Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo - do cultivador.

Diário de cultivo completo.
Salve!

Não sabendo por onde começar, vou direto ao ponto. :)

Com tudo o mais que preciso em mãos,
Mesmo sem ter o carimbo de esporos que agora tenho,
Ansiosamente decidi começar o cultivo com muita paciência.

Sabendo que não sei além do tudo que li, e
Não sabendo fazer, na prática, o que sei que não sei além,
Concluí que o erro seria inevitável.

Resolvi aprender com os erros,
Antes de errar, mesmo que acerte.

Esvaziar a mente, de todas ou algumas dúvidas e certas incertezas.
Livrar o meio de tudo aquilo que não é necessário.
Cultivar o nada, antes de cultivar alguma coisa.

E principalmente, cultivar as técnicas do cultivador.
Uma por uma... E de uma forma mais ou menos científica.

Então juntei tudo o que aprendi aqui, e fiz bolos PF. Começando, é claro, pelo arroz...
arroz_liqui.jpg
Desde já aprendi:
Lição 1)
Ou meu liqüidificador é muito ruim,
ou o arroz que compro é crescido na pedra,
ou preciso arrumar um outro jeito de quebrar os grãos de arroz ao meio, sem fazer uma mistura de arroz integral com farinha.
Exercício (até então, mental):
a) Ponha arroz integral dentro de um saco de pano.
b) Bata com um martelo até virar cacos de arroz.

Mistura-se então, o arroz, a água, e a vermiculita.
Lição 2) Ao contrário - vermiculita, água, e arroz, nesta ordem. Eu já sabia, mas esqueci e misturei a água ao arroz primeiro, o que dá mais trabalho pois até misturar bem, o arroz vira flocos e a vermiculita fica um tanto seca.

Uma parte de arroz, uma de água, duas de vermiculita. Até que, enfim, tudo vira uma gororoba só.
substrato.jpg
Além de cultivar cogumelos, também serve para fazer sujeira, e entupir ralos de pia.

Preenchi então os copos.
copo1.jpg
Lição 3) Enquanto toma cuidado para não encostar nas bordas do copo... Não encoste nas bordas do copo. Vidro e substrato se amam, e dá trabalho limpar depois. Lembrei daquele Jogo da Operação, de 30 anos atrás...

Aos copos preenchidos, acrescentei camadas de vermiculita, por baixo e por cima do substrato (e não ao contrário, por razão maior).
bolos_1.jpg
Após preencher, recortei e tampei, com três tampas de papel alumínio, cada copo. Sem vedar.

Os copos foram três, por três tigres tristes e motivos.

Três são os ingredientes, e quatro as partes, mas quatro foram suficientes para três.
Quatro copos eu tinha, mas um se quebrou, e agora só tenho dois.
E na uma panela que tenho, só cabiam três copos.
bolos_pp.jpg
Na panela três dedos de água, a 1/3 da altura dos copos.
Com um pano no fundo.

Esterilizei por 1h15 no fogo baixo, contados a partir da panela pegar pressão. Sempre de olho no vapor. Então apaguei o fogo e deixei esfriar de um dia para o outro.

No outro dia tirei os copos, e uma surpresa... Um dos copos se abriu na panela, mas não foi pela tampa:
bolo3_copo_quebrado.jpg
O de boca mais larga, terceiro na foto dos 3 copos.
Lição 4) Melhor quatro copos iguais e inteiros, que um diferente e quebrado.
O copo mais largo tinha o fundo mais grosso, boca mais larga e parede mais fina. Os outros copos são mais homogêneos, e talvez até coubessem quatro na panela... Vou comprar mais alguns desses, ou um pouco menores.

De qualquer forma, aproveitei para aprender mais alguma coisa. Agora eu tinha um copo exposto ao ambiente - ou seja, muito provavelmente contaminado.
Então usei as minhas mãos, nuas e sujas, para transferir o bolo a outro copo igual, não esterilizado. Assim teria um copo de "controle", que com certeza teria contaminações, para comparar com os outros 2.

Após retirar os 3 copos da panela, vedei todos com fita transparente, e armazenei dentro de uma caixa de papelão, num armário fechado, à temperatura ambiente (por volta de 30 graus, por aqui, nessa época).

Os resultados, compartilho logo mais!

Última edição por um moderador:
Tá indo tudo muito bem "senhor homem bomba".
Agora é só monitorar para ter as melhores condições para eles aparecerem.

AllaHu akb
Atualizando, com boas notícias!

Os novos copos deram super certo, e com apenas 3 dias já era possível ver sinal de micélio... Agora 1 semana depois, olhando no micro, já pude confirmar que se trata apenas de cubensis, nenhuma contaminação em vista.
View attachment 68851
Além de mais rápida, a germinação também foi mais bem distribuída. Vários pontos de germinação abaixo de cada ponto de inoculação. Além da diferença no substrato, mais refinado, e portanto mais fácil de colonizar, também deve ser efeito das seringas de esporos melhor hidratados (quase 1 mês na geladeira, não só 24h).

Parabéns pra você, nessa data querida
O bolo "A", já há alguns dias fechou completamente o copo, estando no ponto de aniversariar. :)
View attachment 68852
Apesar de ainda não ter o terrário, não quis ficar com o bolo parado no copo, principalmente porque o tempo está muito quente. Então hoje foi o aniversário do bolo A, exatamente 1 mês após a inoculação.
Com alguma delicadeza, luvas, touca e máscara fiz o parto do meu primogênito, e foi a visão mais bela que tive desde o primeiro pré-natal. O micélio esticando os bracinhos, por entre a camada de vermiculita :cry:
View attachment 68853

Entre hoje e amanhã, ele ficará na neonatal, dunk + cold shock em geladeira.

Depois que abri o copo, dei uma cheiradinha (de leve e com cuidado) no bolo... Esperava que tivesse o mesmo cheiro que senti no cogumelo selvagem que colhi, forte e adocicado, mas quase não senti cheiro algum. Será normal? No máximo, parecia um cheiro bem leve de mato. Mas nada de azedo.
Fora isso, o micélio está bem branquinho e consistente, o bolo saiu inteiro, e agarrou bem nas camadas de vermiculita.

Para o dunk usei água mineral e um pote com tampa, previamente limpos com álcool e água. Não coloquei nada entre a tampa e o bolo, mas enchi o pote com água até a boca, para o bolo ficar reto e submerso, já que ele flutua. Então coloquei na parte de baixo da geladeira, a uma temperatura um pouco abaixo de 10 graus.
View attachment 68854

Para este farei um bercinho de garrafa pet, enquanto o quarto dos meninos não fica pronto. Se tudo correr bem, devo poder observar os primeiros pins em breve :)

Cara... Voce é mais cientista do que eu. Impressionada com sua "Odisseia". Tambem ando as voltas com meu primeiro cultivo e descobri que as variantes são infinitas.
Tudo que já aprendi foi de que quando é para dar certo dá, quando não nascem cubensys nascem outras formas de vida que tambem devem ser respeitadas, apenas não devemos comê-las pois talvez não gostem disso e se vinguem de nos. Abraço e boa "criação".

Também não há sinal de pinagem, então lendo este post, estou chegando à conclusão que preciso deixar o bolo secar um pouco. Para depois aumentar a umidade de novo.
Pois foi direto do dunk para o terrário úmido, e em nenhum momento a umidade baixou. Temperatura, luz e trocas de ar ele já recebeu, e talvez seja essa a "dica" que está faltando, para o micélio "acordar" e começar a pinar - queda na umidade.

Essa questão me deixou meio confuso. Até então não tinha lido nada sobre "queda na umidade" antes da frutificação. Meu bolo também esta demorando para pinar e resolvi tirar a água do copo que a bombinha borbulhava para ver se ajuda...

Estava procurando por nós, primórdias, pins... Então vejo alguém espiando por debaixo do bolo:
69279-d17bdc679f65e0f61da0b24d6552a4dc.jpg

Percebi que esse comportamento dos frutos acontece frequentemente (frutificar só em baixo do bolo). Alguém sabe explicar porque isso ocorre? Será por causa da maior umidade contida nessa região?

Essa questão me deixou meio confuso. Até então não tinha lido nada sobre "queda na umidade" antes da frutificação. Meu bolo também esta demorando para pinar e resolvi tirar a água do copo que a bombinha borbulhava para ver se ajuda...
Eu também não, aí vi o post do Ecuador n'outro tópico, "retuitado" do Shroomery... Parece que o coelho de lá manja das coisas.

Percebi que esse comportamento dos frutos acontece frequentemente (frutificar só em baixo do bolo). Alguém sabe explicar porque isso ocorre? Será por causa da maior umidade contida nessa região?
Acho que é por causa da umidade mesmo, que tende a ser maior na parte de baixo do bolo (por gravidade)... Estava pensando em abrir um tópico sobre a influência da gravidade em si, durante a colonização e/ou frutificação.
Só achei alguns cultivos do Mauricio onde ele vira o bolo entre flushs, e no mais a regra é essa mesma, a frutificação começa por baixo e pelas laterais.

No meu cultivo eu estava esperando frutificação pelas bordas de baixo ou laterais, qual foi a surpresa pelo cogumelo levantando o bolo!

Cara... Voce é mais cientista do que eu. Impressionada com sua "Odisseia". Tambem ando as voltas com meu primeiro cultivo e descobri que as variantes são infinitas.
Sim, a idéia é a ciência mesmo... Saber ;) Tão importante quanto o sucesso é conhecer o caminho para ele, e para isso é necessário fazer as coisas com calma, dar um passo de cada vez.

Pode ser que eu tropece em algum dos tijolos amarelos, mas quando chegar no final da estrada, saberei voltar.... Para Nárnia :p

Tudo que já aprendi foi de que quando é para dar certo dá, quando não nascem cubensys nascem outras formas de vida que tambem devem ser respeitadas, apenas não devemos comê-las pois talvez não gostem disso e se vinguem de nos. Abraço e boa "criação".
É uma maneira de se ver as coisas... Mas considerando que eu já comecei eliminando algumas formas de vida pelo fogo, e mais alguns milhões na "câmara de gás"... Parece que a guerra já foi declarada, o que prescinde a Declaração Universal dos Direitos Fúngicos :D

Hoje os dias são de paz, mas se em estado de guerra.... Aquele primeiro copo de contaminantes, foi afogado em cloro e despejado no esgoto mesmo :D

Cogumelos crescem mesmo rápido :)

Continua pinando e estão crescendo mais alguns cogus no bolo, então resolvi dar uma ajuda e coloquei o bolo "de pé" novamente no terrário, com o auxílio de um "tripé" de palitos de dente.
A_tripe.jpg A_F1_C2_426_1.jpgA_F1_C2_426_170x.jpgA_F1_426_pin.jpg
Antes de enfiar os palitos, limpei eles com álcool. Espero que o micélio não se importe com o vodu, mas é para o próprio bem :D

Também envolvi a lateral do terrário com um saco preto, para favorecer a luz vinda de cima.
A_blackout.jpg

Nos próximos terrários, suporte para o bolo e cortina blackout serão itens de série!

Hoje vai ser uma festa, bolo e guaraná...♫

Aniversário bolo B
50 (cinqüenta!) dias de colonização :sleep: depois, chegou a hora de aniversariar o bolo B.
B_dunk.jpg
Fiz o dunk+cold shock de um jeito diferente - ao invés de tirar o bolo do pote, apenas injetei água mineral no copo, ainda lacrado.
18 horas depois, o nível da água mal havia baixado - ou seja, o micélio dentro do copo não absorveu mais água do que já tem, desde a receita. Durante a colonização, percebi várias gotas de água nas paredes do copo... Concluo que, o dunk de bolos PF é desnecessário, pois os copos já têm toda a água necessária até o aniversário.

B_irth.jpg
Neste bolo também não fiz o roll com vermiculita, pois quero ver os nós hifais, primórdias e pins.
O double casing já veio de fábrica, coloquei vermiculita no fundo e por cima do bolo, quando preparei o copo. Assentei o bolo em uma camada de vermiculita úmida, suportado por 3 palitos.

Coloquei o bolo no terrário 2, sem água no fundo, apenas borrifando a argila, bolo e vermiculita com água mineral.
B_terr2.jpg
Funcionou bem, pois hoje o terrário parece bem úmido... Vou até deixar ele secar um pouco, para ver se pina mais rápido.

Acho que ainda hoje faço a colheita do primeiro cogumelo, pois o grandão do bolo A está para romper o véu. E tem mais por vir :D

Concluo que, o dunk de bolos PF é desnecessário, pois os copos já têm toda a água necessária até o aniversário.

Parabéns pelo trabalho bem feito e pela paciência :)

Mas quanto ao dunk de bolos PF tenho um comentário. Não é imprescindível, mas os bolos PF se beneficiam muito de um dunk, antes do aniversário.

Obrigado! :)

Eu sei que o dunk é uma técnica consagrada, mas esses 2 bolos parecem não terem absorvido água nenhuma, apesar do dunk entre 12-24h... Um próximo bolo, eu irei pesar antes e depois do dunk, para ter certeza ( + água = + peso). E entre flushes, com certeza farei o dunk em todos.

Após aniversariar o bolo, eu fui jantar. Eu como muito arroz integral (direta ou indiretamente :D), dentre outros grãos, então basicamente me alimento da mesma coisa que o micélio... Abri a despensa e vi isso aqui.
Raris.jpg PF_Raris.jpg

:idea::idea::idea::idea::!:!

Não sei como não tinha me tocado antes, mas acho que dá um belo de um substrato (além de ir bem com salada, peixe e umas batatas). Também tinha 2 copos sobrando, pois já aniversariei 2 bolos, então.... Mãos à massa :D

Ra-medida.jpg
Fiz a medida meticulosamente para 2 dos meus copos, mas como ainda tem o selo de vermiculita e a aeração da mistura, sempre sobra um pouco. Fiquei com dó de jogar o excedente fora, então fiz um "muffin" num potinho de patê de vidro.
muffin.jpg muffin_pp.jpg
Tive que improvisar para colocá-lo na PP com os outros 2 copos, sem encher de água. Então prendi num outro copo pequeno, com papel toalha e fita adesiva.

Hoje tirei da panela e inoculei direto, sem deixar de "quarentena" por uns dias, como vinha fazendo com os outros copos.
D#_C#_Bb.jpg

:teo_seta_direita: Com isso eu concluo a primeira parte deste diário. Pois já estou chegando ao auge do cultivo que é a frutificação e colheita, e já fiz e inoculei todos os copos que pretendia, ou não, fazer e inocular. Todo o impulso inicial já foi dado, daqui para frente o esforço será apenas para manter a girar e guiar as rodas da Natureza ;)

Em outras palavras, já usei todas as seringas que preparei, no início do cultivo. De 3 copos acabei fazendo 7. Ou terão sido 9? :LOL:
Mi_Lho_427.jpg
Estes copinhos tem uma história, mas para resumir, deles eu ainda farei 1 casing, e/ou inoculação G2G.

Êta roda que vai demorar p'ra parar :D

O jantar, a propósito, acabou sendo esse aqui.
arroz_com_funghi.jpg
:roflmao:

Enquanto isso no terrário 1...
(edit: fotos melhores)
A_F1_C2,3,4_427_2.jpgA_C3_427_peao.jpgtigre_tony.jpg
(Olha só o sorrisão do tigre Tony, esse sim sabe das coisas)

Amanhã: a primeira coleta!

Paz!

Última edição:
Dr. Salaam, chamando sala de cirurgia?
A colheita do primeiro cogumelo, que emoção!

O maior rompeu o véu, o que significa que estava na hora de colher. Eu tinha a intenção de fazer carimbos logo do meu primeiro cogumelo, mas ele não me pareceu um bom candidato. Então colhi, antes que esporulasse.

A_F1_C2,3_cirurgia1.jpg
Ele cresceu meio grudado com o segundo cogumelo, então tive que tomar um certo cuidado para não arrancar os dois juntos. Mesmo retirando cuidadosamente o cogumelo maior, veio um pedaço do menor, e ficou um pedaço no bolo...Então com uma lâmina, limpei da melhor forma que pude.
A_F1_C3_pos.jpg

Também veio vermiculita junto com a base do cogumelo, que limpei também utilizando lâmina. O resultado é este:
A_F1_C2_18g.jpg
Um belo cogumelo fresco de 18 gramas. Que resultará em ~2 g quando seco. Certo?

Deu vontade de mandar ele pra dentro já :fome:, mas ainda não é hora da trip. Então resolvi "dissecá-lo" digitalmente ;)

A_F1_C2_c_lamelas1.jpg A_F1_C2_c_estipe.jpg A_F1_C2_pileo.jpg
Muito interessantes as lamelas e o "grafiato" da estipe. Fiquei com dúvida sobre a rachadura no chapéu, será porque cresceu rente à parede do terrário, ou umidade baixa/alta?

Coloquei o cogumelo no túnel de vento para secar, e após irá para um ziplock com sílica.

Agora preparando a glove box, para fazer carimbo do próximo! :feliz:

Finaaaaaaal de 1° tempo!

Resultados do 1° flush / colheita
8 cogumelos, 1 pin abortado
33.8 g de cogumelos frescos (secagem em andamento - 50%)
A_F1_colheita_g.jpg
A_borto.jpg
O bolo foi colocado num pote com água mineral, na geladeira, para fazer dunk de 24h, antes do próximo flush.
A_dunk_2.jpg
Nesse meio tempo, o terrário será limpo.

Usei os próximos 2 cogumelos que romperam o véu, para produzir carimbos.
A_carimbos.jpg A_carimbo1_1.jpg
Pequenos, mas feitos com carinho :)

Não sabendo por onde começar, vou direto ao ponto.
E assim chegando onde comecei, voltei ao ponto de onde saí. :)
O bolo B ainda não começou a pinar, e há outros copos quase prontos para aniversariar.
CDD#EFGBbMiLho_429.jpg
Que venha a nova turma de formandos!

Bolo A - 2° flush
A_F2_505_lr.jpg A_F2_505_170x.jpg A_F2_505_pins.jpg
Eu contei 8 cogumelos já formados, mais meia dúzia de pins até agora... Parece que esse 2° flush vai ser bom!

Porém contudo entretanto, fiquei na dúvida sobre um certo algodoamento do micélio na base do bolo, que achei mais parecido com cobweb. (comparado ao bolo B, mais abaixo)
A_F2_505_cob1.jpg A_F2_505_cob2.jpg

Isso porque na sexta-feira eu fiz algo diferente: abri o terrário, borrifei e abanei. E depois o terrário ficou sozinho pelo final de semana, sem trocas de ar forçadas.
Na sexta não havia sequer sinal de pins, e hoje encontrei os cogumelos de um lado, e o algodoamento suspeito do outro.

Então após me torturar um pouco com a dúvida, borrifei água oxigenada na parte afetada.
A_F2_oxigenada_lr.jpg
Espumou bastante, então acho que não era cobweb, ou não só. Todo caso, da próxima vez que borrifar o terrário, vou usar água oxigenada diluída a 10%.

Bolo B - tudo igual
O bolo B ainda não começou a pinar, mas parece bem. O micélio está avançando (colonizando) os palitos e a vermiculita na base.
B_502.jpg
Já está indo para 10 dias de aniversário, então se for como o bolo A, deve frutificar ainda essa semana.

Secagem do flush 1 - bolo A - final
Após 48h de túnel de vento, coloquei os cogumelos, reduzidos a 1/3 do peso fresco, para secagem final em um pote com sílica.
A_F1_secagem_final.jpg
Considerando que a sílica absorve 30% do próprio peso em água, para 11 g de cogumelos usei 66 g de sílica, afim de uma boa margem.
Sílica e cogumelos após o final da secagem:
A_F1_silica.jpg A_F1_secos.jpg
A sílica que uso é com indicador laranja -> azul, e realmente ficou mais ou menos na metade da saturação.
Os 33,8 g de cogumelos frescos, conforme esperado viraram 3,4 g de cogumelos secos, incluindo os chapéus que usei para fazer os

Carimbos
A_carimbosprontos.jpg
De 2 chapéus tirei 6 prints. Os chapéus foram pequenos e os prints idem, além disso os 2° e 3° prints ficaram fracos, mas guardei mesmo assim, pois certamente serão viáveis.

Mientras en la Baticueva...
Uni duni tê, qual copo eu aniversario?
copos_505_unidunite.jpg
Agora sim, preciso de um terrário coletivo!

E os copos novos, com cereais integrais começaram bem.
Copos_505.jpg

Será uma semana bastante atribulada, fungicamente falando, hehehe.

Toma tempo e dedicação né? As vezes dá vontade de contratar um estagiário não? Mas os frutos do trabalho são bem usados! Parabéns um trabalho muito bem feito.

Sim, o cultivo tem me tomado bastante tempo... Mas o grande trabalho é o da Mãe Natureza! Eu é que sou o estagiário dela por aqui ;)

Aquele cobweb ou o que for, não reapareceu... Ainda estou de olho, mas acho que era apenas o micélio de cubensis mesmo.

Estou aqui tentando contar os pins.... 1, 2, 3, pin... 5, 6, 7, pin...Já contei umas 8 vezes, e cada vez que conto tem mais um... Está mesmo difícil acreditar que tem 25 pins/cogumelos no bolo :feliz:
A_F2_505_2.jpg
Isso porque é só em metade, estão todos de um lado só!

Obrigado! :notworthy:

Vou lhe dar uma dica que pode ser útil, eu vi lá no começo do seu diário o problema do copo "quebrado"? me parece que quebrou o fundo, certo? para evitar que os copos se quebrem durante a esterilização coloca um pano no fundo e nas laterais dos copos, assim evita que eles fiquem se batendo quando a agua ferver, outra dica é não usar copos, eles são baixos é fácil de molhar os grãos e além disso o nível de agua na panela fica mais baixo, eu costumo usar vidros de conserva de 500ml, não precisa ficar vedando com alumínio, é só furar a tampa e o nível de agua na panela fica mais alto assim da para deixar os vidros esterilizando por mais tempo. Só que no caso de cultivar em bolos fica meio difícil tirar o bolo do vidro.

Sim eu uso o pano no fundo da panela. Aquele copo que quebrou, quebrou porque o copo era ruim mesmo.

Os 2 daqueles que tinha, quebraram. Tinham um fundo muito grosso e paredes finas. Por causa do modelo, devem ter ficado com alguma tensão interna no processo de fabricação, ou ocorreu uma diferença na dilatação do fundo para as paredes, durante o aquecimento, levando à quebra.

Eu uso copos de 300 ml (o outro modelo que se vê nas fotos); esses sim tem sido bastante confiáveis. Não uso potes exatamente porque estou fazendo bolos, e esses copos tem a boca bem larga, o bolo sai bem fácil. Têm se mostrado práticos.
Também gostei do formato deles, que tem algum significado.

Nos copos não entra água, se não colocar água demais na panela, e usar fogo baixo.

As tampas de potes variados (conservas, geléia etc.) me parecem ter muitas frestas e dobras, difíceis de limpar 100%, onde poderiam se esconder contaminantes. Mesmo quando usar potes, vou optar pelas tampas de folha de alumínio, que considero mais higiênicas (e até um tanto mais herméticas).

A - 2° Flush - Resultado
Aqueles 25 pins me deram alguns belos cogumelos... Houveram vários abortos, e alguns pins acabaram "engolidos" pelos cogumelos que cresceram mais rápido, mas no geral foi um flush satisfatório.
A_F2_508.jpg A_F2_colheita_2.jpg
Os cogumelos saíram maiores por fora, porém (mais) ocos por dentro... Então em peso seco, renderam praticamente a mesma coisa do 1° flush.

O que produziram melhor sim foram os carimbos, que saíram maiores e em negrito.
No entanto, apenas foi possível tirar os prints da 1ª vez... Com 12 horas de deposição, parece que os chapéus largaram tudo que tinham, e depois acabou o toner. :huh: Os 2°s prints praticamente não saíram, ficaram muito fracos e falhados.

3° flush e além...
Vou tentar o 3° flush deste primeiro bolo. Mas desta vez optei por substituir completamente a vermiculita do roll, não apenas refazer o roll ou cobrir os buracos. Então lavei o bolo em água corrente até retirar toda a vermiculita (e alguns pedaços de cogumelos, pins e micélio).
A_F3_508_limpo.jpg A_F3_508_graos.jpg A_F3_508_predunk.jpg A_F3_dunk.jpg
Com a retirada da vermiculita, um lado do bolo ficou com os grãos de arroz expostos, o que é ruim. Mas ao menos entendi porque o bolo estava pinando só de um lado - o micélio estava muito fino, do outro.

Pesei o que sobrou do bolo, e agora está no dunk. Será o último flush desse bolo, isso se acontecer. Ainda não sei o que farei com o bolo exaurido, pois não tenho como enterrar por aqui, mas com certeza não irá para o lixo... Na pior hipótese, vou tentar encontrar um pasto ou jardim alheio, onde colocar o micélio para descansar em paz.

O bolo B ainda não começou a pinar, e já fazem 15 dias de aniversário. O micélio continua colonizando vermiculita. Se não começar nos próximos dias, irei refazer o dunk + cold shock, e aplicar uma camada de roll. Ou fazer um casing dele.

Tenho outros bolos a aniversariar, e o tempo esfriou bastante nos últimos dias. Então nos próximos dias irei atrás de materiais, e construirei terrários... Estou aqui tendo algumas idéias, hehehe.

Oxalá que pinem! :)

Feliz aniversário, envelheço na cidade
Aniversariei mais um bolo :) em garrafa pet de 2,5 l.
F_elizAniversario.jpg
Esse é o bolo F, aquele que colonizou ultra rápido. Um detalhe é que havia água sobrando dentro do copo, quando tirei o bolo. Dava para ver água até 1/3 da altura do copo, e o bolo solto dentro. Isso inclusive "precipitou" o aniversário dele.

Curiosamente, apesar de sobrar água no copo, o bolo ainda absorveu água no dunk.
20 hrs de dunk + cold shock, o bolo pesava 149 g antes do dunk, e saiu pesando 200 g.
:teo_seta_direita: Ou seja o bolo absorveu 34% (1/3) do próprio peso em água, 16% em volume (50 ml/300 ml).
Mesmo sendo em parte pelo selo de vermiculita no topo, ainda assim é bastante.
:teo_seta_direita: Está refutada a hipótese, de que o bolo não absorve água no dunk, por a água já vir da receita.
Parece que o bolo só não absorve mais água se estiver dentro do copo. Talvez por não ter para onde inchar? Não tirei medidas do bolo, mas é uma idéia.

F_F1_513.jpg
O terrário tem furos em cima e embaixo, cobertos com filtro de café. A altura da tampa foi pensada para o tamanho dos meus bolos, e os encaixes seguem a mesma idéia dos meus outros terrários pet. E cabe na mesma caixa junto com os outros 2, de galão 5 litros.
Ficou meio apertado, mas tem bastante altura, para os cogumelos crescerem para cima. Não cabe um pratinho no fundo, mas o fundo de um pratinho recortei, para colocar o bolo em cima e não deixar direto na argila (incômodo).

Coloquei argila no fundo, com água até a metade. Borrifei a vermiculita do roll e fechei o terrário com fita adesiva. Vou deixar fechado por 24 h, e amanhã confiro se a umidade está funcionando.

Pinz!

Última edição:
1, 2, pin! o bolo A está indo para o 3° flush, sinal que a limpeza do bolo e novo dunk+roll funcionaram.
A_F3_516.jpg
Depois que fui ali e voltei, já contei 5 pins hoje. Espero que renda alguns bons cogumelos, como os outros 2 flushes.

O bolo B, que demorou 2 meses para fechar o copo, após o aniversário não parou de colonizar, e estava avançando pelos palitos e colonizando toda a vermiculita que tinha pela frente. Então eu resolvi pôr ele de castigo: tirei toda a vermiculita excedente do prato, virei o bolo ao contrário e deixei por 24 h refazendo o cold shock na geladeira, com terrário e tudo. Mas sem a tampa, fechado com filme de PVC.
B_F1_517.jpg
Não arranquei os palitos para não machucar o bolo, até porque parece que o micélio gostou deles.

O bolo F ainda está quietinho no terrário, colonizando a vermiculita do roll. E na incubadeira já tem outros 2 prontos para aniversariar, mais 4 colonizando, inclusive 2 copos de milho. Terrários à vista! :deolho:

Alguém conta os cogumelos para mim? Hoje estou com preguiça :D
F_F1_524.jpg
Este é o bolo F, pinou e está crescendo maravilhosamente bem.
Muito feliz, pois é apenas o segundo bolo a pinar (enquanto o A está no 3° flush e o B nada ainda - após 1 mês de aniversário).

Falando em aniversário, hoje aniversariei o bolo D, dunk & roll.
D_niver_Petgun.jpg
Esse é o "petgun", meu novo conceito em terrário :giggle:
Em testes esse terrário não parece segurar muito bem a umidade, mas a experiência tem sido que os outros seguram umidade demais. Vamos ver como esse se sai.

E falando em flush do bolo A, um pequeno problema.
Esse é o flush 2 dias atrás:
A_F3_522.jpg
Meia duzia de cogumelos tão bonitos quanto os anteriores.

Esses são os 2 cogumelos maiores hoje:
A_F3_murcho_1.jpg A_F3_murcho_2.jpg
Parece que estão murchando.

Pensei em contaminação por bactéria, mas os chapéus não estão deformados, nem os cogumelos estão moles, ou há cheiro, etc. Os cogumelos parecem saudáveis, apesar. Amanhã devo colhê-los.

O que faria as estipes murcharem? Muita umidade? Pouca umidade? Pouca luz? Temperatura baixa? Falta de nutrientes? Micélio já enfraquecido? Genética?

Os outros 2 flushes do mesmo bolo, renderam cogumelos normais...
Parece que o que aconteceu foi que alguns cogumelos abortaram, mesmo já em pleno desenvolvimento. Por exemplo estes 3:
A_F3_524_aborto.jpg A_F3_524_abortos.jpg
Escureceram, e pararam de crescer.
Não encontrei (outros) sinais de fungo ou bactéria (que eu conheça), e há cogumelos no bolo desenvolvendo normalmente. Acho que pode ter sido a queda na temperatura (esfriou bastante aqui).

Todo caso já colhi os cogumelos afetados, e os estou secando. Ainda há 2 no bolo que deixei lá, para vê-los abrir o chapéu totalmente (até então, colhi todos os cogumelos que obtive logo após a abertura do véu).

Também fiz uma troca de terrários, entre os bolos B e F. Pois o F não iria caber na garrafa de 2,5 l...
F_F1_524_lr.jpg
Estava até pensando em colocar ele numa caixa grande, de tão promissor.

E o micélio do bolo B cresce com vontade, mas nada de pinar. Estava bastante algodoado.
B_525_algodao.jpg B_halfroll.jpg
Talvez por falta de um roll? Resolvi fazer um roll em vermiculita, e aproveitei para fazer um experimento. Fiz o roll em apenas metade do bolo.

Se a metade onde há vermiculita pinar, e o outro lado não, será um indício de que faltava o roll.
Se mesmo assim não pinar, é a genética mesmo que está devagar nesse bolo (mais de 1 mês para colonizar, mais de 1 mês sem pinar...). E esse será um candidato a casing. Ou a virar chá de micélio. :D

O terrário petgun parecia que não ia funcionar, mas depois que coloquei o bolo dentro, o terrário "ligou" e criou o microclima de alta umidade, indicado pela condensação bem fina nas paredes do terrário.
D_petgun_525.jpg
Perfeito! :)

Back