Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo - do cultivador.

Diário de cultivo completo.
Salve!

Não sabendo por onde começar, vou direto ao ponto. :)

Com tudo o mais que preciso em mãos,
Mesmo sem ter o carimbo de esporos que agora tenho,
Ansiosamente decidi começar o cultivo com muita paciência.

Sabendo que não sei além do tudo que li, e
Não sabendo fazer, na prática, o que sei que não sei além,
Concluí que o erro seria inevitável.

Resolvi aprender com os erros,
Antes de errar, mesmo que acerte.

Esvaziar a mente, de todas ou algumas dúvidas e certas incertezas.
Livrar o meio de tudo aquilo que não é necessário.
Cultivar o nada, antes de cultivar alguma coisa.

E principalmente, cultivar as técnicas do cultivador.
Uma por uma... E de uma forma mais ou menos científica.

Então juntei tudo o que aprendi aqui, e fiz bolos PF. Começando, é claro, pelo arroz...
arroz_liqui.jpg
Desde já aprendi:
Lição 1)
Ou meu liqüidificador é muito ruim,
ou o arroz que compro é crescido na pedra,
ou preciso arrumar um outro jeito de quebrar os grãos de arroz ao meio, sem fazer uma mistura de arroz integral com farinha.
Exercício (até então, mental):
a) Ponha arroz integral dentro de um saco de pano.
b) Bata com um martelo até virar cacos de arroz.

Mistura-se então, o arroz, a água, e a vermiculita.
Lição 2) Ao contrário - vermiculita, água, e arroz, nesta ordem. Eu já sabia, mas esqueci e misturei a água ao arroz primeiro, o que dá mais trabalho pois até misturar bem, o arroz vira flocos e a vermiculita fica um tanto seca.

Uma parte de arroz, uma de água, duas de vermiculita. Até que, enfim, tudo vira uma gororoba só.
substrato.jpg
Além de cultivar cogumelos, também serve para fazer sujeira, e entupir ralos de pia.

Preenchi então os copos.
copo1.jpg
Lição 3) Enquanto toma cuidado para não encostar nas bordas do copo... Não encoste nas bordas do copo. Vidro e substrato se amam, e dá trabalho limpar depois. Lembrei daquele Jogo da Operação, de 30 anos atrás...

Aos copos preenchidos, acrescentei camadas de vermiculita, por baixo e por cima do substrato (e não ao contrário, por razão maior).
bolos_1.jpg
Após preencher, recortei e tampei, com três tampas de papel alumínio, cada copo. Sem vedar.

Os copos foram três, por três tigres tristes e motivos.

Três são os ingredientes, e quatro as partes, mas quatro foram suficientes para três.
Quatro copos eu tinha, mas um se quebrou, e agora só tenho dois.
E na uma panela que tenho, só cabiam três copos.
bolos_pp.jpg
Na panela três dedos de água, a 1/3 da altura dos copos.
Com um pano no fundo.

Esterilizei por 1h15 no fogo baixo, contados a partir da panela pegar pressão. Sempre de olho no vapor. Então apaguei o fogo e deixei esfriar de um dia para o outro.

No outro dia tirei os copos, e uma surpresa... Um dos copos se abriu na panela, mas não foi pela tampa:
bolo3_copo_quebrado.jpg
O de boca mais larga, terceiro na foto dos 3 copos.
Lição 4) Melhor quatro copos iguais e inteiros, que um diferente e quebrado.
O copo mais largo tinha o fundo mais grosso, boca mais larga e parede mais fina. Os outros copos são mais homogêneos, e talvez até coubessem quatro na panela... Vou comprar mais alguns desses, ou um pouco menores.

De qualquer forma, aproveitei para aprender mais alguma coisa. Agora eu tinha um copo exposto ao ambiente - ou seja, muito provavelmente contaminado.
Então usei as minhas mãos, nuas e sujas, para transferir o bolo a outro copo igual, não esterilizado. Assim teria um copo de "controle", que com certeza teria contaminações, para comparar com os outros 2.

Após retirar os 3 copos da panela, vedei todos com fita transparente, e armazenei dentro de uma caixa de papelão, num armário fechado, à temperatura ambiente (por volta de 30 graus, por aqui, nessa época).

Os resultados, compartilho logo mais!
 
Última edição por um moderador:
Na última foto parece que os grãos ficaram muito cozidos e o bolo ficou muito compactado. Espero que os outros potes tenham ficado com aparência melhor, caso contrário o micélio terá dificuldade para colonizar.

Boa sorte na empreitada! :)

Aahh... viajei no texto. Bem criativo.
 
Estais no caminho de cultivar um belo de um cultivador, parabéns. :notworthy::notworthy:
 
Grato a todos pelas palavras! E claro, pelo conhecimento que é compartilhado aqui! :ler:

Esses copos poderiam ter ficado mais cheio. Geralmente a borda superior de vermiculita fica alinhada ou quase alinhada com a borda superior do copo ou pote.
Eu achei que precisaria deixar um espaço nos copos, para o caso do substrato inchar, e também deixar algum ar sobrando (O2 para o futuro micélio). Mas agora vejo que não é necessário, e na verdade precisarei de agulhas maiores, para inocular abaixo da camada de vermiculita.
Na última foto parece que os grãos ficaram muito cozidos e o bolo ficou muito compactado. Espero que os outros potes tenham ficado com aparência melhor, caso contrário o micélio terá dificuldade para colonizar.
Este último copo ficou com muita água, pois quebrou o fundo dentro da panela... Daí o cozimento e a compactação. Os outros 2 acho que ficaram melhores.

Eu coloquei no armário e esqueci deles por 1 semana.

O copo 1 ficou assim:
67866-489d866420097e26eb662fd1ba9b57d2.jpg
Acha que está bom de aeração?

No copo 2 apareceu uma mancha branca, que a princípio me deu um susto, mas parece ser só umidade e oxidação da folha de alumínio da tampa. Nenhum sinal de contaminação.
bolo2_7dias.jpg bolo2_umidade.jpg

Já o bolo 3 (copo que quebrou)...
bolo3_7dias.jpg
Desenvolveu 2 ou 3 contaminações diferentes, o que está sendo bem interessante.
Aqui as contaminações podem ser vistas em um zoom de aproximadamente 170x:
bolo3_cont1_170x_1.jpg bolo3_cont1_170x_2.jpg bolo3_cont2_170x_1.jpg bolo3_cont2_170x_2.jpg
No meu parco conhecimento, eu diria que um parece ser cobweb, e outro talvez seja alguma bactéria. O que acham?

Bem, até aqui estou satisfeito, que a esterilização na panela de pressão realmente funciona.

Interessante notar que eu não fiz nada para esterilizar, além de lavar os copos antes de usar. Não usei luvas, touca nem máscara; não esterilizei a vermiculita antes, nem deixei o arroz de molho, etc. Só fiz a mistura, coloquei na panela e pronto! Se mágica.
Também não limpei a panela antes de abrir, nem os copos antes de vedar. Nem sequer limpei/esterilizei o ambiente. O único cuidado que tomei, foi o de fechar todas as portas e janelas, enquanto trabalhava com os copos, após a esterilização.

Hoje preparei as seringas de esporos (desta vez com os devidos cuidados, inclusive usando a minha glove box que construí), e em breve irei inocular estes mesmos copos.

Também devo preparar mais 3 ou 4 bolos durante a semana... E correr atrás de montar um terrário :cool:

Salam!
 

Anexos

  • bolo1_7dias.jpg
    bolo1_7dias.jpg
    119.2 KB · Visualizações: 81
O copo 1 ficou assim:
67866-489d866420097e26eb662fd1ba9b57d2.jpg
Acha que está bom de aeração?



A aeração parece boa sim nesse copo.

Quando for inocular não se preocupe muito com o tamanho das agulhas. É bom que a agulha passe a camada superior de vermiculita e injete a solução de esporos diretamente no substrato. Mas caso a agulha não alcance o substrato não é difícil injetar mais solução de esporos e fazê-la escorrer até o mesmo.
 
Ótimo! E não é que as agulhas deram certo?

Primeiro à preparação das seringas:
seringas_glove_1.jpg seringas_potes_pp.jpg seringas_glove_2.jpg
Depois de fechar e limpar o ambiente, a mesa e a glove box, além de limpar com água sanitária tudo o que ia para dentro da glove, fervi 2 potes de coleta, com uns 20 ml de água cada um, por 10 minutos em panela de pressão.
Após fervidos, coloquei para esfriar, e limpei novamente antes de colocar na glove.
Uma vez fechada a glove, borrifei o ar e as coisas com lysol spray.

Ia preparar 4 seringas, 2 de cada pote, mas acabei entornando um dos potes dentro da glove, então fiz as 4 seringas com 1 pote só. Lição: usar a glove é como praticar o zen do tai chi... Movimentos lentos e suaves :teo_ninja:
E claro, por isso mesmo foi uma ótima idéia ter preparado dois potes.

Senti então o drama que é raspar os esporos do carimbo... Muito li sobre usar metade da metade de um centímetro quadrado do carimbo redondo no papel retangular apoiado sobre um plano cartesiano usando o lado convexo do instrumento cilíndrico cujo ápice se reduz a um ponto que conhecemos como agulha... Mas na prática acabei simplificando a matemática, reduzi as razões e cortei o carimbo ao meio, do qual usei metade (ficando assim com 1/4). Sei que é muito mas preferi pecar pelo excesso, além de quê também não consegui "limpar" o alumínio com a agulha, pois rasgou fácil.

No copinho eu suguei a água com esporos e esguichei de volta várias vezes, para espalhar os esporos. Parte deles ficou grudada no copo, na linha d'água. A quantidade de esporos não foi suficiente para escurecer a água das seringas, e nem sequer serem visíveis os esporos na água... Mesmo assim, acredito que eles estão lá :)

A inoculação dos copos foi fora da glove, mas com o ambiente novamente fechado. Limpei as tampas com álcool, colei micropore antes de fazer os furos, e tampei novamente com micropore logo após cada furo. Flambei a agulha no isqueiro e limpei com álcool, antes de cada furo, e fiz 4 furos eqüidistantes em cada copo. Agora estão acondicionados no armário, mas vou deixar fora, em prateleira porque a temperatura aqui está passando dos 35 graus. Espero que não prejudique a incubação...
bolos_2.jpg

O copo "C", a propósito, está assim:
bolo3_10d_1.jpg
Resident Evil :mascara:

As contaminações se encontraram, e começaram a lutar... Abaixo em 170x, qualquer semelhança com Júpiter é mera coincidência. (será que...? :greyalien:)
bolo3_10d_fight1_170x.jpg bolo3_10d_fight2_170x.jpg

E esse copo também foi inoculado com cubensis, no lado oposto (que ainda não foi dominado pelas contaminações). Só para ver o que acontece... :espiao:

Aguardo agora o aparecimento do micélio!
 
5 dias depois:

Copo "B", sem sinal de nada.

No bolo "C" as contaminações pararam de crescer, e apareceu uma rachadura no meio do substrato..
C_I+5.jpg
Que pode ter acontecido porque o arroz absorveu a água, deixando a mistura seca.

Mas o mais interessante está no copo "A", onde apareceu algo em um dos pontos de inoculação...
A_I+5_1.jpg A_I+5_2.jpg A_I+5_3.jpg A_I+5_4.jpg

Ainda está bem fraco, mas está parecido com as fotos de contaminações lá em cima... Só um pouco menos definido, mais algodoado, mas a cor é a mesma, não parece mais branco.
Eu acho que é contaminação... Acham que tem chance de ser micélio de cubensis? Ou o cubensis deveria ser visivelmente mais branco, assim que se torna possível notá-lo?

Desse copo já estou esperando o pior... Agora já estou torcendo pelo copo "B" :unhas:
 
Última edição por um moderador:
Se parece muito com o Cobweb, realmente. Se esse micélio se desenvolver muito rápido, pode descartar por que com certeza é contaminação!
 
4 dias depois (Inoculação + 9), já estou novamente na dúvida... O micélio que cresceu, cresceu mais branquinho, com um aspecto diferente. E também apareceu um foco no copo "B", bem parecido.
AeB_I+9.jpg

O que nos leva a...

Cubensis ou Não, Eis a Questão

Como diria o apresentador do Linha Direta, olhe atentamente para este rosto...
AeB_I+9_f.jpg

Á esquerda, maior: copo A
Á direita, menor: copo B.

E as fotos ampliadas:
A
A_I+9_170x_1.jpg A_I+9_170x_2.jpg A_I+9_170x_3.jpg
B
B_I+9_170x.jpg

Serão cubensis? Estão diferentes das contaminações que eu já vi (copo C), e olhando no zoom tem um quê de rizomórfico, mas... Não sei dizer!

Falando em copo C, até a contaminação começou a ser destruída pelo que quer que seja que tem lá dentro:
C_I+9.jpg
Está tão nojento que nunca mais vou abrir esse copo... Ele vai direto para o lixo, se possível incinerado.:chule:
 
cara , esse do copo B ta com cara de cubensis sim , mas é melhor aguardar um pouco mais pra ter certeza .
Procure deixa - los a vontade dentro da incubadora , incomoda - los o minimo possivel , as vezes pode demorar para aparecer sinal de micélio , um dos meus copos nesse último cultivo só foi aparecer micélio depois que todos os outros já estavam a beira dos 100 % , e é praticamente o único bolo PF que sobreviveu até agora rsrsrsrsrs

Boa sorte !!! :)
 
Última edição:
Sei que é para deixar o micélio quieto no seu canto, mas... Esse cultivo de Homo sapiens sapiens está sendo difícil :D

Estou aproveitando para olhar de perto o crescimento do micélio. Já estou convencido de que é cubensis, pois em ambos os copos, a colonização já está lançando "bracinhos"... e é bem mais uniforme do que as contaminações. Também estão crescendo num ritmo bem razoável.
AeB_I+101112.jpg
Acho que estão indo bem, para as condições em que estão sendo incubados (calor de mais de 30 graus esses dias, mesmo à noite) - sem controle nenhum de temperatura.

Na ampliação dá para perceber bem a nitidez do crescimento, parece um tapete nas bordas... Muito diferente de (e mais bonito que) o cobweb que cresceu no outro copo (C).
AeB_I+12_170x_vsC.jpg
Uma pena que até agora apareceu micélio em apenas um ponto em cada copo. Se não germinar em mais pontos, além de levar mais tempo para colonizar, não vou poder ver como acontece, quando duas colônias se encontram.

Vou ter que revisar o procedimento das seringas e a inoculação, pois acho que faltaram ou esporos, ou tempo de hidratação!
 
paciencia jovem padawan , se vc não ver como se encontram agora com certeza em cultivos futuros verás , e já não acho que demora mais pra colonizar germinando apenas um dos lados , akele copo que te falei que demorou mais para germinar foi questão de uns 15 dias pra colonizar completamente , talvez justamente por não ter outras colonias para disputar o substrato , que é uma coisa que reparo nos meus cultivos é que quando uma rede micelial esta de encontro a outra fica meio que "Deixa que eu deixo" e eles acabam demorando um pouco para colonizar akele pequeno espaço rsrsrsrs , sigo acompanhando a empreitada aí , boa sorte !
 
Continuo aqui acompanhando atentamente, e os copos estão uma beleza!
AeB_I+19.jpg

Notei algumas coisas interessante, sobre o crescimento do micélio.

A primeira é que o copo A cresce coisa de 1.5x mais rápido que o copo B.

A segunda é que o micélio do copo B é muito mais uniforme que o do copo A, talvez pelo próprio crescimento mais lento. No copo B, o micélio parece ter surgido inicialmente rente ao vidro, enquanto no copo A, um pouco mais para dentro do bolo. O que também explicaria a diferença, no aspecto e crescimento.

E a terceira não dá para ver muito bem nas fotos, mas com o copo na mão fica evidente. O micélio A tem três aspectos diferentes, ao longo do crescimento - primeiro mais algodoado e nevoado, depois um tanto mais rizo e lustroso, quase plástico, depois as "franjas" mais uniformes nas bordas, mais parecidas com o copo B.

A única relação que vejo, seria a diferença na condição ambiental, dentre a inoculação, semana passada, e os últimos dias - quando preparei os copos, estava bastante calor, perto dos 30, depois piorou (chegou perto dos 40), e desde então esfriou. Agora o tempo está mais ameno, perto dos 26 graus.

Nesses dias de mais calor, o micélio teve um crescimento mais agressivo, quase que desesperado... Enquanto no copo B não parece ter havido diferença, nas mesmas condições.

De qualquer forma, com 19 dias de inoculação, o copo A já dominou quase metade do copo... Se continuar nesse ritmo, acho que esse ano terei 2 páscoas :D
 
Um copo quase fechado,
outro na metade do caminho,
não aguento de emoção!
Então fiz mais três copos,
p'ra continuar o aprendizado,
tentar fazer algo errado
Quiçá, garantir a produção.

A,B e Novos.jpg

Nesse cultivo continuado,
P'ro micélio, novo prado,
Já dá pr'a ver a diferença,
O substrato mais bonito!
Trabalho de paciência.

Com a vista na economia,
Sustentabilidade e natureza,
Dessa vez gastei menos
papel, fita, gás e vermiculita,
Mas sem afrouxar na assepsia,
E com muito mais presteza.

Em breve o tempo há de provar
Se o cultivador ja é astuto!
Não tardarão em aniversariar,
E que venham os bons frutos!

Paz!
 
Atualizando, com boas notícias!

Os novos copos deram super certo, e com apenas 3 dias já era possível ver sinal de micélio... Agora 1 semana depois, olhando no micro, já pude confirmar que se trata apenas de cubensis, nenhuma contaminação em vista.
6copos_I2+7.jpg
Além de mais rápida, a germinação também foi mais bem distribuída. Vários pontos de germinação abaixo de cada ponto de inoculação. Além da diferença no substrato, mais refinado, e portanto mais fácil de colonizar, também deve ser efeito das seringas de esporos melhor hidratados (quase 1 mês na geladeira, não só 24h).

Parabéns pra você, nessa data querida
O bolo "A", já há alguns dias fechou completamente o copo, estando no ponto de aniversariar. :)
A_1mes.jpg
Apesar de ainda não ter o terrário, não quis ficar com o bolo parado no copo, principalmente porque o tempo está muito quente. Então hoje foi o aniversário do bolo A, exatamente 1 mês após a inoculação.
Com alguma delicadeza, luvas, touca e máscara fiz o parto do meu primogênito, e foi a visão mais bela que tive desde o primeiro pré-natal. O micélio esticando os bracinhos, por entre a camada de vermiculita :cry:
A_niversario.jpg

Entre hoje e amanhã, ele ficará na neonatal, dunk + cold shock em geladeira.

Depois que abri o copo, dei uma cheiradinha (de leve e com cuidado) no bolo... Esperava que tivesse o mesmo cheiro que senti no cogumelo selvagem que colhi, forte e adocicado, mas quase não senti cheiro algum. Será normal? No máximo, parecia um cheiro bem leve de mato. Mas nada de azedo.
Fora isso, o micélio está bem branquinho e consistente, o bolo saiu inteiro, e agarrou bem nas camadas de vermiculita.

Para o dunk usei água mineral e um pote com tampa, previamente limpos com álcool e água. Não coloquei nada entre a tampa e o bolo, mas enchi o pote com água até a boca, para o bolo ficar reto e submerso, já que ele flutua. Então coloquei na parte de baixo da geladeira, a uma temperatura um pouco abaixo de 10 graus.
A_dunk.jpg

Para este farei um bercinho de garrafa pet, enquanto o quarto dos meninos não fica pronto. Se tudo correr bem, devo poder observar os primeiros pins em breve :)
 
Back
Top