Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de MDK em Fibra de Coco - Bolo PF

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, hoje inicio o meu primeiro cultivo acompanhado por este diário. Sou usuário novo mas venho há meses acompanhando o fórum e estudando sobre o cultivo de cogumelos.
Esse primeiro cultivo inicia-se através da técnica de bolo PF, utilizando um substrato de arroz integral e fibra de coco, uma vez que é mais fácil achar plutônio do que vermiculita na minha cidade.

Bom, o cultivo iniciou-se na fabricação da seringa de esporos. Como não possuo uma glovebox, o procedimento ocorreu em um banheiro minusculo devidamente esterilizado com Lysoclin e Álcool em gel 70.
82775-f82f7f3d90e031fe818c338d74c54057.jpg

Para a fabricação da seringa foi utilizado água mineral de potinho (pre-esterilizada), seringa, agulha e potinho de coleta novos e embalados. A água foi sugada pela seringa diretamente da tampa do potinho, que havia sido limpa com álcool previamente, e injetada no copinho de coleta. Em seguida os esporos foram raspados para o copo com a pazinha do próprio copo coletor. Por ultimo, eu flambei a agulha (ela tinha entrado em contato com a tampa da água), suguei e soltei a água com esporos algumas vezes para misturar a solução e finalmente suguei tudo, coloquei a tampa da agulha e selei a seringa com papel alumínio. Todo procedimento foi realizado após banho e com roupas limpas, luva e mascara. Deixei a seringa na geladeira por 24 horas para hidratar.

Hoje continuou-se o cultivo com o preparo do substrato. Primeiramente cozinhei 1 copo de arroz integral e 3 copos fibra de coco picada por 20 minutos. Em seguida, deixei-os 30 minutos secando em um escorredor. Finalmente, eu os misturei bem, preenchi os 4 copos (sobrou substrato mas minha panela é pequena então não pude fazer mais copos), limpei as bordas com papel toalha e álcool e coloquei uma ultima camada de fibra de coco seca e tampei com dupla camada de papel alumínio. Cozinhei por 1 hora e 15 minutos depois que pegou pressão.
82776-a629935b251faa9ad47ab3f6d2bdc2eb.jpg
82777-b7f354c17c0e9321eaa0d9a2df00b9d9.jpg

Agora, estou esperando a panela esfriar por umas 7 horas e devo continuar com a inoculação, no mesmo banheiro, perto da uma da manhã.

Possível erros ou imperfeições no processo:
  1. Na hora de preparar a seringa, involuntariamente encostei com um dedo da luva na minha calça.
  2. Também na hora da seringa demorei demais pra conseguir abrir e manusear as embalagens, o que deixou a agulha exposta por alguns minutos. (O ambiente estava esterilizado e sem entradas de ar, mas mesmo assim me preocupo)
  3. A minha fibra de coco, como pode ser visto na foto, é muito vermelha comparada as que tenho visto sendo utilizada aqui pelo pessoal, será que tem problema? :huh:
  4. O problema da fibra de coco é que quando eu preenchi os copos foi difícil limpar as bordas com álcool (acredito que não limpei com perfeição) pois sempre ficava alguns pelinhos de fibra saindo pra fora do copo e tocando as laterais. Eu evitei comprimir o substrato pois li em algum lugar que isso deve ser evitado. Será que isso pode introduzir problemas de contaminação?
Bom, por enquanto é só. Me desejem sorte :)
Volto em breve com atualizações!

Anexos

• IMG_3780.JPG
    IMG_3780.JPG
    142.1 KB · Visualizações: 93
  • IMG_3782.JPG
    IMG_3782.JPG
    162.6 KB · Visualizações: 85
  • IMG_3781.JPG
    IMG_3781.JPG
    93.6 KB · Visualizações: 83
Amigos cogumeleiros, mais uma vez necessito de ajuda!

Descobri o problema do meu terrário. Realmente era troca de ar. O vendedor me vendeu uma bomba 1,5L/hora e me falou que era 1,5L/min e na caixa não havia especificações.

Além disso, sexta feira um pouco antes de sair de viagem percebi que havia um pouco de cobweb em um dos bolos. Como já estava de saída, não havia nada que pudia fazer na hora.
Ao voltar hoje notei que a área do cobweb não aumentou, mas também não houve nenhuma pinagem. O micélio cresceu no pó de coco embaixo e fez aquelas "bolinhas" ao longo do bolo. O cobweb atualmente ocupa uns 20% da área lateral de um bolo. Eu li que jogar água oxigenada pode ajudar a deter o cobweb, será que devo tentar??
Caso contrario, como devo descartar isso sem contaminar toda minha casa?
PS: Não tirei fotos/nem abri a tampa por medo de liberar esporos pra todo lado.

Obrigado! :)

Eu li que jogar água oxigenada pode ajudar a deter o cobweb, será que devo tentar??
Eu acho que deveria tentar sim. Caso compreenda inglês, vale a pena ler esse post: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/18642418.
"You're supposed to spray it until wet three times at 12 hour intervals. Spray until all the cobweb mycelium has 'melted' and disappeared. Repeat twice at 12 and 24 hours after the first spray whether you see any cobweb or not." Tradução: Você deve borrifar até que fique molhado três vezes, com intervalos de 12 horas. Borrife até que todo o micélio de cobweb tenha "derretido" e desaparecido. Repita duas vezes, após 12 e 24 horas depois da primeira borrifada, quer você veja sinais de cobweb ou não.
A questão é se é cobweb mesmo. Se não for, quando borrifar, não vai derreter, e daí é melhor você desistir e jogar fora/enterrar.
Caso contrario, como devo descartar isso sem contaminar toda minha casa?
Leve um saco ou pote até o terrário, coloque o bolo dentro fazendo o mínimo de movimentos, feche e leve até o exterior. Se for um pote, higienize com água sanitária antes de retornar.

Última edição:
Muito obrigado pelas dicas @Malahov !

Hoje eu abri o terrário e observei que aquele bolo com cobweb tinha algo em torno de 30% da sua área recoberta, já o outro bolo tem aparência saudável não apresentando nenhum tipo de contaminação e até tinha um pin brotando. Logo, eu borrifei a água oxigenada apenas no bolo doente. Aparentemente o cobweb deu uma murchada, não sei se a palavra correta seria derreteu mas foi algo proximo a isso.
Uma peculiaridade do bolo saudável foi que ele teve um crescimento vegetativo muito grande durante o fim de semana, o micélio encobriu toda a fibra de coco do roll. Alguém sabe qual pode ser o motivo disso?
Seguem as fotos:
Bolo saudável, apesar de um crescimento do micélio:20151103_093607.jpg
Bolo doente após spray de água oxigenada: 20151103_093623.jpg 20151103_093628.jpg
(Branco é o micélio, acinzentado é o cobweb, preto é o pó de coco e o vermelho é a fibra de coco maluca que usei)

Por enquanto vou continuar abanando o terrário 3x ao dia enquanto minha bomba de ar correta não chegue.
Obrigado pelas dicas! Não sei o que seria sem vocês haha

PS: Mesmo que eu estou combatendo o cobweb de um bolo, eu tenho medo que possa contaminar o outro. Será que não seria melhor remove-lo do terrário?

Última edição:
Boa sorte no combate ao cobweb. Já pensou em isolar esse bolo num terrário improvisado numa garrafa? Você não quer que outros bolos passem por isso também.
Uma peculiaridade do bolo saudável foi que ele teve um crescimento vegetativo muito grande durante o fim de semana, o micélio encobriu toda a fibra de coco do roll. Alguém sabe qual pode ser o motivo disso?
Porra, que bolo mais fofo! :roflmao: Esse micélio aéreo costuma indicar que o bolo está precisando de mais trocas de ar.

Boa sorte no combate ao cobweb. Já pensou em isolar esse bolo num terrário improvisado numa garrafa? Você não quer que outros bolos passem por isso também.

Porra, que bolo mais fofo! :roflmao: Esse micélio aéreo costuma indicar que o bolo está precisando de mais trocas de ar.

É que eu nunca trabalhei com terrário em garrafa pet, mas vou manufaturar um aqui!
Imaginei que poderia ser isso, esse vacilo da bomba de ar foi grande hahaha
Mas acredito que essa semana já chega a nova bomba, enquanto isso vou abanado.

Valeu! :)

Você pode também fazer alguns furos no terrário. Boa sorte.

Sim, logo quando detectei o problema eu aumentei os furos mas mesmo assim não adianta porque a bomba de ar não injeta ar suficiente para dentro e como a pressão interna é mais alta que a externa o ar não entra na caixa, apenas sai.
Já isolei o bolo contaminado num terrário pet. Agora me resta esperar! :)

@arc144 Se o bolo apresenta contaminante é altamente recomendável que o isole em um terrário a parte, para não comprometer todo seu cultivo e até mesmo sua saúde :)

Boa sorte! Espero que venha alguns pins.
Paz e luz.

como a pressão interna é mais alta que a externa o ar não entra na caixa, apenas sai
A pressão do interior do terrário e do exterior é constante. Só seria diferente se o terrário fosse hermético, o que ele não é. Portanto, a mesma quantidade de ar que sai, entra. Se fosse de outra forma, ele já teria encolhido. :roflmao:

A pressão do interior do terrário e do exterior é constante. Só seria diferente se o terrário fosse hermético, o que ele não é. Portanto, a mesma quantidade de ar que sai, entra. Se fosse de outra forma, ele já teria encolhido. :roflmao:

Expandido na real haha
Mas quando eu disse isso foi em termos da saída de ar. De qualquer forma m bad, vou reescrever para ficar mais claro haha
O que eu quis dizer foi que o ar que entra na caixa é exclusivamente pela bomba de ar, esse ar "empurra" o ar de dentro para fora através dos buracos na caixa. O ar de fora não entra na caixa pois já existe um fluxo de ar saindo da caixa com maior pressão.
Me expressei muito mal :facepalm:

Já isolei ele @Absolem ! Muito obrigado pela dica :)

@arc144, como está o cultivo? Conseguiu vencer a batalha contra o cobweb?

Oi @Malahov , obrigado pelo interesse :)
No bolo bom brotou um cogu de tamanho médio que eu colhi e tinha uns 4 pins no sábado de manhã, amanha volto pra Campina e verei a situação.
Em relação ao bolo doente, eu fiquei a semana toda borrifando água oxigenada nele no terrário separado mas o cobweb sempre voltava, aquela praga cresce muito rápido mesmo! Então não faço ideia o que vou encontrar ao chega lá amanha, mas assim que voltar do trabalho posto um update aqui :)

PS: Dessa vez ensinei um amigo pra ficar abanando o terrário pra mim enquanto não estou lá haha

Atualização!
Cheguei hoje em casa e vi que o bolo contaminado estava novamente cheio de cobweb :(. Como já faz mais de uma semana borrifando H2O2 resolvi enterrar ele.
Em relação ao outro bolo, semana passada no sábado de manha eu colhi um fruto que já estava maduro e já haviam outros 3 pins, seguem as fotos.
20151107_085916.jpg 20151107_090135.jpg
Já hoje, o bolo sobrevivente apresentou um crescimento de alguns pins e o aparecimento de outros. Um fato que eu observei é que alguns daqueles pins que já tinham aparecido sábado enegreceram as cabeças, suspeito que possam se tornar abortos.
20151110_181340.jpg
Bom, por enquanto é isso. O fruto retirado do terrário já esta seco junto com o resto que tinha colhido do primeiro flush.

Gente, desculpa a inatividade mas esse fim de ano foi muito corrido!
Bom, em relação aos cogus eu tive mais 3 flushs de um único cogumelo, que vieram um pouco maiores que o do ultimo post!
Apesar do bolo ainda estar no terrário, acredito que não virá mais nada por aí então gostaria de agradecer a todos que ajudaram nesse cultivo e pedir para que, por favor, fechem o tópico.
Já estou com 4 copos colonizando para o meu próximo cultivo e em breve pretendo criar o diário. Muito obrigado a todos, paz! :)

Back