Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo em milho - PESA

Diário de cultivo completo.
Depois de muito tempo lendo cultivos de outras pessoas, estava ficando meio deprimido, triste,....eu não tinha o meu, buááááá
Agora o papo é outro comecei o meu 1º cultivo de cubensis( aêêêhhhhhh!!!!).
Claro que foi difícil chegar até aqui mas com força de vontade e paciência conseguimos quase tudo, o resto agente corre atrás.
Metodo: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/, idêntico ao descrito neste tópico

Raça/Strain: Pesa

Fornecedor: Um maluco aê

Início do cultivo: 28 de junho de 2007

Substrato: milho de pipoca, vermiculita expandida, com cascas processadas e enriquecidas, perlita expandida, turfa processada e expandida (caso alguém me pergunte onde eu consegui isso, digo lá no Carrefour tem isso tudo, é um saco de 10kg, custando R$5,00, acho que foi isso)
Strains: Pesa

Estação: Inverno, temp média 29º C

Procedimentos:

Preparo do substrato: milho
Esterelização: A esterilização foi normal como todo mundo, (utilizei muita assepcia, limpei a mão com Lysol, a bancada, os copos de Wiskeyforam esterilizados antes e tudo o mais )....., em panela de pressão , eram três, sobraram dois (1 quebrou e resolvi deixar ele separado, e não vingou , joguei fora, fiquei com medo de contaminar os outros quando estivessem no casing)

Inoculação: Cada pote foi inoculado com 4 furos equidistantes, ou mais,rentes a parede do copo , e como eu tinha um carimbo pretinho, deu pra fazer a metade nessa brincadeira e guardei o resto pro futuro, quem sabe com a técnica mais desenvolvida, coloco em prática.

Colonização: Os copos ficarão em caixa de papelão, no escuro, na primeira semana. depois achei que o negócio não tava indo e arrumei uma nova casa pros copos, era uma antiga estufa de papel de xerox, foi perfeita, pois consegui através dela manter a temperatura constante em 29º, já faz um mês que os meus filhos estão lá progredindo, quando estiverem 100% colonizados continuarei com esse cultivo, falta bem pouco. Acredito que estão 98%, aguardarei.
Enquanto isso estou pensando no casing, no terrário e aguardo as boas vibrações pra tudo correr bem.
Espero a ajuda de todos pra continuar.
Segue as fotos de 22/07/07

Não consegui colocar mais fotos por causa desta máquina de merda, mas logo logo atualizo a bagaçeira.
Um abraço a todos.
 
Tão bonitos os potes...

Boa sorte em seu cultivo, estaremos enviando nossas GOOD VIBES para ele.

Paz e Luz
 
O casing ainda vou fazer, tenho quentinhas para colocar o substrato, e tenho tb um aquário peq, que já vai virar o terrário.
No terrário não sei se faço com aquela pedrinha de aquario pq já veio junto ou uso argila expandida, que já comprei tb? Santa dúvida cruel...
abraço a todos...
 
O casing ainda vou fazer, tenho quentinhas para colocar o substrato, e tenho tb um aquário peq, que já vai virar o terrário.
No terrário não sei se faço com aquela pedrinha de aquario pq já veio junto ou uso argila expandida, que já comprei tb? Santa dúvida cruel...
abraço a todos...

Sem dúvida, utilize a argila expandida, deixe ela de molho em solução de h2o + agua sanitária antes de colocá-la no terrário.....

Terá melhores resultados com a argila......

Mas se estiver errado, alguem me corrigirá....

Paz e Luz.....
 
Sem dúvida, utilize a argila expandida, deixe ela de molho em solução de h2o + agua sanitária antes de colocá-la no terrário.....

Terá melhores resultados com a argila......

Mas se estiver errado, alguem me corrigirá....

Paz e Luz.....

é mesmo oregon? eu montei um casing semana passada num pote de sorvete fiz o fundo com vermiculita e fibra de coco humidassas joguei a cultura dentro cobri com fibra de coco e uma camada média de vermiculita, dei uma olhada essa semana o pote ta molhadasso nas paredes e o micélio ta avançando pelas bordas ja algumas pessoas falarem sobre colocar a argila expandida no fundo do casing tbm será que vira mais?

goods!
 
Good vibes pra vc Rodrigo..
Te desejo mesmo muita sorte no cultivo..:)
 
O casing ainda vou fazer, tenho quentinhas para colocar o substrato, e tenho tb um aquário peq, que já vai virar o terrário.
No terrário não sei se faço com aquela pedrinha de aquario pq já veio junto ou uso argila expandida, que já comprei tb? Santa dúvida cruel...
abraço a todos...

rodrigo, as pedras de aquário não promovem umidade

use a argila, não deixe que a água cubra as pedras, apenas que as toquem

deixe as de molho como o Oregon disse de um dia pra outro


Sucesso no cultivo :pos:
 
Casings possuem umidade necessária para a frutificação, bastando borrifar água nas paredes internas do terrário para manter a umidade. A vermiculita muda de aspecto quando o casing está muito seco.

O melhor a fazer, já que vc possui o material:

colocar a argila expandida no fundo do seu terrário, juntamente com a pedra porosa do oxigenador (entre as pedras). Colocar solução aquosa ao fundo, como o Vitor indicou, sem cobrir as pedras totalmente.

Deixando o oxigenador sempre ligado, vc tem troca de ar, nível mais alto de oxigênio, e de quebra auxilia na promoção da umidade, mantendo a pedra porosa submersa.

sucesso e good vibes!
 
Agradeço a todos que deram uma força, o incentivo de vcs foi decisivo para o meu início no cultivo, valeu mesmo.
Cara eu ontem estava olhando melhor os copos quando percebi que nos dois tem um pouquinho de água dentro, pouca coisa, um fundinho de aguá bem ralinho, mas já me deu preocupação. Tenho medo de isso causar uma contaminação, o que faço?
Não sei se estou fazendo algo errado, mas os copos estão dentro de um papel tipo envelope, dentro de 2 sacos de lixo preto e dentro de uma estufa mantenho a temperatura em 29º constantemente.
Os copos ficam enrolados em tudo isso que é por causa da luz, pois eles podem sentir isso e prejudicá-los, tem uma luz que eu não sei de quanto é, mais os mantém quentinhos e sossegados para crescerem bem.
Os micélios vão crescendo acho que rizomórficamente? não parece algodoado, parece que tem como se fosse uma colméia de micélio, todo emaranhado.
Colocarei mais fotos logo mais, já evoluiu legal, o milho tá todo branco, mas acho que pra aniversariar eles tem que ficar mais encorpados, ainda falta um pouco.....
Abraço a todos, e me ajudem hein, valeu!
 
Tá tudo certo garoto...

Os copos devem permanecer no escuro e em temperatura constante de 29°C, porque a luz torna o crescimento do micélio mais lento.

O que você relata como um emaranhado, vejo como crescimento rizomórfico mesmo, quanto a água, deve ser o micélio vivo e crescendo, esse é um dos sinais, porém fique atento com exesso, dai pode ser um sinal de algo errado...

No mais acredito estar tudo na santa paz meu amigo, tenha paciência e perceverança que tudo vai dar certo!!!

Paz e Luz á Você e GOOD VIBES ao cultivo ai...
 
Eu estou olhando os copos e vejo tudo branco em cima do milho, até no meio, mas não sei é a hora certa para aniversariar, quando ele tá legal, até o meio tem micélio, porém não é uma capa por cima do milho, ela ainda é muito fininha, não acho que seja a hora.....mas e pra vcs quando é a hora?, digo a aparência do micélio em cima do milho.....quando vcs sabem que chegou a hora?
- è quando vc não vê nada de pontinho amarelo?
- é quando vc vê o milho todo coberto, com uma capa fininha de menos de 1mm por cima?
- Ou é quando vc vê o milho todo coberto, com uma capa mais grossa que 1mmpor cima?
através disso vou identificar o meu caso. tenho medo de estragar tudo antes da hora, sabe. Tenho paciência esse não é o problema, vou fazer no tempo certo tudo, conto com a ajuda valeu.
 
Eu estou olhando os copos e vejo tudo branco em cima do milho, até no meio, mas não sei é a hora certa para aniversariar, quando ele tá legal, até o meio tem micélio, porém não é uma capa por cima do milho, ela ainda é muito fininha, não acho que seja a hora.....mas e pra vcs quando é a hora?, digo a aparência do micélio em cima do milho.....quando vcs sabem que chegou a hora?
- è quando vc não vê nada de pontinho amarelo?
- é quando vc vê o milho todo coberto, com uma capa fininha de menos de 1mm por cima?
- Ou é quando vc vê o milho todo coberto, com uma capa mais grossa que 1mmpor cima?
através disso vou identificar o meu caso. tenho medo de estragar tudo antes da hora, sabe. Tenho paciência esse não é o problema, vou fazer no tempo certo tudo, conto com a ajuda valeu.

hehe

é quando vc percebe que o micélio tomou conta de todo o substrado, não deixando nada aparente para alguma contaminação chegar.

vai preparando seu substrato e camada de casing meu amigo, tá tudo certo!
 
Beleza tá tudo indo lindo, sem falhas, hehheheh
Bom o micélio tá tomando conta de tudo, segue vorazmente em cima do milho tadinho, vai vira cogu pro papai, vai trabalhando vagaba, que eu vou te comer depois, inham
Bom recapitulando, vou colocar amanhã, a vermiculita expandida, com cascas processadas e enriquecidas, perlita expandida, turfa processada e expandida (pelo menos foi isso que li no saco que comprei), e vou colocar tudo num ziplock e mandar pro microondas para esterilizar e matar a bicharada.( vou deixar aquele espaço pro vapor né)
Depois guardarei aquilo no próprio saco fechado é claro. Pra posteriormente misturar com o substrato.(ainda não decidi se faço uma camada de vermiculita, outra de milho e a última de vermiculita selando; ou se misturo o milho colonizado com a vermiculita)
quem sabe alguém dá uma luz, o que é melhor misturar o substrato com a vermiculita ou deixar o milho colonizado por cima da 1ª camada de vermiculita e mais um selo? Essa é pra quem sabe, qual é o melhor resultado, quem ajuda hã?
Putz eu tenho de comprar pilhas para recarregar, pq a minha foi pro espaço não pega mais carga, pô acontece sempre quando agente mais precisa né, o lasquera. Tô na maior pindaíba. Mas prometo que agilizarei as fotos do filhote.
 
Bom resolvi virar o copo de cabeça para baixo para promover maior colonização do fundo que ainda tinha pontinhos amarelos, agora segue em ritmo acelerado, a capa de mcélio tá ficando encorpada, e dobrando de tamanho (quase), tá evoluindo legal.
Tô muito feliz, só isso mesmo pra me alegrar ultimamente, pois tem sido tão difícil, venho passando por muitas dificuldades pessoais, nada a ver com as doideras. Mas continuo a caminhada, sem medo.
Acho que hoje a noite coloco pra esterilizar a vermiculita. Ontem fui no supermercado pra ver os preços dos ingredientes. Vou acabar comprando um saco de vermiculita puro sem nada, pq fiquei com medo de usar aquela vermiculita com as misturas para fazer a camada seladora, me disseram que ela não servia, só serviria pra por em baixo como 1ª camada e não como seladora. Daí resolvi comprar outra vermiculita. ainda não comprei mas logo tá mão.
Abraço e continuem acompanhando, a opinião de vcs é fundamental, valeu.
talvez hoje mesmo eu atualize as fotos, tá não fiquem tristes.
E o Profesor MAURÍCIO sumidão KD VC? Deve estar numa puta viagem trancendental, ele não dá as caras.....

Galera o meu terrário tá profissional, vcs vão ver é um aquário tb, com bomba e tudo, vai ser mais fácil usando tudo que é necessário para o crescimento perfeito né. quero criar as melhores condições para não dar errado. Acho que vou comprar um termômetro, para regular as coisas direitinho com o terrário em funcionamento, custará R$6,00, já vi numa loja de aquário. Um abraço à todos
 
Última edição por um moderador:
Consegui novas fotos aí vai:

Pode ser que algumas não dê pra ver por causa do reflexo, mas tá indo tudo bem, aguardo boas vibrações, mandem aí, que vai melhorar ainda mais, valeu
 
caramba tomei um puta susto, hoje quando vi os meus potes de milho, eles estavam gelados, ficaram sem iluminação da estufa por dois dias.
Não sei se isso vai atrapalhar o seu crescimento, visto que os micélios estavam indo muito bem. Eles ficaram com uma queda de temeperatura abrupta, pois está frio aqui, faz 12º. Será que isso vai dar merda?

Claro que já comprei outra lâmpada e eles estão quentinhos de novo em temperatura de 29º de novo. Me ajudem aí por favor gente.....please
 
cara fui olhar um copo e ele tinha sinal de fungo verde, eram pontinhos verdes no milho, deve ser o duende.
Quando olhei ele ontem eu notei que tinha agua no saco zip lock, achei estranho. Hoje fui olhar e vi que realmente tinha um furo descoberto sem durex, deve ter soltado sozinho, e daí evaporou a agua mais tarde.
Que que eu fiz, resolvi fazer aqueles furinhos para terminar a colonização, mas notei o duende verde, daí abri o pote contaminado e fiz um casing separando o milho ruim do bom.
Coloquei vermiculita e depois o milho colonizado na quentinha e tampei com a própria tampa da quentinha, e guardei na estufa para ver a evolução do negócio.
Porra será que vai dar certo, fiquei com medo de perder tudo.....o outro copo eu nem mexi só fiz os furos e tampei, esse copo tá bem diferente do outro contaminado, o micélio é uma capa mesmo cobre todo o bolo. Pô fiquei triste, mas ainda tenho um saudável, vou aguardar.
tb eu tô sozinho nesse cultivo ninguém me ajuda, caramba, vamos mandar vibrações positivas galera, pra me dar força
 
Cara ninguém está sozinho aqui. Se você estivesse não teria nem começado.

Essas dificuldades acontecem com todos.

É comum, até em determinadas estações do ano, acontecer de ter contaminação aparecendo mais nos cultivos.

Andei um tempo que era colocar casing no terrário e ser pego pelo duende, não sobrava nada.

Sempre que começar um cultivo seja cauteloso desde o início, pois qq descuido, como esquecer um furo aberto é fatal.

Faça mais copos do que o necessário, para ter folga ser alguns contaminarem.

Não use todo o carimbo, nem toda a seringa, para poder reiniciar.

Comece na estação no ano mais propicia, terá menos obstáculos.
 
Cara ninguém está sozinho aqui. Se você estivesse não teria nem começado.

Essas dificuldades acontecem com todos.

É comum, até em determinadas estações do ano, acontecer de ter contaminação aparecendo mais nos cultivos.

Andei um tempo que era colocar casing no terrário e ser pego pelo duende, não sobrava nada.

Sempre que começar um cultivo seja cauteloso desde o início, pois qq descuido, como esquecer um furo aberto é fatal.

Faça mais copos do que o necessário, para ter folga ser alguns contaminarem.

Não use todo o carimbo, nem toda a seringa, para poder reiniciar.

Comece na estação no ano mais propicia, terá menos obstáculos.
Valeu Mauricio pelo apoio, é que me deseperei vendo um dos copos indo pro espaço, é foda esperei tempo pra cacete tive o maior cuidado, e fatores externos atrapalharam, eu não pude evitar entende.
Mas o outro copo vai vingar.
Estou pensando em fazer um novo milho esterilizado para colocar grãos micelados nesse novo. Dá eu aumento a produção ou faço em separado. Sei lá tô meio perdido ainda.
 
Back
Top