Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo em milho - PESA

Diário de cultivo completo.
Depois de muito tempo lendo cultivos de outras pessoas, estava ficando meio deprimido, triste,....eu não tinha o meu, buááááá
Agora o papo é outro comecei o meu 1º cultivo de cubensis( aêêêhhhhhh!!!!).
Claro que foi difícil chegar até aqui mas com força de vontade e paciência conseguimos quase tudo, o resto agente corre atrás.
Metodo: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/, idêntico ao descrito neste tópico

Raça/Strain: Pesa

Fornecedor: Um maluco aê

Início do cultivo: 28 de junho de 2007

Substrato: milho de pipoca, vermiculita expandida, com cascas processadas e enriquecidas, perlita expandida, turfa processada e expandida (caso alguém me pergunte onde eu consegui isso, digo lá no Carrefour tem isso tudo, é um saco de 10kg, custando R$5,00, acho que foi isso)
Strains: Pesa

Estação: Inverno, temp média 29º C

Procedimentos:

Preparo do substrato: milho
Esterelização: A esterilização foi normal como todo mundo, (utilizei muita assepcia, limpei a mão com Lysol, a bancada, os copos de Wiskeyforam esterilizados antes e tudo o mais )....., em panela de pressão , eram três, sobraram dois (1 quebrou e resolvi deixar ele separado, e não vingou , joguei fora, fiquei com medo de contaminar os outros quando estivessem no casing)

Inoculação: Cada pote foi inoculado com 4 furos equidistantes, ou mais,rentes a parede do copo , e como eu tinha um carimbo pretinho, deu pra fazer a metade nessa brincadeira e guardei o resto pro futuro, quem sabe com a técnica mais desenvolvida, coloco em prática.

Colonização: Os copos ficarão em caixa de papelão, no escuro, na primeira semana. depois achei que o negócio não tava indo e arrumei uma nova casa pros copos, era uma antiga estufa de papel de xerox, foi perfeita, pois consegui através dela manter a temperatura constante em 29º, já faz um mês que os meus filhos estão lá progredindo, quando estiverem 100% colonizados continuarei com esse cultivo, falta bem pouco. Acredito que estão 98%, aguardarei.
Enquanto isso estou pensando no casing, no terrário e aguardo as boas vibrações pra tudo correr bem.
Espero a ajuda de todos pra continuar.
Segue as fotos de 22/07/07

Não consegui colocar mais fotos por causa desta máquina de merda, mas logo logo atualizo a bagaçeira.
Um abraço a todos.
 
cara fui olhar um copo e ele tinha sinal de fungo verde, eram pontinhos verdes no milho, deve ser o duende.
Quando olhei ele ontem eu notei que tinha agua no saco zip lock, achei estranho. Hoje fui olhar e vi que realmente tinha um furo descoberto sem durex, deve ter soltado sozinho, e daí evaporou a agua mais tarde.
Que que eu fiz, resolvi fazer aqueles furinhos para terminar a colonização, mas notei o duende verde, daí abri o pote contaminado e fiz um casing separando o milho ruim do bom.
Coloquei vermiculita e depois o milho colonizado na quentinha e tampei com a própria tampa da quentinha, e guardei na estufa para ver a evolução do negócio.
Porra será que vai dar certo, fiquei com medo de perder tudo.....o outro copo eu nem mexi só fiz os furos e tampei, esse copo tá bem diferente do outro contaminado, o micélio é uma capa mesmo cobre todo o bolo. Pô fiquei triste, mas ainda tenho um saudável, vou aguardar.
tb eu tô sozinho nesse cultivo ninguém me ajuda, caramba, vamos mandar vibrações positivas galera, pra me dar força

Entendo seu desespero, imagine no meu primeiro cultivo minha filha estragou o casing que já estava a pinar, nadei e morri na praia. Só que tudo que vai nascer tem que morrer, então depois fiz outro e outro e outro e deram certo. Já nas ultimas duas tentativas deu errado. O segredo é paciência e respeito com eles e eles re recompesarão. Estamos juntos nessa empreitada, voc^}e nunca estará sozinho aqui. Até mais. Louco. louco. louco. louco melo, louco de cogumelos.
 
Bom pessoal o copo continua a evoluir, tá ficando branco geral ele tá sendo literalmente comido pelo micélio, heheheh.
O outro copo (que parece ter contaminado) já virou casing, estou aguardando sua evolução, ele está em separado, já vi que continua crescendo o micélio, vou ver se frutifica assim mesmo.
 
Bom atualizando o negócio:
O casing do outro copo contaminado não apresenta nenhuma contaminação e segue colonizando completamente. Acho que vou colocá-lo no terrário. Será que vai ser necessário colocá-lo em separado do outro casing que não contaminou?
Ainda não abri o outro copo para fazer o casing, vou abrir amanhã ou depois, ok
 
Bom atualizando o negócio:
O casing do outro copo contaminado não apresenta nenhuma contaminação e segue colonizando completamente. Acho que vou colocá-lo no terrário. Será que vai ser necessário colocá-lo em separado do outro casing que não contaminou?
Ainda não abri o outro copo para fazer o casing, vou abrir amanhã ou depois, ok

Nao coloque o casing junto com os outros copos, a contaminação provavelmente ainda está lá, coloque ele pra frutificar em outdoor, só não dã pra tirar carimbos mas vai de dar chapeludos incríveis e fortes.
 
Não aguentei esperar e resolvi aniversariar o bolo de milho bom, e fiz um casing.
Coloquei uma camada de vermiculita de 1cm, e depois quebrei o bolo delicadamente dentro dum saco, e transferi o micélio pro casing, que é aquela quentinha. Usei uma colher para fazer a operação ninja. Tudo claro naquela puta assepcia. Vou esperar colonizar. Coloquei ele na estufa, fechado com a própria tampa, e dentro de um saco.
aguardarei o crescimento total para poder colocar no terrário.
Mas afinal o que faço com aquele outro casing que contaminou, porém não apresenta sinal de contaminação, segue em evolução. O micélio continua colonizando o substrato. Deixei ele em separado, está num saco. Estarei esperando conselhos da rapaziada para saber o que faço com o casing bom e o ruim, valeu
 
Não aguentei esperar e resolvi aniversariar o bolo de milho bom, e fiz um casing.
Coloquei uma camada de vermiculita de 1cm, e depois quebrei o bolo delicadamente dentro dum saco, e transferi o micélio pro casing, que é aquela quentinha. Usei uma colher para fazer a operação ninja. Tudo claro naquela puta assepcia. Vou esperar colonizar. Coloquei ele na estufa, fechado com a própria tampa, e dentro de um saco.
aguardarei o crescimento total para poder colocar no terrário.
Mas afinal o que faço com aquele outro casing que contaminou, porém não apresenta sinal de contaminação, segue em evolução. O micélio continua colonizando o substrato. Deixei ele em separado, está num saco. Estarei esperando conselhos da rapaziada para saber o que faço com o casing bom e o ruim, valeu

de nada adianta assepsia se não estiver 100% colonizado o milho, certamente o bom ficará ruim tbm, digo, poderá contaminar

com o ruim faça o que o Calango disse, deixe out, ou pode fazer tbm um terrário separado para ter certeza do desenvolvimento dessa cultura de contaminante, galão de agua, tapwer, etc.

a paciência e o estudo é necessária para alcançar o sucesso


Boa sorte ai!
 
Gente pera aí os bolos estavam sim 100% colonizados, apenas um que apareceu um pontinho verde, daí resolvi aniversariá-lo e retirei essa parte como uma micro cirurgia e separei o bom do ruim para fazer o casing.
Quanto ao outro bolo que tb já estava 100%, resolvi só antecipar o que pensei que dava pra esperar até 2ªfeira, não dava por motivos de trabalho entenderam.
Tá tudo indo bem, eu acho, o micélio segue colonizando tanto em um como no outro, vou aguardar.
Colocarei fotos logo mais aguardem.
 
parece que o vento está ao seu favor... desejo sorte pra vc e paciência tb... que é o que estou aprendento a ter tb hehe... meus milhos ainda estão de molho... mas nada de pular etapas :)


keep it up!

câmbio!
 
não é só o vento é fé mesmo, tô fazendo muita fé que vai vingar tudo, vcs vão ver. Estou aguardando colonizar ainda, para selar com a camada de vermiculita e mandar pro terrário.
 
Fala irmão, beleza, limpe sua caixa de pm para eu poder responder sua mensagem, no mais está tudo certo com seu cultivo.
 
não é só o vento é fé mesmo, tô fazendo muita fé que vai vingar tudo, vcs vão ver. Estou aguardando colonizar ainda, para selar com a camada de vermiculita e mandar pro terrário.
O mais importante é a INTENÇAO.
Se tem a INTENÇAO de cultivar e obter sucesso, mesmo fazendo MIL CAGADAS o micelio corresponde.
e se ele nao corresponder, você aprende com seus erros e tenta novamente - a INTENÇAO é o que importa.
Querer é poder.
 
O mais importante é a INTENÇAO.
Se tem a INTENÇAO de cultivar e obter sucesso, mesmo fazendo MIL CAGADAS o micelio corresponde.
e se ele nao corresponder, você aprende com seus erros e tenta novamente - a INTENÇAO é o que importa.
Querer é poder.

E eu assino embaixo.

Isso é o que importa!:pos::pos::pos:
 
Cara tenho certeza que vai dar certo tá tudo indo bem, o micélio correspondeu sendo feroz no substrato.
Coloquei agora a vermiculita selando, foi burrice não ter colocado antes. achei que era pra esperar colonizar tudo, depois que colocava, mas tudo bem, já tá feito.
agora aguardo a colonização total ou já mando pra geladeira?
acho que devo esperar mais pra mandar pra gelada né?
Também estou pensando em fazer um bulk, no balde com o contaminado sem aparentar que está. É só colocar no balde e por em cima um saco branco, e abanar 3 vezes ao dia, né?
Possso fazer outro terrário tb, o que vcs acham que é melhor, hein?
essas dúvidas são pq tem muitas informações e o processamento nessa cabeçinha cheia de doideiras é lento.....ajuda aí irmão
 
gente o micélio tá lindo mesmo, cobriu a camada superior e segue colonizando tudo que ele vê pela frente, dá gosto de ver a fome do bichinho, fico até com vontade de comer tudo de tão bonito, mas eu vou esperar os presentes que ele tem pra mim HEEEHEEE.!!!!!!!!!!1

Vou colocar hoje mesmo na geladeira, está na hora né. o outro ainda estou na dúvida se coloco ou não pq aparentemente os dois estão iguais, sem diferença nenhuma, só que o o do copo que eu deixei mais tempo cresce mais rápido que o contaminado, se é que está, acho que o duende verde foi pro espaço, resolveu me dar trégua, espero que ele suma mesmo eu não mereço a sua volta, fiz tudo com tanto amor, alguns erros claro, quem não errou no 1º, nos próximos sem erro, pois aprendi com eles.
è impressionante como a técnica reslove isso e a Natureza faz o resto, estou de boca aberta, valeu por todos terem me ajudado, valeu mesmo, abraço
 
Bom atualizando a parada. Fotos que eu sei que todo mundo gosta de ver, aí vai.....

então é isso aí, agora me ajudem a identificar o momento ideal para colocá-los na geladeira, pois não sei se é a hora, acho que tem que ficar mais branco, não acham, ou já pode assim mesmo e não faz diferença?
Podem me ajudar nisso?
 
Os casing estão ótimos.

Cubra-os ou ponha em sacos e coloque na geladeira por 24 horas.

Depois tire dos sacos e ponha no terrário.

Temperatura dentro do terrário 21º à 25ºC até pinar.

Luz pode ser natural ou lâmpada.

Bombinha de aquário dentro do terrário sem desligar nunca.

Depois que pinar estabilize a temperatura em 25ºC.
 
Segue fotos da estufa e do terrário, pois não tinha colocado essas.
Bom para ficar completinho o diário resolvi postar estas fotos, pois não coloquei no começo.
Bom a estufa foi fácil fazer pois tinha um móvel de madeira velho, fiz um furo, coloquei uma lâmpada de 60w, e fiz um furo na lateral menor para o fio, e outro para o interruptor, ficou legal, né...já virou estufa definitiva, foi super útil, consegui estabilizar a temperatura e mantive ela constante por todo o período. Virou uma estufa perfeita, deixo ligado 24h, e mantém a temperatura constante em 29º, perfeito né....acho que foi isso que ajudou no duende verde, ele ficou com medo e se mandou....
E o aquário é o próprio terrário, fiz uma tampa pq não tinha, cortei PVC, que eu tinha aqui, e fiz uma adaptação com uma tampa de Cd, transparente, deixei do tamanho do cd mesmo pra a entrada de luz por cima apenas, cobrirei com saco preto a lateral, e cobertor por cima de tudo para manter a temperatura, do jeito. Foi a única forma que encontrei para abrir a tampa sem ter problemas, e vou cobrir com saco tudo para evitar invasores.

Os casing estão ótimos.

Cubra-os ou ponha em sacos e coloque na geladeira por 24 horas.

Depois tire dos sacos e ponha no terrário.

Temperatura dentro do terrário 21º à 25ºC até pinar.

Luz pode ser natural ou lâmpada.

Bombinha de aquário dentro do terrário sem desligar nunca.

Depois que pinar estabilize a temperatura em 25ºC.
Só vc pra me salvar mesmo, valeu irmão tava numa puta agonia sem saber direito se mandava pra gelada ou se esperava mais, agora já tá na gelada, até amanhã.....coloquei a própria quentinha envolvida num saco de lixo e mandei pra lá as duas, elas estão em sacos diferentes para não dar troca de contaminação, todo cuidado é pouco, né....
Pode deixar que a bombinha vai ficar ligada direto, sem parar, tenho até uma reserva se der pau....agora vou comprar o termômetro, heheheheh
Valeu Professor...
 
Última edição por um moderador:
Bom todo cultivo de maluco tem algum problema então o meu não iria ser diferente.....o aquário rachou só em baixo, putz..............santa burrice....fui transportar da mesa pra outra mesa, daí bati o fundo sem querer, soltaram uma bomba por aqui e eu assustei com o barulho e bati ele.....
Conclusão ainda bem que tenho silver tape, quebrou um puta galho, vedei completamente o fundo, e não vazou nada, daí fiz outra camada de plástico e BELEZA, deu tudo certo.....o cultivo seguirá a mil...............até amanhã com novidades, aguardem galera....
 
Fala Mister Blues

A tampa do seu terrário, em formado côncavo, não é uma boa não.

Todas as precipitações de umidade que chegarem nela, vão acabar pingando bem no meio do terrário.

Presta muita atenção nisso, é causa de contaminações e abortos na frutificação.

É melhor utilizar um vidro inteiro, uma chapa de acrílico, ou até plástico, o que vc achar melhor, porém, de relevo plano. Além de uma melhor vedação, não vai ocorrer o gotejamento.

E, mantenha seu terrário em cima de uma superfície pouco maior que ele, porém móvel, aí não dá problemas como vc teve com o transporte, e de quebra dá pra inclinar todo conjunto (que é outra técnica anti-gotas).

sucesso!:pos::pos:
 
Vou esperar até de tarde para tirar os casings da gelada, tadinhos devem estar com frio lá....mas daqui a poco eles vão produzir e crescer, hehhehe
Coloco mais fotos depois. Enquanto isso vou ligando o terrário (aquário) pra ver se tá tudo certinho...
Ontem comprei um termômetro que fica dentro da água R$6,00, e comprei uma pedra porosa, para colocar na ponta do tubo quando ele ficar submerso mandando ar pra dentro do aquário.....não sei onde li isso aqui que falava que é melhor o ar estar por debaixo da água e com a pedra porosa, para evitar que microorganismos intrusos, acabem com meu cultivo...
Quem tiver alguma dica pode falar aí que eu não sou expert, estou sempre aprendendo, valeu....abraços a todos

Fala Mister Blues

A tampa do seu terrário, em formado côncavo, não é uma boa não.

Todas as precipitações de umidade que chegarem nela, vão acabar pingando bem no meio do terrário.

Presta muita atenção nisso, é causa de contaminações e abortos na frutificação.

É melhor utilizar um vidro inteiro, uma chapa de acrílico, ou até plástico, o que vc achar melhor, porém, de relevo plano. Além de uma melhor vedação, não vai ocorrer o gotejamento.

E, mantenha seu terrário em cima de uma superfície pouco maior que ele, porém móvel, aí não dá problemas como vc teve com o transporte, e de quebra dá pra inclinar todo conjunto (que é outra técnica anti-gotas).

sucesso!:pos::pos:
cara vc falou uma coisa que eu já tinha pensado e achei que não tivesse problemas, pode crer vc está certo.....a inclinação do aquário já estava programada, mas aquela barriguinha da tampa (parece a minha) foi difícil não ficar assim, pq o próprio material antes já apresentava essa forma torta.
Daí eu tenho tb uma chapa de acrílico que vou tentar fazer correndo antes de entardecer, que é o previsto para colocar tudo no terrário.Vou improvisar, não vai ser difícil, vou fazer sim. Coloco fotos quando terminar, ainda bem que material aqui não me falta, se não tenho improviso, sempre fui assim, maluco de mil e uma utilidades....dá nó em pingo d´água.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top