Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário coletivo dos cultivos do Morta!

Diário de cultivo completo.
Status
Não está aberto para novas respostas.
isso ae, o povo vê eu falanddo falando falando, mas foto q é bom eu NUNCA coloco! eheheh chegou a hora!
Metodo: 4 potes (menores PF BASICO+cremogema by psilo)- 50%vermiculita 25%farinha de arroz integral torrada 25% agua + adição de 3 colheres (15 g) de cremogema à mistura final DEPOIS de adicionar a agua.(medida usada d ebase, copo de 300 ml entao 300+150+150+15 = aprox 600 g de substrato para 4 potes de 225 g)(data da inoculaçao=22/06)
POTÃO mistura 50% milho+ 25% arroz integral JAPONÊS+25% arroz integral SEM CASCA + 15 gramas de pÒ DE CASCA DE OVO SEM PELE (18/07)
potão tampa verde: mesma mistura acima + selo de vermiculita acima e abaixo do pote, somente para testes.
POTAO COM TAMPA DE ALUMINIO: PF TEST BY MORTA - 50% pinnus podre 25% vermiculita 25% CREMOGEMA BY PSILO(25/07)
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: 1 Print obtido de um amigo aqui do fórum.

bem tá ae:
explico no proximo post as fotos!
100_1487.jpg100_1488.jpg100_1489.jpg100_1490.jpg100_1491.jpg100_1492.jpg100_1493.jpg100_1494.jpg100_1495.jpg100_1496.jpg100_1497.jpg100_1498.jpg100_1499.jpg100_1500.jpg100_1501.jpg
 
Apenas atente-se para o aumento de temperatura que estamos tendo na região sudeste esses dias. os meus pins aqui nunca se desenvolveram bem em altas températuras, ontem mesmo que fez calor pra cacete todos os pins da trufa pararam de crescer e abriram o chapéu precocemente.

Quando a temperatura passa dos 29 celcius eles tendem a crescer deformados, pequenos e abrem o chapéu rápido.

Se não tiver um ar condicionado como o colega Mauricio (que eh o meu caso tbem hehe) coloque gelo dentro do terrário. Funciona bem, pelo menos aqui sempre deu certo. Atente-se pois o derretimento do gelo aumentará o nivel da água do terrário, que deverá ser drenada constantemente.

Parabens, tá muito lindo seu cultivo! :pos:

Uma foto de pins nascidos em alto calor :
milho frutificando 001.jpgmilho frutificando 002.jpg
 
oi! bom dia( boa tarde neh)

bnao consegui abaixar a temperatura eficientemente, se nao conseguir manter os 27 graus no minimo vou dar uma limpada nos meus aparatos(camara frigorifica) da antiga criaçao de amanitas e vou montar o terrario lah dentro.
o problema eh q a temperatura eh fixa 10 graus dentro, vou ter q compensar com um aquecedor da mesma maneira q eu vinha fazendo no frio. vam ver o que eu faço com gelo e tudo a temp nao baixa dos 28. os cogus parecem estar soltando o véu jah tanto os grandes como os pequenos, mas o chapeu está seguindo o diametro do talinho, ,nao está maior que ele . ....
 
eu resolvi o problema da temperatura com placas de gelo reutilizavel, 2 por dia deu conta do recado!
hey morta , que eles venham com fome de vida, crescammm filhos venham ao mundo com toda sua nobreza do reino :)
ppppiiiiiiiiiinsnsnnsnsnsnnsnns
sucesso :luz: :luz: :pos: :pos:
 
1o flush colhido, dois cogus foram direto pra printagem os restantes irao ser consumidos ainda frescos :)
ainda tem 3 cogus no bolo que eu achei pequenos demais pra colher, vou deixar pra amanha a noite.
 
bom o status do cultivo é o seguinte :

POTAO primeirro flush colhido - aprox 28 g de cogumelos. 18 cogus no rimeiro flush somente dos casings. azulou bastante, porém nao conservei nenhum. comi todos :) apenas 1 print retirado do casing mais bonito. (esse nao melou!)

POTAO DE TAMPA DE ALUMINIO(500 g) ( pf modificado, feito com pó de miolo de pinnus + vermi+ cremogema+ farinah de arroz) - colonizando ainda, quase 90 % jah.

4 potes PF (250 g)= 1 pote jah deu seu primeiro flush, foram 8 cogus ENORMES, grossos e sadios, porem os 4 que eu separei desse bolo para printar " derreteram". o segundo bolo iniciou seu primeiro flush, esse bolo eu fiz uma camada ao redor dele com vermiculita/pó de coco 50/50 . ele parece ter MUITO mais pins do que o outro bolo que eu nao cobri com nada a lateral. planejo secar todos os cogus desse flush. tenho ainda 4 cogumelos do primeiro flush do primeiro bolo.

potao da tampa verde , com substrato de milho+quirera+arroz jaonês com selo de vermiculita emcima e embaixo: cerca de 90% colonizado, jah apresenta forte rizomorfismo e acho q só nao está 100% ainda porquê eh muito grande. planejo dá-lo de presente na terça feira :)

o terrario teve uma quedda BRUSCA na umidade, ,por motivos que eu nao entendi ainda. simplesmente secou . minah medida foi desligar o far frio durante 1 hora, deixando o ar qquente e umido subir a temperatura até 29 graus, depois eu fechei um pouco o ar quente e deixei o frio aberto por 30 minutos, foi o suficiente para a umidade voltar ao vidro, nao houveram danos aos bolos nem ao casing pois tomei medidas em pouco tempo. se eu tivesse ido viajar nesse fds provavelmente teria ficado por tempo demais seco o terrario.(Ê SORTE) a fase de pinagem parece ser o momento CRUCIAL do cultivo. se falta umidade parece q eles simplesmente BRECAM.
 
Parabens, ve se consegue uma máquina amigão, tah todo mundo loko pra ver esses cogus.

Como assim derreteram??
 
ué deixei eles printando bonitinhos e quando voltei tinha só uma meleca aguada em cima dos aluminios. eles quase dderreteram totalmente. as agulhas estavam deitadas cada um dentro de um copo com 1 aluminio diferente. hoje consegui tirar com sucesso 1 print, ,usando a mesma tecnica mas mantendo a porta do guardaroupa aberta.
acho q ficou abafado lah dentro e elederreteu :) ou eu mesmo comi eles durante a triipp e nao lembro :) pode ser viu :)
 
Eu acho que a meleca aguada era o carimbo e o chapéu você deve te comido :D O único chapeu que eu conheço que derrete assim é do Coprinus :D
 
Fala Mortandelo

Os cogumelos estão vindo muito úmidos do terrário, isso não é problema.

Quando for tirar o carimbo não deixe tão abafado.

Limpe uma bandeja, arrume os carimbos na bandeja.

Cubra com uma folha de papel alumínio, para não cair poeira, mas não vede.

Deixe dentro do seu quarto (durante a noite), quando o ar condicionado estiver ligado.

Ajuda a secar o cogumelo enquanto ocorre a esporulação sobre o papel.
 
Muito bom Morta! Agora é só usar aquela camera frigorifica e cultivar pan cyan!
Sorte :pos:

Segundo esse antigo livro de micologia esse é o melhor modo de fazer-se carimbos. Repare o quanto EVOLUIMOS :D
modo de confeccao de esporo20-08-06.JPGlivro licoes de micologia20-8-6.JPG
 
Última edição por um moderador:
é mortandelo, arruma umas fotos ae! :D
viridis, mto massa esse livro eim... arrumou onde isso? :)
 
fala seu mortandela

sussegado brother??

segundo flush certo?

arruma umas fotos ae mano

tamos impolgados pra ver essa faze

oq voce fez com os bolos nesse segundo flush? dunk? injeto agua?

estamos de olho galera (a policia tambem heuiehuie) :D

sacanagem

good vibes all :pos:
 
nao fiz nada! acredito que o terrario esteja MUITO BOM mesmo, pois nao houve separaçao entre o primeiro e o segundo flush. o bolo simplesmente nao parou de produzir. agora o primeiro bolo soltou por baixo 4 cogumelos, BEM grossos. ele parece nao ter sentido NADA deu ter arrancado os cogumelos que estavam em cima dele. ele tampou os buracos muito rapidamente e jah continua sua produçaio. tempo entre o final do primeiro flush (por assim dizer) foi de 24 horas somente. tanto nos casing quanto nos bolos. o bolo que eu aniversariei por ultimo está com um pouquinho de pins. uns 40 ou 50 +- :D
eu cobri 50% da area do bolo com a mistura vermi+pó de côco. nessa area coberta, o obolo colonizou totalmente e soltou duzias de pins. como sei que pin nao eh garantia de cogumelos, tou bem realista e acredito num primeiro flush entre 10 -15 cogus . :) TAH QUASE NA HORA! eu vou abrir o potao feito com pó de madeira em breve. mais 72 horas e acho q está bom. tah QUAAAASE 100%
espero colher MUITOS cogumelos desse pote. o micleio está macisso!
 
up-date geral.
fotos do primeiro flush, fotos do segundo flush, fotos do primeiro flush do SEGUNDO bolo fotos do segundo flush do PRIMEIRO bolo.
hoje saiu um cogumelo GIGANTE aqui. estou amedrontado acredito que ele vá consumir todas as forças dopobre bolo. eh MUITO dispropporcional o tamanho dele para os outros cogus do terrario. algo como 10 vezes maior :)

bom, tem fotos em PÈSSIMA resoluyçao, , foram tiradas pela minah mae, quando eu nao estava vendo, com a webcam q eu re-vivi. abrçs
1fb1+c1PESA-2.jpg1fb1+c1PESA-1.jpg1fb1PESA-1.jpg1fb2PESA-1.jpg1fb2PESA-2.jpg1fb2PESA-3.jpg2fb1-2PESA.jpg2fb1PESA.jpg2fc1-1PESA.jpg
 
oww man very good :D, na hora de tirar print eu eu deixo um pote de sorvete esterilizado com papel toalha em baixo, 2 folhas de aluminio, coloco os 2chapeis, e 2 copos por cima, simples e bom :D
agora eles ja deram as caras, que os irmaos deles abram as portas da esperançaaaaaa e ploriferem felizes :D
 
sim, ,estou carimbando com sucesso. brigado pelas dicas pessoal. ALLAN muito complicado seu metodo, eu nao consegui visualizar ele, me explica melhor?
 
mortandelo, pelo q eu intendi... ele pega o pote de sorvete (normal, nao de cabeça pra baixo) e forra com papel toalha, o resto é o procedimento "padrão"... papel alumínio esterilizado, chapéu em cima com copo esterilizado protegendo!
 
entao foi isso mesmo q eu imaginei :) nao errei nao :) :pos:

entao UPDATE - MINHA MAE ESTÀ FAZENDO MILAGRES com uma webcam de 1999.

mais fotos do segundo flush do primeiro bolo (cogumelao) segundo flush do casing (eh a mesma foto do cogumelao) e do PRIMEIRO flush do SUPER pote(barba do madruga- sao duzias de pins e cogumelos)
1fb2PESA-4.jpg1fb1PESA-4.jpg2f-b1+c1-2f-2.jpg2f-b1+c1-2f-1.jpg
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top