Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo em milho - PESA

Diário de cultivo completo.
Depois de muito tempo lendo cultivos de outras pessoas, estava ficando meio deprimido, triste,....eu não tinha o meu, buááááá
Agora o papo é outro comecei o meu 1º cultivo de cubensis( aêêêhhhhhh!!!!).
Claro que foi difícil chegar até aqui mas com força de vontade e paciência conseguimos quase tudo, o resto agente corre atrás.
Metodo: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/, idêntico ao descrito neste tópico

Raça/Strain: Pesa

Fornecedor: Um maluco aê

Início do cultivo: 28 de junho de 2007

Substrato: milho de pipoca, vermiculita expandida, com cascas processadas e enriquecidas, perlita expandida, turfa processada e expandida (caso alguém me pergunte onde eu consegui isso, digo lá no Carrefour tem isso tudo, é um saco de 10kg, custando R$5,00, acho que foi isso)
Strains: Pesa

Estação: Inverno, temp média 29º C

Procedimentos:

Preparo do substrato: milho
Esterelização: A esterilização foi normal como todo mundo, (utilizei muita assepcia, limpei a mão com Lysol, a bancada, os copos de Wiskeyforam esterilizados antes e tudo o mais )....., em panela de pressão , eram três, sobraram dois (1 quebrou e resolvi deixar ele separado, e não vingou , joguei fora, fiquei com medo de contaminar os outros quando estivessem no casing)

Inoculação: Cada pote foi inoculado com 4 furos equidistantes, ou mais,rentes a parede do copo , e como eu tinha um carimbo pretinho, deu pra fazer a metade nessa brincadeira e guardei o resto pro futuro, quem sabe com a técnica mais desenvolvida, coloco em prática.

Colonização: Os copos ficarão em caixa de papelão, no escuro, na primeira semana. depois achei que o negócio não tava indo e arrumei uma nova casa pros copos, era uma antiga estufa de papel de xerox, foi perfeita, pois consegui através dela manter a temperatura constante em 29º, já faz um mês que os meus filhos estão lá progredindo, quando estiverem 100% colonizados continuarei com esse cultivo, falta bem pouco. Acredito que estão 98%, aguardarei.
Enquanto isso estou pensando no casing, no terrário e aguardo as boas vibrações pra tudo correr bem.
Espero a ajuda de todos pra continuar.
Segue as fotos de 22/07/07

Não consegui colocar mais fotos por causa desta máquina de merda, mas logo logo atualizo a bagaçeira.
Um abraço a todos.
 
Bom já encontrei um problema aqui no meu terrário além daquele da tampa:
A tampa achei uma de acrílico que ficou perfeita, é só um pouquinho maior, porém eu vou deixar o terrário dentro da incubadora para poder oferecer luz pr cogu nascer, mas aí vem o problema.....
A lâmpada fica a 15 cm da tampa, conclusão, luz perto demais vai cozinhar o micélio......daí eu pensei pensei pensei.....................e pensei mais...............e cheguei a seguinte conclusão.....
No meu carro coloquei insulfilm, para quebrar a luz de fora (sol), então resolvi fazer um film, plástico colocando em cima daquela famosa tampa côncava que o irmão me alertou bem que pingaria em cima do cultivo....fiz uma adaptação com uma sacolinha de supermercado, dobrei ela 4 vezes, e grudei com isolante na tampa do cd, quem não está acompanhando é só ver uma página atrás esse problema da tampa....então a luz que passa pela tampa de PVC e CD, tem um saco dobrado....não interferirá na intensidade, pois se tornou bem mais fraca do que antes....
Deu pra entender ou não?
acho que vou ter que tirar foto pra vcs entenderem né....
Fiz um film plástico na tampa de cima (são duas tampas, uma que tampa completamente o vidro e outra que fica em cima desta tampa de acrílico para impedir da luz entrar com toda a intensidade, por que é uma luz de 60w seria muito forte pro micéilo suportar estando muito próximo da própria lâmpada....foi a maneira que encontrei para amenizar a intensidade, se alguém tiver idéias melhores me ajude, por que daqui a pouco vou colocar tudo lá dentro....valeu

cara num sei não se é a melhor opção talvez eu tire tudo, coloque o terrário para fora e deixe a luz do dia passar ou a luz da própria sala que fica no teto, ´talvez fosse melhor, do que eu colocar na estufa, por que pode aumentar a temperatura....daí fudeu....mas pensei em se isso acontecesse deixar a porta da estufa aberta para não aumentar a temperatura....
A temperatura é constante 21º- até 25º, sempre, sem tirar nem por. me ajudem ae rapaziada
 
Última edição por um moderador:
Mr.Bluesman disse:
cara num sei não se é a melhor opção talvez eu tire tudo, coloque o terrário para fora e deixe a luz do dia passar ou a luz da própria sala que fica no teto, ´talvez fosse melhor, do que eu colocar na estufa, por que pode aumentar a temperatura....daí fudeu....mas pensei em se isso acontecesse deixar a porta da estufa aberta para não aumentar a temperatura....
A temperatura é constante 21º- até 25º, sempre, sem tirar nem por. me ajudem ae rapaziada
1- A luz refletida de uma janela(indireta) é mais do que suficiente.
o ideal é ter um priodo regrado até o aparecimento dos pins, mas somente a luz qque entra por uma janela já é suficiente.
cogumelos nao sao plantas, nao fazem fotossintese, a luz só serve como GUIA para os cogumelos.
2- se fica sempre entre 21-25 graus, entao VAREIA PRA CACETE.
aheuhauehaeuh:D
 
1- A luz refletida de uma janela(indireta) é mais do que suficiente.
o ideal é ter um priodo regrado até o aparecimento dos pins, mas somente a luz qque entra por uma janela já é suficiente.
cogumelos nao sao plantas, nao fazem fotossintese, a luz só serve como GUIA para os cogumelos.
2- se fica sempre entre 21-25 graus, entao VAREIA PRA CACETE.
aheuhauehaeuh:D
É que eu não expliquei direito, se deixar a tampa da incubadora fechada, ela tem uma temperatura maior, de 25º a 29º...
se deixar ela aberta ela fica em 21º a 23º...
Agora se eu deixar fora da estufa ela faz 21º.... cara essas oscilações acontecem pra todo mundo, ninguém consegue deixar constante sempre....se está de dia fazendo sol, vai lá no seu cultivo e mede....se estiver fazendo frio vai lá no seu cultivo e mede....se estiver de noite vai lá no seu cultivo e mede....é impossível deixar tudo constante sempre, na maior parte do tempo é possível sim, mas todo o tempo não acho que seja....
Só se tudo estiver numa redoma totalmente fechada em outro local estável....pô não tenho laboratório isso é cultivo de maluco, vai oscilar as vezes conforme a temperatura externa, pq a interna vai ficar constante na medida do possível....sei lá....tem várias opções para manter ela constante, agua quente, agua gelada na garrafa é uma delas....mas continuem ajudando, a duvida permanece...............acho que deixar fora é melhor, só com luz natural daí de noite deixo a luz da sala ligada, é melhor assim não é??:?:
 
Fala Blue


A coisa não é tão complicada assim como você está supondo. É porque sendo a 1ª vez você fica sem parametros.

Vamos então deixar bem simples:

Você está com casing então isso já facilita muito.

Tire os casing da geladeira e ponha no terrário.

Ponha o terrário num local onde tenha luz, pode ser um quarto, basta que a luz do sol ilumine. A noite não precisa luz. Fique com o ciclo do sol.

Aproveite o frio da sua região e deixe onde está bem frio, é preciso frio continuo de agora em diante.

Para pinar além do frio é preciso oxigenar, então ponha uma bombinha de aquário dentro e deixe 24 hora ligada.

A argila ou perlita é para manter a umidade elevada, casing já tem bastante umidade.

O mais importante é o frio (19, 20, 21º C) e oxigênio.

Meu terrário é uma caixa plástica com perlita e uma bombinha de aquário, fica num quarto onde utilizo o ar ligado constantemente.

Para pinar deixei o ambiente ficar bem frio 21ºC, agora que está colocando frutos deixo em 25º.

Gasto muito com eletricidade.

Uma opção boa é ter uma geladeira velha e usar como incubadora/terrário.

Desligada seria incubadora para a fase de colonização.

Ligada (mas ajustada para não gelar tanto) seria terrário para fase de frutificação.
 
Agora que o negócio começa mesmo....
Tirei os casings da geladeira e já pus no terrário e no balde, um em cada.
Deixei eles em luz indireta, tive que colocar gelo em saco poucos só para manter constante a temp, em 21º, e no balde deixei ambiente que está 24º, mas a noite estabiliza pq tá frio aqui.
Inclinei o terrário tipo 10 cm, coloquei uma esponja dobrada para fazer essa parada.
A tampa é de acrílico transparente, e do balde é um saco branco....
Espero que dê tudo certo, de noite ligo a luz e deixo assim na iluminação indireta 24h, até pinar.....enquanto isso vou esperar, e tentarei colocar fotos....ficou legal o terrário e o bulk
Cara não sei se isso tem problema mas coloquei argila expandida dentro do balde, agua com oxigenada, e candida.... sei lá só pra previnir...e o casing dos dois estão em cima de outro suporte em baixo, os casing não ficam em contato direto com o fundo aguado, levantei pq achei melhor assim.
abraços,

galera outro problema aqui....meu terrário ficou pequeno em altura, pois tem apenas 15cm da extremidade do casig pro teto de acrílico....isso vai ser foda...
o cogu se passar disso 15cm, que eu tenho certeza que ele vai passar, tô esperando uns 20 cm com muita fé e bem gorduchinhos assim espero...então o que eu faço quando eles estiverem batendo a cabeça no teto, terei de fazer uma tampa maior, tipo um casing (tuppeware) de cabeça virada pra baixo para dar mais altura pra ele crescer, será que isso é viável?

Mas só farei isso na necessidade, é só para previnir, já estou vendo problemas futuros antecipadamente pra não me desesperar na hora....

Como é mesmo aquela solução com agua oxigenada para borrifar nas paredes, como é a proporção mesmo? eu já li isso várias vezes mas não encontrei, se puderem me ajudar nessas duas coisas agradeço, valeu....se bem que tem umidade suficiente nos dois tanto no casing, quanto no bulk, ou semi bulk
 
Última edição por um moderador:
Mr.Bluesman disse:
galera outro problema aqui....meu terrário ficou pequeno em altura, pois tem apenas 15cm da extremidade do casig pro teto de acrílico....isso vai ser foda...
o cogu se passar disso 15cm, que eu tenho certeza que ele vai passar, tô esperando uns 20 cm com muita fé e bem gorduchinhos assim espero...então o que eu faço quando eles estiverem batendo a cabeça no teto, terei de fazer uma tampa maior, tipo um casing (tuppeware) de cabeça virada pra baixo para dar mais altura pra ele crescer, será que isso é viável?

Mas só farei isso na necessidade, é só para previnir, já estou vendo problemas futuros antecipadamente pra não me desesperar na hora....

Como é mesmo aquela solução com agua oxigenada para borrifar nas paredes, como é a proporção mesmo? eu já li isso várias vezes mas não encontrei, se puderem me ajudar nessas duas coisas agradeço, valeu....se bem que tem umidade suficiente nos dois tanto no casing, quanto no bulk, ou semi bulk

o terrário ta bem baixo heim!! até dá pra continuar, vão entortar ao tocar no teto, tive duvidas em relação a isso com o meu tbm e um amigo me disse que pode sim, apenas ficarão tortos, pode ser ruim para obtençaõ de carimbos

para borrifar = 1 parte de peróxido de hidrogênio + 9 partes de água

e não é apenas para umidificar, e sim para assepsia com o terrário tbm

Suceso ai!!:)
 
Valeu mesmo Maurício tu é minha salvação sempre....valeu tb Vitão brigado...é uma preocupação o local ideal, acho que todo mundo passa por isso , é o inicio né...
Depois tenho certeza que se der tudo certo farei um investimento maior, comprarei um aquário maior, não é caro, tem gente aqui que faz por 20 25 reais...vale a pena para ter uma produção maior.
Não sei se eles vão bater a cabeça no teto pq já estou pensando nisso agora, o do bulk vai legal, agora o do aquário vou ter que queimar a cabeça, mas logo arrumo.
Bom seguem aí fotos recentes de tudo....

è isso aí tá tudo controlado dentro do possível, coloco gelo em sacos nos dois casings ao lado deles mas dentro do terrário, sempre sacos que limpo antes com lisol e sacos novos. A temperatura não vai nem fudendo pra 21º se eu não fizer isso pelo menos 2 vezes ao dia....está agora em 21º nos dois....
 
Pessoal o cheiro do micélio é embriagante né....eu gostei de vez em quando vou espiar e sinto aquele aroma de limpeza psicodélica, muito loko heheheh
Não vejo a hora de frutificar
Estou impaciente, minha namorada fala que eu só penso em cogumelos....mas eu compareço, não pensem que isso é motivo para esquecer das mulheres, elas merecem atenção tb, são como os cogumelos primeiro agente cultiva, dá as condições ideais pra ela se sentir bem ao seu lado e depois IIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNNNNNHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAMMMMM!!!!!!!!!!
Come gostoso é claro, que semelhança hein.
 
Quanto mais xuxa o cultivo, maior a ligaçao do dono com os frutos e consequentemente melhores os resultados.
como um amigao dizia: CARINHO E ASSEPSSIA NA FAZEM MAL A NINGUEM.
tudo lindo.
alias a UNICA coisa que eu gosto mais que cogumelos é de suco bucefalico.
Chapa igual e ainda tem proteinas!
 
Pessoal o cheiro do micélio é embriagante né....eu gostei de vez em quando vou espiar e sinto aquele aroma de limpeza psicodélica, muito loko heheheh
Não vejo a hora de frutificar
Estou impaciente, minha namorada fala que eu só penso em cogumelos....mas eu compareço, não pensem que isso é motivo para esquecer das mulheres, elas merecem atenção tb, são como os cogumelos primeiro agente cultiva, dá as condições ideais pra ela se sentir bem ao seu lado e depois IIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNNNNNHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAMMMMM!!!!!!!!!!
Come gostoso é claro, que semelhança hein.


Rapaz! Se uma dessas gurias feministas chegam a ver isso tu ta ralado! Uma vez caíram emcima de um colega meu só porque ele fez uma relação entre as mulheres e as linguagens de programação hahaha :p:


MAs parabéns cara!Good Vibes.
 
Deixa a swellen chegar que ela vai dá um chega pra lá nele.
 
galera é que tô meu loko mesmo, o cheiro do micélio é muito loko...
A swelen quando ver isso vai me falar um monte, já tô até imaginando a bronca..... mas eu trato com carinho falo assim mas eu respeito elas....sou viciado em mulher, tem gente que não gosta, vou fazer o que, cada um com sua mania....
O maurício pra ir pra cama ele tem que primeiro tirar 234 casings de cima, daí depois de 3 horas ele consegue liberar a cama para descansar e fazer outras coisas mas .....na casa dele tá tudo dominado, tem até cogumelo nascendo no teto e saindo pelo telhado.....hahahhaha
O Boca então nem se fala, come cogu com comida, ele usa como tempero alucinógeno em qualquer rango que ele faça.....é só conferir, pergunte pra ele....heheheheh

pessoal chegou pra mim aquele microscópio eletrônico que faltava.....não sei o que vou fazer ainda quem souber como criar cultura em placas de petri me dê um toque....
Não pensem que eu sou playba não...é que trabalho num lugar (não vou falar qual né) que tenho acesso a tudo isso fácil, então pq não evoluir....conhecimento é o princípio de tudo....e se alguém precisar de algo tô aí tb....se precisarem ver o de vcs aqui, é só falar.....
Cientista maluco é pouco, ainda chego lá....

as fotos da parada aí:

Quando falei que tinha isso vcs não acreditaram né....tá aí agora é meu, hehehheeheheh altas culturas futuras vão sair daí, pro crescimento do site CM...só quero contribuir pra que agente nunca mais ouça falar desse tal duende verde, e etc.....coisas ruins que atrapalham a evolução do cogumelo...o importante é ter referências boas para iniciar a parada, vontade não falta, agora ajuda é essencial para vingar, não sou pró em nada tô aprendendo como todos...valeu
 
Última edição por um moderador:
Agora você chegou na pior parte, pelo menos pra mim, onde você não pode fazer nada a não ser esperar. Tenha paciência e será recompensado.
 
Vcs não tem noção como é bonito isso olhando pelo microscópio, fiz isso agora, cara o micélio parece igual, sem tirar nem por um barbante felpudo, é isso que vi, parece um pedaçinho de barbante felpudo é muito loko;
Tirei com estilete do casing bulk do balde preto e coloquei na lâmina um pedaçinho menor do que o milho 10 vezes.
Daí liguei o micro e vi é lindo....porra quanto isso não deve de ser legal para isolar micélio saudável, esporo, porra tem tanta utilidade que eu nem sei por onde começar....
E eu estou agilizando para colocar fotos do próprio microscópio pq é eletrônico, e não poca merda não é muita....esse microsc. é fudido, cara dá pra ver tudo tão nítido, vcs não tem noção, pois ao vivo e a olho nú ninguém vê, o que vcs veem é tudo branco, uns cabelinhos e só...no micro o bagulho amplifica de tal forma que vc qualquer pedaço em mil vezes maior....vai no meu barulho pra vc ver onde eu vou parar......
Putz fiquei tão feliz quando vi o negócio evoluindo.....
Te juro rapaziada, vou fazer de tudo pra lançar essas fotos no micro, pq na tv eu consigo lançar agora no PC ainda não consegui, quem puder ajudar manda aí um msg privada pra mim....valeu

IhUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU consegui antes de terminar o post aí vai umazinha é muito loko
Claro que ainda não acertei o foco pra vcs pq pra mim vejo legal...

Pra vcs está escuro vou acertar isso, depois coloco outras...
o preto é vermiculita o branco micélio saudável crescendo pro papai
 
Então eu peguei um micro pedaçinho não dá nem pra falar que tirei do casing do bulk, era um nada de nada, do tamanho de um arroz(grão)
Daí coloquei lá e tirei a foto só encostando na ponta do microscópio....cara vc vê qualquer problema, e tb se está tudo indo bem, acho que isso vai facilitar e muito os próximos cultivos, posso ver qualquer problema antes de dar merda, se contaminar já vou saber se é isso ou aquilo...posso isolar um esporo melhor do que o outro....posso fazer cultura em petri.....poooooorrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!caralho são inúmeras opções....heheheheh...se quiser me ajudar tô aí...
 
bom voltando pro cultivo depois da viajada geral com o micorscópio...
Até agora tudo lindo e crescendo prova disso é o micélio visto mil vezes ampliado , hehheheh
Está um em 21º do aquário-terrário e segue sem sinal algum de contaminação...
e o do bulk segue tb no mesmo ritmo de blues (sempre coloco pra eles ouvirem, eles adoram, e ficam azulados em retribuição) a 23º, esse vou ter que interferir já, colocando gelo, num copo que arrumei para não ter de jogá-lo na água direto, tenho medo de contaminar, daí o copo na assepcia total coloco gelo e coloco lá dentro no cantinho, pelo menos funciona pra mim...

esqueci do semi bulk aí vai a foto de agora mesmo

Podem notar que não deu pra encher o casing totalmente, tb errei na medida, no próximo farei o dobro de copos pra contar com esses erros de iniciante.
O importante é sempre ter reservas...se algo não sair como o esperado.
Eu poderia isolar esse micélio já do próprio bolo, retirando um pedaçinho e colocando num outro copo com milho para fazer o tal spaw, ou isso é de outra forma que se faz?
Alguém aí me responde essa!
 
Última edição por um moderador:
pode sim, mas o ideal seria passar por um meio mais seletivo antes de passar direto pros outros potes.
ex:
PAPELAO, AGAR, CULTURA LIQUIDA.
porque?
porque se vc pegar um pouco da terra + material vivo e meter num bolo vedado e esteril, O QUE TE GARANTE que irão somente micelios de cubensis pra dentro do bolo?
A partir micelio ISOLADO em papelao, agar, ou outro meio SELETIVO de cultivo(ou seja - meio que lhe MOSTRA claramente o que é cubensis e o que é contaminante)
Ae sim fica seguro fazer uma transferencia dessa maneira.
 
pode sim, mas o ideal seria passar por um meio mais seletivo antes de passar direto pros outros potes.
ex:
PAPELAO, AGAR, CULTURA LIQUIDA.
porque?
porque se vc pegar um pouco da terra + material vivo e meter num bolo vedado e esteril, O QUE TE GARANTE que irão somente micelios de cubensis pra dentro do bolo?
A partir micelio ISOLADO em papelao, agar, ou outro meio SELETIVO de cultivo(ou seja - meio que lhe MOSTRA claramente o que é cubensis e o que é contaminante)
Ae sim fica seguro fazer uma transferencia dessa maneira.
é assim que se faz mesmo, legal....muito legal, eu já li sobre isso, mas agora tenho possibilidades real de desenvolver um cultivo seletivo do jeito que o morta tá falando, vou pesquisar legal pra iniciar a bagaça....
Quem sabe um dia as amanitas aparecem por aqui...quem sabe...
Vou tentar isolar o micélio em papelão 1º acho que é mais fácil assim...depois parto pra cultura em mel...agora entendo o pq vcs evoluem sempre, pelo menos os mais velhos do CM, pq vcs realmente se interessam pelo cogumelo e pelas transformações pessoais que eles causam em nós, e vcs não estão aqui só pela doidira isso é legal pra caramba, admiro...em luta pela causa...pesquisando, e produzindo bons frutos....
Obrigado mesmo por tudo que tenho aprendido, tô muito feliz, valeu
 
Tá ficando bem legal o seu cultivo.... keep it :)

boa sortee!!
 
Back
Top