Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo - do cultivador.

Diário de cultivo completo.
Salve!

Não sabendo por onde começar, vou direto ao ponto. :)

Com tudo o mais que preciso em mãos,
Mesmo sem ter o carimbo de esporos que agora tenho,
Ansiosamente decidi começar o cultivo com muita paciência.

Sabendo que não sei além do tudo que li, e
Não sabendo fazer, na prática, o que sei que não sei além,
Concluí que o erro seria inevitável.

Resolvi aprender com os erros,
Antes de errar, mesmo que acerte.

Esvaziar a mente, de todas ou algumas dúvidas e certas incertezas.
Livrar o meio de tudo aquilo que não é necessário.
Cultivar o nada, antes de cultivar alguma coisa.

E principalmente, cultivar as técnicas do cultivador.
Uma por uma... E de uma forma mais ou menos científica.

Então juntei tudo o que aprendi aqui, e fiz bolos PF. Começando, é claro, pelo arroz...
arroz_liqui.jpg
Desde já aprendi:
Lição 1)
Ou meu liqüidificador é muito ruim,
ou o arroz que compro é crescido na pedra,
ou preciso arrumar um outro jeito de quebrar os grãos de arroz ao meio, sem fazer uma mistura de arroz integral com farinha.
Exercício (até então, mental):
a) Ponha arroz integral dentro de um saco de pano.
b) Bata com um martelo até virar cacos de arroz.

Mistura-se então, o arroz, a água, e a vermiculita.
Lição 2) Ao contrário - vermiculita, água, e arroz, nesta ordem. Eu já sabia, mas esqueci e misturei a água ao arroz primeiro, o que dá mais trabalho pois até misturar bem, o arroz vira flocos e a vermiculita fica um tanto seca.

Uma parte de arroz, uma de água, duas de vermiculita. Até que, enfim, tudo vira uma gororoba só.
substrato.jpg
Além de cultivar cogumelos, também serve para fazer sujeira, e entupir ralos de pia.

Preenchi então os copos.
copo1.jpg
Lição 3) Enquanto toma cuidado para não encostar nas bordas do copo... Não encoste nas bordas do copo. Vidro e substrato se amam, e dá trabalho limpar depois. Lembrei daquele Jogo da Operação, de 30 anos atrás...

Aos copos preenchidos, acrescentei camadas de vermiculita, por baixo e por cima do substrato (e não ao contrário, por razão maior).
bolos_1.jpg
Após preencher, recortei e tampei, com três tampas de papel alumínio, cada copo. Sem vedar.

Os copos foram três, por três tigres tristes e motivos.

Três são os ingredientes, e quatro as partes, mas quatro foram suficientes para três.
Quatro copos eu tinha, mas um se quebrou, e agora só tenho dois.
E na uma panela que tenho, só cabiam três copos.
bolos_pp.jpg
Na panela três dedos de água, a 1/3 da altura dos copos.
Com um pano no fundo.

Esterilizei por 1h15 no fogo baixo, contados a partir da panela pegar pressão. Sempre de olho no vapor. Então apaguei o fogo e deixei esfriar de um dia para o outro.

No outro dia tirei os copos, e uma surpresa... Um dos copos se abriu na panela, mas não foi pela tampa:
bolo3_copo_quebrado.jpg
O de boca mais larga, terceiro na foto dos 3 copos.
Lição 4) Melhor quatro copos iguais e inteiros, que um diferente e quebrado.
O copo mais largo tinha o fundo mais grosso, boca mais larga e parede mais fina. Os outros copos são mais homogêneos, e talvez até coubessem quatro na panela... Vou comprar mais alguns desses, ou um pouco menores.

De qualquer forma, aproveitei para aprender mais alguma coisa. Agora eu tinha um copo exposto ao ambiente - ou seja, muito provavelmente contaminado.
Então usei as minhas mãos, nuas e sujas, para transferir o bolo a outro copo igual, não esterilizado. Assim teria um copo de "controle", que com certeza teria contaminações, para comparar com os outros 2.

Após retirar os 3 copos da panela, vedei todos com fita transparente, e armazenei dentro de uma caixa de papelão, num armário fechado, à temperatura ambiente (por volta de 30 graus, por aqui, nessa época).

Os resultados, compartilho logo mais!
 
Última edição por um moderador:
A casinha dos smurfs
Terrario_Pet_A.jpg
Fiz o terrário com uma garrafa de água mineral 5 L (com toda essa atividade, estão sobrando algumas por aqui).

Cortei a garrafa ao meio usando um estilete, e fiz alguns furos (total de 8) mais embaixo. Os furos tampei com 2 filtros, micropore por dentro, e filtro de café por fora. Tirei a tampa e no lugar coloquei um chapeuzinho de filtro de café.
Coloquei argila expandida no fundo, até pouco abaixo da altura dos furos, depois de descansar a argila em água + água sanitária, por 24 h. Completei com água mineral até metade da altura da argila, com uma tampinha de água sanitária.

Tirei o bolo do dunk, rolei em vermiculita seca (pensei em esterilizar no microondas antes, mas a vermi úmida faria muita meleca, iria grudar mais na minha mão do que no bolo). Coloquei o bolo no terrário em cima de um pratinho descartável, e coloquei uma camada fina de vermiculita também por cima, como num double casing.

Borrifei água mineral para umedecer a vermiculita do roll, e fechei o terrário. Para fechar melhor, antes eu havia feito cortes verticais na borda cortada, de maneira que a parte de cima encaixa na parte de baixo. Encaixei e lacrei com fita transparente.

Coloquei o terrário com bolo dentro de uma caixa, que irá ficar em cima de um armário. A caixa atende a 2 propósitos - controlar a entrada de luz, permitindo apenas a luz vinda de cima, e manter o cultivo fora de vista, evitando a curiosidade alheia.
Terrario_Caixa.jpg

Na mesma caixa ainda cabe um outro terrário igual, e talvez mais outros 2, se usar garrafas menores (de refrigerante). Então dependendo do resultado com esse terrário, irei fazer pelo menos mais 1 de PET, para o próximo bolo que aniversariar (provavelmente será o copo "B", daqui a, quem sabe, 2 semanas).
 
Estou torcendo aqui pela chegada de seus baby-pins!
Estou em meu primeiro cultivo tb, assim como vc, estou usando a PF Tek, bem como estou tentando me cultivar! ;)
Muito inspirador seu diário, tanto pela expressão poética quanto pela carinho paternal com o cultivo. Tenho certeza que terás muitos filhos!

Tirei o bolo do dunk, rolei em vermiculita seca (pensei em esterilizar no microondas antes, mas a vermi úmida faria muita meleca, iria grudar mais na minha mão do que no bolo). Coloquei o bolo no terrário em cima de um pratinho descartável, e coloquei uma camada fina de vermiculita também por cima, como num double casing.

Pelo que vi, vermiculita do roll deve estar seca mesmo. Não só pela meleca, mas assim ela adere ao bolo, úmido do dunk.
Eu fiquei com a mesma questão "como esterilizar vermiculita, deixando-a seca ao final do processo?". Para praticar, antes do momento do aniversário, eu tentei botar ela seca em um copo por 7 min no microondas.... NUNCA FAÇAM ISSO!:olhoroxo: o copo ficou incandescente e se fundiu com o prato giratório do micro...
Aí, o que fiz e deu certo, foi fazer como se faz com a esterilização dos bolos em PP, só que só com vermiculita seca.
No seu caso (não entendi muito bem), vc não esterilizou a vermiculita do roll? Talvez não precise para o 1º flush, já que o micélio ta mais forte...
 
Tenho certeza que terás muitos filhos!
Obrigado, e assim espero! Longa vida à minha prole, desejo o mesmo para a sua :)

No seu caso (não entendi muito bem), vc não esterilizou a vermiculita do roll? Talvez não precise para o 1º flush, já que o micélio ta mais forte...
Exatamente, usei sem esterilizar... Na próxima vou esterilizar a seco em PP antes, ou então borrifar com água oxigenada diluída.

Terrario_A_umidade.jpg
A umidificação do terrário parece estar funcionando, é possível ver muitas gotículas nas paredes do terrário. A vermiculita continua com aspecto de úmida, mas por enquanto não vi nenhuma alteração no bolo.

Ré, Mi, Fá, Sol
Os outros bolos estão muito saudáveis! O micélio neles está colonizando tão mais rápido, que eu fiquei até na dúvida se é cubensis mesmo... Mas no micro dá para ver que é porque estão mais rizomórficos, já desde o começo.
D_I+7_170x_1.jpg E_I+7_170x_6.jpg F_I+7_170x_13.jpg G_I+7_170x_15.jpg
Acho que passar mais tempo na geladeira, dormindo dentro da seringa, fez eles acordarem com mais fome!
Se continuarem assim, em 15 dias vou precisar de uma creche hehehe.

Amanhã... Mais novidades! :D

Paz!
 
Exatamente, usei sem esterilizar... Na próxima vou esterilizar a seco em PP antes, ou então borrifar com água oxigenada diluída.

Um detalhe que poucos sabem, mas a vermiculita da Dimy, já vem esterelizada. Então se estiver bem conservada e mantendo a embalagem bem fechada, não tem muito problema. Se a sua vermiculita for de outro fornecedor (especialmente um voltado a utilização na construção civil) esterilize!
Faço o roll sem esterelizar a vermiculita Dimy e nunca tive problemas por isso.
 
Pelo que vi, vermiculita do roll deve estar seca mesmo. Não só pela meleca, mas assim ela adere ao bolo, úmido do dunk.
Eu fiquei com a mesma questão "como esterilizar vermiculita, deixando-a seca ao final do processo?". Para praticar, antes do momento do aniversário, eu tentei botar ela seca em um copo por 7 min no microondas.... NUNCA FAÇAM ISSO!:olhoroxo: o copo ficou incandescente e se fundiu com o prato giratório do micro...
Aí, o que fiz e deu certo, foi fazer como se faz com a esterilização dos bolos em PP, só que só com vermiculita seca.
.

Oié Pedori, tudo certo?
Então, lendo os seus comentários, chego a conclusão que a maioria dos novatos tem essa dúvida referente à esterilização da vermiculita na hora de fazer roll. Também tive dúvidas e acabei fazendo a mesma coisa que você. A vermiculita praticamente torrou no microoondas junto com um tupperware (para microondas) que derreteu. Ficou uma meleca e um cheiro terrível.
Para esterilizar a vermiculita, hoje em dia eu umedeço ela e coloco num pirex de vidro dentro do forno por uns 15 min. Dependendo do tempo que eu deixar no forno, ela até dá uma secada. Se ficar úmida, não tem nenhum problema. Aí depois você desliga o forno e deixa ela esfriar lá dentro por algum tempo até ela estar numa temperatura razoável para fazer o roll.

A vermiculita sobrante eu guardo num tupperware (mesmo se ela estiver um pouco úmida) e depois volto a usa-la em outros rolls fazendo o mesmo procedimento de esterilização.

Até agora, não tive nenhum problema de contaminação.

Um abraço!
 
Um detalhe que poucos sabem, mas a vermiculita da Dimy, já vem esterelizada.
Tem essa informação na embalagem?
Eu duvido muito que seja esterilizada, no que se entende aqui por esterilização (ausência total de microoganismos vivos ou esporos viáveis). Sendo um produto para jardim, talvez seja pasteurizada, por exemplo. Também é possível que venha com fungicida, daí a impressão de esterilização...:eek:

A minha seilá de onde vem, e o quê mais contém, mas é da fina e comprei um saco de 100 l (isso mesmo, cem litros! :D)
Cheguei a pensar em lavar antes de usar até, pelos mesmos motivos acima, mas já que os bolos feitos com ela "suja" estão colonizando bem, e sem contaminações, acho que não é necessário.
 
Tem essa informação na embalagem?

Sim... Tem sim... Mas acabei de entrar em contato com a Dimy por e-mail para tem mais informações. Eu já havia lido num outro forum de jardinagem que ela seria submetida a um processo de esterilização por radiação. Nada melhor do que ver um parecer da propria empresa. Aguardo a resposta para resolver qlqr duvida.

Sendo um produto para jardim, talvez seja pasteurizada, por exemplo. Também é possível que venha com fungicida, daí a impressão de esterilização...

Não necessariamente.

A minha seilá de onde vem, e o quê mais contém, mas é da fina e comprei um saco de 100 l (isso mesmo, cem litros! :D)

A vermiculita que vem nestas grandes embalagens são destinas em geral à construção civil. Ou seja, realmente não há motivo para elas serem limpas.
 
Não vejo motivo para tanta preocupação em relação à limpeza da vermiculita. Ela é um material inorgânico e não facilita a propagação de contaminantes.

A discussão aqui não é em si os micro-organismos que ficam na vermiculita. E sim os micros que podem passar para o composto nutritivo do cultivo.
Ser inorganico infelizmente não faz com que o material seja estéril por si só. Infelizmente!!
 
A preocupação mais exatamente, seria com os contaminantes que possam vir a se depositar na vermiculita, durante transporte/manuseio/exposição... E a presença destes contaminantes no [meu] terrário.

Falando nisso, breve lançamento!
Terrário PET versão 2,
Agora com luz, água e ar encanado:
terrario_v2.jpg
- 4 furos maiores, no lugar de 8 pequenos
- Apenas 1 camada de filtro, menor resistência à troca gasosa
- Chapéu preso com abraçadeira, mais seguro e durável
- Encaixe mais fácil da tampa
- Mangueira para entrada de ar/água com pedra na ponta, por baixo da argila.

No terrário/bolo "A", nenhuma novidade... O micélio não colonizou a vermiculita do roll, e ainda também não há sinal de nós hifais ou primórdias.
Cheirando através do chapéu de filtro, eu sinto um cheiro doce... Que eu não sei dizer o que é, e nem porque é, mas é um cheiro gostoso, que dá vontade de ficar cheirando o tempo todo :giggle:

Como o nível da água parece não estar baixando, imagino que também não esteja ocorrendo muita troca de gases... Então seguindo a idéias do terrário "2", usei um dos furos para passar uma mangueira de ar (sem a pedra) e liguei uma bomba de ar.
terrario_v1_ar.jpg
Esta simpática bombinha, movida a uns poucos Volts, é capaz de encher uma sacola de 5 litros em cerca de 5 minutos, sendo suficiente para o terrário de garrafa. Além disso torna o sistema todo portátil, pois não é necessária tomada 110 ou 220V, apenas baterias, como na foto. Perfeito para quem não dispõe de tomadas em cima do armário ou dentro do guarda-roupa.

Será genética?
Na incubação, algo impressionante... Estes são o bolo "B" (inoculado junto com o que está no terrário) e 2 outros bolos da safra nova:
3geneticas.jpg
O copo "B", à esquerda, colonizou até agora metade do copo (mesmo tendo sido inoculado há mais de 1 mês), e está devagar quase parando, avançou apenas 1 mm de ontem para hoje. Antes crescia até 5 mm por dia.

Os outros 2 copos foram inoculados no dia 4/4 (há menos de 10 dias), e mostram o que estou vendo nos bolos novos: 2 características bastante distintas - uma de micélios mais vagarosos, e outra de micélios bastante rizomórficos e de colonização bastante rápida.
O copo do meio foi inoculado e germinou em 4 pontos, com o tipo de micélio mais rizomórfico, e já cobriu praticamente todo o copo. No copo da direita, a diferença na velocidade de crescimento é óbvia, entre os 2 pontos de inoculação adjacentes.

O restante dos copos está mais parecido com o copo da direita, e todos mais devagar que o copo do meio. Se continuarem assim, vão aniversariar antes do copo "B"!
 
Os bolos do dia 04/04 estão em desenvolvimento normal.
Esses copos foram inoculados um dia depois dos seus (05/04) e estão quase na mesma vibe.

IMG_0956.JPG
Os dois da esquerda Mexicans, os dois da direita B+. (foto tirada momentos antes de fazer este comentário :) )

Experimente abrir um buraco no lacre para troca gasosa e tampe com fita micropore. Eu costumo fazer isso quando paralisa, e dá um bom avanço.
 
Última edição:
Então deve ser o signo solar? hehehe

Os copos todos já tem furo com micropore, eu faço isso na inoculação (colo micropore onde vou espetar > inoculo > tampo o furo da agulha com micropore). Os novos estão com a segunda tampa por cima dos furos, o mais velho está sem.

A temperatura aqui caiu muito esses dias, acho que vou precisar também de um termostato/incubadeira... Já que vou ter cultivos para todo o inverno :)
 
Um detalhe que poucos sabem, mas a vermiculita da Dimy, já vem esterelizada.

Voltando ao assunto da vermiculita Dimy ser estéril. Tenho a resposta do fabricante que acabou de me enviar um email.

Aqui o Email na integra:

Boa Tarde,
Ficamos muito felizes em saber que é nosso cliente.

Vermiculita é um mineral formado pela superposição de finíssimas lamínulas, que submetido a altas temperaturas (cerca de 800 ºC), sofre uma grande expansão de até quinze vezes o seu volume original, constituindo-se no produto industrializado, denominado Vermiculita Expandida, que possui múltiplas e interessantes utilizações em vários setores da atividade humana. Ela se torna estéril, após passar por este processo.

Estamos a disposição para esclarecimento de dúvidas,

At.
Bianca Arruda
Dimy Produtos Para jardinagem Ltda.
11 4448-1186

Por isso para camada casing apenas com vermiculita ou Roll, se a vermiculita for a Dimy (que vem bem embalada), não precisa ter muitos cuidados com a esterelização da mesma.

Espero que tenha sido útil.
 
Com as devidas apresentações...

BDEFG_I+13.jpg
* Copos com 13 dias de inoculação!

No terrário A, tudo igual... Bolo branco e vermiculita úmida, nada mais.
Estou em viagem, e o terrário está lá sozinho, logo não terá trocas de ar forçadas (bomba de ar) nesses próximos dias.

Semana que vem eu volto, então Mãe Natureza, por favor, me surpreenda :D
 
Boa sorte porquê? Sair andando, o terrário não vai :roflmao:

Também não acho que vá frutificar e esporular nesses 4 dias, visto que ainda está igual estava dentro do copo...

Água acredito que tenha o suficiente. Contaminaçòes acho pouco prováveis, porque o terrário é/está lacrado.

Talvez tudo o que o bolo precise seja uns dias quieto mesmo, para colonizar mais um pouco... Se ainda não tiver saído do estágio de crescimento para o de frutificação, mesmo com o dunk.

A minha dúvida, se não tiver nem começado a pinar, quando eu voltar, será:

Quanto tempo o micélio no bolo 100% colonizado sobrevive no terrário, antes de começar a morrer, de velhice ou o que for?
 
Também não acho que vá frutificar e esporular nesses 4 dias, visto que ainda está igual estava dentro do copo...

Discordo plenamente. Em 4 dias muita coisa pode acontecer. Deixar o terrario parado sem monitorar por tanto tempo é sempre um grande risco.

Contaminaçòes acho pouco prováveis, porque o terrário é/está lacrado.

Ele estando lacrado é mais facil ainda para contaminar. Cobweb ADORA ambientes fechados dentre outros tipos de mofo...

Meu Boa Sorte ainda tá valendo. Você vai precisar.
 
Cobweb ADORA ambientes fechados dentre outros tipos de mofo..
Mas se a porta está fechada, como é que ele ia entrar?
Voltei hoje e tudo certo com o terrário, até então, nem sinal de contaminação. ;)

Também não há sinal de pinagem, então lendo este post, estou chegando à conclusão que preciso deixar o bolo secar um pouco. Para depois aumentar a umidade de novo.
Pois foi direto do dunk para o terrário úmido, e em nenhum momento a umidade baixou. Temperatura, luz e trocas de ar ele já recebeu, e talvez seja essa a "dica" que está faltando, para o micélio "acordar" e começar a pinar - queda na umidade.

Ainda assim vou fazer sem abrir o terrário, drenando a água pela mangueira de ar. Depois que a vermiculita do roll secar, coloco água de volta, pela mesma mangueira. Mas vou colocar menos água, para permitir uma nova secagem, e assim repetir... Até aparecerem os pins (ou não, aí eu tento outra coisa).

Enquanto isso, tenho outros 3 copos perto dos 100%... Hora de construir mais terrários!
 
Mas se a porta está fechada, como é que ele ia entrar?


Provavelmente porque os esporos ou mesmo uma pequena quantidade de micélio de cobweb já está lá. Acho que nossos cultivos são menos estéreis (ou axênicos) do que gostamos de imaginar.

Quando as condições são favoráveis aos contaminantes eles crescem e suplantam o cubensis.
 
Eis a surpresa!
A_F1.jpg

Ontem "sequei" o terrário, e hoje fui conferir a umidade (que baixou, deixando secar as paredes). Estava procurando por nós, primórdias, pins... Então vejo alguém espiando por debaixo do bolo:
A_surpresa.jpg
Resolvi intervir. Após os procedimentos de assepsia costumeiros, virei o bolo e me deparei com estes 2 cogumelos, com um terceiro a caminho.
A_F1_C1_422.jpg A_F1_C2_422.jpg A_F1_C3_p.jpg

Então deixei o bolo no terrário, cogumelos para cima. Umidifiquei o bolo com algumas borrifadas de água mineral, repus a água do terrário e fechei novamente.

Logo percebi que o bolo ficar de pé seria um problema, pois os copos em que os fiz tem a boca mais larga que o fundo. Previ que aconteceria, e mesmo com todo o cuidado, o bolo acabou virando e rolando dentro do terrário, decepando o tímido órgão reprodutor do micélio.... :eek:h:
A_F1_C1_x.jpg
...sem possibilidade alguma de reimplante. :morto:

Então deixei o bolo deitado no prato mesmo, e o terrário na caixa em cima do armário.

Irei prestar bastante atenção no que acontece em seguida, pois agora sim acredito que há um grande risco de terem entrado contaminantes, principalmente pela borrifada e manipulação do bolo.

[gargamel]Cresçam, cresçam meus Smurfs![/gargamel] :D
 
Back
Top