Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo em milho - PESA

Diário de cultivo completo.
Depois de muito tempo lendo cultivos de outras pessoas, estava ficando meio deprimido, triste,....eu não tinha o meu, buááááá
Agora o papo é outro comecei o meu 1º cultivo de cubensis( aêêêhhhhhh!!!!).
Claro que foi difícil chegar até aqui mas com força de vontade e paciência conseguimos quase tudo, o resto agente corre atrás.
Metodo: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/, idêntico ao descrito neste tópico

Raça/Strain: Pesa

Fornecedor: Um maluco aê

Início do cultivo: 28 de junho de 2007

Substrato: milho de pipoca, vermiculita expandida, com cascas processadas e enriquecidas, perlita expandida, turfa processada e expandida (caso alguém me pergunte onde eu consegui isso, digo lá no Carrefour tem isso tudo, é um saco de 10kg, custando R$5,00, acho que foi isso)
Strains: Pesa

Estação: Inverno, temp média 29º C

Procedimentos:

Preparo do substrato: milho
Esterelização: A esterilização foi normal como todo mundo, (utilizei muita assepcia, limpei a mão com Lysol, a bancada, os copos de Wiskeyforam esterilizados antes e tudo o mais )....., em panela de pressão , eram três, sobraram dois (1 quebrou e resolvi deixar ele separado, e não vingou , joguei fora, fiquei com medo de contaminar os outros quando estivessem no casing)

Inoculação: Cada pote foi inoculado com 4 furos equidistantes, ou mais,rentes a parede do copo , e como eu tinha um carimbo pretinho, deu pra fazer a metade nessa brincadeira e guardei o resto pro futuro, quem sabe com a técnica mais desenvolvida, coloco em prática.

Colonização: Os copos ficarão em caixa de papelão, no escuro, na primeira semana. depois achei que o negócio não tava indo e arrumei uma nova casa pros copos, era uma antiga estufa de papel de xerox, foi perfeita, pois consegui através dela manter a temperatura constante em 29º, já faz um mês que os meus filhos estão lá progredindo, quando estiverem 100% colonizados continuarei com esse cultivo, falta bem pouco. Acredito que estão 98%, aguardarei.
Enquanto isso estou pensando no casing, no terrário e aguardo as boas vibrações pra tudo correr bem.
Espero a ajuda de todos pra continuar.
Segue as fotos de 22/07/07

Não consegui colocar mais fotos por causa desta máquina de merda, mas logo logo atualizo a bagaçeira.
Um abraço a todos.
 
Isso é variável. Algumas strains formam um foco de micélio sobre a camada antes de frutificar outras não.

Não há relação de micélio vísivel com a produção. Há com o excesso dele sobre a camada.
Respondendo aos dois essa bomba de circulação gera calor, é isso que estraga, sei lá, mas o compressor é velho faz um barulhão, mas funciona. O circulador é que gera calor e aumenta a temperatura...por isso fico nessa briga....
Quanto a quantidade de vermiculita acho que é o suficiente, pois fiz uma camada nivelada de 1 cm, fui deixando ela ser derramada em cima do micélio, não compactei, deixei ela bem solta, bem leve em cima....acho que vai dar sim, mas a preocupação é só o calor...
pq o tempo está favoravel, de dia tiro da janela, e ele toma luz indireta, de noite coloco próximo da janela por causa do frio....tá fazendo 19º- 21º de noite, de dia esquenta mais 26º, daí interfiro com gelo e ponho na sombra, e ligo a luz da sala, entendeu.
 
É melhor vc manter os 26 graus do que ficar oscilando muito essa temperatura. A temperatura está alta pra frutificação, o ideal é que vc baixe ela, mas é muito importante que vc não a oscile muito ao longo do dia, sobretudo bruscamente.

Na verdade vc não está fazendo um bulk e sim um terrário de balde para o casing.

Olhando as fotos percebi que o micélio está com uma aparência acizentada, confere? Se estiver cuidado com overlay, aumente a troca de ar (abane 3x ao dia) e muito cuidado com o excesso de umidade sobre o casing. Olhando as fotos me pareceram muito úmidos.
 
É melhor vc manter os 26 graus do que ficar oscilando muito essa temperatura. A temperatura está alta pra frutificação, o ideal é que vc baixe ela, mas é muito importante que vc não a oscile muito ao longo do dia, sobretudo bruscamente.

Na verdade vc não está fazendo um bulk e sim um terrário de balde para o casing.

Olhando as fotos percebi que o micélio está com uma aparência acizentada, confere? Se estiver cuidado com overlay, aumente a troca de ar (abane 3x ao dia) e muito cuidado com o excesso de umidade sobre o casing. Olhando as fotos me pareceram muito úmidos.
bom, tem razão não é um bulk, é um terrário de balde mesmo....não está acinzentado não, tá branco, pode ser o contraste ou reflexo da própria máquina...vou abanar mais....acho que é humidade em excesso, ou pode ser que água tenha caído em cima, ele está 1o cm levantado de um lado, as gotas não cam em cima, isso acontece quando tiro a tampa, para abanar, daí cai as vezes, vou tomar mais cuidado..

tirei essa foto mais próxima pra vc ver, não acredito estar cinza, ele está branco, mas é a junção do micelio + vermiculita que fica dessa cor, não pode ser que esteja contaminado....porra deu medo agora, fui lá conferir de novo, e ainda abri a quentinha pra ver na lateral dela, tá branco, branco mesmo...

Pode ser o espirro de H2o2, pode ter caido alguma coisa vaporizada, quando borrifei nas paredes.
 
Última edição por um moderador:
Sim, parece estar ok, só verifique a umidade.

Overlay não é contaminação, é um endurecimento do micélio quando ele coloniza toda a camada.
Melhorou a humidade, agora a temp, está boa, e sem humidade, tipo aquele molhado pingando do teto do terrário....só está embassado, e poucas gotas... valeu aí pela força. abraço a todos

Cara acho que a única forma de estabilizar esta temperatura e deixar o ar ligado, só assim ela ficará constantemente fria, vou tentar fazer como o Maurício faz....ar direto, ou pelo menos nesse período diurno e noturno quando sair daqui pra ir dormir, são os momentos que fico distante dos meus filhos, algumas horas, pq na maior parte do tempo estou próximo....já liguei o ar e vou manter assim, frio até pinar

Alguém sabe me dizer se posso colocar grão de milho spaw dentro de pote com fai?
tentar colonizar um milho num pote de outro tipo, dá certo, ou há conflitos?
 
Última edição por um moderador:
Alguém sabe me dizer se posso colocar grão de milho spaw dentro de pote com fai?
tentar colonizar um milho num pote de outro tipo, dá certo, ou há conflitos?

Creio que não tem problema algum, basta ter muita assepsia que dá certo. Eu até hoje não consegui sucesso com spaw, só seringa multi esporos mesmo, infelizmente, pois a taxa de crescimento do micélio em spaw é bem mais rápida.
 
Estava olhando hoje os casing, e vi pontinhos brancos em cima da capa de micélio e vermiculita, não sei se isso é o princípio do pin ou é alguma contaminação por excesso por humidade, sei lá...me ajudem pessoal estou preocupado pra caramba, está tudo normal fora isso mas esses pontinhos que são bem peq, do tamannho de um a cabeça de alfinete é mais branco que o micélio, por isso achei estranho, tá em tudo por cima do casing, vários, será que é pin ou deu merda, me ajudem, por favor
 
Distribua charutos pra galera, seus filhos estão pra nascer.
 
:) Devem ser os filhotes mesmo... :)
Pra matar a duvida porque não aprensenta fotos pra galera?:p:
 
Não é contaminação, galera é o início de pins, é isso mesmo, vou colocar fotos, só estou esperando as pilhas chegarem aqui, elas estão a caminho estão me trazendo, esperem masi um pouco, tipo 30 min, que já coloco, cara tem muito pontinho branco, muito, pra caralho, em tudo....iuhuhuuhuhuhuhuhuhu, tô ainda na brisa do doce de ontem tomei um Shiva, muito loko, yudgcfasdyuvbasdfuivhbwui
 
COLOQUEI GRAO DE MILHO COLONIZADO EM BOLOS DE FAI E DEU CERTO!!!COLONIZAM RAPIDO MESMO !!!
Será que eu posso tirar um pedaçinho do micélio do meu casing que está frutificando e colocar nesse milho já esterilizado brother, será que vira?

Bom aí vão fotos dos futuros pins, estou tão feliz véio

essas são do casing aquário

essas são do balde terrário
Parece que eles tão vindo forte heim? acho que vou ter muitos filhotes, tá tudo pontilhado tudo mesmo como podem ver nas mais aproximadas, tanto um como o outro seguem super bem, só que o do balde está mais avançado, engraçado né, não tive preocupação alguma com ele, só com o aquário, sei lá pensarei em tentar resolver esses problemas logo para no futuro não errar com isso de novo. Obrigado a todos que estão dando uma força

Uma vez cultivador sempre cultivador, uma vez cogumeleiro sempre cogumeleiro....que legal, puta apendizado esse, gostei de cultivar, tudo foi prazeroso, desde pegar a pipoca, comprar o material no supermercado, inocular, resolver problemas, tudo valeu a pena....estou muito feliz.....obrigado por me proporcionaram uma das experiências mais fantásticas da minha vida, quando ia imaginar se não fosse aqui no CM, que seria posível tirar cogumelo de pipoca hahahah....puta que pariu, nota DEZ
 
Última edição por um moderador:
Será que eu posso tirar um pedaçinho do micélio do meu casing que está frutificando e colocar nesse milho já esterilizado brother, será que vira?
ENTAUM HOMEM AZUL!!!DE CASING QUE JA FOI PRO TERRARIO, NUNCA TENTEI , POIS JA PODE TER TIDO ALGUM CONTATO COM CONTAMINANTES DO AR!!! MAS JA TIREI UM PEDACINHO DE BOLO E COLOQUEI NO MILHO E TAMBEM DEU CERTO!!!! MAS TENTA AI E FALA PRA NOS:D:D:D
 
PINOU, PINOU, PINOU
Puta que pariu pinou galera, demorou mais pinou, iupiiiiiiiiiii
agora é só manter tudo legal para ter bons frutos, estou ansioso.
essas fotos não sei se da pra ver, pois eles ainda são minúsculos, mas vão crescer pro papai, pois eu fiz de tudo pra isso acontecer...
FUMEI UM CHARuTÂO ontem em homenagem...heheheheh
muitop obrigado pela good vibes de todos, sem vcs não daria certo.
 
Juntinho com os meus.
acho que posso parar d emandar pinational vibs e começar a mandar ENGORDATIONAL PIN VIBES.:pos::pos::pos:
:eek:
 
Parabens diguito..
Muito bom..
Fez o negocio diretinho com muito amor e carinho...
Dedicação é essencial... p:)I:)n:)O:)u....
 
Back
Top