Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de MDK em Fibra de Coco - Bolo PF

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, hoje inicio o meu primeiro cultivo acompanhado por este diário. Sou usuário novo mas venho há meses acompanhando o fórum e estudando sobre o cultivo de cogumelos.
Esse primeiro cultivo inicia-se através da técnica de bolo PF, utilizando um substrato de arroz integral e fibra de coco, uma vez que é mais fácil achar plutônio do que vermiculita na minha cidade.

Bom, o cultivo iniciou-se na fabricação da seringa de esporos. Como não possuo uma glovebox, o procedimento ocorreu em um banheiro minusculo devidamente esterilizado com Lysoclin e Álcool em gel 70.
82775-f82f7f3d90e031fe818c338d74c54057.jpg

Para a fabricação da seringa foi utilizado água mineral de potinho (pre-esterilizada), seringa, agulha e potinho de coleta novos e embalados. A água foi sugada pela seringa diretamente da tampa do potinho, que havia sido limpa com álcool previamente, e injetada no copinho de coleta. Em seguida os esporos foram raspados para o copo com a pazinha do próprio copo coletor. Por ultimo, eu flambei a agulha (ela tinha entrado em contato com a tampa da água), suguei e soltei a água com esporos algumas vezes para misturar a solução e finalmente suguei tudo, coloquei a tampa da agulha e selei a seringa com papel alumínio. Todo procedimento foi realizado após banho e com roupas limpas, luva e mascara. Deixei a seringa na geladeira por 24 horas para hidratar.

Hoje continuou-se o cultivo com o preparo do substrato. Primeiramente cozinhei 1 copo de arroz integral e 3 copos fibra de coco picada por 20 minutos. Em seguida, deixei-os 30 minutos secando em um escorredor. Finalmente, eu os misturei bem, preenchi os 4 copos (sobrou substrato mas minha panela é pequena então não pude fazer mais copos), limpei as bordas com papel toalha e álcool e coloquei uma ultima camada de fibra de coco seca e tampei com dupla camada de papel alumínio. Cozinhei por 1 hora e 15 minutos depois que pegou pressão.
82776-a629935b251faa9ad47ab3f6d2bdc2eb.jpg
82777-b7f354c17c0e9321eaa0d9a2df00b9d9.jpg

Agora, estou esperando a panela esfriar por umas 7 horas e devo continuar com a inoculação, no mesmo banheiro, perto da uma da manhã.

Possível erros ou imperfeições no processo:
  1. Na hora de preparar a seringa, involuntariamente encostei com um dedo da luva na minha calça.
  2. Também na hora da seringa demorei demais pra conseguir abrir e manusear as embalagens, o que deixou a agulha exposta por alguns minutos. (O ambiente estava esterilizado e sem entradas de ar, mas mesmo assim me preocupo)
  3. A minha fibra de coco, como pode ser visto na foto, é muito vermelha comparada as que tenho visto sendo utilizada aqui pelo pessoal, será que tem problema? :huh:
  4. O problema da fibra de coco é que quando eu preenchi os copos foi difícil limpar as bordas com álcool (acredito que não limpei com perfeição) pois sempre ficava alguns pelinhos de fibra saindo pra fora do copo e tocando as laterais. Eu evitei comprimir o substrato pois li em algum lugar que isso deve ser evitado. Será que isso pode introduzir problemas de contaminação?
Bom, por enquanto é só. Me desejem sorte :)
Volto em breve com atualizações!

Anexos

• IMG_3780.JPG
    IMG_3780.JPG
    142.1 KB · Visualizações: 93
  • IMG_3782.JPG
    IMG_3782.JPG
    162.6 KB · Visualizações: 85
  • IMG_3781.JPG
    IMG_3781.JPG
    93.6 KB · Visualizações: 83
E com isso finalizo as mudanças de hoje.
  • Troquei os potes de argila porque a água já estava acabando.
  • Coloquei o prato dos copos em suportes.
  • Fiz um suporte improvisado pro menino cogu.
IMG_4224.JPG
Tomei os maiores cuidados que eu pude ao manipular o terrário, espero que não tenha contaminado.
Amanha de manhã adicionarei a garrafa de água gelada para o resfriamento do terrário. :)

Quanto a borrifar água nas paredes do terrário ,acho melhor não.Pelo que andei lendo, isso é recomendável até surgirem os pins.Umidade muito alta,depois da formação dos pins, dificulta o desenvolvimento dos cogumelos.

@joca Você pode informar as fontes dessa informação? Pelo que se sabe "A umidade dentro do terrário é fator importante para o bom desenvolvimento de primórdias e surgimento de pins." mas nunca li nada a respeito sobre dificultar o desenvolvimento dos cogumelos. Sigo borrifando água não só nas paredes como numa nevoa fina por todo terrário e as vezes até nos bolos, e com isso venho obtendo sucesso.

Fiz um suporte improvisado pro menino cogu

Acredito que esse suporte não irá servir para nada mais que impedir que seu cogu cresça naturalmente, e corre o risco de criar anomalia :alien:, alem de quê a pressão exercida sobre o corpo do cogu ira machuca-lo :olhoroxo:. Te recomendo a tirar o apoio e deixar que a natureza cuide dele.
Quanto a orientação; os cogus devem não estar se orientando bem por conta da baixa intensidade de luz. Tenho um luz de led azul (Que pelo que li é a melhor cor para orientação) ligada 24horas por dia e eles crescem extremamente simétricos, acredito que isso seja o seu menor problema.
O problema é a temperatura; 35 é temperatura de desenvolvimento micelial, e com certeza prejudicará seu cultivo. te recomendo a colocar garrafas de gelo no terrário sempre que der e água gelada com pedras de gelo no pote do borbulhador. Uma boa temperatura é por volta de 26 graus!

Boa sorte, sigo acompanhando; abraço.
Paz e luz.

@joca Você pode informar as fontes dessa informação? Pelo que se sabe "A umidade dentro do terrário é fator importante para o bom desenvolvimento de primórdias e surgimento de pins." mas nunca li nada a respeito sobre dificultar o desenvolvimento dos cogumelos. Sigo borrifando água não só nas paredes como numa nevoa fina por todo terrário e as vezes até nos bolos, e com isso venho obtendo sucesso.
Que a umidade dentro do terrário é fator importante para a formação de pins eu concordo, mas o que eu falei é segundo esse post https://teonanacatl.org/threads/umidade-demais-dá-problema.223/.
Quanto ao suporte ,eu mesmo nunca usei ,mas vi em alguns diário de cultivo como esse do Cosmik por exemplo :https://teonanacatl.org/threads/gt-50-50-casing-tek.6414/page-3

Última edição:
@joca
Acredito que esse suporte não irá servir para nada mais que impedir que seu cogu cresça naturalmente, e corre o risco de criar anomalia :alien:, alem de quê a pressão exercida sobre o corpo do cogu ira machuca-lo :olhoroxo:. Te recomendo a tirar o apoio e deixar que a natureza cuide dele.

Entendo. Entretanto hoje fui verificar o menino e parece que ele voltou a crescer um pouco pra cima mas deu uma azulada na estipe. Estou pensando em deixar mas aceito idéias sobre o tema.

Já sobre as condições do terrário:
  • Com a garrafa de gelo ele abaixa a temperatura para 20 graus e fica variando até 26 a medida que o gelo vai derretendo. :)
Próximo flush vou fazer um dunk n' roll com um pouco de pó de coco que tenho aqui.

PS: Notei também uma leve coloração azul em outros pins também, se não me engano eu havia lido que isto é devido a pouca umidade.

Última edição:
Já sobre as condições do terrário:
PS: Notei também uma leve coloração azul em outros pins também, se não me engano eu havia lido que isto é devido a pouca umidade.
Essa coloração azul pode ser falta de umidade sim.Nesse caso ,aquela borrifada de leve nas paredes do terrário ,acho que seria uma boa idéia.

Última edição:
Atualização de hoje:
Não sei o que aconteceu mas do nada o meu terrário baixou a umidade para 80% e os cogumelos azularam um pouco mais. Imaginei que poderia ser devido a garrafa gelada (quando ela "sua" ela condensa partículas de água da umidade do ar) mas mesmo retirando ela não subiu. Então juntei o recipiente de água da bomba do aquário para mais perto dos bolos e borrifei água.
A questão é se borrifei certo. Eu fiz da seguinte maneira:
Abri a tampa do terrário e borrifei no ar em torno de meio metro acima da abertura, os bolos e cogumelos ficaram cheios de gotículas de água. Isso tem problema?
Ahhh e eu usei água da torneira com uma gotinha de água sanitária.
Espero que dê certo, to ficando preocupado quem nem um maluco aqui. :unhas:

Os bolos ficarem com gotículas de água, acho que não tem muito problema não.Em alguns cultivos fiz isso e não tive problemas, o importante é que seja um borrifador com a névoa mais fina possível.Quanto a água sanitária, acho que é arriscado :unhas:.Pelo que estudei ,não é aconselhável borrifar água sanitária direto no bolo ,mas se foi realmente uma gota ,pra uma quantidade grande de água ,pode ser que não tenha problema.Hoje em dia uso água destilada para regar meus cultivos, pois não preciso esterilizar,mas no começo usava água da torneira fervida de 5 a 10 minutos.Acho que é menos arriscado ,pois já li uns diários de cultivo em que o excesso de água sanitária deformou os cogumelos ,além de exalarem ,segundo o cultivador ,um cheiro forte da supracitada água sanitária.

Última edição:
A questão é se borrifei certo. Eu fiz da seguinte maneira:
Abri a tampa do terrário e borrifei no ar em torno de meio metro acima da abertura, os bolos e cogumelos ficaram cheios de gotículas de água. Isso tem problema?

@PsychoEvie: https://teonanacatl.org/threads/1ª-cultivo-golden-teacher-pftek-milho-casing.11083/page-2#post-163008.
PsychoEvie disse:
Eu só umideço quando o micélio possui um casing protegendo por cima. Se passar do ponto na umidade mesmo com uma fina nevoa umidecendo diretamente o micélio, ele cria uma camada espessa e dura que dificulta e muito a frutificação.

Essa pelo menos é a experiencia que eu tenho....

Mas há de ressaltar que a umidade do terrario deve ser alta não para o micélio absorver a umidade do ar, mas sim para não perder umidade. Se seu casing está secando rapido demais, ou você precisa manter a umidade manualmente, seria mais saudavel rever a umidade do seu terrario.

Quando você aniversaria um casing, ele deve possuir as condições necessarias de umidade para frutificar. A questão é só MANTER essas condições.

Fui ver hoje e a lateral do bolo longe da bomba de ar está azulado :/
E o pior de tudo que fim de semana todo fico fora e só volto terça feira para cá. Estava pensando que se der muita merda poderia retirar os pins/cogus dele e dunkar para o próximo flush, será que rola?
20151023_183942.jpg

Fui ver hoje e a lateral do bolo longe da bomba de ar está azulado :/
E o pior de tudo que fim de semana todo fico fora e só volto terça feira para cá. Estava pensando que se der muita merda poderia retirar os pins/cogus dele e dunkar para o próximo flush, será que rola?
View attachment 84926

Sim, dá pra fazer.

Boas novas meus lindos! Voltei hoje para casa e eles não morreram, apesar de aparentarem mal nutridos!
Seguem as fotos:
Agora vamos as dúvidas hahaha:
  1. O véu do cogumelo grande do bolo 2 se rompeu já mas ainda não esporulou, devo colher agora né? Ou será que ele cresce mais?
  2. O segundo maior cogumelo do bolo 1 está com a cabeça meio preta, será que é aborto?
  3. Aquele cogumelo que era o maior do bolo 2 (aquele que pus o apoio) parou de crescer mas o píleo não esta preto, será que abortou também?
  4. Estou pensando em colher o maior, esperar até o fim da semana para ver se o resto cresce mais. Caso contrário retiro todos e dunk/roll para o próximo flush. O que acham?

1. O véu do cogumelo grande do bolo 2 se rompeu já mas ainda não esporulou, devo colher agora né? Ou será que ele cresce mais?
  2. O segundo maior cogumelo do bolo 1 está com a cabeça meio preta, será que é aborto?
  3. Aquele cogumelo que era o maior do bolo 2 (aquele que pus o apoio) parou de crescer mas o píleo não esta preto, será que abortou também?
  4. Estou pensando em colher o maior, esperar até o fim da semana para ver se o resto cresce mais. Caso contrário retiro todos e dunk/roll para o próximo flush. O que acham?

Pode colher tudo que está aí. Não vão mais crescer. E é provável que aquela parte mais escura no chapéu ainda fechado já sejam os esporos do cogumelo que já abriu e mandou esporos por tudo.

Bom, não é muito mas ta aí! Minha primeira colheita haha
20151027_203906.jpg
Eu sei que já li isso em mil lugares mas só pra ter certeza, pode comer os abortos tudo né??
Vou colocar pra secar e dunkar os bolos!

Bom, não é muito mas ta aí! Minha primeira colheita haha
View attachment 85008
Eu sei que já li isso em mil lugares mas só pra ter certeza, pode comer os abortos tudo né??
Vou colocar pra secar e dunkar os bolos!

Parabéns! O primeiro cultivo a gente nunca esquece! E veja pelo lado bom, você conseguiu frutos, quem sabe até um carimbo. Muitos cultivadores na primeira vez só conseguem contaminantes!

Parabéns! O primeiro cultivo a gente nunca esquece! E veja pelo lado bom, você conseguiu frutos, quem sabe até um carimbo. Muitos cultivadores na primeira vez só conseguem contaminantes!

Valeu Tupy! Mas ainda espero que não seja o fim desse cultivo!

Eu estava tentando pensar qual foi o fator que mais comprometeu meu primeiro flush e ta aí, achei a resposta! Igualzinho o que ocorreu no meu:

Concordo que a tendencia é essa citada por você acima, mas não acho que isso seja o problema, a troca gasosa é o fator limitante (píleo reduzido) para qualquer cultura de cogumelos. Em outros cultivos com longa colonização tive cogumelos relativamente grandes para a especie mesmo no primeiro flush.

Aumentei o tamanho do terrário e agora por diante vou intensificar a troca de ar. Me arrependo por não ter fotografado no sábado, pois os cogumelos estavam todos em pé, como podem ver alguns se esticaram tanto que não suportaram o próprio peso (devido a falta de ar), outros se curvaram, e pra piorar quando fui mover-los de lugar para a colheita alguns tombaram. Segue as fotos da colheita ontem a tarde:
** Peço permissão para o @Arcturus para usar as imagens **

Pensando nisso aumentei as saídas de ar do meu terrário e pretendo abanar umas duas vezes ao dia. Em relação a umidade eu esterilizei pó de coco no microondas e fiz um roll após a "dunkagem" com cold shock. Além disso aumentei o numero de argilas no terrário.

Uma coisa engraçada que notei foi que num dos potes que "dunkei" a água ficou meio amarelada. Espero que não seja nada, não aparentavam contaminações nos bolos.

Pra terminar finalizei minha glovebox também para os próximos cultivos, apesar de ter usado uma luva muito ruim que fica difícil entrar com a mão dentro. Vou ter que trocar em breve.

Seguem as fotos:20151028_182911.jpg20151028_190037.jpg20151028_190112.jpg

PS: Achei essa sílica aqui em casa. Da pra usar assim pra secar os cogus ou preciso abrir o pacote da sílica? (Pelo que eu tinha visto a galera daqui estava usando uma silica diferente dessa)20151028_184058.jpg

PS: Achei essa sílica aqui em casa. Da pra usar assim pra secar os cogus ou preciso abrir o pacote da sílica? (Pelo que eu tinha visto a galera daqui estava usando uma silica diferente dessa)View attachment 85054
Esse pacote de sílica usa assim, não se abre. Mas esse pacotinho não dá pra nada, é muito pouca sílica. Procure no ML não é caro, ou compre no mercado o cloreto de cálcio (que vendem com o nome de quiseco ou anti-mofo, algo assim).

Assim que colher, antes de colocar na sílica ou no cloreto de cálcio, deixe na frente do ventilador usando uma touca, fronha, saco telado, até que eles murchem (isso toma de 12 a 24h dependendo da umidade por aí). Facilita bastante o processo.

Mas esse pacotinho não dá pra nada, é muito pouca sílica.

Além de ser muita pouca, deve estar saturada, se estava exposta ao meio ambiente.

Veja bem a parte de secagem e conservação, porquê não tem graça nenhuma o cultivo render cogumelos e você não conseguir secá-los e conservá-los.

Assim que colher, antes de colocar na sílica ou no cloreto de cálcio, deixe na frente do ventilador usando uma touca, fronha, saco telado, até que eles murchem (isso toma de 12 a 24h dependendo da umidade por aí). Facilita bastante o processo.
Já está faz um dia :)
Vou deixar até amanha e vou passar no mercado comprar sílica/cloreto de cálcio.

Além de ser muita pouca, deve estar saturada, se estava exposta ao meio ambiente.

Veja bem a parte de secagem e conservação, porquê não tem graça nenhuma o cultivo render cogumelos e você não conseguir secá-los e conservá-los.
Já vi vários métodos mas tava com a duvida sobre a sílica desse saquinho porque nunca tinha visto nada a respeito!

Valeu pelas dicas galera :)

Back