundo, um experimento que fiz, :bigode: girei o copo 180° de forma que a luz do céu da manhã que entrava pela janela batesse exatamente do outro lado onde não tinham pins, pois todos os pinos nasceram justamente no local de maior exposição à luz. O resultado:
in vitro - pin que surgiu com 2 horas de luz indireta do sol.jpg --> Edit: eis que este nó hifal, no centro do círculo vermelho, surge em menos de duas horas! :eba: :teo_ninja: :fotos: era um nó hifal que resultou num minúsculo pin que abortou. No entanto, já existia desde a postagem anterior, então não houve nenhuma influência da rotação do copo na pinagem. :lol:
 
Última edição:
exporo eai
tem aquela de fazer furos em cima e embaixo, para que o oxigênio entre por cima e empurre o carbônico pelos furos embaixo , já que este é mais pesado.
as vezes só tirando a tampa da garrafa e cobrir com fita microporosa resolva, as vezes precisa de furos nas laterais superiores.. vai q.
 
Última edição:
In Vitro
Muito irado! Os cogumelos já estão empurrando a tampinha:
in vitro perfil.jpg in vitro cima.jpg --> Muito boa frutificação neste in vitro.

Agora, não tem como não reparar na influência que a troca de gases deve estar tendo neste in vitro. Bastou um dia sem abrir a tampa para o micélio apresentar algodoamento, antes da pinagem. Contudo, ao contrário das pets, as quais não abro pra ventilar, este copo está com um ótimo flush. Com certeza o maior parâmetro pra pinagem aqui é eu tirar a tampa pra ventilar, uma vez que a umidade está sendo adequadamente conservada devido ao micélio estar dentro do copo e isolado pela camada de vermiculita. Com isto, passo a considerar a melhora da troca de gases das pets como parâmetro prioritário a ser acertado.

Terrários
Tudo igual: alta umidade sem sinais de micélio aéreo, tampouco de pinagem. :coffee:
 
Terrários
Hoje de manhã vi o micélio de um dos terrários começar a ficar aéreo então resolvi acertar as tampas deles:
filtros de máscara cirúrgica na tampa das garrafas.jpg --> peguei os filtros que usam em máscaras cirúrgicas, aquelas duas camadas mais porosas, e prendi com elástico na boca das tampas.

Como resultado, houve uma redução relativamente alta da condensação nas paredes, o que pode indicar que a troca esteja excessiva que prejudique a umidade, hipótese a ser confirmado pela coloração dos bolos nos próximos dias. Caso confirme, taparei uma metade da boca com micropore, sobre os filtros que já estão colocados. :bigode:

Apenas duas observações em relação aos bolos:
Terrário 2 - pin.jpg --> um pin no Terrário 2.
Terrário 1 - possível contaminação.jpg --> possível contaminação no Terrário 1. Além do aspecto visual, um cheiro estranho relativamente forte, mas doce, então ainda não confirmei.



In Vitro
E hoje acordei tava assim:
in vitro qd acordei.jpg --> a tampinha quase desencostando. :)

Parei pra me indagar se seria interessante usar uma proteção sobre o terrário, já que a tampa não serve pra mais nada. No entanto, observei que entre o micélio e o copo de vidro há um pequeno espaço que pode dar razão a uma perda de umidade desnecessária. Como estou mesmo abrindo pra ventilar o in vitro sempre, não vi problema então de colocar uma parte debaixo de uma pet de 2 litros como capa protetora dos cogumelos:
in vitro com proteção pet.jpg --> bem visíveis e protegidos.

Por fim, consegui umas fotos, nas quais duas sinto que tenham condição de irem pro CMF deste mês:
:fotogenico:--> CMF1.jpg CMF2.jpg
 
Terrários
Hoje confirmei que era contaminação no Terrário 1, pela minha experiência, do contaminante que por hora chamo de "parece glacê":
contaminação - foto 1.jpg contaminação - foto 2.jpg --> razão do nome: o micélio como conhecemos fica alterado, com uma camada superficial que me lembra glacê. Um outro aspecto desta contaminação é o forte odor adocicado, excessivamente adocidado.
contaminação - outdoor.jpg --> e foi pra
outdoor o bolo do Terrário 1.

No entanto, vi que outro bolo também apresenta esta contaminação, mais pelo aspecto olfativo:
terrário B sem mais aeramento.jpg --> Terrário B, cujo bolo usei como referência para analisar a troca de gases. Felizmente o aeramento cessou.

Por fim, o Terrário 2 segue aumentando as promessas de ser o primeiro a produzir nos terrários:
terárrio 2 pinagem.jpg --> muitos pinos confirmados, outros tantos a caminho. :)


In Vitro
Primeira colheita: :eba:
in vitro frutificação 1.jpg in vitro frutificação 2.jpg in vitro frutificação 3.jpg in vitro frutificação 4.jpg in vitro frutificação 5.jpg in vitro frutificação 6.jpg
--> colheita de hoje.
in vitro colheita 1 pesagem.jpg --> total de 21 gramas frescas, que foram imediatamente pra água fervendo. :fome:
in vitro dunk 1.jpg in vitro dunk 2.jpg --> e então um
dunk, no qual pretendo deixar de 6 a 24 horas.

Quem diria que o experimental in vitro seria o que mais daria certo até agora... :LOL:
 
Última edição:
Show esse in vitro
Valeu, @octrim! :)

In Vitro
Retirei do dunk de quase 24 horas:
in vitro tirando do dunk 1.jpg --> dá pra ver na foto a quantidade de água do copo que foi absorvida pelo micélio: o volume ausente até a borda do copo. :bigode:
in vitro tirando do dunk 2.jpg --> na colheita toda a camada de vermiculita veio junto, então joguei vermiculita em cima, sem esteriliza-la previamente em casa - apesar de que a vermiculita da marca Dim já vem esterilizada de fábrica.
in vitro tirando do dunk 3.jpg --> finalmente, coloquei de volta na estante no meu quarto, novamente com a tampinha, que abro pra ventilar.
 
Back
Top