Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário coletivo dos cultivos do Morta!

Diário de cultivo completo.
Status
Não está aberto para novas respostas.
isso ae, o povo vê eu falanddo falando falando, mas foto q é bom eu NUNCA coloco! eheheh chegou a hora!
Metodo: 4 potes (menores PF BASICO+cremogema by psilo)- 50%vermiculita 25%farinha de arroz integral torrada 25% agua + adição de 3 colheres (15 g) de cremogema à mistura final DEPOIS de adicionar a agua.(medida usada d ebase, copo de 300 ml entao 300+150+150+15 = aprox 600 g de substrato para 4 potes de 225 g)(data da inoculaçao=22/06)
POTÃO mistura 50% milho+ 25% arroz integral JAPONÊS+25% arroz integral SEM CASCA + 15 gramas de pÒ DE CASCA DE OVO SEM PELE (18/07)
potão tampa verde: mesma mistura acima + selo de vermiculita acima e abaixo do pote, somente para testes.
POTAO COM TAMPA DE ALUMINIO: PF TEST BY MORTA - 50% pinnus podre 25% vermiculita 25% CREMOGEMA BY PSILO(25/07)
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: 1 Print obtido de um amigo aqui do fórum.

bem tá ae:
explico no proximo post as fotos!
100_1487.jpg100_1488.jpg100_1489.jpg100_1490.jpg100_1491.jpg100_1492.jpg100_1493.jpg100_1494.jpg100_1495.jpg100_1496.jpg100_1497.jpg100_1498.jpg100_1499.jpg100_1500.jpg100_1501.jpg
 
Eae Morta,
comprei um mini compressor de ar pra aquário, mas não sei qto Litros/h ele injeta no aquario... aki diz somente que serve para aquarios pequenos(até 40 litros) será que é um bom compressor pro terrário?

vlw aew
 
é sim, tirando meu terrario como medida eu usei 60 litros/hora. pra 4 bolos acho q seja ótimo.
 
Muito bom seu cultivo cara. Legal mesmo. Tenho apenas um casing feito com 2 bolos pf. O micelio começou a invadir a parte de cima, mas ainda sem pins. Parabéns, quando o meus estiverem nascendo, dou um toque.
 
Se nao me engano o SHROWER me disse que eh legal ir tampando eesse micelio que vai aflorando com vermiclita + pó de coco umidos até eles sairem TODOS por igual. eu fui fazendo isso e o primeiro flush foi BEM pesado nos casings. infelismente os casings estao desacelerando, parece q eles consomem todas as suas forças nos 2 primeiros flushes, pois agora só sai de 1 ou 2 cogus por vêz.
 
fala morta, cara engraçado uma casing que fiz com sementes deu um flushe carregado e nao frutou mais :confused: :confused: , mas em compensaçao as que fiz com pf duraram, começaram a nascer + ou - no dia 4 de maio e foram parar no final de julho, achei muito interessante , bem usei receita normal pf mesmo ...
abraçoss :pos:
 
allansnake, qual substrato vc usou nesse pf q ficou qse 2 meses frutificando?
 
O substrato eh o pf. pf eh pf e pronto:) pf quer dizer psilocybes fanaticus. que hj em dia se chama SG smallguy.com :) (aula de historia cogumelistica:)
 
Boa madrugada, Morta! HEehHE :D

Qual foi a gramagem que você tirou desde o início do seu cultivo? Sabe dizer no total e a cada flush? Está feliz?

Certa vez você tinha mudado seu avatar pois evoluira a primordia. E agora que és pin?
 
oba brotei!
ghahaj
de cacordo com minhas anotaçoes até agora foi de 480 gramas FRFRESCAS. tenho uma certa quantidade de cogumelos secos, mas comi em sua maioria frescos mesmo os cogumelos. nao estou fzendo experimentoscom outros meios de propagaçao ainda, pois estou com preoblema de espaço. tem dois potes 100% colonizados e PINANDO dentro da incubadora. pretendo estudar clonagem em papelao, clonagem em BDA mas se funcionar, eu simplesmente nao tenho mais espaço . heheh
a produçao está OTIMA exatamente na quantidade ideal. nao dá pra comer todos os dias, mas até agora NAO faltou um dia siquer quando eu precisei. bom começou o chaves das 5:20 da madruga vo assistir :)
 
mortandelo disse:
oba brotei!
ghahaj
de cacordo com minhas anotaçoes até agora foi de 480 gramas FRFRESCAS. tenho uma certa quantidade de cogumelos secos, mas comi em sua maioria frescos mesmo os cogumelos. nao estou fzendo experimentoscom outros meios de propagaçao ainda, pois estou com preoblema de espaço. tem dois potes 100% colonizados e PINANDO dentro da incubadora. pretendo estudar clonagem em papelao, clonagem em BDA mas se funcionar, eu simplesmente nao tenho mais espaço . heheh
a produçao está OTIMA exatamente na quantidade ideal. nao dá pra comer todos os dias, mas até agora NAO faltou um dia siquer quando eu precisei. bom começou o chaves das 5:20 da madruga vo assistir :)


Putz! Que produção heim!!!!!! Chaves é ótima ainda mais o da 05:20.

Não chore tesouro.... bip bip bip


Ótima produção!!!!
 
bom, começo aqui um post LONGO (ou terrei que fazer vários posts seguidos.)
o POTAO da tampa de aluminio ficou pronto.
a tecnica utilizada foi "desenvolvida" por eu mesmo -
POTAO COM TAMPA DE ALUMINIO: PF TEST BY MORTA - 50% pinnus podre 25% vermiculita 25% CREMOGEMA BY PSILO(25/07)
o bolo foi inoculado dia 25/07 e aberto dia 4/9 para um casing na casa de nosso amigo do fórum MAFUFI: seguem as fotos do bolo primeiramente, que era MUITO apressadinho, mesmo eu nao tendo espaço aqui em casa para abrí-Lo ele mesmo resolveu forçar sua abertura, soltando de um dia pro outro DUZIAS de pins( que foram devidamente coletados e consumidos frescos ainda) aprox 15 g de pins foram retirados. o interessante é que eles nasciam NAO a partir do bolo, mas sim jogavam uma " ponte" de micelios colada no vidro e frutificavam a partir da ponte. tentamos ilustrar com fotos isso :
uhu 118.jpguhu 117.jpguhu 121.jpguhu 116.jpguhu 113.jpguhu 115.jpguhu 112.jpguhu 111.jpg

loko no instante da abertura do pote, eu notei que o FURO de inoculaçao, inicialmente contaminou, formando um micelio preto ao redor do furo no filtro de papel da troca de ar do pote.
fotos do MEIO do bolo, totalmente colonizado e da forma algodoada que cobriu o selo de vermiculita todo.
o substrato apresentouse BEM macisso, e meus medos de que o miolo nao estariam completamente colonizado se mostraram infundados. a colonizaçao foi LINDA, o micelio devorou tudo e ainda pinou dentro do pote inteiro.
uhu 122.jpguhu 123.jpguhu 124.jpguhu 129.jpg

detalhes da confecção do casing:
bolo primeiro cortado em fatias, no sentido horizontal para manter o crescimento do micelio , e a seguir um pouco " desfiado" para se encaixar no fundo do casing. infelismente nao tirei fotos do casing pronto, ams em breve espero postar fotos do mesmo frutificando.
durante TODO o processo eu utilizei MASCARA e desinfetei as maos com uso de alcool 98%. as pessoas presentes receberam explicaçoes durante o tempo inteiro , do processo, nomenclaturas e proceddimentos utilizados. TODOS ficaram satisfeitos com o resultado, inclusive eu. o bolo foi aberto HOJE dia 8/9 após 72 de descanço + 24h de choque termico na geladeira.
espero que tenham gostado. hoje chega minah camera e eu posto como anda aqui meu terrario PESSOAL. aqui em casa estou no 8o flush jah no bolo 1 , o bolo 2 acredito que tenha contaminado, ,ainda nao estou certo. existe uma mancha marrom que tomou conta da superficie do mesmo em pouco tempo, entao resolvi isolá-lo para uma limpeza geral.
o bolo 1 está FIRME E FORTE na luta, ,me presenteou hoje com o maior cogumelo até agora. num flush modesto (5 cogumelos) todos sairam pequenos (8-10 cms) e da parte marte mais alta do bolo saiu um GIGANTE de 3 ou 4 cms de raio na base do talo. vou printar.. 8o flush nao é todo dia q a gente vê!
uhu 125.jpguhu 126.jpguhu 127.jpguhu 128.jpg
 
Última edição por um moderador:
esqueci de falar o PRINCIPAL!

O CHEIRO
MEU DEUS que cheiro BOM, estava um aroma maravilhoso, um pouco do frescor do pinnus, o tom doce do ccremogema e AQUELE cheiro de psillocibina.
se nao estivesse dde mascara teria MORDIDO o substrato!
 
subindo a thread:
um dos bolos que estao aqui em casa( bolo 2 ) ou está contaminado ou está muito eestranha a coisa. a humidade está ideal, os parametros também, lido com tudo na maior assepsia. ele está inteiro azulado, nao pode ser por falta dágua;
na ultima colheita utilizei luvas , MAS me parece que a contaminaçao se iniciou a partir do local ondde eu SEGUREI o bolo com a luva(lavada com alcool isopropicilo)acho que a ?PRESSAO? possa ter feito o micelio ficar mais fraco na superficie do bolo e mais acessivel a alguma contaminaçao. a produçao desse bolo teve um inicio MUITO bom, mas empacou.
o bolo 1 eu conservo para estudos. 8 flushs NADA de contaminaçao. a cada limpeza que eu faço no bolo, mais ele se apresenta SAUDÀVEL E FORTE. se recupera sempre em 24horas,coloniza a capa de vermiculita/pó de coco/calcareo em mais 24 horas.ele continua produzindo o suficiente. soltou seu 8o :)eek::eek::eek::eek::eek:) flush 4 cogumelos medios , 3 prints (um chapéu eu derrubei no chão acreditam?).
o casing que continua aqui em casa está cansado, mas nao morto seguem fotos do 5o flush do casing. a produçao é baixa, e nao me parece mais valer a pena deixar esse bolo no terrario. vou enterrralo no monte de compostagem, um pouco longe de onde eu vou enterrar o bolo contaminado.
100_1777.jpg100_1780.jpg100_1785.jpg100_1779.jpg
 
Fala Mortandelo

MAS me parece que a contaminaçao se iniciou a partir do local ondde eu SEGUREI o bolo com a luva(lavada com alcool isopropicilo)

Se ficou azulado é porque sensibilizou o micélio. Talvez não seja contaminação.

Talvez o bolo esteja seco internamente.

A umidade no interior do terrário não repõe toda a água retirada do bolo pelos cogumelos nos diversos flush.

Tente injetar água destilada no bolo em questão.
 
Mauricio disse:
Fala Mortandelo

MAS me parece que a contaminaçao se iniciou a partir do local ondde eu SEGUREI o bolo com a luva(lavada com alcool isopropicilo)

Se ficou azulado é porque sensibilizou o micélio. Talvez não seja contaminação.

Talvez o bolo esteja seco internamente.

A umidade no interior do terrário não repõe toda a água retirada do bolo pelos cogumelos nos diversos flush.

Tente injetar água destilada no bolo em questão.

Esse é o unico procedimento que ainda reluto em fazer.
todos os outros tenho seguido, mas estou sem uma agua limpa o suficiente para isto. estouprecisanod também de agua destilada para um outro experimemento.
obrigado das dicas como sempre mauriçao! ´[]´s a todos!
 
fotos :)
atualizando, a produçao continua, logo apo´s esses 3 cogumelos grandes até,eu re-cobri toda a superficie do casing e as bordas laterais ficou NOVO em folha o casing, a cobertura preencheu tudo tudo em volta e em cima ocm 1 cm de substrato.entao o casing deu a loca total, colonizou TODA a camada superior de re-cobertura (50% vermiculita 50% pó de coco + 1 colher de calcario+1 colher de BORRA de café do café da manhã) e soltou VARIOS pins na mesma quantidade do primeiro flush. a diferença é que era pra estar ESGOTADO o casing. esse é o 6o flush, ainda do POTAO IS NOT DEAD ! tá hévi métal a coisa viu!
100_1800.jpg100_1801.jpg100_1796.jpg100_1797.jpg100_1798.jpg100_1799.jpg100_1788.jpg100_1789.jpg100_1791.jpg
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top