Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo - do cultivador.

Diário de cultivo completo.
Salve!

Não sabendo por onde começar, vou direto ao ponto. :)

Com tudo o mais que preciso em mãos,
Mesmo sem ter o carimbo de esporos que agora tenho,
Ansiosamente decidi começar o cultivo com muita paciência.

Sabendo que não sei além do tudo que li, e
Não sabendo fazer, na prática, o que sei que não sei além,
Concluí que o erro seria inevitável.

Resolvi aprender com os erros,
Antes de errar, mesmo que acerte.

Esvaziar a mente, de todas ou algumas dúvidas e certas incertezas.
Livrar o meio de tudo aquilo que não é necessário.
Cultivar o nada, antes de cultivar alguma coisa.

E principalmente, cultivar as técnicas do cultivador.
Uma por uma... E de uma forma mais ou menos científica.

Então juntei tudo o que aprendi aqui, e fiz bolos PF. Começando, é claro, pelo arroz...
arroz_liqui.jpg
Desde já aprendi:
Lição 1)
Ou meu liqüidificador é muito ruim,
ou o arroz que compro é crescido na pedra,
ou preciso arrumar um outro jeito de quebrar os grãos de arroz ao meio, sem fazer uma mistura de arroz integral com farinha.
Exercício (até então, mental):
a) Ponha arroz integral dentro de um saco de pano.
b) Bata com um martelo até virar cacos de arroz.

Mistura-se então, o arroz, a água, e a vermiculita.
Lição 2) Ao contrário - vermiculita, água, e arroz, nesta ordem. Eu já sabia, mas esqueci e misturei a água ao arroz primeiro, o que dá mais trabalho pois até misturar bem, o arroz vira flocos e a vermiculita fica um tanto seca.

Uma parte de arroz, uma de água, duas de vermiculita. Até que, enfim, tudo vira uma gororoba só.
substrato.jpg
Além de cultivar cogumelos, também serve para fazer sujeira, e entupir ralos de pia.

Preenchi então os copos.
copo1.jpg
Lição 3) Enquanto toma cuidado para não encostar nas bordas do copo... Não encoste nas bordas do copo. Vidro e substrato se amam, e dá trabalho limpar depois. Lembrei daquele Jogo da Operação, de 30 anos atrás...

Aos copos preenchidos, acrescentei camadas de vermiculita, por baixo e por cima do substrato (e não ao contrário, por razão maior).
bolos_1.jpg
Após preencher, recortei e tampei, com três tampas de papel alumínio, cada copo. Sem vedar.

Os copos foram três, por três tigres tristes e motivos.

Três são os ingredientes, e quatro as partes, mas quatro foram suficientes para três.
Quatro copos eu tinha, mas um se quebrou, e agora só tenho dois.
E na uma panela que tenho, só cabiam três copos.
bolos_pp.jpg
Na panela três dedos de água, a 1/3 da altura dos copos.
Com um pano no fundo.

Esterilizei por 1h15 no fogo baixo, contados a partir da panela pegar pressão. Sempre de olho no vapor. Então apaguei o fogo e deixei esfriar de um dia para o outro.

No outro dia tirei os copos, e uma surpresa... Um dos copos se abriu na panela, mas não foi pela tampa:
bolo3_copo_quebrado.jpg
O de boca mais larga, terceiro na foto dos 3 copos.
Lição 4) Melhor quatro copos iguais e inteiros, que um diferente e quebrado.
O copo mais largo tinha o fundo mais grosso, boca mais larga e parede mais fina. Os outros copos são mais homogêneos, e talvez até coubessem quatro na panela... Vou comprar mais alguns desses, ou um pouco menores.

De qualquer forma, aproveitei para aprender mais alguma coisa. Agora eu tinha um copo exposto ao ambiente - ou seja, muito provavelmente contaminado.
Então usei as minhas mãos, nuas e sujas, para transferir o bolo a outro copo igual, não esterilizado. Assim teria um copo de "controle", que com certeza teria contaminações, para comparar com os outros 2.

Após retirar os 3 copos da panela, vedei todos com fita transparente, e armazenei dentro de uma caixa de papelão, num armário fechado, à temperatura ambiente (por volta de 30 graus, por aqui, nessa época).

Os resultados, compartilho logo mais!
 
Última edição por um moderador:
Ou a virar chá de micélio.



Sugiro não arriscar esse procedimento. O micélio maduro até tem alguma quantidade de princípios ativos, mas pouca.

E se houver algum contaminante crescendo junto você pode acabar tomando principalmente chá do tal contaminante ...
 
Bolo F - 1° flush
Fiz a colheita deste belíssimo flush que me proporcionou o bolo F.
F_F1_525.jpg F_F1_526.jpg F_F1_colheita.jpg
Coloquei na balança e vi, 60 g de cogumelos frescos. Os 2 primeiros flushes do bolo A foram de 30... Abri um sorriso de orelha a orelha.

Gostei da genética desse bolo, que colonizou muito rápido, frutificou no topo do bolo e com tantos cogumelos. Então além de colher, reservei alguns chapéus para tirar carimbos. Sei que esporos são uma loteria mas, quem sabe. Além disso, também saíram chapéus um pouco maiores (nada perto do carimbo que recebi, entretanto).

Após a colheita fiz um novo dunk de +/- 12 horas, e já está no terrário.

Também colhi os 2 cogumelos do bolo A que faltavam. Nada errado com eles, então acho que não houve contaminação mesmo. Mas vi, na prática, por quê é uma boa idéia colher os cogumelos logo que abrem o véu (ou antes). Esporos fazem muita sujeira!
A_F3_526.jpg

Vou tentar tirar um 4° flush desse bolo, já que está mantendo a média de cogumelos por flush. Hoje fiz a limpeza do bolo/terrário e está no dunk, volta pro terrário amanhã.

Juntando os flushes dos 2 bolos, quase faltou espaço no secador, para tanto cogumelo!
F_F1_secador.jpg

Agora sim, estou com o ingresso comprado para os fóruns de Experiências - Místicas e Perceptivas/Interativas :D

Paz e luz!
 
Esse bolo F ficou com uma característica muito bonita. Parabéns pelo trabalho. Acompanhando o restante dos bolos, vamos ver quantas g saem dai :whistle:
 
Obrigado!

Eu estou esperançoso também quanto aos outros bolos da mesma leva, e que estão na incubadora. O D está no terrário, E , G estão 100% colonizados, e já vão fazer 2 meses de inoculação.

Os mais recentes, feitos com cereal Ráris, C#, D# estão 99% (e devagar ou parados, creio que pela baixa na temperatura).

Os grãos de µ e Lho estão nuns 50%, e se não virarem casing, vou usar para inocular novos bolos ou casings, por transferência de grãos.

Os cogumelos já saíram do ventilador para a sílica.
Na secagem, descobri uma nova forma de arte.
528_silica_copa.jpg
O efeito foi criado pela distribuição dos cogumelos por cima da sílica, em camada fina, separados apenas por uma folha de papel toalha. A diferença na absorção coloriu o indicador de laranja, a amarelo (pouca umidade) a azul (saturada).

A julgar pelas cores, e pela época, serão os cogumelos da Copa. :D:):cool::coffee:
 
Atualizando com as boas novas!

Mamãe me agraciou!

Estou com 3 bolos frutificando - D, F e B (finalmente).

O 2° flush do bolo F não está nada impressionante, mas além dos cogumelos ainda há pins se formando no bolo, então estou no aguardo de qualquer surpresa.
F_F2_608.jpg
Parece que o segredo do 1° flush, foi ter sobrado água no copo. E assim o bolo ter ficado em um "meio-dunk" por 1 semana, antes do dunk total, cold shock e frutificação habituais. (a parte que frutificou tão bem, foi a parte de baixo, que ficou "afogada"). Também houve uma queda na temperatura, que pode ter contribuído.

Um dia me disseram...
B_F1_608.jpg
O bolo B continua crescendo achando que é algodão. Mas finalmente apareceu um pin (2 meses, 1 semana e alguns dias após o aniversário). Um único pin, que está se tornando um tímido cogumelinho.

...que os cogumelos às vezes erram a direção...
O bolo D está bem interessante... Começou bem feinho, com vários pins agrupados, que eu achei que não iam vingar (estavam com cara de abortos). Com um pouco mais de atenção dedicada a eles, os pins começaram a se tornar uns cogumelos grossos e felpudos.
D_F1_606.jpg D_F1_terr_606.jpg
Ainda está meio difícil convencê-los a crescer para cima, mesmo envolvendo num saco preto, e permitindo a luz apenas de cima. Parece que estão na dúvida entre a luz que vem de cima e a que é refletida pelo pratinho, que é branco.

D_F1_608.jpg
Finalmente eles se desenvolveram, e hoje colhi o primeiro deles, que rompeu o véu. Ficaram pequenos, porém este já saiu bastante pesado, para o tamanho do pequenino...
D_F1_C1_608-19_1.jpg

A Natureza sempre surpreendendo
Interessante que, cada um dos bolos que frutifiquei até agora, apresentou uma característica diferente. Mesma strain, mesmo carimbo, e dos vários bolos, já consegui cogumelos grandes, pequenos, finos, grossos, altos, curtos, retos e tortos, colonizando rápido ou devagar, pinando e frutificando cada um a seu tempo.

Será o fim?
A_Fim_608.jpg
O bolo A está igual desde então. Sem pins, sem colonização. Sem contaminação, também. Mas o bolo não seca mais a vermiculita, nem exala mais cheiro de micélio.
Estou convencido de que "acabou o gás", depois dos últimos cogumelos, abortados em plena frutificação. Irei providenciar os arranjos funerais. R.I.P., bolo A. :cry:
 
Dia D
Colheita!

O bolo D rendeu alguns belos cogumelos, que já colhi todos.
D_F1_609_lr.jpg D_F1_609_colheita2.jpg
Bastante pesados.

O bolo F ficou só em 3 cogumelos, dos quais colhi o primeiro.
F_F2_609.jpg F_F2_C1_609.jpg
Hoje de manhã ele era apenas um cogumelo pequeno que não sabia para que lado ir, e à noite já havia se tornado um cogumelão "bombado". Parece que ele gritou "pelos poderes de greiscou" :roflmao:
F_F2_C1_colhido.jpg

O cogumelo do bolo B está lá na dele.
B_F1_C1_609.jpg


Olhei o bolo B♭ e vi algumas primórdias se espremendo contra a parede do copo, então aniversarieio-ô.

Na falta de uma garrafa PET pequena, para um bolo pequeno, fiz um pequeno experimento - coloquei o bolinho dentro de um pote, com apenas vermiculita, no fundo e em cima, e fechado com tampa.
Bb_aby.jpg Bb_tub_609.jpg
Sem dunk nem nada, mas caprichei no borrifador, para umedecer a vermiculita. Vamos ver o que sai!
 
Este é o bolo A.
A_F4_613_lr.jpg A_F4_615.jpg
O bolo A enganou todo mundo, se fingindo de muerto. E então deu mais cogumelos.

Tá de brinqs, bolo A? :D

Enquanto isso os bolos D e F também estão tendo flushes (o 2º e 3º, respectivamente), o B abortou o cogumelinho que tinha e cresceu outro, e o B
Bb_615.jpg
Isso tudo foi no começo da semana passada.

Estou fora de casa pelo feriadão, e quando voltar, acho que vou ter um bocado de cogumelo para colher... fora esporos pra todo lado :velhinho:

Mais os copos que ainda estão na incubação, e ficaram parecidos com o bolo F antes de aniversariar... Essa semana promete!
 
Última edição por um moderador:
Bagunça!

Cheguei em casa e logo fui ver os meninos...
F_F3_624_1.jpg F_F3_624_2.jpg
pretos o_O

De relance achei que um fungo preto tinha tomado conta dos bolos... Só precisei olhar, porque já esperava esporos para todo lado, mas também fica sempre a expectativa de algum contaminante (toc, toc, toc). De tanto esporo parece que houve um incêndio, e os bolos e cogumelos ficaram carbonizados...

F_F3_624_3.jpg

Os cogumelos do bolo F, além de tortos, saíram grandes. É a primeira vez que deixo os cogus crescerem até o chapéu "envergar", sempre colhi logo após romper o véu ou ainda não totalmente abertos.
Uma pena ter perdido o ponto deste aí, pois o chapéu ficou com uns 8 cm de diâmetro, daria um belíssimo carimbo.
F_F3_C1_pileo.jpg
Falando no qual, o chapéu sozinho ficou com o peso de 1 cogumelo, e uma textura....hmmm, convidativa. :fome: Coloquei para secar, mas estou desconfiado desse pontos laranjas. Parecem um tipo de pó, talvez sejam contaminantes (bactérias)... Na dúvida, quando for consumir este, farei um chá.

O pequeno Bb deu um flush muito considerável, para o pequeno tamanho! Como os cogumelos apareceram e é claro não iam caber dentro do pote, fiz o terrário mais improvisado que existe... Só coloquei o pote aberto dentro de um outro maior, daqueles de sorvete, tampado.
Bb_F1_624_1.jpgD_F2.jpg
Sem abanar, sem borrifar, nada! De pins a cogumelos maduros, apenas a Natureza seguindo seu curso. Gostei tanto (fora a sujeira) que vou testar a tek com mais algum bolo. Digamos que é um mini-PF-TEK-tub :LOL:

ryutektektugen.jpg
Ryu: mini-PF-TEK-tugen!

E o bolo D foi o mais comportado... Apenas 2 cogumelos, que não fizeram sujeira, pois ainda não abriram, e muito bonitos.
D_F2_624_2.jpg D_F2_624.jpg
Esses 2 ficaram com a estipe lisinha, e não felpuda como praticamente todos os outros cogumelos até agora.
Parece que o terrário petgun está servindo muito bem ao propósito de controlar a umidade - o terrário não fica cheio de condensação muito visível, mas os cogumelos e bolo também não ficaram secos demais.
Por outro lado, o bolo/terrário estão cheirando a "pano molhado", e já estão assim há algum tempo (desde o 1° flush). Nenhum sinal visível de contaminante ou doença, talvez tenha a ver com a maior ventilação, mas não parece normal.

Na incubação, 4 bolos restantes, após 2 meses de colonização:
Copos_624.jpg
Três deles estão com água no fundo do copo, desde a semana passada. O bolo F estava assim antes de aniversariar, e deu aquele belo 1° flush... Com esses eu vou tirar a dúvida, se o segredo do bolo F foi esse ou não.

Bagunça limpa, os bolos F e Bb estão em dunk, e amanhã voltam para os terrários. Devo colher esses cogumelos do D pela manhã. E providenciar um terrário para aniversariar os restantes. :cool:
 
Do jeito que estava a bagunça, daria para tirar carimbos até da estipe, prato, terrário :roflmao:

Mas pelo estado, exposição e contato do cogumelo com o terrário, acho que o carimbo não seria confiável.
 
Família grande, casa nova

Fiz um terrário novo, e aniversariei os outros 4 bolos - C#, D#, E e G.
Terrario_C_629.jpg
Deixei o bolo C# de fora, para servir de controle (comparação do terrário novo com os de PET). Também coloquei outros bolos que estavam em PET no terrário, com a mesma finalidade.

Também como experiência, dunkei apenas os bolos C# e E. De forma que tenho um bolo dunkado dentro e um fora do terrário novo, e dois colocados direto no terrário, após serem apenas banhados em água, e rolados na vermiculita.

Todos os 4 copos novos estavam com as mesmas características abaixo - descolados do copo, e com água no fundo. Ficaram assim por 2 semanas.
bolos_niver_627_separacao.jpg Copos_628_niver.jpg

Os bolos F e Bb já estão pinando novamente, 2 dias após terem sido colocados no terrário novo. Os outros parecem estar avançando pela vermiculita, cobertos de pontinhos brancos... Estou acompanhando para ver se vão ficar algodoados, ou se são nós hifais. O bolo B também está lá, para ver se finalmente pina satisfatoriamente. A e D continuam em terrários PET.

Apenas estou preocupado com a condensação na tampa pingar em cima dos cogumelos - terei que tirar a água e borrifar manualmente, ou revestir a tampa por dentro com algum tecido, para evitar os pingos.
 
Apenas estou preocupado com a condensação na tampa pingar em cima dos cogumelos - terei que tirar a água e borrifar manualmente, ou revestir a tampa por dentro com algum tecido, para evitar os pingos.

Dê uma leve inclinada no terrário, já vai resolver o teu problema. A espessura de uma régua já resolveria.
 
A diferença é visivel.
vinolia.jpg
:D

Com certeza os cogumelos precisam de água, a dúvida é se a água fornecida pela minha receita de PF + borrifos + umidade do terrário será suficiente. Quero saber se o dunk é realmente benéfico, consideradas as minhas técnicas e condições de cultivo.

Esqueci de separar também os bolos em cold shock - sem cold shock, não fiz em nenhum deles! :rolleyes:
 
View attachment 71794
Quero saber se o dunk é realmente benéfico, consideradas as minhas técnicas e condições de cultivo.

Pessoalmente faço dunk antes do aniversário e entre flushes ou mesmo se deixar um bolo secar demasiado.
Utilizo sempre dunk and roll com vermiculite. Ao limpar os bolos para o dunk deixo sempre eventuais pins pois estes vão crescer rapidamente após a entrada no terrario.
Entre flushes faço sempre dunk com uma ou duas gotas de lixívia para evitar possíveis contaminações.

Como disse o Ecuador, não tens de fazer, mas se a experiência colectiva dos cultivadores provou que é uma técnica eficaz e com grandes melhorias porquê não a utilizar?
Abraço.
 
Depois da foto que que o @PsychoEvie postou, qual a dúvida?
se a experiência colectiva dos cultivadores provou que é uma técnica eficaz e com grandes melhorias porquê não a utilizar?

O dunk faz o bolo absorver bastante água, é fato. Mas parece que já sobra água na minha receita, que aparece no fundo dos copos, após ir além da colonização total. Como além disso eu borrifo os bolos, e os deixo em terrários bastante umidos, será que é mesmo necessário? A idéia, assim como tem sido em todo esse meu (primeiro) cultivo, é "fazer a conta" eu mesmo ;)

Como são 4 bolos que foram preparados, inoculados, colonizados, e aniversariados juntos, além do tamanho dos cogumelos, poderei observar se há diferenças no tempo de pinagem, quantidade de pins, abortos, etc.
Na pior das hipóteses, verei os 2 bolos sem dunk secarem, ou darem cogumelos pífios. E então farei a "versão brasileira" daquela foto :)

Também posso estar tendo trabalho dobrado, fazendo dunk E borrifando os bolos. Estou tendo a impressão de que os melhores flushes que tive, com cogumelos maiores, foram aqueles em que eu deixei o terrário/bolo mais tempo sem abrir para abanar/borrifar, só crescendo sozinhos. Ainda não consegui concluir nada em relação a borrifar ajudar ou não na pinagem.

E o cold shock também li que não é necessário para os B+, mas não fiz porque esqueci mesmo, deixei os bolos no dunk fora da geladeira.

Entre flushes faço sempre dunk com uma ou duas gotas de lixívia para evitar possíveis contaminações.
A lixívia daí é a mesma água sanitária do Brasil, hipoclorito de sódio 2,5%? Não mata o micélio?

Se não mata o micélio, provavelmente também não irá matar os contaminantes, principalmente esporos... Se for o caso, seria melhor esterilizar o pote, e usar água fervida no dunk.

Eu uso água mineral mesmo, e mais recentemente, filtrada. Apenas lavo os potes com água e sabão, antes do uso.
 
Back
Top